BIBLIOTECA DE AULAS
                          PRÁTICAS E PLANOS DE AULA
                           Rock
                            Spinning - 29/11/00
 Rock
                            Spinning - 29/11/00
  Objetivo: melhora do condicionamento
  Duração: 60 minutos 
  Material: Bikes e formulação das aulas exclusivamente com rock pesado,de ritmo
  acelerado. 
  Faixa Etária: 20-35 anos
  Parte Prática:
  Após alongamento inicial ,efetuar os ajustes para cada aluno em suas bikes.
  Comece sempre de maneira leve,sem carga girando as pernas promovendo, assim,
  um bom aquecimento. Esta é a hora de falar sobre posicionamento correto na
  bicicleta, bem como sobre o plano de aula dos próximos 60 min.
                    
  Após o aquecimento entre com as músicas pesadas e rápidas,alternando subidas
  e descidas ,pedalando sentado e em elevação (de pé) .Termine a aula
  com uma música bem lenta, alongue e sinta o resultado final. Observação: Este
  gênero de música pode não ser apreciado por todos, mas com certeza garantirá uma
  aula muito animada!
  Marcelo Aranha , (aranhatriathlon@bol.com.br )29
  , Cosmópolis, 
  São Paulo, Brasil 
  
  
                          
                           Avaliação
                            Física - 29/11/00
 Avaliação
                            Física - 29/11/00
  Objetivo: avaliar o nível de condicionamento físico inicial e a composição
  corporal do avaliado 
  Duração: 30 a 40 min 
  Material:plicômetro, balança antropométrica, fita antropométrica, esfignomanômetro,
  banco de Wells, colchonete, folha de anamnese e coleta de dados, simetrógrafo,
  bicicleta ergométrica 
  Faixa Etária: p/ ambos os sexos e de 11 à terceira idade 
  Parte Prática:
  Os procedimentos iniciais são feitos através da anamnese onde são coletadas
  informações pessoais (nome, end.,fone, idade), histórico pessoal do nível at.
  física, doenças, dieta, lesões, medicamentos, restrições, histórico familiar
  de doenças, tempo disponível para a at. física e atividade preferida.
  Logo após passamos aos procedimentos de coleta de dados físicos e hemodinâmicos:
  - hemodinâmicos: FC de repouso e Pressão Arterial de repuso; 
  - Físicos: peso, estatura, observação postural com a utilização do simetrógrafo,
  estando o avaliado em posição ortostática no plano frontal, lateral e posterior
  em relação ao avaliador; medidas de circunferências (tórax, cintura, abdômen,
  quadril, coxa, perna, braço e antebraço), dobras cutâneas (variando de acordo
  com o protocolo utilizado, mas de modo geral são: subescapular, tríceps, peitoral,
  axilar medial, suprailíaca, abdominal, coxa e panturrilha medial). 
  -testes neuromusculares: - flexibilidade - teste "sentar e alcançar (banco
  de Wells);
  - abdominais (> nº de repetições em 1 min);
  - flexão de braços (idem anterior) 
  - teste cardiorrespiratório: em cicloergômetro, protocolo de Astrand. 
                          Observação: Durante o processo de avaliação, há sempre
                            uma preocupação de descontrair, deixar à vontade
                            o avaliado e estabelecer uma relação de respeito
                            e confiança, para que ele colabore o melhor possível
                            e também de passar a melhor impressão e prestar o
                            melhor serviço, pois a avaliação é a porta de entrada
                            da academia. Realizar os procedimentos sempre obedecendo
                            os critérios científicos, para que o resultado seja
                            fidedigno e possa ser comparado com a literatura
                            existente. Incentivar o avaliado à prática da atividade
                            física não somente com fins estéticos, mas também
                            por questões de saúde, ressaltando os benefícios
                            da at. física. Deixar claro a importância da avaliação
                            inicial e das reavaliações para o acompanhamento
                            do seu programa de exercícios. 
  Waldenia,32, ( waldenia.morais@bol.com.br),Teresina,
  PI -Brasil 
                    
                           Iniciação à Natação
                            - 22/12/00
 Iniciação à Natação
                            - 22/12/00
  Objetivo: Adaptar a criança ao meio líquido 
  Duração: 50 minutos 
  Material: prancha 
  Faixa Etária: 05 à 10 anos
  Parte Prática:
  Nos 5 minutos iniciais: alongamento de MMSS e MMSS.
  Nos 10 minutos seguintes: Criança segurando na borda da piscina com ambas as
  mãos, colocar o rosto na água soltar bolhas pela boca e pelo nariz. 
  Agora, com a prancha, sem movimentar-se pela piscina, repetir o exercício anterior. 
  Nos 10 minutos seguintes: Repetir o exercício anterior, agora, andando pela
  piscina. 
  Nos 10 minutos seguintes: A criança segura na borda com ambas as mãos e bate
  pernas (nesse caso, se a criança não conseguir se manter na superfície, pode-se
  utilizar do espaguete sob ambos os quadríceps para fazer a sustentação).
  Nos 10 minutos seguintes: Repetir o exercício anterior, agora com a prancha.
  Nos 5 minutos finais: alongamento de MMII e MMSS
  Observação: Método utilizado para iniciar a criança, que tem dado bons resultados. 
                          Clínica de Natação e Hidroginástica Profª Carminha
                            ,21,
  (eiaemadureira@yahoo.com.br),Adamantina,
  SP, Brasil 
                    
                    
                           Fuji-Fuji
                            - 08/01 /01
 Fuji-Fuji
                            - 08/01 /01
  Objetivo: vivenciar a habilidade básica correr, através de uma atividade lúdica.
  Duração: variável 
  Material: Quadra ou qualquer espaço em que se possa correr livremente
  Faixa Etária: 7 a 9 anos
                    
  Parte Prática:
  Um dos alunos deverá ser o escolhido para ser o pega. Este ficará em uma das
  extremidades da quadra e o restante na outra extremidade. O pega antes de sair
  para pegar outros colegas gritará: "-Lá vou eu" e o restante da turma responderá:"-Fuji-fuji".
  Neste instante o pega correrá para a outra extremidade da quadra a fim de pegar
  o maior número de colegas possível. O restante da turma também corre para a
  outra extremidade tentando fugir.Todos os que forem pegos ajudarão o primeiro
  pega na próxima rodada a também pegar o maior número de colegas possível até sobrar
  apenas um. . 
                          Nova Forma ,24, (alinesm@zipmail.com.br),Brasília,
                            DF, Brasil 
                    
                           AQUECIMENTOS
                            E TÉCNICAS - 10/01 /01
 AQUECIMENTOS
                            E TÉCNICAS - 10/01 /01
                          Objetivo: AQUECIMENTO VOLTADO PARA
                              O FUTSAL E UM APRIMORAMENTO DE TECNICAS 
                            Duração: 30 MIN
                            Material: BAMBOLÊS ,CONES E BOLAS 
                            Faixa Etária: JOVENS
                            
                            Parte Prática:
                            *A AULA SE INICIA COM UM ALONGAMENTO NORMAL SÓ QUE FEITO COM BOLAS PARA MAIOR
    INTERAÇÃO DO ALUNO COM A MODALIDADE.
                        
                        *LOGO EM SEGUIDA COMEÇAMOS UM TRABALHO DE MOVIMENTAÇÃO, COM CORRIDA COM CONDUÇÃO
    DE BOLA EM VOLTA DA QUADRA, 
                        
                        *COM A AJUDA DOS CONES PROSSEGUIMOS A CORRIDA SÓ QUE AGORA COM OS ALUNOS
    FAZENDO UMA MOVIMENTAÇÃO ENTRE OS CONES QUE ESTÃO NUMA DISTÂNCIA DE
    MEIO METRO UM DO OUTRO. 
                        
                        *PARTINDO PARA UMA SEGUNDA PARTE USAREMOS AGORA OS BAMBOLÊS QUE SERÃO
    COLOCADOS UM AO LADO DO OUTRO E OS ALUNOS CORRERAM PELO CORREDOR DE BAMBOLÊS
    TROCANDO AS PERNAS E CABECEANDO A BOLA JOGADA PELO PROFESSOR NO FINAL DO
    CORREDOR. 
                        
                        *O PRÓXIMO EXERCÍCIO CONSISTE NO TREINAMENTO DE CHUTES A GOL
    COM A BOLA EM MOVIMENTO, OS ALUNOS FICAM EM UMA FILA DE UMA METADE PARA TRAZ
    DA QUADRA , SENDO QUE O PRIMEIRO FIQUE NO MEIO DA QUADRA COM A BOLA E O PROFESSOR
    NA OUTRA QUADRA PERTO DA LINHA LATERAL. O ALUNO TOCA A BOLA PARA O PROFESSOR
    E CORRE PARA CHUTAR A MESMA QUE SERÁ TOCADA PELO PROFESSOR NA FRENTE.
                        
                        *DEVE FAZER PARTE DA AULA O TREINAMENTO DE PASSES QUE É FEITO COM OS ALUNOS
    COLOCADOS LADO A LADO NOS DOIS LADOS DA QUADRA E COMECEM A TROCAR PASSES
    TANTO COM O PÉ D. COMO COM O E. .
                          observação: BOM, ESTA É UMA AULA
                            BEM BÁSICA COM MOVIMENTOS E PRÁTICAS
                            DO FUTSAL MAS QUE TERÃO MAIS ÊNFASE
                            COM INCIANTES. NÃO SOU DA ÁREA MAS ESPERO
                            TER CONTRIBUÍDO . 
                          JEFFERSON TOBIAS ARANTES ,24, (jeffersontobias@bol.com.br),Brasília,
                            DF, Brasil
                    
                           Localizada
                            alternada por segmento - 10/01 /01
 Localizada
                            alternada por segmento - 10/01 /01
  Objetivo: Fortalecimento de quadríceps, bíceps e tríceps 
  Duração: 45 minutos 
  Material: Tornozeleira, halteres e colchão 
  Faixa Etária: 25 a 40 
                    
  Parte Prática:
  *Marchar no lugar 
  *Marchar deslocando para frente elevando os braços acima da cabeça em 4 tempos 
  *Voltar para o lugar marchando e batendo palmas 
  *Passo unido no lugar *Passo unido deslocar 2tempos para a D e 2tempos para
  a E; 
  *Toque à lateral elevando os braços à frente empurrando com as mãos 
  *Passo unido no lugar
  *Afastar as pernas e flexionar os joelhos alternados 
  *Alongar a perna D e segurar a ponta do pé 
  *Idem com a E 
  *Elevar o tronco,elevando os braços acima da cabeça inspirando e descer os
  braços expirando 
  *Repetir o movimento mais 2 vezes 
  *Segurar um par de halteres de 1Kg cotovelos proximos da cintura flexionar
  e estender os cotovelos executando trabalho para o bíceps 
  *Colocar os halteres no solo. Pernas afastadas na linha dos ombros mãos apoiadas
  nas coxas executar agachamento para o trabalho de quadríceps 
  *Com os halteres seguros pelas duas mãos que deverão estar acima da cabeça
  flexionar e estender os cotovelos executando trabalho para tríceps 
  *Halteres no solo, pernas unidas afastar as pernas alternadas executando trabalho
  para o quadríceps 
  *Com o auxílio de um colchão no solo deitada, mãos apoiadas atrás da cabeça,
  pernas afastadas e joelhos flexionados elevar o tronco até 30 graus executando
  trabalho para o abdômen 
  *Em 4 apoios colocar uma tornozeleira de 2kg na perna D e executar elevação
  com a mesma estendida 
  *Idem com a E. 
  Observação: Todos os exercícios deverão ser executados em 4 séries de 8 tempos
  cada uma. 
                    
  Relaxamento: 
  *Deitadas no colchão abraçar os dois joelhos 
  *Segurar a perna D estendida e depois flexioná-la soltando-a no solo 
  *Idem com a E
  *Sentar no colchão elevando os braços inspirando e abaixar expirando 
  *Deixar uma das pernas flexionadas e estender a outra na lateral abaixando
  o tronco a frente até o seu limite. 
  *Trocar de lado 
  *Ficar de pé pernas afastadas inspirar e expirar. 
                          Clube Recreativo Higienópolis ,32, (magainel@terra.com.br),Catanduva,
                            SP e Brasil 
                    
                    
                           Iniciação
                            de Passes - 10/01 /01
 Iniciação
                            de Passes - 10/01 /01
  Objetivo: criar sitações para se aprender passes ludicamente 
  Duração: 50 minutos 
  Material: bola de borracha e bexiga 
  Faixa Etária: 10 anos 
  Parte Prática:
  Alunos dispostos na quadra livremente. Ao sinal do professor correr em várias
  direções mexendo simultaneamente os braços e em seguida uma breve comversa
  com os alunos. Logo após, formar duplas espalhadas pela quadra e em
  mão uma bexiga (balão). Ao sinal do professor, lançar a bexiga para
  o outro em uma distância aproximadamente de um braço, com isso o aluno
  irá receber a bexiga e lançar ao colega.
  *Formar duas colunas ao final da quadra trabalhar em duplas. Ao sinal do professor,
  o aluno deverá lançar a bexiga para seu colega e vice-versa até o fim
  da quadra retornando a final da coluna.
  Observação: Os exercicios nesta fase não serão feitos
  com técnica. 
                    
  * Formar duas esquipes de números iguais, para fazer o jogo 20 passes.
  A equipe que atingir o objetivo sem que o adiversário bloqueie, marcará um
  ponto .
  Observação: O jogo poderá ter variações. 
                    
  * Ao final, formar um círculo com todos os alunos e afastar a perna
  juntando com o pé do amigo ao lado. Uma bola ao centro, o aluno deve tocar
  essa bola sem deixar que a mesma passe entre suas pernas.
  A aula finaliza com um bate-papo, alongamento e um breve relato da aula.
  Euclides ramos da silva filho ,29, (reuclides@hotmail.com),SP,SP 
                     