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Qua, 10/12/08 19:44

BIBLIOTECA DE AULAS PRÁTICAS E PLANOS DE AULA

Jogo de Salão- Piscar - 30/04/01

Objetivo: Sociabilização
Duração: Indeterminado
Material: várias cadeiras
Faixa Etária: 4 a 6 anos
Parte Prática:
Dispoem-se várias cadeiras, em círculo, em cada uma das quais, exceto numa, senta-se um jogador.
Atrás de cada cadeira, tendo as mãos no espaldar, fica outro jogador. ao sinal de início, o jogador que ficou atrás da cadeira desocupada, pisca para qualquer dos que se acham sentados, procurando um par. O jogador para o qual ele piscou, deve trocar imediatamente de lugar. Aquele que estiver na iminência de ficar sozinho, poderá impedir a saída do companheiro, tocando-o nos ombros, sem entretanto, abandonar o lugar. O jogo assim prosseguirá.
Leandro, 18 anos, rechenchosky@uol.com.br,
São Paulo,Brasil


Local Superior - 28/05/01

Objetivo: Fortalecer músculos dos menbros superiores
Duração: uma hora
Material: Cochonete e halteres
Faixa Etária: Acima de 12 anos.
Parte Prática:

1ºparte:
Alongamento - alongamento total para os menbros superiores e inferiores sendo um tempo de 8 a 10segundos para cada grupo muscular .
2ºparte:
Aquecimento -com halteles de 1kg o aluno fará exercícios em ação média para todos os grupos musculares superiores :

1.rosca direta 8x8 repetições
2. abdução braço 8x8 repetições
3. remada alta e baixa 8x8 repetições
4. desenvolvimento 8x8 repetições
5.crucifixo no cochonete 8x8 repetições.
6.tríceps na testa com halteres de 2kg em ação lenta 4x8 repetições.

3ºparte:
Desenvolvimento muscular - usando halteres de 2 a 3kg dependendo do exercício que for executado:
1. rosca direta com halteres de 3kg em ação lenta - 4x8 repetições
2.abdução braço com halteres de 2kg em ação lenta - 4x8 repetições
3. remada alta e baixa co halteres de 3kg em ação lenta - 4x8 repetições .
4. desenvolvimento com halteres de 2kg em ação lenta-4x8 repetições
5. crucifixo no colchonete com halteres de 3kg em ação lenta - 4x8 repetições

4º parte:
Abdominais com sobrecarga em ação lenta.

-abdominais para a parte central do abdômem: deitado sobre um colchonete com as pernas flexionadas, com halteres sobre os ombros enrolando ligeiramente o tronco para cima sem retirar a região lombar da coluna do colchonete.(8x8 repetições em açõa lenta) .

- abdominais para obliquos: deitado sobre um colchonete com as pernas flexionadas, cruze a perna direita sobre a esquerda elevando o tronco na direção do joelho em ação lenta. ( 4x8 repetições ).fazer a mesma serie de exercicio do outro lado .

- infra abdominais: deitado sobre um colchonete coloque as mãos abaixo dos glúteos para proteger o quadril, eleve as pernas para cima tirando ligeiramente o quadril do chão em ação lenta ( 4x8 repetições)

5ºparte:
Esfriamento ou volta a calma: deitado no colchonete com as pernas flexionadas estenda os braços para trás alongamdo ambos os braços .Abrace as duas pernas, logo em seguida colocá-las para o lado direito do corpo depois para o esquerdo com o objetivo de alongar o abdmem. Deitado no colchonete em posição ereta alongar todo o corpo.

Comentários: com esta aula a pessoa perde calorias e ganha massa muscular,assim garantindo um bom rendimento para o aluno .

Joséli Mariana Silva Pinheiro, 18 anos, joseli.pinheiro@globo.com,
Belém do Pará - Brasil

Step para todos !!!! - 29/05/01

Objetivo: : é tentar que todos consigam fazer a aula, introduzindo novas variações de passos já conhecidos .
Duração: 60 minutos
Material: Step
Faixa Etária: dos 14 até aos 40
Parte Prática:

PROGRESSÕES P/ O 1º BLOCO
Marcha no chão 8 tempos;
Sobe e toca no step 2;
Sobe direita no step (como se fosse básico), chá-chá-chá em cima do step com a dta e desce esquerda e marcha 4 tempos no chão;
Faz o mesmo para a esquerda;
Cima e toca;
Vamos fazer o mesmo mas só metade- sobe dta cha-chá dta desce esquerda e marcha no chão 4tempos;
Sobe e toca 2 vezes;
Sobe esquerda cha cha esquerda desce dta marcha 4 no chão e sobe e toca 2 vezes;
Cima e toca calcanhar ao rabo em cima do step com a dta e depois esquerda e marcha 8 tempos no chão;
Calcanhar esquerdo e depois direito e marcha 8 tempos à volta do step.

O 1º BLOCO VAI FICAR:
Sobe direita (como se fosse básico) cha cha dta e desce esquerda;
Marcha no chão 4 de seguida chuta perna em cima do step com a dta e a seguir com a esquerda;
Calcanhar ao rabo em cima do step direita e depois esquerda;
Marcha à volta do step 8 tempos;
Depois fazemos tudo igual com a esquerda.

PROGRESSÕES P/ O 2º BLOCO:
4 básicos dta e 4 básicos esquerda;
4 básicos dta chcha no chão e 4 básicos esq.;
Nos 4 básicos vamos juntar braços - fazer 2 básicos e no 3º (braço dto em cima, braço esq. em cima, braço dto desce e apoia no ombro dto, braço esq. desce e apoia no ombro esq; Cruza os braços ou seja braço dto em cima do ombro esq e vice-versa e quando desce para fazer o cha cha no chão roda os ombros e os braços;
Sobe e toca pé dto no step e sobe joelho esquerdo;
Pé esquerdo no step e sobe joelho dto;
Sobe joelho dto mambo dto no chão e chassé;
Sobe joelho dto mambo dto no chão com giro e chassé no chão;
Sobe e toca 3 joelhos dta e 3 joelhos esquerda em cima do step sobe e toca 1 joelho dto no step e 1 joelho esq. no chão;
Joelho dto no step mambo dta no chão com giro e chassé; joelho dto no step mambo dta no chão com giro e chassé e 3 joelhos esquerda; sobe e toca;

O 2ºBLOCO VAI FICAR:
4 básicos dta com os braços chassé;
4 básicos esq. com os braços e chassé;
Joelho dto mambo dto com giro e chasé e 3 joelhos esquerdos todos seguidos em cima do step;
4 básicos esq. com os braços chassé; 4 básicos dta com os braços e chassé;
Joelho esq. mambo esq. com giro e chassé, 3 joelhos direita todos seguidos em cima do step;

PROGRESSÕES PARA O 3ºBLOCO:
Marcha 8 tempos no chão;
3 joelhos dta no step e 3joelhos esquerdos no step; marcha 4 tempos no chão;
4 joelhos dtos no step e 4 joelhos esquerdos no step;
Mambo direita no step e mambo esquerda no step (sem pausas);
4 joelhos dta vão ficar: o 1º faz no step, o 2º cruza por trás volta novamente à frente e faz mais 2 joelhos no step;
4 passos em V dta toca uma vez no chão e 4 passos em V esq. marcha 4 tempos 2 passos em V dta e 2 passos em v esq.; sobe e toca;
1 passo em V dta toca no chão e 1 passo em V esq.;
Sobe e toca; 1 passo em v dta chassé no chão e um passo em V esquerda e chassé no chão; Marcha 8 tempos com a dta;
Perna esq. atrás alongada e perna dta. atrás alongada (tudo em cima do step);
Perna esq. vai cruzar atrás e ficamos do outro lado do step, marcha 4 ;
Perna dta vai cruzar por trás e ficamos novamente virados para a frente, matcha 4;
Perna esq. cruza por trás e dá-se 1 volta completa qd se faz giro, entretanto ficamos a cavalo e alongamos atrás a perna direita e saimos;

O 3ºBLOCO VAI FICAR:
4 joelhos dta: o 1º faz no step, o 2º cruza por trás volta novamente à frente e faz mais 2 joelhos no step;
Mambo esquerda e mambo dta no step 1 passo em v dta chassé no chão e um passo em V esquerda e chassé no chão; perna esq. cruza por trás e dá-se 1 volta completa qd se faz giro, entretanto ficamos a cavalo e alongamos atrás a perna direita e ficamos novamente de frente;
4 joelhos esq.: o 1º faz no step, o 2º cruza por trás volta novamente à frente e faz mais 2 joelhos no step; mambo dta e mambo esquerda no step;
1 passo em v esq.em cima do step chassé no chão e um passo em V dta em cima do step e chassé no chão;
Perna dta cruza por trás e dá-se 1 volta completa qd se faz giro, entretanto ficamos a cavalo e alongamos atrás a perna esquerda e ficamos novamente de frente;

Comentários: Espero que aceitem a minha aula. Eu nunca dei step mas já pratico há 6 anos e adoro, e estou a pensar em tirar o curso de step, após acabar este de educação física, tb só falta um mês. Obrigado e parabéns pelo vosso site. Só espero ter-me saído bem.

Patricia Nobre ,22 anos, nobrepat@visto.com, Portugal

Integrando a Turma - 29/05/01

Objetivo: Desenvolver na criança a sociabilidade, a união com os colegas favorecendo o conhecimento mútuo dos participantes através de jogos divertidos e de participação de todos.
Duração: 1h e 40min
Material: Nenhum
Faixa Etária: 06 a 07 anos
Parte Prática:
A aula será dividida em três partes:
1ª parte:
Um rápido alongamento dos membros superiores e inferiores, seguido de uma atividade de aquecimento e motivação para a aula:

- Corrente da amizade: os alunos estão espalhados pela quadra, correndo livremente. Dois começam, de mãos dadas, a correr atrás dos demais, quem for pego junta-se aos pegadores formando uma corrente cada vez maior para pegar os outros alunos (obs: somente os que estão nas extremidades podem pegar). Termina o jogo quando todos forem pegos pela corrente da amizade.
2ª parte:
É a parte principal, com cinco jogos que trabalharão de forma direta os objetivos da aula.

- Macarrão humano: os alunos estão dispostos em um grande círculo, de màos dadas. Ao sinal do professor, eles começam a embolar-se uns nos outros, passando por cima, por baixo, etc, mas em nenhum momento poderão soltar as mãos. Depois de bem embolados, o professor pedirá que eles reconstruam o círculo, também sem soltar as mãos.

- Rocambole: alunos organizados em uma fileira, de mãos dadas. Sem soltar as mãos, um aluno da ponta começa a enrolar a fileira, passando pela frente dos colegas, até que se forme um grande rocambole. Depois o professor pedirá que desenrolem o rocambole sem soltar as mãos, a partir da pessoa que começou a enrolar, que estará bem no centro. Depois o rocambole deverá ser construído novamente, agora começando da outra ponta.

- Pega-pega do corpo humano: alunos espalhados pela quadra, caminhando livremente. O professor dirá várias partes do corpo, uma de cada vez, e os alunos deverão identificá-la no corpo do colega. É importante falar partes que tenham direito e esquerdo para desenvolver a lateralidade. Termina em tempo determinado.

- Relação numérica: os alunos estão espalhados pela quadra, caminhando livremente. O professor dirá, em voz alta, um número, e os alunos deverão formar grupos com essa quantidade de componentes. (O professor pode usar também as operações de adição e subtração, o grupo deverá ter como número de componetes o resultado da conta.).
Deve-se estimular os alunos a nunca ficar sem grupo, mas sem tirá-lo da brincadeira, pois ele pode sentir-se inferiorizado.

- O lobo e os pintinhos: os alunos estão organizados em duas filas. O primeiro de cada fila será o "galo" ou "galinha", e outros dois (um de cada fila) serão os "lobos". O lobo deve tentar pegar o último "pintinho" de sua fila, e o galo ou galinha deve defendê-lo das garras do lobo. Os outros pintos devem ajudar a galinha não deixando que a fila se desfaça.

3ª parte:
É a parte final, onde será desenvolvida uma atividade calma, quando os alunos deverão retomar seu estado normal,voltando o ritmo natural do coração.

- Desapareceu alguém: para a realização deste jogo é necessário que todo o grupo se conheça previamente ou que o conhecimento seja promovido pelo professor (os alunos dizendo seus nomes e conversando um pouco). Organizados em círculo, um aluno fica fora da roda, sem que possa ver o grupo. Nesse momento, um aluno sai do círculo e se esconde; depois disso o primeiro volta e após observar o grupo tem três chances para descobrir que sumiu. Termina após um número razoável de alunos ter tentado adivinhar, ou em tempo determinado.

Samira , 18 anos, sami_sami@zipmail.com.br,
São Luis - MA - Brasil

Preparação física: temporada - 28/05/01

Objetivo: Resistência de força e resistência
Duração: 40'
Material: Cones, bola medicinal de 3 kg
Faixa Etária: 17-18 anos
Parte Prática:
Aquecimento: (10'-12') Estiramentos, mobilização articular e pequenos jogos de corrida.:

Principal: (25') 5 grupos de 4 a 5 jogadores. Cada exercicio durará 30'', com um intervalo de rotação de 10''.
Vamos realizar 4 séries. Após uma série, repouso de 2 minutos com estiramentos.

1ª estação: Saltos alternados esquerda/ direita em 20 metros.
2ª estação: Abdominais com bola medicinal de 3 kg.
3ª estação: flexão de pernas com salto em profundidade sobre 20 metros.
4ª estação: lombares no solo com bola medicinal de 3kg
5ª estação: deslocamentos com um colega nas costas sobre 20 metros. Após a realização das 4 séries, começaremos a correr em trote suave durante 2'.

Final: (5') Estiramentos e exercicios de relaxamento (sem insistência):

Comentários: Esta é uma das muitas contribuições que poderei dar, já que também me encontro ligado à musculação em ginásios. Espero que gostem, obrigado.

Filipe, 18 anos, rechenchosky@uol.com.br, Portugal

Futebol 7º D aula 4 - 28/05/01

Objetivo: No final da aula os alunos devem demonstrar a capacidade de em situação de ataque ter a noção da correcta ocupação do espaço, apoio ao atacante que conduz a bola e de desmarcação, assim como tentar aplicar estas noções tácticas elementares em jogo.
Duração: 50 minutos
Material: 4 bolas de futebol, 2 balizas, 4 pinos e 8 coletes (5 + 3 )
Faixa Etária: 17-18 anos
Parte Prática:
Parte Introdutória:
Esclarecer as regras e verificação de presenças. Revisão dos conteúdos e objectivos de aulas anteriores, abordagem aos conteúdos e objectivos da sessão:Noções tácticas elementares do ATAQUE:
1. Ocupação do espaço
2. Dar apoio ao atacante com bola3. Desmarcação.O professor divide a turma em dois grupos por sexos. Explicar sumariamente os objectivos e conteúdos da aula, estabelecendo a ligação com aulas anteriores, por forma a motivar e enquadrar os alunos na parte prática da aula.
A partir do estilo de ensino por comando: o professor utiliza uma linguagem preceptiva, é claro e objectiva, de forma a cativar a atenção dos alunos e não perder tempo.

Parte Preparatória :
Exercício - 1: cada um dos grupos organiza-se em duas filas em frente a uma baliza, que está a ser defendida por um guarda-redes e um defesa, um dos atacantes é o portador da bola, enquanto o outro dá-lhe apoio ou cobertura ofensiva. Os atacantes devem cooperar por forma a marcarem gol e os da defesa devem tentar evitá-lo:2x1+1 .
Procura-se que os alunos façam uma mobilização cardio/respiratória e muscular como forma de preparação para exercícios mais exigentes. Pretende-se ainda que os alunos tomem a noção de apoio ou cobertura ao atacante com bola, como forma de organização e desenvolvimento dos movimentos do ataque: o jogador que dá cobertura deve estar atrás do atacante com bola, procurando seguir os movimentos do defensor directo e oferecendo alternativas de passe quando a condução de bola ou o 1x1 se tornam inviáveis. h

O professor preconiza a realização do ensino por tarefa, intervindo sempre que achar pertinente e oportuno, mantendo sempre o controle visual da totalidade da turma, tendo em vista a observação, correcção, motivação e intervenção sobre as situações que eventualmente poderão surgir, procurando sempre motivar os alunos para a actividade.

Parte Principal:
Exercício-2 : Os alunos divididos nos mesmos grupos, vão se dispor em três filas em frente à baliza, procedendo de forma semelhante ao exercício anterior (os atacantes cooperam por forma a finalizar com sucesso e os defesas tentam impedi-lo):3x2+1

Exercício - 3 : Cada um do dois grupos (divididos por sexos, como anteriormente) vai formar duas equipas por forma a se realizar jogo:· Rapazes 0+3x3+0· Raparigas 1+4x4+1 h

Para além da cobertura ofensiva, os 3.º atacante deve procurar desmarcar-se, oferecendo linhas de passe ofensivas ao portador da bola.
Procura-se que os alunos em situação de jogo tentem aplicar os conteúdos leccionados na aula:1. Ocupação do espaço2. Dar apoio ao atacante com bola3. Desmarcação.

O professor preconiza a realização do ensino por tarefa, intervindo sempre que achar pertinente, mantendo sempre o controle visual da totalidade da turma, tendo em vista a observação, correcção, motivação e intervenção sobre as situações que eventualmente poderão surgir., procurando sempre motivar os alunos para a actividade.

Parte Final:
Informação final: procede-se a um balanço da aula, focando os seus aspectos mais importantes, dando um feed-back geral à turma da sua actuação, enquadrando os conteúdos na sessão seguinte, por forma a motivar os alunos para próximas aulas.

Motivar os alunos e esclarecer possíveis dúvidas, procurando que os alunos retenham uma imagem concreta do que aprenderam .
Os alunos estão dispostos em meia lua; ouvem atentamente o que o professor lhes diz; este dirige-se a eles de forma sucinta e clara, por forma a cativar o seu interesse .


Comentários: Os alunos que não realizarem a parte prática da aula ajudam o professor na disposição do material, sua recolha e arrumação, assim como na arbitragem dos jogos.

Hugo Figueiredo , 21 anos, hugitugi@megamail.pt, Viseu, Portugal

 

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