Home |CDOF Responde | Cadastro de Usuários | Cadastro de Consultores|


 

Seg, 1/12/08 23:13

Kempo

O que é Kempo?

O Kempo foi desenvolvido a partir da arte de outras lutas e transformado em algo superior , elevado , iluminado. O treinamento basea-se na adaptação ao equilíbrio e na harmonia de todas as coisas - buscando lutar contra seu próprio ego, dando ênfase no equilíbrio total da mente , corpo e espírito.

O Shorinji Kempo é um método de defesa pessoal bastante eficiente, porém, a essência do Shorinji Kempo vai muito além da defesa pessoal pura e simplesmente.

O Shorinji Kempo tem por objetivo desenvolver pessoas que irão ajudar às outras. As qualidades que ajudarão o indivíduo a fazer isso com todo o seu coração são bravura, motivação, inteligência e o senso de justiça. E é por isso que o Shorinji Kempo foi desenvolvido, para ajudar aos praticantes a desenvolverem estas qualidades dentro de si. A essência do Shorinji Kempo é viver com toda a energia, bravura, inteligência e todas as boas qualidades que nós possuímos para ajudar a construir uma sociedade que valorize a todos os seus membros igualmente. O Shorinji Kempo não deve ser usado para mostrar força ou para brigar com outros sem motivo algum. Mesmo se o praticante for forçado a usar o Shorinji Kempo em uma situação de defesa pessoal, é absolutamente proibido que ele ataque primeiro. O Shorinji Kempo é uma arte marcial praticada para a defesa e não para o ataque.

Apesar de tudo, o Kempo ainda é considerado uma das formas mais agressivas de artes marciais existentes. É consistida de golpes tanto para braços como pernas, chaves, derrubadas, e ensinamentos de pontos vitais no corpo humano.

Histórico

Kempo significa "lei do soco" . É uma arte marcial orginária da china onde os participantes não usam qualquer arma. O Kempo é considerado a arte marcial mais eclética de todos os tempos tendo seu início a mais de 500 anos antes de cristo, ditos pelos chineses e outros dizem que se originou na índia a mais de 5000 anos atrás .

De acordo com o Kempo indiano, muitas das técnicas básicas são ainda hoje observadas, mas a forma presente difere da técnica Indiana original. Na Índia, há aproximadamente 5 mil anos atrás, existiu uma forma bastante primitiva de Kempo. Por volta da criação do Budismo, o Kempo indiano já havia sido organizado e formulado dentro de uma padronizada. Diz a tradição do Kempo antigo que Buddha, que praticou o Kempo, ficou tão impressionado com o Kempo como um método eficiente de unificação do corpo e da mente que o Kempo foi incorporado ao Budismo. Seu desenvolvimento posterior, contudo, foi completamente independente.

Ainda que o Budismo tenha sido transmitido à China provavelmente durante a Dinastia Han (25 - 200 D.C.), de acordo com os indianos, o Kempo só entrou naquele país muitos anos mais tarde. Mas a forma de Budismo que entrou na China naquele tempo era muito diferente da forma Indiana original. Ela havia sido transformada pela assimilação de vários elementos de outras culturas estrangeiras. O Budismo que havia criado raízes na China enfatizava a salvação através da fé e fazia especulações metafísicas.

O patriarca tradicional do Budismo, Daruma (Boddhidharma), partindo contra a perda da fé verdadeira que havia ocorrido na China, tentou transmitir os verdadeiros ensinamentos de Buddha àquele país, no primitivo século VI.

Diz a tradição que Daruma caminhou da Índia até a corte do rei Lang Wu Ti, um conhecido patrono do Budismo. Mas, uma vez que o Budismo de Wu Ti era salvacionista, ele não entendia Boddhidharma, que pregava a meditação e a compreensão intuitiva.Expulso do reinado de Liang, contudo, Boddhidharma viajou até a região onde hoje é a província de Honan e fixou residência no templo Shorinji (Shaolin-ssu, em chinês).

O budismo ensinado naquele monastério veio eventualmente a ser conhecido como C'han, ou Zen, na interpretação japonesa. O Kempo praticado no templo Shorinji era originalmente guardado como um segredo rígido e era somente ensinado àqueles que juntavam-se ao clero Budista, pois o Kempo era considerado inseparável da filosofia Zen. Tempos mais tarde o templo foi destruído e os monges sobreviventes espalharam-se pelo país, levando consigo o conhecimento que haviam adquirido. A partir daí o Kempo passou a ser utilizado como um meio de defesa do povo, que era constantemente oprimido.

Kempo Moderno

A História do Shorinji Kempo O Shorinji Kempo moderno é o trabalho de Doshin So, que antes da segunda grande guerra, serviu ao exército de ocupação japonês na Manchúria.O Kaiso foi para a China em 1928, na idade de 18 anos, e lá viveu por 17 anos. Durante sua estada naquele país ele aprendeu as artes marciais chinesas com mestres de várias escolas, que foram para a clandestinidade após a rebelião Boxer . Após muita prática ele sucedeu Wen'tau Tsung, o 20omestre do Shorinji Giwamonken do Norte, como o 21o mestre da linha. No dia 9 de agosto de 1945, Kaiso estava no leste da Manchuria,na vila Chinesa de Anyang, quando o exército Russo atravessou a fronteira e invadiu a China.

Durante o ano seguinte, ele viveu na Manchuria, sob a ocupação do exército russo. Lá ele experimentou a miséria e o sofrimento da derrota em uma terra estrangeira, onde os interesses das nações tinham prioridade sobre os clamores de ideologia, religião e moral.

Em meio a esta realidade, o Kaiso aprendeu uma lição que modelou os princípios do Shorinji Kempo. Ele percebeu que não eram as diferenças religiosas, nem as diferenças ideológicas e nem as diferenças políticas entre as nações, que determinavam o curso dos eventos na história, mas sim o caráter e a maneira de pensar das pessoas envolvidas. Expressando seus pensamentos em palavras ele disse: "A pessoa, a pessoa! Tudo depende da qualidade da pessoa! Se o curso dos eventos humanos depende inteiramente das ações das pessoas, então, no intuito de estabelecer a paz que todos nós almejamos, o único caminho é desenvolver tantas pessoas quanto possível que tenham misericórdia, coragem e senso de justiça."

Em junho de 1946, o Kaiso retornou finalmente ao seu amado Japão, mas, apesar de ter sonhado com o momento do seu regresso à sua terra natal, o que ele encontrou quando retornou não parecia nem um pouco com seus sonhos. Em meio ao caos que se seguiu à derrota na guerra, ele viu um mundo em que as pessoas haviam esquecido a moralidade e a compaixão, que eram aspectos marcantes de suas memórias do Japão. O país havia se transformado em um lugar onde cada indivíduo lutava para seu próprio ganho e ignorava o sofrimento dos outros. A maioria da juventude do país havia esquecido ou desistido dos seus sonhos e esperanças para o futuro, e tentava esconder-se em um mundo de prazeres e gratificações instantâneas. Era um mundo em que as pessoas haviam se esquecido de considerar e de ajudar aos outros, um mundo em que o futuro garantia ameaças e não promessas para os jovens. O Kaiso determinou-se a fazer o que fosse possível para reconstruir os fundamentos de seu país. Em suas próprias palavras: "Pela restauração do meu país eu devotarei a metade restante de minha vida, treinando jovens com coragem, força, misericórdia e senso de justiça."
Na cidade de Tadotsu, na província de Kagawa ele fundou um dojo, um local de treinamento onde ele começou a ensinar as pessoas a como viver e expressar todo o seu potencial, baseado na filosofia ensinada por Buddha. O Kaiso não instruiu as pessoas apenas na prática do Kempo, mas também, ele aproveitou as oportunidades que a prática proporcionava e a sua capacidade de transmitir o conhecimento para ensinar às pessoas um caminho de auto-defesa baseado nos pensamentos de Buddha, que visam o desenvolvimento através do auto-questionamento. Dessa maneira ele criou uma forma de ensinar as pessoas a estabelecer confiança mútua e cooperação, para que pudesse ser criada uma sociedade próspera e pacífica, onde uma vez existiu a guerra, a fome e a lei do mais forte.

Kempo para crianças

As crianças têm um papel muito importante nas artes marciais. É ensinando as crianças que no futuro obteremos grandes professores e líderes no Kempo. Elas escolhem o kempo como uma atividade esportiva ou até mesmo para aprender a auto-defesa.

Com as aulas elas aprendem acima de tudo o respeito por eles mesmos e pelos outros tanto durate como no dia-a-dia fora da aula. Os pais geralmente se sentem seguros quanto a disciplina e bom caráter desenvolvido pelo treinamento do método. A segurança é algo de grande preocupação nas aulas .

As aulas geralmente têm a duração de 1 hora e as crianças podem praticar 2x por semana. O conteúdo geralmente é : alongamentos, golpes com chutes e socos além da auto-defesa.

Qualidades enfatizadas são: disciplina, boas maneiras e auto-confiança onde elas podem também praticar em qualquer lugar que por ventura estiverem.

 

 

|::::  Cooperativa do Fitness - Todos os direitos reservados - BH - MG - Na internet desde 05/12/1999 ::::|