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Qua, 29/12/10 12:39

BIBLIOTECA DE AULAS PRÁTICAS E PLANOS DE AULA

Step Avançado - 27/11/01
Objetivo: aula de step avançado bem divertida!
Duração: 45 minutos
Material: steps
Faixa Etária: 08-12 anos

Parte Prática:
1º Bloco
(LD) joelho cruza atrás + joelho ainda atrás + 2 marchas c/ giro (fica de costas) 8 T
(LE) 2 lunges e sai em básico (fica de frente) 8 T
(LE) agacha à dir. passa c/ dir por cima do step + agacha à esq e passa c/ esq por cima do step (fica com a esq em cima do step e a dir no chão) 8 T
(LD) sobe a perna dir para o step (faz um tempo de espera) e faz básico + básico invertido a entrar com a esq. 8 T

2º Bloco
(LD) joelho no step na vertical toca atrás com o pé esquerdo e gira + sai para o chão e faz twist no chão 8 T
(LD) mambo no step a passar à frente pelo chão e fica de costas + mambo com o pé esq. ainda de costas 8 T
(LD) mambo no step a passar à frente pelo chão para voltar para o lado de cá + mambo com o pé esq. e fica do lado de cá. 8 T
(LD) 2 sobe e toca com braços (estende o braço esq e flete o dir, dps o inverso; flete os 2; cruza os 2 fletidos à frente; estende os 2 para cima; estende os 2 para os lados, e por fim desce os 2) 8 T

3º Bloco
(LD) chuta desce e faz troca passo, volta a subir chuta novamente e desce 8 T
(LE) mambo; meio; básico invertido (c/ dir) c/ agachamento (fica em cima do step) 8 T
(LE) gira novamente e agacha, sai e faz mambo atrás no chão, sobe gira novamente e sobe a cavalo c/ step na vertical 8 T
(LE) sai em básico com step na vertical + mambo ainda na vertical e volta para a frente com giro 8 T
Ana Sousa , 24 anos,
anasousa3@iol.pt
Lisboa, Portugal

Ginástica Localizada em Circuito - 03/12/01

Objetivo: trabalho intenso de local e aeróbico
Duração: 60 minutos
Material: step, colchonete, halteres, caneleiras, etc.
Faixa Etária: acima de 16 anos

Parte Prática:
A aula começa com uma música calma para alongamento geral depois eu divido cada 2 alunas com determinados exercícios. Pode ser elaborada por exemplo, todas alunas fazem exercícios aeróbicos no step, uma pequena coreografia feita pelo professor que dure mais ou menos 6 minutos.
Depois cada duas alunas fazem seu exercicios pré-determinados como: exercícios para o glúteos, outras abdominais, outras exercícios de braço, outras de pernas etc. Todas fazendo ao mesmo tempo durante 1min, 2 ou 3, depende do condicionamento da turma.
Terminado o tempo todas voltam ao step por mais 6 min ou 3. Na volta ao localizado no circuito, quem fez glúteo vai para o abdominal e assim por diante. No final termina-se a aula com o step, alongamento geral e relaxamento com música calma. Todas deitadas com olhos fechados em total relaxamento do corpo. O professor vai falando partes do corpo que o aluno deve relaxar e em silêncio para que ele realmente volte a calma depois de tanto trabalho.
COMENTÁRIOS: essa aula e excelente!
Sesc Paraná , 43 anos,
clevimi@aol.com.br
Londrina, Paraná

Circuito de Vôlei - 19/12/01
Objetivo: verificação de aprendizagem dos fundamentos de toque e manchete e seus respectivos deslocamentos utilizados;
Duração: 60 minutos
Material: bolas de vôlei e cones;
Faixa Etária: 10 a 13 anos
Aproveitamento: Recreação

Parte Prática:
Primeira parte: aquecimento e alongamentos. O aquecimento pode ser em forma de brincadeiras como: piques, corridas, movimentação dos membros.
Segunda parte: parte principal (circuito com 8 estações);

primeira estação: deslocamentos p/ frente e p/ trás;
segunda estação: deslocamentos laterais;
terceira estação: abdominais;
quarta estaçao: toque curto com deslocamento rápido para frente;
quinta estação: toque longo com deslocamento para trás;
sexta estação: toque por cima com deslocamento lateral;
sétima estação: manchete curta com deslocamento rápido a frente;
oitava estação: manchete longa com deslocamento para trás.

   Cada execuçao terá a duração de 40 segundos e os exercícos srão feitos em duplas. A partir da quarta estação deverá ser feito um intercalação entre os participantes da dupla, enquanto um faz o outro descansa. Serão feitas 2 passagens pelo circuito para que todos os dois façam todos os tipos de exercícios.
   A volta a calma será feita com um treino de saque.

COMENTÁRIOS: esta é uma aula que deve ser feita com crianças que ja tenham um mínimo de domínio dos fundamentos toque e manchete.
Alexandre Ribeiro da Silva, 30 anos,
311229@bol.com.br
Niteroi, RJ

Musculação em circuito - 22/01/02
Objetivo: Perda de peso e Resistência Muscular;
Duração: 90 minutos
Material: Academia de Musculação;
Faixa Etária: 16 em diante
Parte Prática:
Parte Inicial:
- aproximadamente 10 minutos de alongamento geral, visando o aquecimento prévio de membros inferiores, superiores e coluna vertebral. A parte inicial pode ser substituída por 5 minutos de bicicleta ergométrica e 5 minutos de esteira, em ritmo moderado;
Parte Principal:
- Execução da série nos aparelhos:
* supino reto - 2 séries de 15 repetições;
* leg-press - 2 séries de 15 repetições;
* voador - 2 séries de 15 repetições;
* 3 minutos de esteira em ritmo moderado;
* crucifixo - 2 séries de 15 repetições;
* rosca direta - 2 séries de 15 repetições;
* puxada tríceps - 2 séries de 15 repetições;
* 5 minutos de ergométrica em ritmo intenso;
* extensão de pernas - 2 séries de 15 repetições;
* rosca alternada - 2 séries de 15 repetições;
* panturrilha no leg-press - 2 séries de 15 repetições;
* abdominais - 2 séries de 15 repetições;
Parte final: - Exercícios aeróbicos:
* 15 a 20 minutos de esteira ou ergométrica em ritmo moderado (50 a 60% da FC máx);

Obs: A idéia fundamental é não fazer pausas prolongadas entre as séries, mantendo um ritmo constante da atividade, terminando uma série e já partir para outro exercício. Pode-se diminuir ou aumentar as séries, desde que sejam intercaladas com exercícios aeróbicos na esteira ou ergométrica.
Sérgio Sonoda - CREF4038G/PR , 30 anos,
ssonoda@terra.com.br
Maringá-Paraná-Brasil

Brincando com o corpo- 22/01/02
Objetivo: sociabilização, coordenação motora e conhecimento corporal ;
Duração: 45 minutos
Material: pequenas quadras ou quadra poliesportivas ;
Faixa Etária: 05 a 09 anos
Aproveitamento: Ensino Fundamental
Parte Prática:
Parte inicial - aquecimento - duração 10 min: os alunos deverão correr livremente pelo espaço e ao sinal do professor executar as tarefas como sentar, rolar, agachar e ficar em pé.

Segunda parte 25 mim: os alunos ficarão dispostos em um linha lateral da quadra um ao lado do outro, ao sinal do professor deverão atravessar para o outro lado saltando de um pé só, logo após voltarão saltando de uma pé só mas em dupla. Depois, atravessarão a quadra colocando a mão no pé do parceiro indo para o outro lado e voltando da mesma forma seguindo assim joelhos, bumbum, barriga, ombros, cabeça e outras partes do corpo. Primeiramente individual, depois duplas, trios, e assim por diante até ficarem em um grande grupo.

Parte final 10 mim: os alunos ficarão dispostos em círculo e cantarão um brinquedo cantado com a musiquinha "pé de cana é caneta, pé de bucha e buchecha no sanba da tiririca pimenta, pitanga, pipoca e pita" e assim até o término da aula.
COMENTÁRIOS: essa aula foi criada por alunos de terceira série.
Euclides Ramos / Colégio Nossa Senhora dos Remedios , 30 anos,
dinhorf@ig.com.br
Osasco- SP-Brasil

Voleibol - Domínio de fundamentos : toque e manchete - 25/01/02
Objetivo: Aperfeiçoar os fundamentos toque e manchete;
Duração: 40 minutos
Material: bolas de Voleibol, quadra ;
Faixa Etária: 14 a 17 anos

Parte Prática:
1- Aquecimento: corrida inicial de aproximadamente 10 minutos, ritmo moderado;
2- Alongamento geral: Membros superiores (ombros, braços, pulsos), membros inferiores (anterior e posterior da coxa, adutores e abdutores da coxa, panturrilha, tornozelos).
3- Velocidade: 10 piques de 20 metros, em ritmo intenso.
4- Aquecimento 2 a 2 com bola:
- toque de frente;
- toque lateral;
- toque em suspensão;
- toque "chutado";
- toque alto;
- manchete de frente;
- manchete lateral;
- jogador domina a bola de manchete, e volta a bola com toque;
- jogador domina a bola de toque, e volta com manchete;
- jogador domina a bola com toque de frente e volta com toque de costas;
- jogador domina a bola com toque de frente e volta com manchete de costas;
- jogador domina a bola com toque alto de frente, faz um giro de corpo de 360 graus e volta a bola com toque;
- jogador domina a bola com toque alto de frente, faz um giro de 360 graus e volta a bola com manchete;
- jogador domina a bola com manchete alta, gira 360 graus e volta a bola com toque;
- jogador domina a bola com toque alto de frente, toca as duas mãos no solo e retorna a bola com toque;
- jogador domina a bola com manchete, toca as duas mãos no solo e retorna com toque.

COMENTÁRIOS = Todos os exercícios são feitos em duplas. O objetivo é aperfeiçoar o domínio de bola dos atletas.
Sérgio Sonoda - CREF4038G/PR , 30 anos,
ssonoda@terra.com.br
Maringá-Paraná-Brasil

Danca Aeróbica - Local Dance - 01/02/02

Objetivo: Condicionamento cardiovascular;
Duração: 45 min
Material: Sala de ginástica e colchonete;
Faixa Etária: acima de 13 anos
Aproveitamento: Localizada

Parte Prática:
   Aquecimento:
Marcha estacionária.
Marcha estacionária alongando os braços acima da cabeça inspirando e abaixar expirando.
Toque lateral de pernas elevando os braços na lateral e abaixando-os.
Marcha estacionária elevando os dois braços à frente do corpo e acima da cabeça.
Marcha estacionária socando os braços embaixo.
Marcha estacionária.

   Bloco I
Deslocar para frente marchando em 4 tempos e segurar 4 tempos no lugar com passo afastado.
Voltar para trás marchando.
Pisar à frente com a perna D fazendo um contratempo, repetir o movimento 8x e executar o mesmo com a E.
Idem em 4 tempos para cada lado.
Idem em 2 tempos para cada lado.
Pisar à frente com a perna D, virar de costas e pisar atrás com a perna E.
Combinar os 3 movimentos.

   Bloco II
Saltitar 4 tempos no lugar e deslocar 4 tempos para trás executando o movimento de polichinelo.
Voltar para frente marchando.
Combinar os dois movimentos.
Combinar os dois blocos.

   Parte Localizada:
Deitadas na lateral pernas unidas, joelhos fletidos, elevar e abaixar a perna que está em cima. Executar 4 séries de 8 tempos.
Repetir o mesmo exercício elevando a perna em 2 tempos e abaixando-a em 2 tempos. Executar 4 séries de 8 tempos.
Idem com o outro lado.
Num colchonete deitadas em decúbito dorsal com as pernas afastadas e joelhos fletidos, braços estendidos na lateral do corpo elevar o tronco executando abdominal. Executar 4 séries de 8 tempos.
Com as pernas afastadas e joelhos flexionados mãos apoiadas atrás da nuca, elevar o tronco na lateral D subindo em 2 tempos e descendo em 2 tempos.
Idem para o lado oposto.

   Relaxamento:
Deitadas no colchonete, elevar os braços atrás da cabeça e alongar com os dedos entrelaçados.
Abraçar os dois joelhos e soltar as pernas para um dos lados.
Idem para o outro lado.
Sentar devagar elevando os braços acima da cabeça e alongando bem as costas.
Cruzar as duas pernas e elevar os dois braços inspirando e abaixá-los expirando.
Levantar bem devagar e soltar os ombros para trás.

COMENTÁRIOS: Utilizar músicas com 140bpms /min para o aquecimento para os blocos e para a parte localizada. Para o relaxamento utilizar uma música mais lenta no estilo Kenny G, ou Mariah Carey.
Clube Recreativo Higienópolis , 33 anos,
helenlu@bol.com.br
Catanduva , SP ,Brasil

Step Intermediário - 03/02/02
Objetivo: Desenvolver resistência cardiorrespiratória, metabolismo de gosrdura, ritmo, coordenação, resistência muscular localizada de mmii;
Duração: 60 min
Material: step, sala de aula;
Faixa Etária: acima de 14 anos

Parte Prática:
Essa aula de step intermediário é indicada a indivíduos que já praticam essa modalidade. Aula composta por 4 bloquinhos (levando-se em conta que cada bloquinho tem 32 oitavas, e que 16 deles são espelho, então coloco aqui apenas os 16 que deverão ser repetidos para o outro lado).
1º bloquinho - Capoeira D e E, 1 básico, 1 joelho gira sobre o step com mais 1 joelho e 2 joelhos tocando o chão, desde, 2 chutes laterais com palmas.
2º bloquinho - reverso com montaria, corrida com palma volta no básico, galope cruza atrás, galope cruza atrás, step touch dir, esq, dir, sai na capoeira, eleva um joelho sobre o step toca o step e desce.
3º bloquinho - lange lateral com montaria e volta passando o step, abdução (dois lados), 3 joelhos lentos passando o step e voltando cruzando atras, dois joelhos com montaria no último e passa o step cruzando atrás.
4º bloquinho - passo L saindo na capoeira lado e atrás, atravessa o step no básico, sobe no pêndulo com último duplo, dois joelhos com toque lateral (dos dois lados).
Cássia Gislene dos Santos , 30 anos,
profefis@canbrasnet.com.br
S.B. do Campo - SP - Brasil

Aquecimento Articular - Musculação - 23/02/02
Objetivo: O objetivo central é lubrificar as articulações que serão usadas durante o exercício, obter aumento da temperatura corporal e da musculatura,diminuindo o tempo gasto com aquecimento em esteiras ou ergométricas, e atendendo à nescecidade dos alunos que se encontram com pouco tempo disponível para se exercitar;
Duração: 60 segundos
Material: sala de musculação;
Faixa Etária: livre

Parte Prática:
Inicialmente, pega-se o primeiro exercício da sua série diaria de musculação.
Reduza o peso usado pela metade, e dobre o numero de repetições usado na sua série diaria.(exe);
Sua série do dia é Peito, Ombro e Triceps.
O primeiro exercicio é de peito "por ser uma musculatura maior".
SUPINO: 3 X 10 10Kg. Executa-se 1 x 20 com 5Kg.
E você estará pronto para executar sua série do dia, com suas articulações librificadas e a musculatura preparada para se exercitar.

COMENTÁRIOS = Não é aconcelhável usar esse método com alunos principiantes pois posuem uma grande dificuldade de execução inicial dos exercicios por falta de coordenação motora.
Pedro Grigolli Lunau , 20 anos,
pdrgl@globo.com
RJ - Brasil

Aero Local - Dança Aeróbica - 23/02/02
Objetivo: Condicionamento Cardiovascular ;
Duração: 50 min
Material: sala de ginástica;
Faixa Etária: qualquer faixa etária desde que não tenha nenhum problema de saúde
Aproveitamento: Ginástica Localizada

Parte Prática:
Marcha 4 no lugar
Deslocar 4 marchando aberto
Toque à frente simples
Toque à frente duplo
Combinar simples e duplo
Toque simples D e E e 2 toques D virando o corpo para a E de ladinho empurrando e voltar em 4 t toque lateral.
Repetir para o outro lado.
Toque à lateral 3 t e no 4 desloca.
Flexionar os joelhos alternados no lugar
Segurar D estendida e segurar na ponta do pé
Girar o corpo para a E e colocar joelho D no solo
Estender o joelho da frente e segurar na ponta

Passo unido no lugar
Passo cruzado D e E
Braço abre, une as mãos como se fosse rezar, eleva, cruza 2 x e bate 2 palmas
Deslocar para a lateral D 2t, andando e socando embaixo
Segurar de frente com toque à lateral 2x cada perna.
Voltar com passo cruzado circundando o braço na lateral e executar.
Lúcia , 33 anos,
helenlu@bol.com.br
Catanduva, SP, Brasil

Metodologia de treinamento para o Tênis - 28/02/02
Objetivo: Periodizar, identificar os tipos de trabalho que deverão ser feitos e avaliar os resultados;
Duração: depende do número de alunos a serem treinados;
Material: sala de musculação, quadra de Tênis, cones, apito, papel e caneta, e cronômetro;
Faixa Etária: livre

Parte Prática:
    Inicialmente, iremos começar falando sobre a periodização do treinamento para o tênis.
A periodização no treinamento do tênis é uma das coisas mais dificeis de serem feitas, pois o calendário é muito corrido.
    Deveremos dar proveito ao intervalo que existe no meio do mês de dezembro até meados de janeiro, pois nesse período não existem torneios; executar nesse periodo a fase de adaptação e dar início a fase preparatória.
    Deveremos nos concentrar em dar ênfase aos treinos específicos como por ex: bater paredão, jogar games e etc...
    Devemos enfatizar como principal item de treinamento físico a divisão dos treinamentos anaeróbios, dos treinamentos aeróbios.
    Sabendo-se que o Tênis é um jogo de capacidade anaeróbia usaremos esse princípio na maior parte da preparação fisica.
    O treinamento aeróbio deverá ser usado como base do condicionamento; ajudando na recuperação do treinamento anaeróbio baixando os níveis de lactato no organismo causado pelo treinamento anaeróbio e ajudando na resistência durante uma partida.
    Na adaptação devemos enfatizar a parte motora, a flexibilidade, a fase psicológica para o treinamento, as adaptações mais específicas como uma adaptação pliométrica (explosão muscular), adaptação anaeróbia, aeróbia e a adaptação para algumas variações de treinamentos de força necessárias para esse desporto.
    Não podemos esquecer tambem de dar início aos testes, que deverão ser excutados no máximo de dois em dois meses. São eles:
1- tiro de 8 metros de frente - tempo percorrido em oito metros pelo atleta de frente. Oito metros é a distância da linha de fundo até a linha do "t", essa distância será o máximo percorrido por um atleta em uma partida.
Também deverá ser excutado esse teste com passada lateral pelo mesmo motivo e distância descrito acima.
2. testes de resistência de frente:
Marque a distância de oito metros com os cones, marque um minuto no cronômetro e conte quantas vezes foram executados os tiros de frente ida e volta sem interrupção.
Esse teste também deverá ser excutado com passada lateral.

É isso !essa foi uma dica que ira dar margem à muitas outras. Obrigado.

COMENTÁRIOS: não se esqueçam que o mau desempenho de um atleta pode estar relacionado a flexibilidade, alimentação, descanço, sono, escola, relacionamento com os familiares e etc... faça bom proveito! deverei voltar a escrever com mais detalhes os tipos de exercicios usados, e darei algumas dicas sobre treinamento que não foram citadas nessa seção.
Pedro Grigolli Lunau , 33 anos,
pdrgl@globo.com
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Somos eternas crianças - Danca Aeróbica - 05/03/02
Objetivo: divertir enquanto malha;
Duração: 30 min;
Material: sala de ginástica e músicas infantis;
Faixa Etária: livre
Parte Prática:
 Aconselho usar as músicas (Ms) do Cd "Xuxa só para baixinhos" pois nela encontramos músicas com vários ritmos. Ah,usaremos a música "Vamo Pular" de Sandy e Junior"
Bem, iniciamos a aula alongando (M:Esticar), logo após faremos uma mistura com as músicas (as coreografias ficam por conta da criatividade ou vc encontrará no video Xuxa Só Para Baixinhos) e para finalizar, faremos um relaxamento (M:Feche os olhos).
Esta é a sequência de músicas para uma aula divertida: Vamo Pular, Rampapa mão, Dançando com o Tchutchucao, Batatinha bem quentinha, shake, tchubidu, Dois peixinhos, Bate a mão bate o pé, chefinho mandou..
COMENTÁRIOS = Espero que gostem pois a aula é super divertida
Ana Karina Machado, 21anos,
akcm@unilestemg.br
Ipatinga , MG

Recração para 1a série - 05/03/02
Objetivo: lateralidade;
Duração: 45 min;
Material: uma corda, um bambolês, folhas de jornais e quadra.
Faixa Etária: Primeira Série

Parte Prática:
Objetivos específicos:
1. Ampliar sua capacidade de estratégia;
2. Interagir com seu colega de dupla;
3. Melhorar sua capacidade de direção, espaço e sua dominância com ambos os lados.

Aquecimento:
Cada aluno com uma folha de jornal, faz um rabo e coloca preso a sua calça. Todos dispostos pela quadra quem tiver mais rabos na sua mão será o ganhador.

Parte principal:
Cada um faz uma bolinha com uma folha de jornal:
- brincar a vontade:
- dois a dois um faz cesta com seus braços e o outro arremessa a bolinha tentando acertar na cesta. Primeiro com a mão direita e depois com a mão esquerda.
- Dois a dois um joga a bolinha para outro pegar uma vez com a mão direita e outra vez com a mão esquerda.
- Um bambolê preso a trave os alunos a cerca de cinco metros tentam acertar dentro do bambolê com a mão direita e com a mão esquerda.
- Cerca de cinco metros tentam acertar na bola de basquete.

Volta à calma:
Cantar a seguinte música: Tuti, tututi, tututi, tuaua;

Com os cotovelos flexionados. As mãos frente a seu corpo, altura mais ou menos na última costela. Palma da mão voltada para outra. Só as pontas dos dedos da mão direita voltadas para o lado esquerdo e as pontas dos dedos esquerdos voltados para o lado direito.

Ao cantar a música as mão devem estar bem pertinho movimentado conforme o ritmo da música. Vai repetindo a música e a cada repetição aumenta a distância das mãos até não conseguir mais.

Canta a música e faz os movimentos das mãos cada vez que aumenta a distância aumenta o tom de voz (Quando estiver palmas das juntas bem baixinho, quando estiver com bastante distância bem alto).

Cantar a música hora com as palmas das mãos bem perto, para cantar baixinho, já no outro momento bem distanciado para o som sair bem alto. E vice-versa.

Bibliografia: MORENO , Guilherme. Recreação 1000 Exercícios com Acessórios. Rio de janeiro. Sprint. 1998.

Claudia Gonçalves de Azevedo Domanski , 25 anos,
claudia@redamp-xxe.com.br
Abelardo luz, SC , Brasil

Hidro Recreativa - 05/03/02
Objetivo: o objetivo desta aula é trabalhar globalmente todos os músculos, saindo da monotonia das aulas e usando a ludicidade para tal;
Duração: 50 min;
Material: bolinhas de plástico coloridas, macarrão, bolas.
Faixa Etária: Livre

Parte Prática:
Aquecimento: iniciamos a aula já utilisando as bolinhas.
Jogamos as bolinhas na piscina e pedimos para os alunos irem individualmente, trazendo as bolinhas para a beira da mesma, para acelerar a caminhada, pedimos para ver quem consegue trazer mais bolinhas. Lembrando que devem ir caminhando para pegá-las. (+ou- 5 min.)

Parte principal:(30 min)
1º brincadeira - divide-se os alunos em dois grupos e distribue em número igual as bolinhas, no tempo de 2 minutos os alunos deverão jogar as bolinhas para a área do outro time que já terá sido definida, perde o grupo que tiver mais bolinhas na sua área.

2º brincadeira- os alunos fazem um círculo e é dado um tema para o grupo. Por uma pessoa do próprio grupo no meio do círculo, essa pessoa diz o tema e mergulha enquanto a bola fica passando entre os demais e quando ela se levantar a bola pára. Quem ficar com a bola diz o nome. Exemplo: nome de fruta com a letra A. Quem não souber mais responder paga uma prenda escolhida pelo grupo.

3º brincadeira - coloca-se uma cestinha num lado da piscina e divide-se os alunos em dois grupos no outro lado da mesma, marca-se 2 minutos e vence o grupo que colocar mais bolinhas na sua cestinha. Lembrar que devem ir andando e não nadando.

4º brincadeira - os mesmos grupos podem fazer um polo aquático.

Parte final: alongar membros superiores, inferiores e tronco.
COMENTÁRIOS: olá, adorei pegar algumas idéias de aulas e aqui vai minha colaboração para uma aula mais lúdica !
Wanessa, 20 anos,
wanessacristy@globo.com
Natal , RN

Jogos Recreativos - 24/03/02
Objetivo: o objetivo desta aula é trabalhar globalmente todos os músculos, saindo da monotonia das aulas e usando a ludicidade para tal;
Duração: 50 min;
Material: bolinhas de plástico coloridas, macarrão, bolas.
Faixa Etária: Livre
Parte Prática:
Aquecimento: iniciamos a aula já utilisando as bolinhas.
Jogamos as bolinhas na piscina e pedimos para os alunos irem individualmente, trazendo as bolinhas para a beira da mesma, para acelerar a caminhada, pedimos para ver quem consegue trazer mais bolinhas. Lembrando que devem ir caminhando para pegá-las. (+ou- 5 min.)

Parte principal:(30 min)
1º brincadeira - divide-se os alunos em dois grupos e distribue em número igual as bolinhas, no tempo de 2 minutos os alunos deverão jogar as bolinhas para a área do outro time que já terá sido definida, perde o grupo que tiver mais bolinhas na sua área.

2º brincadeira- os alunos fazem um círculo e é dado um tema para o grupo. Por uma pessoa do próprio grupo no meio do círculo, essa pessoa diz o tema e mergulha enquanto a bola fica passando entre os demais e quando ela se levantar a bola pára. Quem ficar com a bola diz o nome. Exemplo: nome de fruta com a letra A. Quem não souber mais responder paga uma prenda escolhida pelo grupo.

3º brincadeira - coloca-se uma cestinha num lado da piscina e divide-se os alunos em dois grupos no outro lado da mesma, marca-se 2 minutos e vence o grupo que colocar mais bolinhas na sua cestinha. Lembrar que devem ir andando e não nadando.

4º brincadeira - os mesmos grupos podem fazer um polo aquático.

Parte final: alongar membros superiores, inferiores e tronco.
COMENTÁRIOS: olá, adorei pegar algumas idéias de aulas e aqui vai minha colaboração para uma aula mais lúdica !
Wanessa, 20 anos,
wanessacristy@globo.com
Natal , RN

Brincadeiras - 24/03/02
Objetivo: Socialização, desenvolvimento espaço-temporal, velocidade, condicionamento cardiorespiratório.
Duração: indeterminado;
Material: Uma bola leve de basquete, giz para marcar a quadra, arco ,
Faixa Etária: Livre
Parte Prática:
:: Basquete de Cesta Fixas
*Execução
Com bola normal - Dois times: jogo normal de basquete. Só que não terá cesta e sim alguém segurando um arco na frente do corpo que os alunos deverão fazer a cesta (cesta fixa - aluno parado deve tentar favorecer que seu time faça cesta em seu arco ou móvel do mesmo time - o aluno do mesmo time deslocando com o arco tentando favorecer que seu time faça cesta em seu arco ).

*Variação
Com bola normal cesta móvel: a pessoa com arco não deverá deixar que se faça a cesta (ou seja, o time adversário é que fará a cesta neste time)

*Variação 2
Dois de cada time segurando o arco (somente meia quadra).
Em duplas segurando o arco acima da cabeça.

Pegador e o Fugitivo
Traça-se dois círculos um dentro do outro que ficará dentro de meia quadra, e aos cantos da quadra um quadrado em cada quina. Os alunos serão divididos em duas equipe, onde um é caçador e o outro fugitivo .
Caçador: Essa equipe ficará em cima da linha do círculo central dispostos um atrás do outro.
Fugitivos: A equipe ficará em cima da linha do circulo maior na mesma formação da outra equipe, um atrás do outro.
Execução: Ao primeiro sinal do professor, a equipe do círculo central correrá em circulo em cima da linha (um atrás do outro). Quanto a outra equipe fará o mesmo, mas correndo do lado contrario, (uma corre para o lado direito e a outra para o lado esquerdo)

Ao segundo sinal, do professor a equipe que corre no círculo central, tentará pegar a outra equipe, que por razão fugirá deles, ficando salvos ao entrar nos quadrados dispostos nos canto da quadra .


:: Bola Rolada
Dividem-se os jogadores em duas equipes . Cada equipe em dois grupos, dispostos em duas fileiras que se defrontam . Ficarão com as pernas afastadas lateralmente . O primeiro jogador de uma das fileiras de cada equipe segurará uma bola.
Execução: Dado o sinal do início, os jogadores de posse de bola passam-na rasteiramente ao companheiro da frente este ao segundo da fileira oposta, em diagonal; este ao terceiro da fileira oposta, e assim por diante, até o último jogador que inicia o trajeto da volta igual ao da ida, atirando, no entanto, a bola por cima da cabeça, com os braços estendidos, ao invés da bola rasteira.
Vencedor: Será considerada vencedor a equipe que fizer a bola chegar ao jogador iniciante, em primeiro lugar .
Observação: O jogador que deixar cair a bola ou passar entre as pernas deverá apanhá-la imediatamente e atirá-la do seu lugar.
Anônimo

Natação Deficientes - Corrida com as Boias- 26/03/02
Objetivo: adaptação ao meio líquido.
Duração: 20 min;
Material: camera de ar
Faixa Etária: 7-60 anos
Parte Prática:
Esta atividade ministrei em uma aula de Natação para Deficientes Visuais.
Sentados dentro da boia, (a piscina tem que estar delimitada com as raias). Ao sinal deverão girar os braços como se quisessem remar. Vence quem chegar primeiro.
Carminha, 35 anos,
dinoadestramento@bol.com.br
Fanca - SP

 

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