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Qua, 10/12/08 20:18

BIBLIOTECA DE AULAS PRÁTICAS E PLANOS DE AULA

Velocidade em futebol -10/02/04
Objetivo: aumentar a velocidade do atleta
Duração: 20-40 min
Material: cones, apito, cronômetro e bolas
Faixa Etária: 18-30 anos
   Coloca-se cones nos 4 escanteios do campo, e cones nas maras penais, dividem-se 02 grupos, um grupo fica no escanteio de uma das metades e o outro grupo no escanteio da outra metade. Ao ouvir o apito um dos grupos sai trotando pela linha lateral do campo, chegando no cone do outro escanteio onde deverá dar um pique para o cone da marca penal e para o outro escanteio, voltando a trotar pela linha lateral. Chegando no outro escanteio deverá ser executado o exercício anterior, até chegar ao escanteio inicial. Em seguida o 2º grupo deverá sair e realizar o mesmo exercício.

COMENTÁRIOS: O intervalo de descanso é o término de um grupo para o outro. Para realaxar 10 minutos de passes com bolas bem a vontade
Flávio A. Pinheiro da Silva , 30
phalito@bol.com.br
Palmares - PE - Brasil


Regras adaptadas para a prática do vôlei de praia na terceira idade -10/02/04
Objetivo: proporcionar aos alunos um momento de lazer através da prática do vôlei de praia, socialização e qualidade de vida.
Duração: 60 min
Material: bolas / duas cordas grossas de 20 m cada / 2 guadras de vôlei de praia
Faixa Etária: 60 anos

Inicio da aula:
   alongamento/aquecimento: os alunos farão uma roda e inicia-sei o alongamento. Eles formarão duplas para o inicio do aquecimento. Farão um aquecimento de membros superiores ficando um de frente para outro jogando a bola por cima da cabeça e tirando por trás da mesma. O posicionamento dos participante deverá ser no mesmo sentido do jogo, ou seja, um na rede e o outro no fundo da guadra.
Após isso, alternarão as mãos, agora jogando a bola por cima do ombro, e assim darão dois toques um para cima e o outro para seu companheiro. É bom relatar que, neste momento terá um encurtamento do espaço entre os dois diminuindo a força na execução dos dois toques. p

Parte principal:
Toque: divide-se a quadra em 8 partes e coloca-se 2 participantes em cada parte. É bom relatar que o espaço utilizado será de duas quadras, quando me refiro a 8 partes. Na dupla, um ficará na rede e o outro de frente para ele.

COMENTÁRIOS: não deu tempo para terminar essa aula mais voltarei a escrevê-la, fico grato pela oportunidade.
Será continuada....
Rômulo Lopes / Recém formado pela UniverCidade/RJ , 25
romulo@jackiesilva.com.br
Rio de Janeiro - RJ - Brasil

Dança do Lambalu -10/02/04
Objetivo: integração do grupo
Duração: 5 min
Material: Nenhum
Faixa Etária: Todas

   Em círculo, o professor inicia esta atividade contando uma história, que um amigo que viaja muito, conhece de tudo um pouco foi a Rússia, e lá ele aprendeu uma dança muito legal. Chama-se dança do lambalu.
Posição:- em pé, braços cruzados na frente do corpo. Inicia-se a música, jogando as pernas para frente ora direita ora esquerda. O professor faz a pergunta: _Vocês conhecem a dança do lambalu? - nãoooooooooooooooooooooo "A gente dança o lambalu lambalu, lambalu. A gente dança o lambalu lambalu hei!!! (nesse momento joga os braços para cima). O professor continua fazendo pergunta. _Vocês já dançaram o lambalu? -jaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaá _vocês ja dançaram o lambalu de mãos dadas? -nãooooooooooooooooo (CANTA A MÚSICA) . Pergunta: _vocês ja dançaram o lambalu? -vocês já dançaram o lambalu de mãos dadas? _vocês já dançaram o lambalu com a mão no ombro do companheiro do lado? -nãoooooooooooooooooooo (CANTA A MÚSICA). Pergunta: _Vocês ja dançaram o lambalu? Vocês já dançaram o lambalu de mãos dadas? Vocês já dançaram o lambalu com a mão no ombro do companheiro do lado? _Vocês já dançaram o lambalu com a mão na cintura do companheiro do lado? -nãooooooooooooooooooo. Assim por diante... o professor irá criando as partes do corpo que ele quer.

COMENTÁRIOS: Mesmo depois que os alunos conhecem a música fica gostoso de fazê-la pois podemos variar as partes do corpo, fazendo assim sempre uma surpresa... abraços. Carminha
Maria do Carmo Campos Braga , 38
dinioadestrramento@bol.com.br
Franca - SP- Brasil


Hand Fest - handebol -10/02/04
Objetivo: interação social
Duração: 40 min
Material: bolas, cones e uma quadra de esportes
Faixa Etária: 11 anos
Aproveitamento: recreação

   Dividir a turma em dois grupos. Em cada extremidade da quadra estará um cone. A atividade começa quando a professora autorizar e funcionará da seguinte forma: O grupo A será colocado de forma separada ao grupo B. O grupo que estiver com a posse de bola realizará passes até a zona próxima aos cones e ao atingí-la, tentará equilibrar a bola sobre ele. Vence o grupo que conseguir o maior número de bolas equilibradas dentro do tempo permitido.
Fabiola Falqueto , 22
fabiolafalq@bol.com
Venda Nova do Imigrante-ES - Brasil


Hidro Remo - 29/02/04
Objetivo: trabalho dos membros superiores
Duração: 20 min
Material: aquatubo, de preferência piscina funda
Faixa Etária: depende de sua criatividade
Aproveitamento: Hidro Deep-water

   Uns tempos atrás, fui dar aula. Pela minha idade, 57 anos, não quero dar mais aulas para crianças. Só para adultos. Estava chovendo um pouco a tarde, 17:30 horas. Nas minhas aulas para adultos dou 30 minutos de natação e 20 de hidroginástica. Em consequência da chuva não chegava ninguém. Peguei então um aquatubo e me sentei tipo cavalo no aquatubo; Usei bastante os braços e me cansei; Cansado deitei-me lentamente para trás; Flutuei legal sobre o aquatubo, mas vi que seria melhor, para que minha cabeça ficasse apoiada sobre o aquatubo, puxar um pouquinho para trás. Vi que a parte do aquatubo que ficava na parte da frente levantava e "dava uma impressão meia esquisita". Deitado sobre o aquatubo, prendí o aquatubo entre os pés; Deitado, relaxei descansando, abrí os braços igual a cristo e relaxei; fechei os olhos; Quando os abrí estava perto da borda da piscina; Com os braços apoiados na água dei uma puxada(remada); Fui parar quase no meio da piscina. Comecei a usar os braços, levava acima da cabeça e puxava (remava). O deslocamento era rápido. Aí, deitado sobre o aquatubo comecei a remar. Nossa!!! O deslocamento era rápido, parecia um barco tipo skif. Para atravessar uma piscina de 25 metros gastava menos de 8 segundos. Gostei mesmo sendo muito crítico!!! Na aula seguinte demonstrei e todos adoraram!!! Me esqueci de dizer que meus braços ficaram em pandarecos.
   Sempre no final da parte de hidro, fazemos um tipo de competição para ver quem chega primeiro. MASSSS, como eu não me satisfaço, resolvi fazer em duplas. Como?? Vão me perguntar. Bem, em duplas não é nada difícil: dois deitados sobre o aquatubo, um a frente e o outro aproxima-se, deitado sobre o aquatubo estica os braços para trás e segura os pés do que está à frente. O que está à frente vai fazer um esforço maior para puxar o outro que somente estará flutuando. Atravessa a piscina e inverte; Quem puxou passa a ser puxado. Gostaram mais ainda. Mas, não me dei por satisfeito! E com três?? Agora sim, como vamos fazer??? Bem agora complica um pouco, mas como prof. de educação física tem que usar a criatividade não é nada difícil. Um à frente; o 2º deitado e flutuando sobre o aquatubo chega perto dos pés do 1º; Encaixa o pescoço nos pés do 1º (que estará em forma de V que procura prendê-lo (o pescoço); O 3º fará a mesma coisa com o 2º. Deu para entender? Engraçado, os braços do 2º e 3º ficarão livres, já que estarão ligados pelo pescoço não é? Só o 1º vai remar? E porque o 2º e 3º também não remam? E porque todos os três não
remam simultaneamente"?... Coordenados senão vira bagunça. É só praticar.
   Virou mania, todos queriam escolher sua turma e daí por diante. Fiquei satisfeito? Fiquei. Mas e se fizesse com mais? Quantos? COM QUATRO? CINCO? SEIS? SETE? OITO.... é... oito. Pois é, estou fazendo com oito. E quem entende de remo, até com voga(aquele pequenino que dá a marcação). Mais de oito vira "zona". O voga dá a marcação, remar só com o braço direito ou esquerdo para fazer curva etc. Virou competição de remo.
Colégio Marista - prefeitura municipal de Colatina , 57
denikolos@bol.com.br
Colatina-ES - Brasil


Los Patitos - 29/02/04
Objetivo: interação social
Duração: 5 min
Material:
Faixa Etária: a partir de 06 anos

  As crianças deverão estar em círculo com as mãos no ombro do colega da frente. O professor faz a seguinte pergunta:
_ Cadê los patitos pai? As crianças respondem: _ Tá aqui, e afastam a perna direita para dentro do círculo. O prof. pergunta: Cadê la patita mãe? As crianças respondem: _ Tá aqui, e afastam a perna esquerda para o lado de fora, mantendo as pernas afastadas. O prof. pergunta: _Cadê los patitos filhos? As crianças respondem, dando três passos para frente:tá qui, tá qui, tá qui, e em seguida dão um pulinho e diz: quêm quêm, repetindo duas vezes. Depois mudam a posição das mãos, segurando na cintura do colega. E o prof. fará as mesmas perguntas, depois a criança segura no joelho e por último o calcanhar.
Stela Regina Braga Tassini , 42
ciro.tassini@terra.com.br
Franca, São Paulo - Brasil


Discutindo as Regras do Futsal dentro da Escola - 29/02/04
Objetivo: Discutir as Regras do Jogo de Futsal, buscando modificar essas regras para transformar o Jogo para o ambiente escolar.
Duração: 50 min
Material: Bastam uma quadra e uma bola, se possível, da modalidade esportiva em questão.
Faixa Etária: Adaptada para faixas etárias do Ensino Fundamental II e Ensino Médio

   Iniciei a aula com o Jogo de Futsal tradicional, 5 contra 5, e o restante dos alunos do lado de fora. Mantive uma discussão entre os que ficaram de fora sobre as regras oficiais do Jogo e de como poderíamos modificá-las para que menos pessoas deixassem de participar. Em um segundo momento, os que estavam esperando passaram para a quadra, só que o jogo foi modificado. Jogavam 6 contra 6, e com duas mulheres em cada time. Houve uma nova discussão entre os que ficaram de fora. Em um terceiro momento, após uma discussão sobre regras, propuz um jogo onde todos participaram. Pode ser qualquer jogo. Usei no dia o jogo Futsal de Duplas, onde os alunos jogam de mãos dadas, dois a dois. Fiz duas variações no meio do Jogo, dentre as inúmeras que podem ser feitas neste Jogo, ficando a critério de cada professor fazer ou não essas modificações, e se for fazer, usar a criatividade.

COMENTÁRIOS: Para fazer o Jogo tradicional, foi determinado um tempo de 10 minutos para cada grupo, para mostrar que a maneira como se joga fora da Escola não serve para o ambiente escolar.
Eduardo, 25
eduardo.bernardino@bol.com.br
Fortaleza - CE - Brasil


Nadando e Jogando Boliche - 29/02/04
Objetivo: Fazer com que as crianças realizem os exercícios de Natação propostos pelo professor, fazendo isso com gosto.
Duração: Pode durar uma aula inteira
Material: Uma ou mais bolas; objetos que representem pinos de Boliche (Garrafas de plástico; Hidro-Halteres; Bonecos; etc.)
Faixa Etária: Qualquer uma

  É bem fácil. Próximo a borda da piscina, o professor e os alunos vão colocar os objetos que deverão ser derrubados. quanto mais objetos e mais variados em tamanho, forma e peso, melhor. Se for possível providenciar bolas diversas que também diferem em tamanho e peso, melhor ainda. Os alunos devem nadar seguindo uma orientação do professor. Aproveitando isso, pode-se trabalhar qualquer coisa nesta aula: resistência, pernada específica de qualquer estilo, etc. Ao retornar à borda próxima aos materiais, cada aluno recebe uma bola e deve arremessá-la contra os objetos, tentando derrubá-los. Aos final da brincadeira, quem derrubar mais objetos (ou outro critério qualquer) vence.
   
COMENTÁRIOS: Os alunos farão de tudo para nadarem corretamente o exercicio proposto pelo professor para poderem jogar a bola.
Eduardo, 25
eduardo.bernardino@bol.com.br
Fortaleza - CE - Brasil


Corredor - recreação- 29/02/04
Objetivo: Percorrer o corredor sem ser queimado
Duração: até todos serem queimados
Material: bola de volei ou de plástico, quadra, campo, salão
Faixa Etária: 6 anos em diante

  No espaço escolhido(quadra, salão, campo), desenhe um corredor em linha reta que possa correr 2 crianças ao mesmo tempo, com uma linha inicial e uma final. Divide-se a turma em 2 equipes. Uma equipe será quem vai queimar e a outra que vai percorrer o corredor. Quem vai queimar estará posicionada fora da linha do corredor.Quem vai passar pelo corredor terá que rebater a bola que será lançada pelo professor o mais longe possível e percorrer a distância até o final do corredor. Enquanto esse corre a outra equipe busca a bola e tenta queimar essa pessoa. Só vale queimar fora das linhas laterais do corredor. Se a pessoa conseguiu ir e voltar a distância sem parar na linha final e passar a linha inicial sem ser queimado ela marcará dois pontos. Se a pessoa só conseguiu ir, ela pára na linha final e espera o próximo da fila rebater para voltar, nesse caso ela marcará apenas um ponto. Se for queimado no corredor será eliminado. A equipe só trocará de função quando todos forem queimados. A equipe vencedora será aquela que mais pontos conseguiu anotar.

COMENTÁRIOS: A distância do corredor dependerá da agilidade e da velocidade da turma.
Marcia Regina Prande , 37
m.f3@ig.com.br
Araçatuba-SP- Brasil


Hidro Lúdica - 29/02/04
Objetivo: Trabalhar membros inferiores e superiores, melhorando o condicionamento físico, o fortalecimento muscular, a coordenação, a diminuição do estresse, entre outros.
Duração: 50 minutos
Material: Bola, macarrão(aqua-tubo), caneleira. A piscina inteira será utilizada
Faixa Etária: todas

* Parte inicial 5':
    Brincar de pega-pega(somente com a garga da áqua). O professor é quem comanda. Por exemplo: Ele chama o nome do aluno, que será o pegador. Este aluno deverá correr na água até tocar no colega. A parte tocada pelo pegador deverá ser determinada pelo professor. Ex: ombro, braço, etc...
*2ª Parte 15':
   Com a bola. Brincar de alerta, ou seja, um aluno começa c/ a bola de um lado da piscina e os demais alunos do outro lado. Ao comando do professor, este aluno chama pelo nome de um colega qualquer, jogando a bola para cima. O colega escolhido deverá correr atrás da bola, pega-lá e gritar "alerta" ou "stop". Todos os demais alunos deverão parar no lugar onde se encontram. 'Aquele aluno escolhido, que estiver com a bola, deverá prosseguir da mesma maneira com a brincadeira. OBS: Enquanto estiver rolando a brincadeira, todos os alunos deverão estar em movimento(saltitando, pulando, correndo, ou seja, não podem ficar parados).
*3ªParte: 5'
   Colocar as caneleiras, dividir a turma em dois grupos, um de cada lado da piscina. O professor escolhe no comprimento ou na largura, depende do nível de seus alunos. A brincadeira é relembrar a época em que pulávamos amarelinha. Simulando a brincadeira, respeitando o limite de cada um. Esse exercício deve ser executado com deslocamento de um lado para o outro. Execução do exercício: Hora com os dois pés, hora com um só(saci-pererê). As mãos podem ajudar o exercício empurrando a água para trás.
*4ªparte: 5'
   Estafeta: Tirar as caneleiras, pegar 2 bolas e dividir a turma em 2 grupos novamente, sendo agora, em fila indiana mantendo uma distância de um braço para cada aluno. Os primeiros alunos deverão ficar com a bola e passá-las entre as pernas, até que seu colega possa pegá-la, e assim por diante, até chegar ao último aluno da fila. Em seguida, pedir para que a turma vire ao contrário (o último será o primeiro). O professor pode realizar uma competição entre os dois grupos, se preferir.
*5ªparte: 5'
   Utilizar o tubo(macarrão). Cada aluno deverá estar com seu material. O exercício é simular movimentos de bicicleta com deslocamento pela piscina e com ajuda das mãos, empurrando a água para maior locomoção.
*Parte final: 5'
   Volta à calma. Sem material nenhum, pedir para que os alunos apóiem as costas na borda, com os ombros submersos em uma postura correta, relaxando todas as partes do corpo. Pedir para que seus alunos fechem os olhos. Faça com que eles imaginem que a ponta de seus narizes sejam um pincel. E que cada um deles devam escrever uma mensagem de paz ou desenhar sobre a natureza. Deixe a imaginação a critério de cada um. A importância deste último exercício é que você trabalhe a parte respiratória dos alunos, de uma maneira bem descontraída.

COMENTÁRIOS: Esta aula faz com que os alunos se exercitem, sem que percebam o tempo passar. Divertindo-se e ao mesmo tempo, atingindo os objetivos traçados.
Selma Maria Oliveira de Brum , 34
selmamoliveira@ibest.com.br
São Paulo/SP - Brasil


Futebol com pano de chão - 29/02/04
Objetivo: desenvolver a agilidade e atenção do aluno
Duração: 20 minutos
Material: dois cabos de vassoura, um pano de chão e duas cadeiras
Faixa Etária: 13 anos
Aproveitamento: Futebol e Educação Física
   Divide a turma em duas equipes, e em números iguais de alunos para cada equipe. Organizadas em fileiras, coloca-se as cadeiras uma de frente para a outra de forma que imitem as ttraves de futebol de cada lado da quadra. O pano de chão fica no centro, no chão. Os cabos de vassoura ficam cada qual em cima da cadeira do seu time. O professor corresponde cada aluno com um número, que ele irá chamar alternadamente. Os alunos chamados pelos números (de cada equipe) sairão da fila e cada um péga seu cabo e colocando por cima do pano irá empurrando tentando fazer o gol por baixo da cadeira adversária. Poderá ou não haver equipe campeã
Carmencita , 25
citafercosta@bol.com.br
Campina Grande - PB - Brasil


Postura em voleibol - 16/03/04
Objetivo: desenvolver nos alunos os mecanismos para manterem uma postura adequada à prática do voleibol
Duração: 50 minutos
Material: bolas, quadra, apito, som e cd de música instrumental
Faixa Etária: 11 anos em diante

Aquecimento - formar duas equipes com o mesmo número de alunos, sentá-los em círculos e passar uma bola a cada equipe, a brincadeira consiste em levantar-se com a bola, dar a volta no círculo e entregar ao colega seguinte, assim por diante. Ganha a equipe que der a volta no círculo primeiro (10 min);

Desenvolvimento- alunos dispostos em duplas com bola no sentido rede/fundo de quadra, receberão a bola do colega da rede e devolverão toque ou manchete para o companheiro da rede. O importante não será a forma que será dado o toque ou a manchete. O professor deve observar é a postura, a base de pernas, o tronco, postura de braços, etc. O professor começará com a postura alta, essa usada para aquelas bolas passadas "de graça" (10 min), depois passará para postura média, usada principalmente para receber saque (10 min) e por fim a postura baixa usada para defesa (10 min), lembrando de fazer a permuta de quem esta na rede com quem esta no fundo.

Desaquecimento - alunos devem ficar deitados e com os olhos fechados, o professor colocará uma música relaxante e pedirá que eles se imaginem em um jogo com muitos torcedores em que a equipe deles esteja disputando a final. (10 min).

Comentários: o importante neste tipo de exercício é observar os erros mais comuns que serão o cruzamento das pernas, pés paralelos. tronco inclinado em demasia, braços fixos em posição de toque ou manchete e o professor será responsável por fazer essas correções, esse trabalho é muito importante para atletas de iniciação. Boa Sorte a todos!!!
Paulo Henrique de Menezes Brandão , 19
phsuper10@ig.com.br
fortaleza - Ceará - Brasil

Saque por baixo ( Seqüência Pedagógica) - 16/03/04
Objetivo: Ensinar aos alunos a sacar por baixo, levando em consideração uma seqüência nas ações motoras, partindo das mais simples para as mais complexas.
Duração: 50 minutos
Material: bolas de plástico para iniciação, quadra, rede de voleibol.
Faixa Etária: 11 anos em diante

Aquecimento - alunos divididos em duas colunas com mesmo número de pessoas, bolas colocadas no meio da quadra em frente as colunas. Os alunos deverão ao sinal buscar a bola pulando como sapos e na volta trazer a bola andando como carangueijo e passar para o colega que fará o mesmo, ganha a equipe que todos os integrantes cumprirem a tarefa. (10 min)

Desenvolvimento - alunos dispostos em duplas e cada dupla com uma bola, um dos alunos ficará sobre a linha de ataque de uma das quadras e de frente para a rede. O seu colega fará o mesmo só que na outra quadra.
1º passo: o professor demonstrará como é a postura das pernas para o saque por baixo, alunos destros com a perna esquerda, joelhos semi-flexionados, quadril encaixado e tronco ligeiramente inclinado a frente, para os canhotos a perna a frente será a direita.Agora ele irão rolar a bola pelo chão e por baixo da rede até seus colegas com a mão que saca. Depois que eles já estiverem situados com essa forma vc pedirá que eles façam um balanceio com o braço antes de rolar a bola pelo chão.
2º passo: na mesma posição de base os alunos agora irão lançar a bola para o colega por baixo da rede sem que a mesma toque no chão, não esquecer que eles devem fazer o balanceio do braço antes de lançar. Após a assimilação deste passo o professor pedirá que os alunos permaneçam com a base que já foi dita e segurem a bola com a mão esquerda (destros) e direita (canhotos), eles faram o balanceio com o braço contrário da bola e lançarão a bola por baixo da rede sem tocar no chão com o braço contrário que estava segurando a bola.
3º passo: Agora agrupando todos os procedimentos desde a base até o segurar a bola com a mão e pedirá para que ele comecem a realizar o saque por baixo para o colega dessa vez por cima da rede, mas mantendo a distância inicial, o professor deve observar e corrigir os erros, já que muitos lançaram a bola alta demais, outros formarão uma espécie de "copo" com a mão e errarão a direção ou até mesmo a bola, por isso aconselho pedir para que saquem com o braço supinado e mão fechada, já que aumenta-se a região de contato com a bola, entre outros erros. Depois que você sentir que eles já estão dominando bem o movimento comece a aumentar a distância entre eles, assim estará começando a mostrar-lhes uma noção de qual força deverão imprimir para cada distância, melhorando a precisão e regularidade do saque.(tempo total do desenvolvimento - 30 min)

Desaquecimento - dividir dois grupos um em cada lado da quadra sobre suas respectivas linhas de ataque e de frente para a trave de futsal do seu campo, pedir que eles realizem o saque em direção ao gol . Criar uma pontuação:
ex: bola fora= 0 pontos, na trave=2 pontos e gol= 5 pontos por exemplo. (10 min)

Comentários: Ao ensinar é necessário ter em mente que devemos ter uma seqüência, para que nosso aluno aprenda com maior facilidade e determinado gesto. No voleibol por ter uma gama maior de movimentos não-naturais, essa seqüência acaba se tornando ainda mais fundamental. Observe sua turma e trace estratégias para alcançar o objetivo que é uma aprendizagem satisfatória. Boa Sorte!!!
Paulo Henrique de Menezes Brandão , 19
phsuper10@ig.com.br
fortaleza - Ceará - Brasil

 

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