Home |CDOF Responde | Cadastro de Usuários | Cadastro de Consultores|


 

Sex, 25/1/13 17:01

Exercício Explosivo
AMERICAN COLLEGE OF SPORT MEDICINE - CURRENT COMMENT
JULY - 1999

Tradução: Erica Fernanda do Nascimento Martinez*
   
    Exercício explosivo pode ser definido como movimentos em que a taxa de desenvolvimento de força (TDF) é máxima ou próxima ao máximo para um determinado tipo de ação do músculo (ex: isométrico, centralizado, descentralizado).
    O pico TDF tem uma forte associação com a habilidade de acelerar uma massa. O exercício explosivo pode ser feito de formas isométrica ou dinâmica, contudo, movimentos dinâmicos podem apresentar picos de TDF mais altos do que exercícios isométricos. À medida que a resistência usada em exercícios dinâmicos diminui, o TDF aumenta resultando em uma relação inversa entre a produção de pico de força e o TDF. Dessa forma, uma seqüência contínua de exercícios explosivos pode ser conceitualizada variando de movimentos isométricos e movimentos lentos de força elevada (pesos muito pesados) à movimentos muito rápidos realizados com pesos relativamente leves.
    Dependendo da resistência usada, um TDF de pico alto, alta aceleração e força de aceleração podem ser alcançadas no mesmo movimento. Exercícios explosivos em que todos os três parâmetros (TDF, aceleração e força) estão no máximo ou próximo do máximo podem ser definidos como exercícios de "força de velocidade" e podem ser pliométricos ou balísticos por natureza.

Treinamento de Exercício Explosivo

    É evidente na prática de exercícios diários e, especialmente, durante muitas atividades atléticas que uma alta taxa de força máxima, TDF, força e velocidade são necessários para a execução de vários movimentos. Além disso, a ordem nesses parâmetros pode ser necessária para a finalização bem sucedida de vários exercícios.
    Não há muita certeza de que, em exercícios atléticos e diários, o esforço máximo ou próximo ao máximo sejam necessários, o que depende dos altos níveis de força, TDF e energia. Evidências consideráveis sugerem que, treinamento periódico com exercícios de força de velocidade seja necessário para aumentar de forma máxima o TDF, força e velocidade. Exercícios explosivos, particularmente exercícios de força de velocidade, são freqüentemente usados no treinamento de atletas muito fortes, mas podem ser úteis no treinamento da população que não é atleta. A eficácia da adaptação resulta de treinamento com esses exercícios, dependendo da variedade dos fatores incluindo a execução dos tipos dos exercícios, condição de velocidade e a situação de treinamento dos participantes. Pessoas não treinadas reagem ao treinamento de peso pesado com uma mudança em toda a curva de força de velocidade para cima e para a direita.
    Em pessoas já treinadas, evidências indicam que o treinamento de alta força ou velocidade é necessário para alterações contínuas na porção de alta velocidade da curva de força de velocidade.
    Treinamento isométrico com um alto TDF pode aumentar a taxa de produção de força e velocidade de movimento, enquanto treinamento de peso pesado primeiramente aumenta as medidas de força máxima. Além do mais, o treinamento de exercício explosivo de alta potência aparece para aumentar uma grande variedade de desempenho atlético para uma maior extensão do que o treinamento de peso pesado tradicional, particularmente se houver um nível inicial alto razoável de força máxima.
    Informações ____ e longitudinal sugerem que, para aumentar a resistência, TDF, força e velocidade de movimento, uma combinação de exercícios explosivos pesados e leves resultam em resultados superiores. Além do mais, evidências sugerem isso para aumentar a força.


_________________________________________________________________________________________
* aluna do 3º ano do curso de Tradução e Interpretação da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos.


::. Seja você também um voluntário para traduzir os artigos do ACSM. Fale conosco !
 

|::::  Cooperativa do Fitness - Todos os direitos reservados - BH - MG - Na internet desde 05/12/1999 ::::|