Home |CDOF Responde | Cadastro de Usuários | Cadastro de Consultores|


 

Sex, 19/12/08 21:34

PERGUNTAS E RESPOSTAS ANTERIORES AO CDOF RESPONDE
CONSULTORIA GRATUITA CDOF

Obs: para procurar pelo tema utilize o sistema de busca

935. Time novo, o que enfatizar na preparação física ?- 19/03/2004
Gostaria de saber o que enfatizar na preparação de um time universitário que está sendo montado há 1 mês do 1º jogo do campeonato paulista universitário. Técnica?, tática? físico? Obrigada raquel
Oi Raquel, Sua questão recebeu a atenção do Prof. Rogério Eduardo Tavares Frade(currículo) e ele nos retornou o seguinte:
   Raquel, o ideal seria se você tivesse mais tempo, mas como não é possível, você terá que enfatizar a tática que seria o entrosamento da equipe, o conjunto... Priorizar as jogadas combinadas e principalmente o tempo de bola do levantador em relação aos atacantes.
Um abraço e boa sorte. Prof. Rogério Frade

936. Como me tornar um técnico de voleibol ?- 19/03/2004
Como posso me tornar um técnico de Voleibol ? Existe algum curso específico ? Ou material que onde posso ter as principais noções ? Alessandro de Faria
Oi Alessandro, quem lhe responde é o Prof. Rogério Eduardo Tavares Frade(currículo), veja abaixo seu retorno:
   Alessandro, você tem 2 opções: uma é fazer a faculdade de educação física que lhe dá direito (quando formado) ao nível I; ou fazer um curso da CBV (Confederação Brasileira de Voleibol - ver site www.cbv.com.br)
Um abraço. Prof. Rogério Frade


937. Bola que bate na antena, de quem é o ponto? - 19/03/2004
QUERO SABER SE QUANDO ESTOU JOGANDO VOLEI DE QUADRA O ADIVERSÁRIO JOGA A BOLA, ELA BATE NA ANTENA E CAI NA MINHA QUADRA, DE QUEM É O PONTO? CRISTIANO VICENTE LOPES
    Oi Cristiano, vamos ver o que diz o Prof. Rogério Eduardo Tavares Frade(currículo):
    Cristiano, o ponto é seu, pois a antena delimita o espaço aéreo da quadra. Portanto é considerado fora.


938. Clube para treino de volei de praia - 19/03/2004
Onde posso encontrar um clube para treinar volei de praia, mesmo que seja fora de São Paulo? Obrigado. Renato Barbieri
Oi Renato, veja a dica do Prof. Rogério Eduardo Tavares Frade(currículo):
Renato, o melhor é se informar na FPV (Federação Paulista de Voleibol - http://www.fpv.com.br) tel. 11- 3053.9560


939. O que se entende por paramédico? - 20/03/2004 - Andrea Reolão
Oi Andrea, vamos ver o que o Prof. Fernando Barreiro (currículo) nos explica:
   Bem, não se trata do "que se entende" e sim o que seja "Paramédico"!!
   Nos países onde existe essa profissão, o paramédico é considerado o profissional, de nível "tecnólogo", habilitado a interceder nos eventos, sejam de origem clínica e/ou traumática, de forma básica e/ou avançada, entendendo-se assim como procedimentos invasivos(avançados) ou não(básicos), no sistema de atendimento pré-hospitalar. Em geral, estão sob supervisão médica, ainda que à distância, ou seja, podem ser supervisionados via rádio, no caso dos atendimentos nas ambulâncias.
   Atualmente, pelo menos no Rio de Janeiro, o sistema mais ou menos assim, no Corpo de Bombeiros, que é o caso das ambulâncias de resgate, algumas rodam com médicos a bordo. Mas há aquelas onde o responsável é um SGT TEM, ou seja, um Sargendo Técnico em Emergências Médicas, que nada mais é do que o Paramédico nos países de primeiro mundo.
   Bem, o assunto não se esgota aqui, apesar de haver mais detalhes, creio que isso já pode ser suficiente para esclarecer um pouco a você. Atenciosamente . Fernando Barreiro


940. Importância do líbero na partida de vôlei- 20/03/2004
Gostaria de escrever minha monografia sobre a importância do líbero na partida de vôlei. Gostaria de obter dicas, livros e material. Já agradeço. Liliana Fortes da Silva
Oi Liliana, veja o que retorna para você, o Prof. Rogério Eduardo Tavares Frade(currículo):
   Liliana, infelizmente existe muito pouca informação sobre o líbero, você teria que procurar em algumas bibliotecas de faculdades, monografias já concluídas ou pela internet artigos sobre este assunto. Vá nos sites citados pelo CDOF. Em relação a livros eu desconheço algum que fale sobre líbero; pois é recente.
Boa sorte Prof. Rogério Frade


941. Ministrando aulas de voleibol para 8-16 anos - 20/03/2004
Gostaria de saber quais livros devo ler para ministrar aulas para escolinha de voleibol e tipos de atividades para a escolinha de 8 a 16 anos. Fernanda Franconi Matta
Oi Fernanda, veja a sugestão do Prof. Rogério Eduardo Tavares Frade(currículo):
   Fernanda, vou lhe indicar alguns livros que falam sobre iniciação e treinamento:
1) Voleibol Iniciação Vol. I e Voleibol Iniciação - Vol. II- Y. P. Surov & O.N. Grishin - Sprint;
2) Ensinando Voleibol - João Crisóstomo - Phorte;
3) Voleibol - Aprendizagem e Treinamento um Desafio Constante - Borsari, José Roberto - EPU;
4) Voleibol 1000 Exercícios - Oto Moráiva de Carvalho - Sprint,

Este último irá te ajudar a montar exercícios nas aulas. Um abraço. Prof. Rogério Frade
Obs: clique no nome dos livros para visitá-los na livraria.


942. Coordenação Motora - 20/03/2004
Sou muito interessado pelo tema coordenação motora, pois trabalho com crianças e acho que seja essencial desenvolver este tipo de trabalho com elas, mas não consigo encontrar livros que falem bem desse assunto e que tenham algum tipo de exercício que me dê uma base. Agradeço sua atenção e cooperação. Um abraço. Fábio Antônio Coimbra
Oi Fábio, Prof. Rogério Eduardo Tavares Frade(currículo), retornou, gentilmente, o seguinte:
   Fábio, realmente é um tema interessante; vou sugerir 2 livros que irão te ajudar.
1) Iniciação Esportiva Universal - Pablo Juan Greco - Ed. UFMG -1998. Volumes 1 e 2, estes livros são muito bons pois além de comentarem sobre este assunto eles trazem exercícios, porém você só irá encontrar nas universidades, não existem mais edições nas livrarias.

2) Aprendizagem Motora - Conceitos e Aplicações - Richard, A. Magill.
Um abraço. Prof. Rogério Frade


943. Testes para jogadores de voleibol - 20/03/2004
Quais outros testes diretamente relacionados com os testes de impulsão vertical e horizontal, que podem ser aplicados com jogadores de voleibol com 13,14,15 e 16 anos? Obrigado. Gustavo Sanches Hofer
Oi Sanches, veja a sugestão do Prof. Rogério Eduardo Tavares Frade(currículo):
   Gustavo, existem muitos testes e avaliações que são importantes; vai depender muito do seu objetivo e da equipe para que você possa escolher os testes e avaliações mais adequados a sua necessidade. Vou citar alguns que a literatura e preparadores físicos colocam como os básicos: avaliações de Peso, Altura, Envergadura e Testes de Força abdominal, impulsão vertical e horizontal e um teste aeróbio. No livro ou cd-rom: Testes em Ciências do Esporte - Victor Keihan R. Matsudo, você encontrará vários testes e avaliações e como aplicá-las.
Um abraço Prof. Rogério Frade
CDOF: tais testes podem ser encontrados no livro: A Prática da Avaliação Física - Dr. José Fernandes Filho, ED. Shape.


944. Como e quando pode ser aplicado o voleibol para crianças? - 20/03/2004
- Vanessa vieira branco
Oi vanessa, sua pergunta recebeu a atenção de nosso coordenador de voleibol, o Prof. Rogério Eduardo Tavares Frade(currículo):
   Vanessa, alguns autores divergem quanto a idade ideal para começar a praticar voleibol. Eu acredito que o Voleibol nas idades de 6 a 9 anos deve ser colocado como meio e não como fim; como processo de ensino-aprendizagem ou recreativo e não como especialização e competitivo. O ideal seria a partir dos 10 anos e seria aplicado como qualquer outro esporte, através de seus métodos e metodologias que cada professor deve seguir de acordo com o seu objetivo (competitivo ou não). Para se ter uma alteração na estrutura óssea ou muscular da crinaça teriamos que ter alguma atividade muito brusca, de alto impacto e costantemente.
Um abraço. Prof. Rogério Frade


945. Diminuição da rotação do ombro x musculação - 20/03/2004
Caros, Pratico voleibol desde os 14 anos, atualmente tenho sentido uma diminuição na velocidade de rotação do meu braço, acredito que o causador seja a musculação, existe algum tipo de prevenção ou correção que possa estar revertendo esse quadro? Grato.Everton
Olá Everton, vamos ver o retorno do Prof. Rogério Eduardo Tavares Frade(currículo):
   Everton, primeiramente devemos achar a causa, que pode ser muscular ou não, caso seja a musculação você deverá conversar com seu técnico, professor ou preparador físico para que eles possam te orientar nos exercícios. Pode ser que você tenha que mudar o treino de musculação; como por exemplo deixar de fazer treinamento de Hipertrofia e passar a fazer treinamento de Força ou de Potência separados ou combinados. A prevenção está em adequar o treinamento ao seu objetivo para que os erros sejam minimizados.
Um abraço. Prof. Rogério Frade


946. Métodos de treinamento para desenvolver a capacidade aeróbia - 20/03/2004
Sou estudante de E.F. e tenho que fazer um trabalho sobre dois métodos de treinamento para desenvolver a capacidade aeróbia (como se aplica, histórico,etc). Onde estudo tem uma deficiência desses livros. Gostaria de saber quais as publicações mais indicadas e/ou sites que possam me auxiliar na pesquisa. Desde já agradeço a atenção e parabéns pelo site, ele é um achado para os profissionais de E.F. Cosme dos Santos Souza
Oi Cosme, vamos ver o que responde nosso consultor Prof. Luiz Carlos de Moraes (currículo):
   Olá Cosme! A capacidade aeróbia é uma valência física cuja medida se dá pelo VO² Máximo, (quantidade máxima de oxigênio que o organismo pode consumir durante um minuto). Essa valência pode ser desenvolvida em princípio por atividades de baixa intensidade e longa duração.
   Pesquisas bem conduzidas mostram que uma atividade aeróbia (caminhada, corrida, ciclismo etc.) de 30 minutos, três vezes por semana, durante 24 semanas, a uma intensidade de 60 a 70% prescrita pela fórmula de Karvonen, pode-se obter um ganho de 3,5 a 7 ml/kg/min em qualquer idade. Fórmula de Karvonen: FC ESFORÇO = (FC MAX - FC REPOUSO) x .60 + FC REPOUSO. Onde FC Máxima preferencialmente deve ser a registrada numa teste ergométrico visando máximo esforço; FC Repouso é a aferida pouco
antes da atividade numa situação confortável e .60 é o percentual de intensidade pretendido.
   Um número muito grande de pesquisas está centrado nos exercícios aeróbios e seus maiores benefícios se estendem ao emagrecimento e à melhora do sistema cardiovascular contribuindo para o aumento do VO² Máximo. Fator importante para qualquer pessoa, porque toda atividade funcional exige um mínimo de condicionamento.
   COOPER, (1970), confirmado por ASTRAND, (1970) demonstraram que as pessoas com VO2 Máx. igual ou maior que 42ml/min/kg em princípio não sofrem das doenças crônicas, tendo os índices da pressão arterial nos limites normais.
   Essa valência física pode ser desenvolvida não apenas com atividade de longa duração como se divulgava anteriormente. Ela pode ser parcelada, intervalada ou até mesmo aumentada com outras atividades físicas tais como a musculação. Duas vezes 30 minutos dá o mesmo resultado que uma
hora contínua, (ACSM, 95). Por si só uma hora contínua pode ser um fator de desmotivação. Como você tem dificuldade de literatura, aí vão algumas dicas de artigos na Internet.

Dê uma olhada em:
http://www.jefersonvianna.hpg.ig.com.br/fisiologia_2.html
http://www.saudeemmovimento.com.br/conteudos/conteudo_exibe1.asp?cod_noticia=542
http://www.efdeportes.com/efd68/oxigenio.htm
http://www.noticiasdocorpo.com.br/ano3n011/materia.htm

Veja também:
- Revista: Vida & Saúde Abril-Maio/2003 - Volume:2 - Número:2 - Consumo máximo de oxigênio de fisiculturistas - uma análise comparativa entre métodos de determinação direto e indireto. Salomé B; Silveira MA; Fernandes RMO; Silva SR
- Rev. Bras. Ciência e Movimento - Janeiro-Março/2002 - Volume:10 - Número: 1 - Atividade física habitual e aptidão física relacionada à saúde em adolescentes. - Guedes DP; Guedes JERP; Barbosa DS; Oliveira JÁ
- Rev. Bras. Fisio. Exercício Junho-Setembro/2003 - Volume:2 - Número:2 - Validade e Fidedignidade do Consumo Máximo de Oxigênio Preditopelo Freqüencímetro Polar M52.- Kruel LFM; Coertjens M; Tartaruga LAP; Pusch LC

Espero que a resposta atenda. Um grande abraço

947. Esporte de alto rendimento, quando é prejudicial a saúde? - 20/03/2004
Olá, Estou perto de terminar minha Pós-graduação em Fisiologia do Exercício e gostaria de escrever um artigo sobre "Esporte de alto rendimento, quando é prejudicial a saúde?". Se possivel, gostaria de receber algumas dicas. Um forte abraço. Daniel Feliciano
Oi Daniel, quem retorna para sua pergunta é o Prof. Luiz Carlos de Moraes (currículo), que gentilmente sugere o seguinte:
   Olá Daniel! Esse binômio Esporte de Alto Rendimento x Saúde, hoje em dia pode ser questionado, simplesmente, porque se entende que, de acordo com a O.M.S". Saúde é o Completo Bem Estar Físico Social e Mental e não apenas ausência de doenças.
   O esporte de alto rendimento, além de ser para poucos biologicamente selecionados pela própria natureza, obriga aos seus adeptos a estarem sempre tentando ultrapassar os seus limites físicos, psicológicos e fisiológicos, freqüentemente convivendo com as contusões e as lesões esportivas. Já, o conceito de esporte, pura e simples, tem um enfoque muito amplo podendo inclusive estar voltado para a saúde quando visa o entrosamento entre as pessoas e ou o desenvolvimento das valências físicas funcionais.
   Na minha opinião você deve dar um enfoque mais preciso antes de escolher o tema da sua monografia ou artigo. Dê uma olhada nesse artigo: http://www.cdcc.sc.usp.br/ciencia/artigos/art_22/esportesaude.html

Espero que a resposta atenda. Um grande abraço . Luiz Carlos de Moraes


948. Jogo voleibol por 4 horas, malhar pode me prejudicar ?- 27/03/2004
Olá! Eu tenho 14 anos e pratico vôlei 4 horas por dia. Começar a malhar poderá me prejudicar?
Maycon Christopher
Olá Maycon, vamos ver a participação de nosso coordenador Prof. Rogério Eduardo Tavares Frade(currículo):
   Maycon, depende do seu treinamento e que tipo de exercícios você irá práticar na academia. Agora, o ideal é que dentro do seu treinamento de voleibol (4 horas) esteja incluido o treinamento físico; pois, pode ocorrer um over-training (excesso de treinamento). Procure seu professor ou preparador físico para te orientar nos exercícios.
Um abraço.


949. A iniciação aos 7, não estaria limitando a vivência da criança?- 27/03/2004
Sou estudante de Educação Física e tenho uma dúvida sobre a iniciação de base. Estava fazendo um trabalho, sobre o desenvolvimento de crianças e adolescentes, e vejo que eles sempre falam muito em deixar que a criança tenha o máximo possível de experiências motoras para no futuro ela poder se adaptar e escolher sua área, e que neste caso não seria indicado um treinamento específico, pois limitaria suas vivências. Eu fiz uma visita ao centro do Rexona, e vi que a iniciação de base tem início por volta dos 7 anos. Essa iniciação como qualquer outra, não estaria limitando a vivência da criança? Obrigada.Tatiana
Oi Tatiana, vamos ver a opinião de nosso Coordenador de voleibol Prof. Rogério Eduardo Tavares Frade(currículo):
   Tatiana, você está correta quanto a isso. Não devemos limitar (especializar) muito cedo. O ideal é que se inicie por volta dos 10 -12 anos. É o momento adequado para o ensino de novas habilidades motoras, pois é um momento de restruturação motora do corpo. Outro fator é o desenvolvimento social que mostra indivíduos mais propensos a aceitar atividades que requeiram sociabilização, pois a fase da individualidades está terminando, e o voleibol é um esporte extremamente coletivo. Um abraço


950. Preparação física na véspera do jogo e período de descanso - 27/03/2004
Minhas atletas Juniores femininas, dos 16 aos 18 anos, 2 anos de experiência em treino de força até hoje (8/12/03), fizeram 1 mês de RML e um mês estão a iniciar um novo ciclo de um mês de hipertrofia. Em meados de janeiro a minha equipa tem um fim de semana concentrado de jogos importantes e elas têm que estar fisicamente bem. Até Maio irá ser quase sempre assim, ou seja, 2/3 semanas com jogos acessíveis e um fim-de-semana complicado..que devo fazer nestas fases? Reduzir o volume e a intensidade na véspera do jogo e nas semanas de "descanso" aumentar a instensidade para treinos de força máxima? Ricardo Teixeira
Oi Ricardo, vamos ver o que nos retorna o Prof. Rogério Eduardo Tavares Frade(currículo):
   Ricardo, você deve fazer o contrário. Nos dias que antecedem os jogos aumente o VOLUME, muito coletivo, situações reais de jogo, etc... e diminuir a INTENSIDADE para previnir lesões; nas semanas de "descanso" (caso seja só treino) ai sim, aumente a intensidade e diminua o volume. Lembrando que você deve respeitar os intervalos e descansos para evitar over training, lesões e queda de rendimento. Outra coisa, nos dias de descanso ou folga, as atletas devem ter repouso absoluto, dormir bem e ótima alimentação (pode até suplementar com vitaminas e proteínas) para não ter queda na performance nos jogos. Boa sorte e um abraço.


951. Métodos de ensino e sistemas táticos para cada categoria - 27/03/2004
Gostaria de saber as diversas formas de separação que podem ser feitas por categoria no voleibol, objetivo de cada categoria, ex: pré mirim, manchete, com joelhos flexionados, mirim, manchetes joelhos flexionados, posição de mão e direcionamento, e assim por adiante até o juvenil, mas a minha dúvida é como determinar objetivos e quais sistemas táticos devem ser realizados. Márcio
Oi Márcio, vamos ver o que nos responde o Prof. Rogério Eduardo Tavares Frade(currículo):
   Marcio, esses tipos de separação podem ser encontradas nos livros abaixo. Eles mostram bons métodos de ensino em cada categoria:
- Voleibol Iniciação Vol. I e II - Y. P. Surov & O.N. Grishin - Sprint;
- Ensinando Voleibol - João Crisóstomo - Phorte;
- Voleibol - Aprendizagem e Treinamento um Desafio Constante - Borsari, José Roberto - EPU.
   Os objetivos devem ser traçados pelo professor ou técnico dependendo do objetivo a ser alcançado. Exemplo: Campeonatos, Torneios, Treinamento, Aperfeiçoamento ou simplesmente aprender a jogar.
   Os sistemas táticos em geral são usados assim: Pré-Mirim: 6x0; Mirim: 4x2;Infantil: 4x2 ou 5x1;Infanto-Juvenil: 5x1;Juvenil: 5x1; Adulto: 5x1;
OBS: Podendo variar de acordo com o Campeonato, região ou ainda nível da equipe. Um abraço


952. Ficha de escalte - 27/03/2004
Preciso de informações sobre ficha de escalte. Obrigado e fico no aguardo de uma resposta. Alessandra
Oi Alessandra, vamos ver a resposta do Prof. Rogério Eduardo Tavares Frade(currículo):
   Alessandra, você terá que buscar essas informações no site da Super Liga Nacional (www.cbv.com.br/cbv/index.asp), lá você terá modelo de escaltes e estatísticas dos jogos e como são feitas; ou com algum professor ou técnico que tenha conhecimento sobre estatística e escaltes de jogo.
Um abraço.
Contribuição da consultora Profa. Esp. Vanessa de Souza Seracinskis(currículo) :
   Há cursos desenvolvidos por entidades sérias que trabalham com o voleibol de nível nacional e internacional em São Paulo. Entre em contato com a SC Consultoria que é a responsável pela estatística da Confederação Brasileira de Voleibol.


953. Alongamento antes do voleibol é importante?- 27/03/2004
Gostaria de saber se o alongamento com antecedência no voleibol é importante e o porquê? Caroline Silveira
Oi Caroline, veja o que nos retorna o Prof. Rogério Eduardo Tavares Frade(currículo):
   Caroline, é muito importante pois ele previne o atleta de lesões que possam ocorrer durante o treino ou jogo. O alongamento eleva a temperatura corporal, eleva o batimento cardíaco, aumenta a amplitude de movimento, prepara os músculos, tendões e articulações para os exercícios, etc...
Um abraço
Leia mais:
Objetivos do Alongamento

954. Como avaliar força no voleibol ?- 27/03/2004
Estou a trabalhar para a elaboração de uma monografia sobre a força muscular dos membros inferiores, membros superiores e tronco de jogadoras de Voleibol, e gostaria de saber quais os melhores testes de avaliação para aplicar. Sem mais agradeço resposta. Micael Guimarães
Oi Micael, veja o que responde o Prof. Rogério Eduardo Tavares Frade(currículo):
   Micael, no livro ou cd-room: Testes em Ciências do Esporte - Victor Keihan R. Matsudo, você encontrará vários testes e avaliações e como aplicá-las. Inclusive teste de força muscular de membros inferiores e superiores. Exemplo de alguns testes: impulsão vertical e horizontal de membros inferiores, teste de estático de barra e de preensão manual para membros superiores, etc.

955. Fundamentos do voleibol - 27/03/2004
Gostaria desaber os fundamentos do voleibol? Tallita Kessy
Oi Tallita, vamos ver o que nos sugere o Prof. Rogério Eduardo Tavares Frade(currículo):
  Tallita, alguns autores divergem quanto aos fundamentos. Eu, sempre me refiro a eles assim:
· saque (por cima, por baixo ou viagem),
· recepção (manchete ou toque),
· levantamento (toque por cima),
· ataque (cortada),
· bloqueio e
· defesa.
Um abraço.

956. Indicações e as contra-indicações do uso de aparelhos fixos - 27/03/2004
Quais as indicaçoes e as contra-indicações do uso de aparelhos fixos? Andrey Rodrigo Gomes Monteiro
Oi Andrey, vamos ver o que nos retorna nosso coordenador de odontologia Prof. Ms. Werner Harumiti Shintaku (curriculo):
   O tratamento ortodôntico deve ser baseado na avaliação clínica e na documentação ortodôntica (exames radiográficos: panorâmica, periapicais e telerradiografia com traçado cefalométrico de acordo com a linha de trabalho que o profissional executa; modelos de estudo com análise de modelos e fotografias de frente e perfil). A partir da avaliação e das expectativas do paciente, podemos fazer o planejamento.

INDICAÇÕES:
- Se considerarmos que o paciente necessita movimentação dental e o problema não está em diferença significativa entre as bases ósseas que não possa ser compensada com inclinações dentais, então está indicado o uso da aparelhagem fixa (braquetes).
- O aparelho fixo pode ser usado tanto em adultos como em crianças, inclusive em alguns casos na dentição decídua.
- O aparelho fixo permite um maior controle na dinâmica do tratamento, já que o paciente não pode removê-lo com facilidade, não interrompendo a movimentação com freqüência.
- Existem outros tipos de aparatos ortodônticos que são fixados aos dentes do paciente através de bandas. Alguns exemplos: aparelhos para expansão da maxila (indicados para indivíduos em fase de crescimento); aparelho para expansão/vestibularização dos dentes posteriores superiores (quadri-hélice); arco lingual de Nance (utilizado para manter o perímetro do arco inferior durante fase de crescimento).
- Muitas vezes, o aparelho fixo é utilizado para o preparo de boca previamente ao tratamento cirúrgico ortognático e após a cirurgia para finalizar o ajuste oclusal.
- O aparelho fixo pode ser utilizado para pequenos movimentos dentais para preparo pré-protético; alguns exemplos: aumento de coroa clinica, inclinação dental, giroversao, melhor distribuição de espaços intercalares.
- Problemas periodontais, que tem como fator perpetuante o mau posicionamento dental, podem ser melhor tratados após o nivelamento dos arcos.

* Em alguns casos e necessário o uso associado de aparelhos fixos e móveis, por exemplo: placa desoclusora (móvel), em casos de overbite acentuado, e arco de nivelamento (fixo).

CONTRA-INDICAÇÕES:
- E importante observar que "o caminho do dente e o osso", ou seja, o movimento dental só pode ser efetuado quando houver estrutura óssea adequada. Perda óssea acentuada pode ser uma contra-indicação.
- Má higiene bucal e falta de colaboração por parte do paciente com relação aos cuidados com o aparelho, assim como a freqüência ao consultório, podem ser fatores que influenciam no tratamento ortodôntico, não apenas com aparelhos fixos.
- Pacientes que apresentam resposta celular debilitada (devido ao sistema auto-imune, doenças de base, problemas locais) podem ter o tratamento contra-indicado ou a dinâmica deve ser alterada a fim de permitir uma atividade celular adequada.


957. Lei sobre o uso de piscina em escola pública- 28/03/2004
Gostaria de saber se você conhece alguma lei sobre o uso de piscina em escola pública ou particular, se tem normas para o uso da piscina relacionado a guarda-vida ou similar? Geraldo Silva Rodrigues
Oi Geraldo, veja o retorno do o Prof. Fernando Barreiro (currículo):
   Seja o local que for, as piscinas são regulamentadas e supervisionadas pelo Corpo de Bombeiros, que inclusive é quem ministra o curso de Guardião de Piscina. Nenhuma piscina, acima de uma metragem que agora não lembro qual é, pode funcionar sem um Guardião devidamente registrado, tendo inclusive a exigência de material obrigatório, tipo cilindro de oxigênio, ambú, máscara, cânulas oro-faríngeas, etc...
Atenciosamente. Fernando Barreiro

958. Convulsão de epilepsia durante a aula - 28/03/2004
Gostaria de saber como devemos agir com epiléticos e com seus ataques durante uma aula? E como devemos agir com o resto da turma que se sente lesada de ter alguém assim por perto? Corina
Oi Corina, vamos ver o que nos orienta o Prof. Fernando Barreiro (currículo):
   Primeiro: não é "ataque" e sim convulsão.
   Segundo: o epilético pode realizar atividade física normalmente, desde que liberado pelo seu médico.
   Terceiro: a crise convulsiva tem duas fases. A primeira, chamada de Tônico-clônica (ou agitação), dura de 40" a 1' e você tem apenas que conter a cabeça da vítima para evitar outros traumas. Na segunda fase, chamada de "relaxamento", onde a vítima geralmente encontra-se em decúbito dorsal, para evitar queda da língua no oro-faringe e a bronco-aspiraçào das secreções, é só lateralizar a vítima em bloco.
   Ao acordar, converse com ela.
   Em relação aos alunos, eles têm que entender que o epilético é uma pessoa normal, apenas sofre crises ocasionais, mas que isso não é contagioso. Explique que a discriminação é preconceito e isso é crime.
Atenciosamente. Fernando Barreiro

 

 

|::::  Cooperativa do Fitness - Todos os direitos reservados - BH - MG - Na internet desde 05/12/1999 ::::|