Home |CDOF Responde | Cadastro de Usuários | Cadastro de Consultores|


 

Dom, 27/1/13 22:22

Condicionamento de pré-temporada para atletas jovens

NOME DA INSTITUIÇÃO: Universidade Católica de Santos
NOMES COMPLETOS DOS ACADÊMICOS: Carolina Siqueira e Thamires Barbosa Vieira
ENDEREÇOS DE EMAIL:caca.siqueira@hotmail.com e thamyway@hotmail.com
TELEFONES PARA CONTATO:(13) 9732 - 4103 e (13) 7850 - 3206
Endereço do link traduzido:http://www.acsm.org/AM/Template.cfm?Section=Current_Comments1...
Data de Publicação:
04/07/2011

   Durante as últimas décadas, o número de programas esportivos recreativos e competitivos para crianças e adolescentes tem crescido drasticamente. Há mais oportunidades para meninas participarem de esportes, e em algumas comunidades, crianças de seis anos podem ingressar em times organizados e competições. Com treinamento qualificado e instruções apropriadas para a idade, os programas esportivos podem proporcionar uma oportunidade de melhorar o condicionamento físico dos jovens atletas, aumentar a auto-estima, adquirir habilidades de liderança e se divertir. Entretanto, existe a possibilidade de doenças ou lesões caso as crianças sejam inaptas e mal preparadas para lidarem com as exigências dos esportes escolhidos.
   Apenas metade da população jovem com idades entre 12 e 21 anos participa regularmente de atividades físicas, e a presença diária em aulas de educação física está, infelizmente, diminuindo. Além disso, atividades sedentárias como assistir televisão e navegar na internet, continuam ocupando uma quantidade de tempo significativa durante a infância e a adolescência. Em muitos casos, o sistema locomotor de crianças e adolescentes que entram em programas esportivos, pode não estar preparado para lidar com a duração e a intensidade da força exigida na prática de jogos. Calçados inadequados, quadras precárias, má nutrição e desequilíbrios musculares são reconhecidos como fatores de risco para lesões esportivas; o nível de prática de atividades físicas também deve ser considerado.
   A participação do jovem no esporte não deve iniciar-se em uma competição, mas sim desenvolver-se em seu condicionamento, incluindo preparação aeróbica, força e treinamento de flexibilidade.
Pelo fato de ambiciosos jovens atletas serem forçados a treinar cada vez mais em busca de sobressaírem-se no esporte, é recomendável a participação de crianças e adolescentes em pelo menos 6 a 8 semanas de condicionamento pré-temporada dos jogos. O exame médico prévio à participação talvez possa ser uma oportunidade para identificar fatores de riscos corrigíveis, como baixa flexibilidade e mau condicionamento físico. Se necessário, médicos, formadores de atletas e treinadores jovens qualificados devem prescrever um condicionamento para a pré-temporada e fornecer aos atletas informações como: freqüência, intensidade e duração dos treinos. Compartilhar essa informação com os pais dos atletas pode ser útil, pois eles podem reforçar em casa a importância da preparação física.
   Embora treinos clínicos adicionais sejam necessários para determinar o condicionamento pré-temporada mais eficaz para crianças e adolescentes, a combinação de exercícios de força, aeróbicos e de flexibilidade realizados duas ou três vezes por semana em dias aleatórios parece uma frequência razoável.
Na preparação de jovens atletas para se envolverem com esportes, é importante incluir exercícios de várias naturezas que exigem equilíbrio, estabilidade e coordenação. Além disso, devido ao potencial de lesões na parte inferior das costas, exercícios de força para a musculatura da medula (parte inferior das costas e abdômen) devem ser realizados como parte das medidas de saúde preventiva. Com o passar do tempo, o programa de condicionamento deve ser modificado a fim de aumentar os ganhos em condições físicas e excesso de treino prévio.
   Além de conhecer as regras do jogo, jovens atletas precisam estar em forma para obter um bom desempenho nas competições. Apesar de alguns atletas estarem dispostos a se manter em boa forma, pais e treinadores deveriam perceber que é difícil para crianças e adolescentes obter ganhos reais no condicionamento físico (por exemplo, crescimento de massa muscular) sem poder participar na elaboração do programa de condicionamento. Em alguns casos, é necessário que crianças e adolescentes reduzam o tempo que passam praticando suas habilidades esportivas específicas para ganhar mais tempo nos treinos. Exercícios de condicionamento para pré-temporada não deveriam ser adicionados a dieta de exercícios de uma criança, mas sim incorporados em dietas planejadas.
   Em síntese, enquanto houver mecanismos a fim de reduzir lesões causadas por esportes, atingir a aptidão física deveria ser um pré-requisito para participação de jovens nos esportes. Programas de condicionamento para pré-temporada adequados às necessidades e habilidades de jovens atletas poderiam oferecer um fator de proteção aumentando a força, a integridade do sistema locomotor e o desenvolvimento de um conjunto de boas condições físicas. Ao focar nas habilidades esportivas específicas, ao invés de habilidades físicas gerais, pode-se não só limitar a capacidade dos atletas de obter êxito fora do espectro físico, como também causar estresse e lesões. Assim como profissionais da saúde, treinadores, professores e pais, todos nós apoiamos a responsabilidade compartilhada de assegurar que atletas jovens ambiciosos sejam preparados para a exigência de treinamento de esporte e competições.

PARCERIA DE TRADUÇÕES:

::. Seja você também um voluntário para traduzir os artigos do ACSM. Fale conosco !

 

|::::  Cooperativa do Fitness - Todos os direitos reservados - BH - MG - Na internet desde 05/12/1999 ::::|