Calendário Quinta 25/04/2024 12:04:55






CADASTRE-SE PARA PARTICIPAR

  E-mail:  
  Senha:  
Cadastrar como Usuário!
Cadastrar como Consultor!
Esqueci minha senha!
E-mail de Ativação!
   



Publicidade: Anuncie aqui
 







HISTÓRICO DA PERGUNTA - Quero Perguntar


Pergunta enviada em 11/01/2014 14:17 por Vinicius

ESPECIALIDADE: Personal Training

PERGUNTA: Insulina e exercício físico
Caros colegas,

Estou com um pouco de dúvida com relação ao treinamento do diabético insulino-dependente. Sabemos que existem insulinas, utra-rápidas, rápidas, intermediárias e de ação lenta. Cada uma tem um tempo para atingir o pico de ação. Também sei que não devo ministrar treinamento durante o pico de ação. A pergunta é: qual seria o melhor horário tanto para treinamento aeróbio quanto resistido com relação ao insulina?

Desde já agradeço pela atenção,

Vinicius

 


11/01/2014 17:36
José Nunes da Silva Filho respondeu:

Caro amigo Vinicius, você tem que saber qual é o tipo de insulina que seu cliente esta utilizando ok.


26/01/2014 22:29
Luiz Carlos de Moraes respondeu:

Prezado Prof. Vinicius!

O prof. José Nunes já disse praticamente tudo. Apenas completando, treinos de grupos especiais como idosos, obesos, diabéticos, portadores do vírus HIV ou qualquer outra patologia deve sempre que possível fazer uma parceria com o médico do cliente. Todo mundo sai ganhando com isso principalmente o profissional de Educação Física que ganha a confiança do médico podendo inclusive receber outros clientes indicados pelo médico.
Espero que a resposta atenda. Prof. Moraes

Quero responder
COMENTÁRIO(S)

11/01/2014 17:48
José Nunes da Silva Filho comentou:

Primeiramente, o ideal é ter o aval médico, e sendo positivo inclui-se o que citei acima (ter ciência de qual insulina o indivíduo esta utilizando).
Enfim, Após saber isso, seria é recomendado que tenhas ou peça um exame relatando as condições séricas de glicose¹. Até porque existem algumas regulamentações, tipo as disponíveis no American Diabetes Association (ADA, 200), que afirma que se o nível sérico glicêmico estiver entre 90mg/dl há necessidade de ingestão de Carboidrato, ou caso contrário esteja acima de 270mg/dl há necessidade doutro exame de cetonas na urina, e precisando ainda estas serem negativas, pois, caso sejam positivas, haveria necessidade de utilização de insulina, e somente após isso começar as atividades².

American Diabetes Association: Clinical Practice recommendations 2000. Standards of medical care for patients with diabetes mellitus. Diabetes Care, v.23 (suppl 1), v.32, 2000.
NOVAES, J. S.; VIANNA, J. M. Personal traning e condicionamento físico em academia.Rio de Janeiro: Shape, 2003.





Termos de participação | Política de privacidade | Perguntas mais frequentes

|::::  Cooperativa do Fitness - Todos os direitos reservados ® BH - MG - Na internet desde 05/12/1999 ::::| Construído pela Casa de Bytes