Dom, 21/12/08 10:04
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1512.
Exercícios para
desenvolvimento do passe de peito - 25/03/2005
Gostaria de saber quais atividades poderia desenvolver o passe de peito, tanto
no handebol quanto no basquetebol? Lais Moraes Nascimento
Olá Laís, vamos ver o que nos traz nosso consultor Prof. Romu
Farias (currículo):
Prezada Lais. Antes de passar uma receita de atividades,
gostaria de lhe passar algumas informações que jugo importante
para você utilizar como estratégia de ensino na hora de ensinar
o passe de peito ou outros fundamentos no basquetebol.
As dicas são:
- busque a execução correta desde o início, a "reaprendizagem" é sempre
muito mais difícil;
- ensine primeiro como segurar e receber a bola;
- dê e respeite uma seqüência pedagógica evolutiva
para os movimentos;
- trabalhe para ampliar o "repertório motor" das crianças;
- estimule o desenvolvimento dos dois lados do corpo desde o inicio;
- só utilize dois ou mais fundamentos em um mesmo exercício quando
ambos estiverem bem fixados;
- não abuse de diretivas orais, dependendo da faixa etária o
visual tem uma importância muito maior;
- fundamentos simples utilize método sintético;
- fundamentos nos quais a velocidade é essencial insistir precocemente
na velocidade;
- fundamentos nos quais tanto velocidade e quanto precisão são
importantes insistir nas duas simultaneamente.
Quanto às atividades você pode criar uma
série de exercícios utilizando formações em círculos,
colunas e filas. Parado e em movimento. Utilizando no início uma bola
e depois com o passar do tempo aumentando o grau de dificuldade acrescentando
mais bolas e outros matérias. Como por exemplo: efetuar passe na parede,
tentando acertar um alvo ou uma marca. Dependendo de seu objetivo e da clientela
com quem esta trabalhando você pode utilizar bola de "medicinebol" de
1kg e 2kg, na realização do passe, que dá um bom resultado.
Para atletas mais avançados você pode utilizar exercício
para fortalecimento de membros superiores com exercícios de lançamento
da "medicinebol" como na figura 01. Referente aos exercícios
você poderá encontrar modelos animados e em esquema nos sítios
abaixo relacionados. Destes sítios o melhor é o da Federação
Espanhola de Basquetebol, pois trás uma série de exercício
animados em flash para iniciantes sobre: lateralidade, domínio do corpo,
percepção espacial e outros, que você poderá acessar
e estudar.
Espero que tenha contribuído e respondido suas dúvidas, caso
queira mais informação entre em contato.
http://agilson.alves.sites.uol.com.br/index.html
http://www.baloncestoformativo.com.ar/
http://www.bolar.com.br/
http://www.databasket.com.br/default.asp
http://www.eurobasket.com/coach1.asp
http://www.feb.es/basketv/frontend/code/app/index_FEB_section/1,8349,14-11,00.html
Prof. Romu Farias
1513. Prioridade no atendimento- 28/03/2005
Prof. Fernando Barreiro, gostaria de saber se existe uma prioridade
no atendimento de emergência. Ex: Uma mulher grávida de 8 meses e seu marido
hemofílico sofrem um acidente e ambos possuem um sangramento importante.
Qual deverá ser atendido primeiro? Existe alguma lei priorizando o atendimento
a um deles? Obrigado.Eduardo Dagios Neto
Olá Eduardo, vamos ver o que nos retorna o Prof. Fernando Barreiro (currículo):
Prezado Eduardo, você inicia perguntando se existe
uma prioridade no atendimento de emergência. Sim, existe uma regra de prioridades,
que obviamente depende da cena, do nº de socorristas e de vítimas.
Mas em relação ao caso descrito, eu pergunto: o socorrista sabia
que o homem era hemofílico? Por que hemofilia só se resolve no
hospital.
Como estava a gestante clinicamente? O melhor atendimento a ser dado ao bebê é tentar
salvar a mãe. Quem informou os 8 meses de gestação? Hemorragias
são sempre uma preocupaçào e a segunda prioridade, só perdendo
para a PCR.
Ou seja, dependerá de vários fatores, mas se as vítimas
estão conscientes, já ajuda bastante.
Atenciosamente. Fernando
Leia mais:
ROTEIRO DE PRIORIDADES NO ATENDIMENTO
1514. Capacitação para ministrar cursos e
emitir diplomas de emergência/resgate- 29/03/2005
Gostaria de me especializar em emergências/resgates, ter capacitação
para ministrar cursos e emitir diplomas. Como poso conseguir isso? Ursula S
Pinheiro
Olá Ursula, veja o que lhe aconselha nosso coordenador o Prof. Fernando
Barreiro (currículo):
Prezada Ursula, vamos por partes. Não sei se você se
refere à ser enfermeira considerando o curso de nível superior
ou o técnico. De qualquer forma, uma coisa é você ter acesso
aos cursos na área de emergência como aluna, outra é você ministrar
cursos, pois além de ter o conhecimento, você necessita de formação
pedagógica, para então, como professora poder ministrar aulas.
Mesmo assim, como autônoma você não
poderá emitir certificados com validade reconhecida. Mas se pertencer
ou for proprietária de uma empresa de ensino, ai sim haverá uma
possibilidade. Digo haverá, porque Enfermagem é um curso que não
forma licenciados (ou seja, professores) e pela ausência de disciplinas
de cunho didático-pedagógico, os enfermeiros não são
reconhecidos como professores. Atenciosamente . Fernando Barreiro
1515. A temperatura ambiente
alta durante o exercício
pode prejudicar o feto ?- 29/03/2005
Estou grávida de 7 meses e pratico musculação desde do
início da gravidez. A academia faz calor e isso pode vir a prejudicar
meu filho? Maria Salete
Olá Maria, quem responde a sua questão é a nossa consultora
Diana Primo, cujo tema de monografia de pós-graduação
aborda sua dúvida(currículo):
Olá Maria, segundo ARTAL, R; et alii. Intrapartum
fetal heart rate responses to maternal exercise: case reports. J Perinatal Med
22, 1994, a temperatura basal é mais alta durante a gravidez na ocorrência
do exercício. Há evidências em animais de que temperaturas
aumentadas podem induzir defeitos do tubo neural e malformação
do feto, se ocorrerem no primeiro trimestre. A gestante deve ser orientada a
não realizar exercícios se estiver com febre ou se o clima for
muito quente e úmido. A atividade física vigorosa e a desidratação
pela transpiração podem provocar aumento da temperatura corpórea
central. Isso ocorre em qualquer pessoa que se exercita, mas é significante
para a mulher grávida devido a relação da elevação
da temperatura com o feto. O feto não possui mecanismo do tipo transpiração
ou respiração, por onde possa dissipar calor. Assim, um aumento
na temperatura da mãe de mais de 39° C; e segundo Matsudo, V.K.R.
e Matsudo, S. M.M. 2000, mais de 38,5º C como resultado de exercício,
pode produzir um aumento prejudicial na temperatura central do feto. Portanto,
Maria, tente observar seu exercício se não está sendo demasiadamente
intenso, pois pode elevar exageradamente a sua temperatura corporal e também
observe se o calor é real dentro da academia (converse na direção),
se for, tente se exercitar mais perto da entrada de ar e hidratar-se antes, durante
e depois do exercício. E se for ao ar livre evite o sol, use chapéu
e filtro solar.
1516. Aparelho ortodôntico
- 31/03/2005
Tenho 35/36 anos meus dentes superiores são muito para frente(dentuça)
um deles está bem mais baixo do que o outro(dente da frente), tenho
dúvida se o aparelho pode mudar a estética. Já não
consigo mais sorrir naturalmente fico envergonhada. Outro problema é não
ter condições para manter um tratamento destes. Gostaria de saber
se existe alguma instituição que eu possa utilizar. Fui ao SESC
mas a fila é muito grande. Gostaria muito de receber alguma informação
a respeito. Obrigada desde já. Eliane Amaro
Olá Elaine, veja o que os consultores retornaram:
Prof. Ms. Werner Harumiti Shintaku (currículo)
lhe aconselha:
Prezada Eliane, Pelo que você me contou, o tratamento
indicado para tentar corrigir a sua protrusão (dentuça) e o desnivelamento
dental parece ser o ortodôntico(aparelho), mas seria conveniente visitar
um profissional para que este lhe diagnostique com mais detalhes. Eu te aconselho
a procurar as instituições educacionais da sua cidade para
tentar o tratamento. Abaixo seguem algumas dessas instituições.
-UFRJ: Av. Brigadeiro Trompowsky, s/n - Cidade Universitária - CEP:
21941-590 - Rio de Janeiro - RJ Tel.: (0xx21) 2598-2012
- Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro - Rua Araújo Porto
Alegre 70, 3º (Biblioteca), 4º e 5 andar
Castelo - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20030015 Tel: (21) 2533-7173
- UNIGRANRIO - Campus I - Duque de Caxias -Rua Professor José de Sousa
Herdy, 1160 - Bairro 25 de Agosto Duque de Caxias, RJ CEP: 25071-200 - Tel.
(21) 2672-7777 Fax: (21) 2671-4248
- Campus II - Rio de Janeiro - Barra - Avenida Ayrton Senna, 3383 - Bloco 2
- Barra da Tijuca
Rio de Janeiro, RJ - Tel. 0800 2820007
-Universidade Estácio de Sá - Av. Alfredo Baltazar da Silveira,
580 - cobertura - (Shopping Barra World) - Barra da Tijuca
CEP: 22790-701 - Tel.: (21) 3984-2200
-Universidade Gama Filho - Rua Manoel Vitorino, 553 - Piedade - RJ - CEP 20748-900
- Tel.: (21) 2599-7100
Werner Shintaku
Dr. Msd. Sérgio Eduardo Migliorini(currículo)
lhe aconselha:
Eliane, grato pelo questionamento. O que você descreve
em sua pergunta sobre ¨ser dentuça* e com desalinhamemto dos dentes
anteriores. Na verdade, uma melhor análise deveria ser executada pelo
seu dentista clínico ou preferencialmente por um especialista em Ortodontia,
onde a verificação seria executada em níveis de qual tipo
de discrepância você possui, se Horizontal, Vertical, Transversa
etc, se apenas o aparelho ortodôntico poderia corrigir sua dentição
ou se seria necessário cirurgia ortognatica para tal.
Além disso, seria necessário avaliar suas
bases ósseas para determinar se o aparelho ortodôntico não
causaria danos irreversíveis, como por exemplo, no caso de problemas periodontais
severos que poderiam contra-indicar estes tratamentos com risco de perdas dentárias.
Você também me pergunta se conheço
algum local que possibilite seu tratamento com valores acessíiveis....
Infelizmente aí no Rj, não tenho conhecimento de tais locais, pois
minha área de atuação está na cidade de Sao Paulo.
Espero que procure um especialista na área que possa lhe auxiliar, sendo
que estarei ao seu dispor ao que necessitar.
Lembre-se, invista em seu sorriso, ele é precioso! Grato . SERGIO EDUARDO
MIGLIORINI
1517. Watsu para desbloqueio
físico e mental - 31/03/2005
Li algo sobre Watsu ser bom para pessoas que sofreram abuso sexual. Passei
por isso em minha infância e gostaria de saber se de fato algum tipo
de bloqueio que tenho em tocarem meu corpo poderia ser vencido no watsu. Essa
impossibilidade de receber toques me prejudica demais nas relações
afetivas. Já fiz terapias mas não consegui vencer a parte do
bloqueio físico, estando resolvida a questão no nível
do consciente. Agradeceria muito essa resposta pois busco alguma forma alternativa
para vencer esse bloqueio. Não quero mais análise, etc, pois
são processos muito longos e minha vida precisa ser vivida. Atenciosamente.
Jalles
Prezado Jalles, em atenção a sua questão nosso coordenador
Vinicius Ferreira Fracassio (currículo)
lhe retorna:
O Watsu é uma terapia com diversos caminhos, mas
acredito que a grande história do Watsu é o fato dele conseguir
desenvolver um conjunto de reações corporais e mentais. Não
só o físico - devido ao contato próximo e o relaxamento
- mas também o mental - como por exemplo a paz e liberdade de pensamentos
que a terapia oferece - Com essa liberdade de ações e respostas,
conseguimos direcionar o Watsu para situações onde o problema ou
bloqueio é físico assim como conseguimos direcionar a parte do
trabalho para as questões e bloqueios que podemos desenvolver em conseqüência
das ações...
Sendo agora mais específico, realmente o Watsu é uma
terapia muito interessante para as pessoas que desenvolvem esse tipo de bloqueios
e o medo fica muito vivo nessa confusão mental e corporal, então, é justamente
neste ponto que entramos com o Watsu, que por ser uma atividade onde existe muita
seriedade e paz, o terapeuta com muito cuidado e respeito poderá desenvolver
essa melhor relação do interagente (paciente) com situações
de toque, de proximidade, de intimidade sem que isso seja uma violência
ou uma invasão do espaço, pois neste momento, apesar do interagente
ter o papel de entrega, é ele quem fica analisando os movimentos e a forma
de trabalho. Assim como o paciente deposita grande confiança em seu médico,
o interagente que está disposto a desenvolver um trabalho de Watsu deverá buscar
um Watsuterapeuta em que ele possa depositar muita confiança, deve existir
uma afinidade de trabalho entre o interagente e terapeuta, para que a terapia
se desenvolva de forma mais aberta, permitindo o surgir desses bloqueios, causando
a reflexão e por conseqüência o respectivo desbloqueio (muitas
vezes acompanhado de uma terapia com um psicólogo que está trabalhando
em conjunto com o watsuterapeuta).
Para ser um pouco mais esclarecedor, vou dizer em poucas
palavras o porque do efeito benéfico do Watsu, no casa de uma pessoas
que sofreu um abuso sexual e desenvolveu bloqueios e medos de manter um relacionamento
aberto a toques e carinhos. Por ser uma terapia, onde dois corpos estão
sempre em contato é de extrema necessidade que o local onde será realizada
a sessão, tenha uma piscina desenvolvida para o trabalho, um ambiente
especial, silencioso, de muito respeito e profissionalismo. Isso porque durante
1 hora de sessão, os dois corpos - terapeuta e interagente - estarão
muito próximos e mesmo ocorrendo poucos toques, existe uma proximidade
muito grande entre dois corpos. O que poderia ser um fato ruim deixa de ser desagradável,
pois a temperatura da água, a intenção do terapeuta e do
interagente, assim como toda a estrutura do local e uma consciência do
direcionamento do trabalho, fará com quem os 60 minutos de Watsu se transformem
em 60 minutos de exercícios mentais (reflexões) e corporais (flexões
e permissão do toque) que ao longo de um trabalho intensivo, através
de um grupo de sessões esses medos e sensações desagradáveis
ao toque e a proximidade de dois corpos de pessoas estranhas, deixe de ser um
problema, passando a ser algo normal, já que após o desenvolvimento
desse trabalho irá acarretar uma certa consciência real dos fatos
e da importância que essa proximidade e carinhos tem em nossa vida.
O que vc disse: " Não quero mais análise,
etc pois são processos muito longos e minha vida precisa ser vivida " é perfeito.
Isso demonstra que já existe uma consciência do que você quer,
do que você acha certo e errado e principalmente existe uma consciência
real do que aconteceu e das conseqüências desse fato. Essa clareza
de pensamentos, ações, reações e bloqueios é a
chave para começar o seu desabrochar... pois o watsu irá apenas
lhe fornecer o mapa e ajudas, porém será o teu ser que irá escolher
os melhores caminhos diante das suas experiências de vida e principalmente
pelos teus desejos e metas, que concerteza é de ter uma vida cada vez
melhor, saudável e afetiva com aqueles que você ama e que te amam.
Creio que a história seja essa mesmo. Não
há dúvidas a respeito do que o Watsu pode ser útil nesse
caminho, porém é necessário que seja realizado com muita
confiança e dedicação. Atualmente estou morando em Florianópolis,
portanto estou desenvolvendo meus trabalhos aqui e por mais que eu, as vezes,
estou ai no Rio de Janeiro trabalhando com o WATSU eu não tenho uma estrutura
fixa na região, nem algum contato de um bom Watsuterapeuta que eu poderia
estar lhe indicando! Mas se for de seu interesse, por favor entre em contato
comigo, pelo e irei lhe enviar algumas sugestões.
Obrigado... E boa sorte nessa trilha! Saúde e Paz. Atenciosamente, Vinicius
F. Fracassio
1518. Watsu para fibromialgia - 31/03/2005
Estou no último ano de Fisioterapia pela UNIBAN aqui em SP e escolhi
como TCC (trabalho de conclusão de curso) a utilização
de Watsu na Fibromialgia. Já tenho o nível básico e o
nível I de Watsu pela Acquaterapia. Gostaria de saber se o Sr. poderia
me indicar alguns sites ou outros locais onde possa encontrar materiais científicos
como referências bibliográficas e algumas informações
práticas (se for possível) visto que farei estudo de um caso
(prática). Desde já agradeço pela oportunidade! Abraços,
Kauê Lima
Prezado Kauê, veja o que Vinicius Ferreira Fracassio (currículo)
lhe aconselha:
Olá Kauê, muitos alunos da fisioterapia,
Ed. Física, Naturologia e profissionais liberais estão entrando
em contato para buscar esses trabalhos. O que eu tenho a lhe dizer é que
realmente você e muitos outros estão sendo os pioneiros em desenvolver
uma pesquisa acadêmica, na qual o assunto seja o WASTU como terapia. Existem
alguns trabalhos espalhados pela internet e nos arquivos de algumas faculdades
pelo mundo, são resumos, análises, casos, TCC a questão é encontrá-los...
Como não tenho nenhum em que eu possa depositar total confiança,
não irei indicar.. ma procure trabalhos nos arquivos das faculdades de
fisioterapia de São Paulo, no arquivo nacional de trabalhos relacionados
a saúde, em arquivos das faculdades de países como Itália,
Grécia e EUA. Terá que garimpar essas informações
mesmo! peço até que me ajude a criar um bando de dados com dados
onde os estudante possam encontrar trabalhos como o teu, enviando-me essas informações
posteriormente! Sorte e bons estudos! Atenciosamente, Vinicius F. Fracassio
1519. O que fazer quando
uma criança ou adulto se
engasga?- 31/03/2005 - Andréa
Olá Andréa, vamos ver o retorno do Prof. Fernando Barreiro (currículo):
Vamos lá. Seja quem for, lactentes(de 0 a 1 ano), crianças(de
1 a 8 anos) ou adultos(de 8 anos em diante), se a asfixia for por corpo estranho
sólido, executar a Manobra de Heimlich, que é mais conhecida como "compressões
abdominais", sendo que nos lactentes é sobre o externo, na linha
mamilar e nas crianças e adultos é abaixo do processo xifóide
(final do osso externo, onde é conhecido como "boca do estômago").
Fazer até conseguir liberação das vias aéreas. Em
lactentes e crianças até 4 anos pode-se tentar também a
manobra de Tapotagem, que é conhecida como "golpes nas costas",
com a mão espalmada entre as escápulas, com a vítima levemente
inclinada à frente.
Lembre que isso tudo é somente para os casos de asfixia por corpo estranho
sólido!! Espero ter colaborado.
Se precisar de imagens, retorne o e-mail e tentarei te enviar algumas. Atenciosamente
Fnando Barreiro - resgate@terra.com.br
1520. Medicações utilizadas no veículo
de resgate - 04/04/2005
Quais as medicações utilizadas no veículo de resgate "USA" .
George reis
Olá George, veja o que retorna o Prof. Fernando Barreiro (currículo):
Bem, isso dependerá de alguns fatores. Você.
como enfermeiro deve saber que medicamentos só podem ser administrados
por médicos ou sob orientação direta dos mesmos. Algumas
situações caracterizam excessões, como nos casos de supervisão
médica via rádio, que ocorrem nas ambulâncias básicas
dos Bombeiros que não circulam com médicos, apenas com técnicos
de enfermagem.
O indispensável: SF / Ringer Lactato / Glicose Hipertônica
25% / Complexo "B" / Adrenalina / Agua destilada / Atropina / Bicarbonato
de cálcio / Dopamina / Dobutamina / Cloreto de sódio / Atrovent
/ Digitálicos / Amiodarona / Isordil.
Bem, você me questionou sobre medicamentos, mas vale
lembrar das agulhas(jelcos, escalps), equipos, luvas de procedimentos, clamps,
gaze, ataduras, e outros materiais que complementarão o suporte, dependendo
da área e população atendida. Atenciosamente . Fernando
Barreiro
1521. a)Fisiologia do alongamento - b)O gelo potencializa
o alongamento ?- 08/04/2005
Sou estudante de fisioterapia, e gostaria de saber se o gelo pode potencializar
de alguma forma o alongamento muscular. E se sim, se é mais efetivo
antes ou depois do alongamento. Nathália de Sá
Olá Nathália, o Prof. Ms. Leonardo Duarte Picchi(currículo),
gentilmente lhe retorna:
Oi, Nathália! a) Esta é uma ótima
pergunta, visto que existem várias controvérsias em relação
a prática de crioterapia (terapia com frio). Primeiramente vamos falar
um pouco sobre alongamento. Um alongamento efetivo depende do tempo de permanência
de determinada região em tensão de alongamento, ou seja, quanto
mais tempo o alongamento é mantido, mais alongamento haverá. O
tecido conjuntivo é composto por um componente viscoso ou PLÁSTICO
e outro componente ELÁSTICO. Qualquer alongamento atinge ambos componentes,
sendo que o componente elástico, após cessar o estímulo
de alongamento, retorna ao estado inicial, já o componente plástico
se mantém após esse estímulo. Após um alongamento,
resta um resíduo do estímulo realizado. A estrutura alongada fica
maior do que o estado inicial, porém menor que o limite onde foi submetido.
Ao longo do tempo, esse resíduo tende a voltar ao tamanho inicial se não
houver mais estímulos de alongamento.
Quanto ao gelo, a principal ação do gelo é a
redução do metabolismo local e, secundariamente, uma ação
analgésica. Como o gelo reduz o metabolismo local, se este for aplicado
sobre o local previamente alongado, aquele resíduo que surge após
o alongamento levará mais tempo para retornar ao tamanho inicial, desta
forma, mantendo o ganho do alongamento por mais tempo. Se houver mais dúvidas é só nos "chamar",
ok?!!
Leia mais:
Aplicação de gelo
na distensão
Gelo como anti-inflamatório
Gelo pode curar por completo
uma inflamação ?
1522. Tendinite e a Dor
de Crescimento ou Síndrome
de Osgood-Schwlater- 08/04/2005
Fui diagnosticado com tendinite patelar no joelho direito, tendão interno,
fiz 20 seções de Fisioterapia (alongamento, fortalecimento, ultra-som
e gelo), (anti-inflamatório " Diclofenaco Sódico ",
em casa infra-vermelho e gelo) e fiquei bom (o ortopedista, supôs que
minha tendinite possa ser por ter tido muitos problemas de garganta na infância
) e voltei a jogar basquete que é meu esporte. Joguei uma semana e meu
joelho inflamou novamente, e minha garganta também. Estou tratando novamente
e creio que meu joelho já está quase bom novamente, podem me
dar alguma opinião sobre o assunto, dica para que eu possa me curar
dessa tendinite? Agradeço desde já. Guilherme Sousa
Olá Guilherme, veja o que o Prof. Ms. Leonardo Duarte Picchi(currículo),
lhe aconselha:
Olha, Guilherme, eu nunca soube de nenhuma relação
entre inflamações de garganta subsequentes na infância que
pudessem causar tendinites na adolecência, mas em todo caso, vou procurar
alguma relação. Bom... quanto ao tratamento dado ao seu joelho,
não vi nada de errado, apenas aboliria o uso do infra-vermelho, pois este
poderia aumentar o processo inflamatório no tendão por ser um calor
superficial e o tendão estar localizado próximo à pele.
Uma outra hipótese a ser pesquisada por você com seu médico
ou outro ortopedista disponível, devido a sua idade, é a Dor de
Crescimento ou Síndrome de Osgood-Schwlater. O nome é feio, mas
não há nada de grave nisso. É muito comum ocorrer essa dor
no período do "estirão" quando o jovem tem um pico de
crescimento. Como o tecido ósseo cresce mais rápido que o tecido
muscular isso pode causar uma tração dos músculos da coxa
que se inserem na frente do joelho (tíbia) e causar um processo inflamatório.
Caso seja esse o problema é uma questão de tempo e o melhor a fazer é ter
um acompanhamento de um fisioterapeuta que possa diagnosticar e tratar dessa
dor da melhor forma possível.
Se houver mais dúvidas nos escreva.
1523. Melhor procedimento
fisioterápico para o reumatismo-
08/04/2005
Gostaria de saber qual procedimento possui melhor resultado para o Reumatismo,
a crioterapia ou o calor? Pois, tive relatos de que não se pode usar
o calor. Caroline Afonso C. Lira Bastos
Olá Caroline, vamos ver o que nos ensina o Prof. Ms. Leonardo Duarte
Picchi(currículo):
Caroline, as melhores condutas dependem muito do estado
fisiopatológico do paciente. Um indivíduo pode ter uma osteoartrose,
por exemplo, em joelhos, mas não sentir dores de ritmo inflamatório
(calor, edema, vermelhidão e perda de função). Nesse caso
o uso do gelo é contra-indicado, visto que há necessidade de aumentar
o metabolismo articular para melhorar a nutrição da cartilagem
que está em degeneração (no caso da osteoartrose). Já o
calor pode ser de dois tipos: calor PROFUNDO e SUPERFICIAL. O calor profundo
que é gerado através de aparelhos de Ondas Curtas Contínuo
(ou pulsado a partir de 100Hz) e Microondas é totalmente contra-indicado
em processos degenerativos como a Osteoartrose por estimular a produção
de colagenase que é uma enzima que destrói fibras de colágeno,
justamente o que não queremos ao tratar de um paciente vítima de
osteoartrose. Por outro lado, o Infra-Vermelho ou a bolsa de água quente,
recursos que geram calor apenas superficial, podem ser administrados a esses
pacientes, pois causariam um bem estar ao paciente e melhorariam o metabolismo
muscular o que facilitaria a movimentação articular.
Obrigado por nos escrever.
1524. Lesões articulares e o trabalho de força
+ flexibilidade - 08/04/2005
Gostaria de saber qual é a relação da melhoria de lesões
articulares utilizando flexibilidade e trabalho de força juntos? Se é melhor
utilizá-los juntos ou só um dos dois? Icaro Tristão Azevedo
Olá Ícaro, boa pergunta ! Vamos ver o que pensa nosso caro consultor
Prof. Ms. Leonardo Duarte Picchi(currículo):
Icaro, de modo geral, todo tratamento de lesões
articulares devem objetivar a flexibilidade, resistência e força
muscular e propriocepção. Após passado o período
agudo e subagudo da lesão, pode ter início condutas para melhora
da flexibilidade e resistência muscular. Com a evolução do
tratamento, um trabalho de força e propriocepção se tornam
muito importantes para a perfeita reabilitação do paciente. Profissionalmente
não vejo nenhum problema em associar flexibilidade e força muscular
juntos, desde que o paciente já esteja apto a realizar esta fase do tratamento.
Obrigado por nos escrever e qualquer dúvida pode contar conosco.
1525. Ombro que desloca com facilidade- 08/04/2005
Tenho a cavidade do ombro rasa, pois ele desloca com muita facilidade. Quais
os tipos de exercícios de musculação e aparelhos que eu
devo usar? Denilton Rocha
Olá Denilton, veja o conselho do Prof. Ms. Leonardo Duarte Picchi(currículo)
para seu caso:
Neste caso, Denilton, o que é preciso fazer é fortalecer
os músculos responsáveis por realizar as rotações
laterais e mediais do ombro, pois são eles que estabilizam a articulação
do ombro. Na sua academia com certeza há um instrutor que pode lhe auxiliar
nestes exercícios, ok?!
Obrigado.
1526. Atividade física para crianças portadoras
de deficiência visual- 11/04/2005
Gostaria de saber onde encontrar textos sobre exercícios, treinamentos,
programas de aprendizagem relacionados com crianças portadoras de deficiência
visual. Cinara M.Alcantara
Oi Cinara, veja o que a Profª Ms. Érica Verderi(currículo)
lhe sugere:
Olá Cinara, Tenho algumas informações
e espero que possa contribuir com seu trabalho.
SINTOMAS MAIS COMUNS DE DEFICIÊNCIA VISUAL:
1- Irritação crônica dos olhos, indicadas por olhos lacrimejantes
ou pálpebras com as bordas avermelhadas, com crostas ou inchadas.
2- Náuseas, visão dupla ou embotamento visual durante ou após
a leitura.
3- Esfregar os olhos, franzir o cenho ou contrair o rosto ao olhar para objetos
distantes.
4- Cautela excessiva no andar, correr com pouca frequência e aos tropeços,
sem razão aparente.
5- Desatenção anormal.
6- Queixas de embotamento visual e tentativas de afastar empecilhos visuais
esfregando os olhos.
7- Inquietação, irritabilidade ou nervosismo excessivos após
trabalho visual prolongado a curta distãncia.
IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS
1. Aumentar as dimensões dos objetos para alunos portadores de baixa
acuidade visual.
2. Estar ciente quanto ao uso do espaço e obstáculos desnecessários
no espaço.
3. Incluir materiais manipulativos e sonoros.
4. Proporcionar luminosidade adequada para os alunos portadores de baixa acuidade
visual.
5. Manter a estrutura e a rotina da aula constantes.
6. Auxiliar o aluno, conduzindo-o através do movimento correto.
7. Mencionar o nome do aluno sempre que se dirigir a ele.
As crianças que possuem deficiência visual
severa não possuem controle corporal, equilíbrio estático,
coordenação, agilidade e habilidades físicas no geral. Muitas,
são superprotegidas pelos pais e professores, inibindo cada vez mais a
possibilidade de estimulação destas funções. Estas
crianças precisam explorar seu universo e o professor oferecer possibilidades
de adquirir conceitos em relação ao corpo e espaço que as
crianças normais adquirem em seu desenvolvimento.
Embora a deficiência visual limita o desenvolvimento
corporal da criança, ela não interfere sobre o desenvolvimento
físico no que concerne à estatura e ao peso. As crianças
cegas por efeito da fibroplasia retrolenticular podem ficar abaixo da média
quanto a essas medidas. Atribuímos mais a prematuridade do que a incapacidade
visual. O que falta a elas é o estímulo para a realização
das atividades físicas, e como não pode aprender por imitação,
fica impossibilitada de aprender e lhe falta pré-requisito para participar
de todas a atividades que o comando seja somente visual. A fala do professor é muito
importante na orientação dos gestos desses alunos e será fundamental
para a participação do mesmo em toda e qualquer atividade física.
Aprende tarde as formas básicas de movimento. Muitas vezes é necessário
vencer primeiro o medo. Dessa maneira, por ter uma tendência a diminuir
sua participação as atividades físicas, faz-se importante
a atuação do professor em fornecer estímulos que facilitem
a participação nas atividades não se esquecendo das Implicações
pedagógicas que estarão contribuindo para sua atuação.
A formação em roda, de mãos dadas ou com a utilização
de uma corda circular é muito adequada e de fácil aplicabilidade,
oferecendo inclusive segurança ao aluno. Os jogos com estafetas e adaptações
de material e espaço, são possíveis e trazem grande participação.
Não esqueça de trabalhar o rítmo, ele é muito importante
no processo de aprendizagem.
Você pode trabalhar, seguindo este conceitos com
as seguintes atividades: Dança, GRD, Musculação, Recreação,
Futebol de Salão, Ginástica Escolar, Ginástica Postural.
Ofereça atividades que possibilite a identificação
da imagem corporal, equilíbrio dinâmico e estático, exercícios
para postura, mobilidade e marcha. Expressão corporal, facial, lateralidade
e fortalecimento e alongamento dos músculos.
Importante a mesclagem de alunos cegos com os de visão
reduzida. Bem querida, o tema é muito extenso, mas espero ter ajudado. Érica
Verderi
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