Sex, 19/12/08 21:34
PERGUNTAS E RESPOSTAS ANTERIORES
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935.
Time novo, o que enfatizar na preparação física
?- 19/03/2004
Gostaria de saber o que enfatizar na preparação de um time universitário
que está sendo montado há 1 mês do 1º jogo do campeonato
paulista universitário. Técnica?, tática? físico?
Obrigada raquel
Oi Raquel, Sua questão recebeu a atenção do Prof. Rogério
Eduardo Tavares Frade(currículo)
e ele nos retornou o seguinte:
Raquel, o ideal seria se você tivesse mais tempo, mas
como não é possível, você terá que enfatizar
a tática que seria o entrosamento da equipe, o conjunto... Priorizar as
jogadas combinadas e principalmente o tempo de bola do levantador em relação
aos atacantes.
Um abraço e boa sorte. Prof. Rogério Frade
936. Como me tornar um técnico
de voleibol ?- 19/03/2004
Como posso me tornar um técnico de Voleibol ? Existe algum curso específico
? Ou material que onde posso ter as principais noções ? Alessandro
de Faria
Oi Alessandro, quem lhe responde é o Prof. Rogério Eduardo Tavares
Frade(currículo), veja abaixo
seu retorno:
Alessandro, você tem 2 opções: uma é fazer
a faculdade de educação física que lhe dá direito
(quando formado) ao nível I; ou fazer um curso da CBV (Confederação
Brasileira de Voleibol - ver site www.cbv.com.br)
Um abraço. Prof. Rogério Frade
937. Bola que bate na antena,
de quem é o ponto? -
19/03/2004
QUERO SABER SE QUANDO ESTOU JOGANDO VOLEI DE QUADRA O ADIVERSÁRIO JOGA
A BOLA, ELA BATE NA ANTENA E CAI NA MINHA QUADRA, DE QUEM É O PONTO?
CRISTIANO VICENTE LOPES
Oi Cristiano, vamos ver o que diz o Prof. Rogério Eduardo
Tavares Frade(currículo):
Cristiano, o ponto é seu, pois a antena delimita o
espaço aéreo da quadra. Portanto é considerado fora.
938. Clube para treino de volei de praia - 19/03/2004
Onde posso encontrar um clube para treinar volei de praia, mesmo
que seja fora de São Paulo? Obrigado. Renato Barbieri
Oi Renato, veja a dica do Prof. Rogério Eduardo Tavares Frade(currículo):
Renato, o melhor é se informar na FPV (Federação
Paulista de Voleibol - http://www.fpv.com.br) tel. 11- 3053.9560
939. O que se
entende por paramédico? -
20/03/2004 - Andrea Reolão
Oi Andrea, vamos ver o que o Prof. Fernando Barreiro (currículo)
nos explica:
Bem, não se trata do "que se entende" e sim
o que seja "Paramédico"!!
Nos países onde existe essa profissão, o paramédico é considerado
o profissional, de nível "tecnólogo", habilitado a interceder
nos eventos, sejam de origem clínica e/ou traumática, de forma
básica e/ou avançada, entendendo-se assim como procedimentos invasivos(avançados)
ou não(básicos), no sistema de atendimento pré-hospitalar.
Em geral, estão sob supervisão médica, ainda que à distância,
ou seja, podem ser supervisionados via rádio, no caso dos atendimentos
nas ambulâncias.
Atualmente, pelo menos no Rio de Janeiro, o sistema mais ou
menos assim, no Corpo de Bombeiros, que é o caso das ambulâncias
de resgate, algumas rodam com médicos a bordo. Mas há aquelas onde
o responsável é um SGT TEM, ou seja, um Sargendo Técnico
em Emergências Médicas, que nada mais é do que o Paramédico
nos países de primeiro mundo.
Bem, o assunto não se esgota aqui, apesar de haver mais
detalhes, creio que isso já pode ser suficiente para esclarecer um pouco
a você. Atenciosamente . Fernando Barreiro
940. Importância do líbero na partida
de vôlei- 20/03/2004
Gostaria de escrever minha monografia sobre a importância do líbero
na partida de vôlei. Gostaria de obter dicas, livros e material. Já agradeço.
Liliana Fortes da Silva
Oi Liliana, veja o que retorna para você, o Prof. Rogério Eduardo
Tavares Frade(currículo):
Liliana, infelizmente existe muito pouca informação
sobre o líbero, você teria que procurar em algumas bibliotecas de
faculdades, monografias já concluídas ou pela internet artigos
sobre este assunto. Vá nos sites
citados pelo CDOF. Em relação a livros eu
desconheço algum que fale sobre líbero; pois é recente.
Boa sorte Prof. Rogério Frade
941. Ministrando aulas de voleibol para 8-16 anos - 20/03/2004
Gostaria de saber quais livros devo ler para ministrar aulas para escolinha
de voleibol e tipos de atividades para a escolinha de 8 a 16 anos. Fernanda
Franconi Matta
Oi Fernanda, veja a sugestão do Prof. Rogério Eduardo Tavares
Frade(currículo):
Fernanda, vou lhe indicar alguns livros que falam sobre iniciação
e treinamento:
1) Voleibol
Iniciação Vol. I e Voleibol
Iniciação - Vol. II- Y. P. Surov & O.N. Grishin - Sprint;
2) Ensinando
Voleibol - João Crisóstomo - Phorte;
3) Voleibol - Aprendizagem e Treinamento um Desafio Constante - Borsari, José Roberto
- EPU;
4) Voleibol
1000 Exercícios - Oto Moráiva de Carvalho - Sprint,
Este último irá te ajudar a montar exercícios nas aulas.
Um abraço. Prof. Rogério Frade
Obs: clique no nome dos livros para visitá-los na livraria.
942. Coordenação
Motora - 20/03/2004
Sou muito interessado pelo tema coordenação motora, pois trabalho
com crianças e acho que seja essencial desenvolver este tipo de trabalho
com elas, mas não consigo encontrar livros que falem bem desse assunto
e que tenham algum tipo de exercício que me dê uma base. Agradeço
sua atenção e cooperação. Um abraço. Fábio
Antônio Coimbra
Oi Fábio, Prof. Rogério Eduardo Tavares Frade(currículo),
retornou, gentilmente, o seguinte:
Fábio, realmente é um tema interessante; vou
sugerir 2 livros que irão te ajudar.
1) Iniciação Esportiva Universal - Pablo Juan Greco - Ed. UFMG
-1998. Volumes 1 e 2, estes livros são muito bons pois além de
comentarem sobre este assunto eles trazem exercícios, porém você só irá encontrar
nas universidades, não existem mais edições nas livrarias.
2) Aprendizagem Motora - Conceitos e Aplicações - Richard,
A. Magill.
Um abraço. Prof. Rogério Frade
943. Testes para jogadores de voleibol - 20/03/2004
Quais outros testes diretamente relacionados com os testes de impulsão
vertical e horizontal, que podem ser aplicados com jogadores de voleibol com
13,14,15 e 16 anos? Obrigado. Gustavo Sanches Hofer
Oi Sanches, veja a sugestão do Prof. Rogério Eduardo Tavares
Frade(currículo):
Gustavo, existem muitos testes e avaliações que
são importantes; vai depender muito do seu objetivo e da equipe para que
você possa escolher os testes e avaliações mais adequados
a sua necessidade. Vou citar alguns que a literatura e preparadores físicos
colocam como os básicos: avaliações de Peso, Altura, Envergadura
e Testes de Força abdominal, impulsão vertical e horizontal e um
teste aeróbio. No livro ou cd-rom: Testes em Ciências do Esporte
- Victor Keihan R. Matsudo, você encontrará vários testes
e avaliações e como aplicá-las.
Um abraço Prof. Rogério Frade
CDOF: tais testes podem ser encontrados no livro: A Prática da Avaliação
Física - Dr. José Fernandes Filho, ED. Shape.
944. Como e quando
pode ser aplicado o voleibol para crianças? - 20/03/2004
- Vanessa vieira branco
Oi vanessa, sua pergunta recebeu a atenção de nosso coordenador
de voleibol, o Prof. Rogério Eduardo Tavares Frade(currículo):
Vanessa, alguns autores divergem quanto a idade ideal para
começar a praticar voleibol. Eu acredito que o Voleibol nas idades de
6 a 9 anos deve ser colocado como meio e não como fim; como processo de
ensino-aprendizagem ou recreativo e não como especialização
e competitivo. O ideal seria a partir dos 10 anos e seria aplicado como qualquer
outro esporte, através de seus métodos e metodologias que cada
professor deve seguir de acordo com o seu objetivo (competitivo ou não).
Para se ter uma alteração na estrutura óssea ou muscular
da crinaça teriamos que ter alguma atividade muito brusca, de alto impacto
e costantemente.
Um abraço. Prof. Rogério Frade
945. Diminuição da rotação do
ombro x musculação - 20/03/2004
Caros, Pratico voleibol desde os 14 anos, atualmente tenho sentido uma diminuição
na velocidade de rotação do meu braço, acredito que o
causador seja a musculação, existe algum tipo de prevenção
ou correção que possa estar revertendo esse quadro? Grato.Everton
Olá Everton, vamos ver o retorno do Prof. Rogério Eduardo Tavares
Frade(currículo):
Everton, primeiramente devemos achar a causa, que pode ser
muscular ou não, caso seja a musculação você deverá conversar
com seu técnico, professor ou preparador físico para que eles possam
te orientar nos exercícios. Pode ser que você tenha que mudar o
treino de musculação; como por exemplo deixar de fazer treinamento
de Hipertrofia e passar a fazer treinamento de Força ou de Potência
separados ou combinados. A prevenção está em adequar o treinamento
ao seu objetivo para que os erros sejam minimizados.
Um abraço. Prof. Rogério Frade
946. Métodos de treinamento para desenvolver a capacidade
aeróbia - 20/03/2004
Sou estudante de E.F. e tenho que fazer um trabalho sobre dois métodos
de treinamento para desenvolver a capacidade aeróbia (como se aplica,
histórico,etc). Onde estudo tem uma deficiência desses livros.
Gostaria de saber quais as publicações mais indicadas e/ou sites
que possam me auxiliar na pesquisa. Desde já agradeço a atenção
e parabéns pelo site, ele é um achado para os profissionais de
E.F. Cosme dos Santos Souza
Oi Cosme, vamos ver o que responde nosso consultor Prof. Luiz Carlos de Moraes
(currículo):
Olá Cosme! A capacidade aeróbia é uma
valência física cuja medida se dá pelo VO² Máximo,
(quantidade máxima de oxigênio que o organismo pode consumir durante
um minuto). Essa valência pode ser desenvolvida em princípio por
atividades de baixa intensidade e longa duração.
Pesquisas bem conduzidas mostram que uma atividade aeróbia
(caminhada, corrida, ciclismo etc.) de 30 minutos, três vezes por semana,
durante 24 semanas, a uma intensidade de 60 a 70% prescrita pela fórmula
de Karvonen, pode-se obter um ganho de 3,5 a 7 ml/kg/min em qualquer idade. Fórmula
de Karvonen: FC ESFORÇO = (FC MAX - FC REPOUSO) x .60 + FC REPOUSO. Onde
FC Máxima preferencialmente deve ser a registrada numa teste ergométrico
visando máximo esforço; FC Repouso é a aferida pouco
antes da atividade numa situação confortável e .60 é o
percentual de intensidade pretendido.
Um número muito grande de pesquisas está centrado
nos exercícios aeróbios e seus maiores benefícios se estendem
ao emagrecimento e à melhora do sistema cardiovascular contribuindo para
o aumento do VO² Máximo. Fator importante para qualquer pessoa, porque
toda atividade funcional exige um mínimo de condicionamento.
COOPER, (1970), confirmado por ASTRAND, (1970) demonstraram
que as pessoas com VO2 Máx. igual ou maior que 42ml/min/kg em princípio
não sofrem das doenças crônicas, tendo os índices
da pressão arterial nos limites normais.
Essa valência física pode ser desenvolvida não
apenas com atividade de longa duração como se divulgava anteriormente.
Ela pode ser parcelada, intervalada ou até mesmo aumentada com outras
atividades físicas tais como a musculação. Duas vezes 30
minutos dá o mesmo resultado que uma
hora contínua, (ACSM, 95). Por si só uma hora contínua
pode ser um fator de desmotivação. Como você tem dificuldade
de literatura, aí vão algumas dicas de artigos na Internet.
Dê uma olhada em:
http://www.jefersonvianna.hpg.ig.com.br/fisiologia_2.html
http://www.saudeemmovimento.com.br/conteudos/conteudo_exibe1.asp?cod_noticia=542
http://www.efdeportes.com/efd68/oxigenio.htm
http://www.noticiasdocorpo.com.br/ano3n011/materia.htm
Veja também:
- Revista: Vida & Saúde Abril-Maio/2003 - Volume:2 - Número:2
- Consumo máximo de oxigênio de fisiculturistas - uma análise
comparativa entre métodos de determinação direto e indireto.
Salomé B; Silveira MA; Fernandes RMO; Silva SR
- Rev. Bras. Ciência e Movimento - Janeiro-Março/2002 - Volume:10
- Número: 1 - Atividade física habitual e aptidão física
relacionada à saúde em adolescentes. - Guedes DP; Guedes JERP;
Barbosa DS; Oliveira JÁ
- Rev. Bras. Fisio. Exercício Junho-Setembro/2003 - Volume:2 - Número:2
- Validade e Fidedignidade do Consumo Máximo de Oxigênio Preditopelo
Freqüencímetro Polar M52.- Kruel LFM; Coertjens M; Tartaruga LAP;
Pusch LC
Espero que a resposta atenda.
Um grande abraço
947. Esporte
de alto rendimento, quando é prejudicial
a saúde? - 20/03/2004
Olá, Estou perto de terminar minha Pós-graduação
em Fisiologia do Exercício e gostaria de escrever um artigo sobre "Esporte
de alto rendimento, quando é prejudicial a saúde?". Se possivel,
gostaria de receber algumas dicas. Um forte abraço. Daniel Feliciano
Oi Daniel, quem retorna para sua pergunta é o Prof. Luiz Carlos de Moraes
(currículo), que gentilmente
sugere o seguinte:
Olá Daniel! Esse binômio Esporte de Alto Rendimento
x Saúde, hoje em dia pode ser questionado, simplesmente, porque se entende
que, de acordo com a O.M.S". Saúde é o Completo Bem Estar
Físico Social e Mental e não apenas ausência de doenças.
O esporte de alto rendimento, além de ser para poucos
biologicamente selecionados pela própria natureza, obriga aos seus adeptos
a estarem sempre tentando ultrapassar os seus limites físicos, psicológicos
e fisiológicos, freqüentemente convivendo com as contusões
e as lesões esportivas. Já, o conceito de esporte, pura e simples,
tem um enfoque muito amplo podendo inclusive estar voltado para a saúde
quando visa o entrosamento entre as pessoas e ou o desenvolvimento das valências
físicas funcionais.
Na minha opinião você deve dar um enfoque mais
preciso antes de escolher o tema da sua monografia ou artigo. Dê uma olhada
nesse artigo: http://www.cdcc.sc.usp.br/ciencia/artigos/art_22/esportesaude.html
Espero que a resposta atenda.
Um grande abraço . Luiz
Carlos de Moraes
948. Jogo voleibol por 4 horas, malhar pode me
prejudicar ?- 27/03/2004
Olá! Eu tenho 14 anos e pratico vôlei 4 horas por dia. Começar
a malhar poderá me prejudicar?
Maycon Christopher
Olá Maycon, vamos ver a participação de nosso coordenador
Prof. Rogério Eduardo Tavares Frade(currículo):
Maycon, depende do seu treinamento e que tipo de exercícios
você irá práticar na academia. Agora, o ideal é que
dentro do seu treinamento de voleibol (4 horas) esteja incluido o treinamento
físico; pois, pode ocorrer um over-training (excesso de treinamento).
Procure seu professor ou preparador físico para te orientar nos exercícios.
Um abraço.
949. A iniciação aos 7, não estaria
limitando a vivência da criança?- 27/03/2004
Sou estudante de Educação Física e tenho uma dúvida
sobre a iniciação de base. Estava fazendo um trabalho, sobre
o desenvolvimento de crianças e adolescentes, e vejo que eles sempre
falam muito em deixar que a criança tenha o máximo possível
de experiências motoras para no futuro ela poder se adaptar e escolher
sua área, e que neste caso não seria indicado um treinamento
específico, pois limitaria suas vivências. Eu fiz uma visita ao
centro do Rexona, e vi que a iniciação de base tem início
por volta dos 7 anos. Essa iniciação como qualquer outra, não
estaria limitando a vivência da criança? Obrigada.Tatiana
Oi Tatiana, vamos ver a opinião de nosso Coordenador de voleibol Prof.
Rogério Eduardo Tavares Frade(currículo):
Tatiana, você está correta quanto a isso. Não
devemos limitar (especializar) muito cedo. O ideal é que se inicie por
volta dos 10 -12 anos. É o momento adequado para o ensino de novas habilidades
motoras, pois é um momento de restruturação motora do corpo.
Outro fator é o desenvolvimento social que mostra indivíduos mais
propensos a aceitar atividades que requeiram sociabilização, pois
a fase da individualidades está terminando, e o voleibol é um esporte
extremamente coletivo. Um abraço
950. Preparação física na
véspera do jogo e período de descanso - 27/03/2004
Minhas atletas Juniores femininas, dos 16 aos 18 anos, 2 anos de
experiência
em treino de força até hoje (8/12/03), fizeram 1 mês de
RML e um mês estão a iniciar um novo ciclo de um mês de
hipertrofia. Em meados de janeiro a minha equipa tem um fim de semana concentrado
de jogos importantes e elas têm que estar fisicamente bem. Até Maio
irá ser quase sempre assim, ou seja, 2/3 semanas com jogos acessíveis
e um fim-de-semana complicado..que devo fazer nestas fases? Reduzir o volume
e a intensidade na véspera do jogo e nas semanas de "descanso" aumentar
a instensidade para treinos de força máxima? Ricardo Teixeira
Oi Ricardo, vamos ver o que nos retorna o Prof. Rogério Eduardo Tavares
Frade(currículo):
Ricardo, você deve fazer o contrário. Nos dias
que antecedem os jogos aumente o VOLUME, muito coletivo, situações
reais de jogo, etc... e diminuir a INTENSIDADE para previnir lesões; nas
semanas de "descanso" (caso seja só treino) ai sim, aumente
a intensidade e diminua o volume. Lembrando que você deve respeitar os
intervalos e descansos para evitar over training, lesões e queda de rendimento.
Outra coisa, nos dias de descanso ou folga, as atletas devem ter repouso absoluto,
dormir bem e ótima alimentação (pode até suplementar
com vitaminas e proteínas) para não ter queda na performance nos
jogos. Boa sorte e um abraço.
951. Métodos de ensino e sistemas táticos
para cada categoria - 27/03/2004
Gostaria de saber as diversas formas de separação que podem ser
feitas por categoria no voleibol, objetivo de cada categoria, ex: pré mirim,
manchete, com joelhos flexionados, mirim, manchetes joelhos flexionados, posição
de mão e direcionamento, e assim por adiante até o juvenil, mas
a minha dúvida é como determinar objetivos e quais sistemas táticos
devem ser realizados. Márcio
Oi Márcio, vamos ver o que nos responde o Prof. Rogério Eduardo
Tavares Frade(currículo):
Marcio, esses tipos de separação podem ser encontradas
nos livros abaixo. Eles mostram bons métodos de ensino em cada categoria:
- Voleibol Iniciação Vol. I e II - Y. P. Surov & O.N. Grishin
- Sprint;
- Ensinando Voleibol - João Crisóstomo - Phorte;
- Voleibol - Aprendizagem e Treinamento um Desafio Constante - Borsari, José Roberto
- EPU.
Os objetivos devem ser traçados pelo professor ou técnico
dependendo do objetivo a ser alcançado. Exemplo: Campeonatos, Torneios,
Treinamento, Aperfeiçoamento ou simplesmente aprender a jogar.
Os sistemas táticos em geral são usados assim:
Pré-Mirim: 6x0; Mirim: 4x2;Infantil: 4x2 ou 5x1;Infanto-Juvenil: 5x1;Juvenil:
5x1; Adulto: 5x1;
OBS: Podendo variar de acordo com o Campeonato, região ou ainda nível
da equipe. Um abraço
952. Ficha de escalte - 27/03/2004
Preciso de informações sobre ficha de escalte. Obrigado
e fico no aguardo de uma resposta. Alessandra
Oi Alessandra, vamos ver a resposta do Prof. Rogério Eduardo
Tavares Frade(currículo):
Alessandra, você terá que buscar essas informações
no site da Super Liga Nacional (www.cbv.com.br/cbv/index.asp),
lá você terá modelo de escaltes e estatísticas dos
jogos e como são feitas; ou com algum professor ou técnico que
tenha conhecimento sobre estatística e escaltes de jogo.
Um abraço.
Contribuição da consultora Profa. Esp. Vanessa de Souza Seracinskis(currículo)
:
Há cursos desenvolvidos por entidades sérias
que trabalham com o voleibol de nível nacional e internacional em São
Paulo. Entre em contato com a SC Consultoria que é a responsável
pela estatística da Confederação Brasileira de Voleibol.
953. Alongamento
antes do voleibol é importante?-
27/03/2004
Gostaria de saber se o alongamento com antecedência no voleibol é importante
e o porquê? Caroline Silveira
Oi Caroline, veja o que nos retorna o Prof. Rogério Eduardo Tavares
Frade(currículo):
Caroline, é muito importante pois ele previne o atleta
de lesões que possam ocorrer durante o treino ou jogo. O alongamento eleva
a temperatura corporal, eleva o batimento cardíaco, aumenta a amplitude
de movimento, prepara os músculos, tendões e articulações
para os exercícios, etc...
Um abraço
Leia mais:
Objetivos do Alongamento
954. Como avaliar
força no voleibol ?- 27/03/2004
Estou a trabalhar para a elaboração de uma monografia sobre a
força muscular dos membros inferiores, membros superiores e tronco de
jogadoras de Voleibol, e gostaria de saber quais os melhores testes de avaliação
para aplicar. Sem mais agradeço resposta. Micael Guimarães
Oi Micael, veja o que responde o Prof. Rogério Eduardo Tavares Frade(currículo):
Micael, no livro ou cd-room: Testes em Ciências do Esporte
- Victor Keihan R. Matsudo, você encontrará vários testes
e avaliações e como aplicá-las. Inclusive teste de força
muscular de membros inferiores e superiores. Exemplo de alguns testes: impulsão
vertical e horizontal de membros inferiores, teste de estático de barra
e de preensão manual para membros superiores, etc.
955. Fundamentos do voleibol - 27/03/2004
Gostaria desaber os fundamentos do voleibol? Tallita Kessy
Oi Tallita, vamos ver o que nos sugere o Prof. Rogério Eduardo Tavares
Frade(currículo):
Tallita, alguns autores divergem quanto aos fundamentos. Eu, sempre
me refiro a eles assim:
· saque (por cima, por baixo ou viagem),
· recepção (manchete ou toque),
· levantamento (toque por cima),
· ataque (cortada),
· bloqueio e
· defesa.
Um abraço.
956. Indicações e as contra-indicações
do uso de aparelhos fixos - 27/03/2004
Quais as indicaçoes e as contra-indicações do uso de aparelhos
fixos? Andrey Rodrigo Gomes Monteiro
Oi Andrey, vamos ver o que nos retorna nosso coordenador de odontologia Prof.
Ms. Werner Harumiti Shintaku (curriculo):
O tratamento ortodôntico deve ser baseado na avaliação
clínica e na documentação ortodôntica (exames radiográficos:
panorâmica, periapicais e telerradiografia com traçado cefalométrico
de acordo com a linha de trabalho que o profissional executa; modelos de estudo
com análise de modelos e fotografias de frente e perfil). A partir da
avaliação e das expectativas do paciente, podemos fazer o planejamento.
INDICAÇÕES:
- Se considerarmos que o paciente necessita movimentação dental
e o problema não está em diferença significativa entre
as bases ósseas que não possa ser compensada com inclinações
dentais, então está indicado o uso da aparelhagem fixa (braquetes).
- O aparelho fixo pode ser usado tanto em adultos como em crianças,
inclusive em alguns casos na dentição decídua.
- O aparelho fixo permite um maior controle na dinâmica do tratamento,
já que o paciente não pode removê-lo com facilidade, não
interrompendo a movimentação com freqüência.
- Existem outros tipos de aparatos ortodônticos que são fixados
aos dentes do paciente através de bandas. Alguns exemplos: aparelhos
para expansão da maxila (indicados para indivíduos em fase de
crescimento); aparelho para expansão/vestibularização
dos dentes posteriores superiores (quadri-hélice); arco lingual de Nance
(utilizado para manter o perímetro do arco inferior durante fase de
crescimento).
- Muitas vezes, o aparelho fixo é utilizado para o preparo de boca previamente
ao tratamento cirúrgico ortognático e após a cirurgia
para finalizar o ajuste oclusal.
- O aparelho fixo pode ser utilizado para pequenos movimentos dentais para
preparo pré-protético; alguns exemplos: aumento de coroa clinica,
inclinação dental, giroversao, melhor distribuição
de espaços intercalares.
- Problemas periodontais, que tem como fator perpetuante o mau posicionamento
dental, podem ser melhor tratados após o nivelamento dos arcos.
* Em alguns casos e necessário o uso associado de aparelhos fixos e
móveis, por exemplo: placa desoclusora (móvel), em casos de overbite
acentuado, e arco de nivelamento (fixo).
CONTRA-INDICAÇÕES:
- E importante observar que "o caminho do dente e o osso", ou seja,
o movimento dental só pode ser efetuado quando houver estrutura óssea
adequada. Perda óssea acentuada pode ser uma contra-indicação.
- Má higiene bucal e falta de colaboração por parte do
paciente com relação aos cuidados com o aparelho, assim como
a freqüência ao consultório, podem ser fatores que influenciam
no tratamento ortodôntico, não apenas com aparelhos fixos.
- Pacientes que apresentam resposta celular debilitada (devido ao sistema auto-imune,
doenças de base, problemas locais) podem ter o tratamento contra-indicado
ou a dinâmica deve ser alterada a fim de permitir uma atividade celular
adequada.
957. Lei
sobre o uso de piscina em escola pública-
28/03/2004
Gostaria de saber se você conhece alguma lei sobre o uso de piscina em
escola pública ou particular, se tem normas para o uso da piscina relacionado
a guarda-vida ou similar? Geraldo Silva Rodrigues
Oi Geraldo, veja o retorno do o Prof. Fernando Barreiro (currículo):
Seja o local que for, as piscinas são regulamentadas
e supervisionadas pelo Corpo de Bombeiros, que inclusive é quem ministra
o curso de Guardião de Piscina. Nenhuma piscina, acima de uma metragem
que agora não lembro qual é, pode funcionar sem um Guardião
devidamente registrado, tendo inclusive a exigência de material obrigatório,
tipo cilindro de oxigênio, ambú, máscara, cânulas oro-faríngeas,
etc...
Atenciosamente. Fernando Barreiro
958. Convulsão
de epilepsia durante a aula - 28/03/2004
Gostaria de saber como devemos agir com epiléticos e com seus ataques
durante uma aula? E como devemos agir com o resto da turma que se sente lesada
de ter alguém assim por perto? Corina
Oi Corina, vamos ver o que nos orienta o Prof. Fernando Barreiro (currículo):
Primeiro: não é "ataque" e sim convulsão.
Segundo: o epilético pode realizar atividade física
normalmente, desde que liberado pelo seu médico.
Terceiro: a crise convulsiva tem duas fases. A primeira, chamada
de Tônico-clônica (ou agitação), dura de 40" a
1' e você tem apenas que conter a cabeça da vítima para evitar
outros traumas. Na segunda fase, chamada de "relaxamento", onde a vítima
geralmente encontra-se em decúbito dorsal, para evitar queda da língua
no oro-faringe e a bronco-aspiraçào das secreções, é só lateralizar
a vítima em bloco.
Ao acordar, converse com ela.
Em relação aos alunos, eles têm que entender
que o epilético é uma pessoa normal, apenas sofre crises ocasionais,
mas que isso não é contagioso. Explique que a discriminação é preconceito
e isso é crime.
Atenciosamente. Fernando Barreiro