A democratização
                  do acesso à educação impõe a colaboração recíproca entre governos,
                  instituições formadoras, entidades responsáveis pelo exercício
                  profissional e sociedade em geral, objetivando intervir positivamente
                  para o sucesso do ensino-aprendizagem, condição fundamental
                  para qualificar a educação. 
                O sistema CONFEF/CREFs,
                  ciente da sua responsabilidade social e cuprindo a sua missão
                  de zelar para que a cultura da prática de atividades físicas
                  seja oferecida à sociedade brasileira com qualidade e segurança,
                  elegeu os anos de 2009 e 2010 como BIÊNIO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
                  ESCOLAR. No decorrer desse período, o CONFEF e os CREFS atuarão
                  no sentido de reafirmar o compromisso com a consolidação de
                  uma Educação Física Escolar de qualidade nas escolas de todo
                  o país, associando-se ao Ministério da Educação no sentido
                  de valorizar a Educação Física Escolar e os profissionais que
                  nela atuam, convergindo na compreensão de que as mudanças não
                  se efetivam sem que os dirigentes, profissionais e sociedade
                  se envolvam para aprimorar o presente e construir o futuro
                  de forma cooperativa.
                O
                    que é Educação Física Escolar?
É                    o
                      componente curricular da educação básica
                      caracterizada pelo ensino de conceitos, princípios,
                      valores, atitudes e conhecimentos sobre o movimento humano
                      na sua complexidade, nas dimensões biodinâmica,
                    comportamental e sócio-cultural.
                    
                    Quais os princípios da Educação Física
                    Escolar?
                    Os principios e valores que devem fundamentar a Educação
                    Física Escolar são: Universalização,
                    inclusão,
                    diversidade, individualidade e cidadania. O compromisso com
                    a associativismo, a solidariedade, a tolerância e o respeito
                    pelo outro são aspectos valorizados na formação dos estudantes
                    e devem ser repassados, por meio de uma educação física bem
                    orientada, alicerçada na qulaidade técnica, na ética e no
                    compromisso social dos docentes, assim como no envolvimento
                    da comunidade escolar.
                Qual é o objetivo da Educação
                  Física Escolar?
                  Seu objetivo é contribuir na formação
                  geral dos estudantes, através do desenvolvimento de
                  cultura das capacidades motoras, cognitivas, afetivas e sociais
                  , visando à aquisição do hábito
                  da prática regular de atividades físicas como
                  componente fundamental da educação para uma vida
                  saudável.
                A
                    educação Física Escolar é obrigatória?
                Sim. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional(LDB) em
                seu artigo 26, parágrafo 3º, dispõe que "A Educação Física, integrada
                à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório
                da Educação Básica, ajustando-se as faixas etárias e às condições
                da população escolar".
                Quais
                    os conteúdos de
                  ensino da Educação Física Escolar?
                Exercícios fíisocs, atiavidades rítmicas
                e expressivas, ginástica
                atividades esportivas, jogos, danças, lutas e olimpismo
                compõem
                os conteúdos da Educação Física Escolar.
                Cada um desses conteúdos de natureza teórica-prática,
                pode e deve ser decomposto em ações motoras diversas
                (andar, correr, girar, saltar, arremessar, cair e se elevar...)que
                devem ser trabalhadas em diferentes intensidades, direções, ritmos,
                velocidades e significados. Um bom planejamento deve estruturar
                os ensino-aprendizagem desses conteúdos de forma progressiva,
                considerando os objetivos desse componente curricular, os diferentes
                niveis de escolaridade e as expectativas dos alunos.
                O
                    esporte é conteúdo de ensino
                  da Educação Física Escolar?
                Sim. O esporte deve ser oferecido no sistema d eensino como atividade
                inerente ao componente curricular Educação Física
                inserido no projeto pedagógico da escola. A sua prática
                deve evitar a hipercompetitividade dos alunos e priorizar o seu
                desenvolvimetno integral, incluindo a sua formação para a cidadania
                e lazer. O esporte e os demais conteúdos devem ser orientados
                para promover o estilo de vida ativo, para o lazer e a fruição,
                fazendo com que hábitos e atitudes que são próprias do esporte
                sejam utilizados com fatores de bem-estar, de paz, de cooperação
                e de exercício da ética.
                Qual
                    o número de aulas recomendado para Educação Física
                    Escolar?
                    Os princípios científicos que explicam o crescimento
                    e o desenvolvimetno humano indicam a necessidade de que a
                    prática
                    da atividade física ocorra de forma regular e progressiva
                    respeitando a individualidade biológica do praticante.
                    Dessa forma, é preciso assegurar que as aulas de Educação
                    Física
                    Escolar cumpram esses princípios e garantam uma frequência
                    mínima de três aulas semanais.
                    
                O
                    Estado tem responsabilidade no fomento da Educação
                    Física Escolar?
                    Os Governos federal, estaduais e municipais precisam o mais
                    urgente possível destacar o valor da Educação
                    Física Escolar para a poppulação brasileira,
                    o que deverá se traduzir em: Estratégias de
                    intervenções decorrentes
                    de políticas públicas no campo da educação;
                    na realização de programas, de campanhas efetivas, da promoção
                    das atiavidades físicas em todas as idades; das adaptações
                    necessárias à legislação educacional vigente, para que a
                    infância e a juventude brasileira sejam beneficiadas com
                    uma Educação Física Escolar ministrada
                    por profissionais da área; da valorização da atuação docente,
                    abrindo concurso público e oportunidades de trabalhos, além
                  de promover programas permanentes de capacitação.
                Qual
                    a base legal da formação de professores de
                    Educação
                    Física?
                    O Conselho Nacional de Educação (CNE) editou as Resoluções
                    CNE/CP nº 1/2002, de 18 de fevereiro de 2002, e CNE/CP nº
                    2/2002, de 19 de fevereiro de 2002, que fundamentam e insittuem
                    diretrizes curriculates que fundamtnam e instituem Diretrizes
                    Curriculares Nacionais para a Formação de Professores
                    da Educação Básica, em nívels superior, curso de licenciatura,
                    de graduação plena. Essas resoluções tiveram por base o Parecer
                CNE/CP nº 009/2001, de 8 de maio de 2001.
                Como
                    proporcionar uma Educação Física de
                    qualidade?
                    Por meio do desenovlvimetno de políticas educacionais
                    que compreendam a Educação Física como
                    um direito de todas as crianças e jovens a uma educação
                    de qulaidade. Essas políticas devem considerar a necessidade
                    de que a Educação Fisica seja orientada, em
                    todos os níveis
                    escolares, por Profissionais de Educação Física
                    qualificados e remunerados dignamente.
                    É necessário também que as atividades propostas se realizem
                    em ambiente físico adequado, com equipamentos de qualidade
                    e em quantidade suficiente para atender a todos. Importa,
                    ainda, que os projetos pedagógicos das escolas valorizem
                     e promovam atividades de Educação Física com ênfase na educação,
                    na saúde e na integração comunitária.