Calendário Sexta 19/04/2024 09:04:41






CADASTRE-SE PARA PARTICIPAR

  E-mail:  
  Senha:  
Cadastrar como Usuário!
Cadastrar como Consultor!
Esqueci minha senha!
E-mail de Ativação!
   



Publicidade: Anuncie aqui
 







HISTÓRICO DA PERGUNTA - Quero Perguntar


Pergunta enviada em 10/09/2014 19:34 por Flávio Mariano

ESPECIALIDADE: Fisiologia do Exercício

PERGUNTA: Hiperplasia muscular
Olá. Sabe-se que com os estímulos, os músculos aumentam de tamanho (hipertrofia). E a respeito da hiperplasia, há possibilidades de ocorrer, em halterofilistas por exemplo? Algumas literaturas dizem que ainda não há comprovações, que é necessário mais estudos a respeito, deixando essa duvida de tal possibilidade.
Grato.

 


10/09/2014 20:41
José Nunes da Silva Filho respondeu:

Nobre amigo Mariano, como você mesmo disse, não há esse consenso pelo menos "ainda" na literatura sobre a veracidade da hiperplasia. Em virtude disso, há alguns que dizem tê-la encontrado, e outros que não encontraram. O que se tem para tanto, hoje, é que o crescimento muscular se faz através da Hipertrofia então, acredito que devemos esperar mais alguns anos, para que talvez a ciência adote um consenso fechado sobre tal tema. Enquanto isso, devemos acatar o que há de conceito, ao meu ver é claro.

Tenha uma boa noite, e muito obrigado pela interação no CDOF.

Atenciosamente,
José Nunes da Silva Filho.


10/09/2014 22:17
Luiz Carlos de Moraes respondeu:

Prezado Prof. Flávio Mariano!
Em ratos gatos e galinhas já foi demonstrado que a hiperplasia é possível e por questões éticas, os métodos de estudo utilizados não são possíveis em seres humanos embora haja evidências indiretas da hiperplasia no músculo humano. Essa teoria foi proposta por Fred Hatfield Ph. D. em seu livro "Power": A Scientific Approach (1991). Força: Uma aproximação científica. Foi baseada em estudos de Gnyea Et. Ericson (1976) em gatos.
Com aves, Sola et. al. (1973) usou um modelo colocando um peso na asa de uma galinha relativa a 10% do peso da ave por 30 dias sem interrupção e notou que o músculo dorsal responsável pelos movimentos da asa aumentou o número de fibras na ordem de 16%. Outras experiências similares com o mesmo fundamento chegaram a resultados ainda maiores (172%), na massa muscular das aves.
Partindo ainda dessa teoria, outros pesquisadores usaram cargas de 10, 15, 20, 25 e 30% com descansos de dois dias entre uma carga e outra, totalizando 28 dias de estímulo efetivo conseguindo como resultado o aumento de 334% na massa muscular e 90% de aumento de fibras musculares. Claro, o tipo de músculo das aves é diferente dos humanos, mas as experiências mostram a resposta hiperplásica do músculo sob tensão ou estiramento. Isso tem a ver com o método de treinamento da musculação conhecido como excêntrico e que possa estimular respostas similares.
Existem defesas desse método objetivando aumento de massa muscular e força, mas se as respostas fossem tão rápidas certamente não haveria mais dúvidas.
As evidências empíricas também levam a concluir que essas reações só podem ocorrer em treinamentos em longo prazo porque nossa musculatura, para resistir tanto estímulo de alta intensidade precisa ser preparada para isso. E qual seria então a suposição teórica da hiperplasia muscular humana? Como ela se processa? Seria algo similar ao que acontece com a gordura hiperplásica onde as células gordurosas sob estímulo alimentar aumentam de volume, hipertrofiam, e depois se dividem com o mesmo tamanho? Kadi 2000 demonstrou que a hiperplasia no músculo humano é possível a partir do aparecimento de novas fibras musculares tendo como origem as chamadas células satélites podendo aumentar em 46% a massa muscular.
De qualquer forma a discussão está longe do fim e não dá para recomendar treinamentos exaustivos só para promover hiperplasia muscular. Além do mais é um treinamento com risco muito alto de lesões. Kraemer e colaboradores 1996 afirma que, mesmo em condições excepcionais a contribuição para o aumento do músculo pode não ultrapassar a 5% e não ocorre da mesma maneira em todos.
Enfim, se é ou não possível o músculo duplicar as suas fibras e continuarem crescendo sob estímulo de treinamento de força pode ser utopia. Na literatura existe um livro sobre o assunto que também não é conclusivo. Hipertrofia, hiperplasia - Reury Frank Bacurau... et.al. 2ª ed. - São Paulo - editora Phorte, 2005.
Espero que a resposta atenda. Prof. Moraes

Quero responder
COMENTÁRIO(S)



Termos de participação | Política de privacidade | Perguntas mais frequentes

|::::  Cooperativa do Fitness - Todos os direitos reservados ® BH - MG - Na internet desde 05/12/1999 ::::| Construído pela Casa de Bytes