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Qua, 10/12/08 20:23

BIBLIOTECA DE AULAS PRÁTICAS E PLANOS DE AULA

Tabela, aro e cesta - 26/09/04
Objetivo: jogo cooperativo
Duração: indeterminado
Material: bola e quadra de basquete
Faixa Etária: 11 anos em diante

Parte inicial: alongamento e pique corrente
Pique corrente: Corrente:Cada aluno que for pêgo deve integrar-se à corrente que o pegou. O pegador começa tentando pegar os outros colegas que correm aleatoriamente, e quem for pêgo deve dar a mão a ele e fará parte da corrente. Os dois transformam-se em pegadores e a corrente vai crescente a medida que os alunos forem sendo pêgos. Para maior agilidade da atividade, escolher mais de um pegador formando assim várias correntes. O pique só termina quando todos os alunos forem pêgos.
Parte principal, o jogo: Divide-se a turma em dois grandes times. Os alunos deverão realizar o jogo de basquete sem quicar ou andar com a bola ou seja, apenas usar o passe. Para marcar pontos poderão arremessar a bola apenas de fora da linha da área do gol(do futsal ou handebol). Se a bola tocar na tabela, a equipe marca 1 ponto, quando a bola bater no aro marca 2 pontos, se a bola entrar na cesta marca 3 pontos e se a bola não tocar em nenhum dos três, zera a quantidade de pontos.
Parte final: reunir os alunos e obter a opinião deles sobre a atividade e recolher sugestões para mudanças nas regras.
COMENTÁRIOS: Este jogo "detona" os fominhas.
Maria Sueli de Moraes - Colégio objetivo , 39
suelidmoraes@bol.com.br
Brasília , BR

Brincadeira da Ameba - recreação- 26/09/04
Objetivo: Desenvolver a socialização e raciocínio rápido
Duração: 15 min
Material: quadra, ou espaço aberto
Faixa Etária: 11 aos 50
Fases: ameba - sapo - macaco - homem.
Objetivo: tornar-se homem.
Início: todos serão amebas.
Brincadeira: Quando a ameba encontra ameba disputam jockey po (tesoura-papel-pedra). O vencedor evolui para sapo. Quando sapo encontra sapo disputam jockey po. O vencedor evolui para macaco. Quando macaco encontra macaco disputam jockey po. O vencedor evolui para homem. Quem perde regride: homem para macaco, macaco para sapo, sapo para ameba e ameba para ameba.
COMENTÁRIOS: Pode-se também variar o jockey po(disputa parecida com impar-par..mas joga-se com tesoura-papel-pedra...você escolhe qual quiser e faz o movimento do objeto com a mão, ou seja, tesoura(dedos em v), papel (mão aberta) e pedra (mão fechada), assim a tesoura vence (corta) o papel, o papel vence (embrulha) a pedra, a pedra vence (quebra) a tesoura. Para outra disputa, pode-se utilizar o impar-par.
Diego Casagrande , 18
diego.casagrande@uniso.br
Sorocaba/sp- BR

Unidos Venceremos - Estafeta - recreação- 26/09/04
Objetivo: Socialização
Duração: 5 min
Material: quadra, ou espaço aberto
Faixa Etária: Livre
Brincadeira:EM ESTAFETA COLOCA-SE OS ALUNOS SENTADOS E COM AS PERNAS EM POSIÇÃO DE AULA DE ED. FÍSICA. AO SINAL DO PROFESSOR TODOS DEVEM CAIR PARA TRÁS. GANHA A COLUNA QUE DEITAR PRIMEIRO IMITANDO O EFEITO DOMINÓ, REPETE-SE ENQUANTO ELES ACHAREM INTERESSANTE.
Comentários: PODE-SE VARIAR USANDO: DEITAR E NÃO RIR, DEITAR E LEVANTAR, ETC
Eliane Maria Silva, 41
tupafilho@ig.com.br
Natal - RN - Brasil

Jogo da Velha Ativo - Recreação - 26/09/04
Objetivo: Agilidade e raciocínio rápido
Duração: 20 min
Material: 11 bambolês, 10 bolas, sendo 5 de cada tipo (vôlei, basquete)
Faixa Etária: 7 a 12

Brincadeira:Separa-se o grupo em duas equipes que ficarão organizadas em colunas. As colunas devem ficar lado a lado atrás de uma mesma linha e há 10 metros das mesmas, deve-se colocar no chão os bambolês em 3 fileiras de 3 onde será realizado o jogo da velha. Antes do jogo da velha deve ficar um bambole em cada lateral onde serão colocadas as bolas das respectivas equipes (um tipo de bola para cada equipe - Ex: bola de basquete para uma equipe e bola de borracha para outra). Ao sinal do professor, o primeiro de cada equipe deve vir correndo, pegar uma bola e colocar no jogo da velha (cada equipe só poderá utilizar um tipo de bola - basquete ou borracha etc.)e voltar para sua coluna, tocar na mão do próximo e o mesmo vai dar sequência no jogo. O aluno terá a opção de colocar uma bola sua no jogo ou tirar uma bola do adversário do jogo. Toda vez que uma equipe conseguir preecher uma sequência em diagonal, horizontal ou vertical marca-se um ponto. Vence a equipe que conseguir o maior número de pontos no tempo estipulado pelo professor.
COMENTÁRIOS: Jogo bastante dinâmico e divertido em que todos participam de maneira ativa e onde desenvolvem o raciocínio rápido e estratégias de grupo. Excelente para as mais diferentes faixas etárias.
Fernando Guilherme Priess, 32
fernando@colegiomonjolo.com.br
Santa Terezinha de Itaiupu - Paraná - Brasil

Trabalhando a técnica do domínio no futebol - Futebol de Campo - 10/11/04
Objetivo: Ensinar o fundamento do domínio no futebol para crianças de 6 a 7 anos através de uma aula prática
Duração: 2 horas e 15 minutos
Material: 12 bolas e um campo de futebol
Faixa Etária: 6 a 7 anos

Parte inicial:
Alongamento: Será executado no decorrer dos exercícios de aquecimento. O professor chama-os para aplicar um exercício de alongamento, libera-os novamente para as atividades propostas de aquecimento.
Aquecimento(no maximo em 20 minutos):
Atividade: "Siga o capitão"
O treinador, junto com o grupo, percorre o campo de futebol, e, de repente, pára, executa um domínio,(pode ser com o pé, com a coxa, ou com o peito) e, os alunos deverão repetir da melhor forma possível.
Detalhe: O Treinador deve sempre estimulá-los, fantasiando o exercício com a realidade.
Observação: é imprescindível que o treinador use da criatividade.

Atividade: "Atenção”
Os alunos deverão percorrer o campo como quiserem, desde que, sem parar. Cada um terá um número que deverá ser de 1 a 3. Sempre mostrando o movimento sem bola. Quando o treinador chamar por um número pedirá também uma tarefa: mostrar domínio com o pé ou coxa ou com o peito.

Parte principal: entre 1hora e 10 minutos (+ ou -)
Observação: incluindo pausas para tomar água.
Atividade: “Circuito do domínio”
Material: 12 bolas (+ ou -)
Formação: Cada grupo na sua estação. 6 alunos (+ ou -) cada grupo
Material: 3 bolas (+ ou -), para cada estação
Duração: 3 a 5 minutos (+ ou -) para cada estação
Observação: Ao sinal do professor, os alunos mudarão de uma estação para outra.
Estação 01/ Estação “pé” - Formação: 3 grupos de 2, um de frente para o outro a uma distância de 4 a 5 metros (+ ou -), com uma bola. Desenvolvimento: Cada aluno possuidor de bola, deverá executar um passe pelo alto com o pé, com o auxílio da mão, para seu companheiro, que terá que dominar a bola com o peito. Em seguida troca-se, que lançou passa a dominar, assim sucessivamente até que o professor dê o sinal para mudar de estação.
Estação 02/ Estação “peito” Formação: 3 grupos de 2, um de frente para o outro a uma distância de 3 a 4 metros (+ ou -) Um de cada dupla deverá se encontrar posicionado atrás da linha lateral do campo. Desenvolvimento: Será feita a cobrança de lateral, e o outro deverá fazer o domínio com a coxa, trocando-se o arremessador pelo cobrador, assim sucessivamente, até o sinal do professor, para troca de estação.
Estação 03/ Estação “coxa” Formação: 3 grupos de 2, um de frente para o outro a uma distância de 2 a 3 metros. Desenvolvimento: Um de cada dupla deverá, com a mão executar um passe pelo alto, para que seu companheiro domine com a coxa. Troca-se então, o passador pelo receptador, assim sucessivamente, até o sinal do professor.
Estação 04/ Estação “bola rasteira” Formação: 3 grupos de 2, um de frente para o outro a uma distância de 6 a 7 metros(+ ou -) - Desenvolvimento: Um de cada dupla deverá executar um passe forte e rasteiro para seu companheiro dominar com o pé, usando o lado interno do pé. Em seguida, troca-se o passador pelo receptador, assim sucessivamente, até o sinal do professor.
Observação: Após completar um circuito, os alunos terão uma pausa para tomar água depois deverão retornar e completar o circuito pela segunda e terceira vez.

Coletivo: Duração de 1 hora e 15minutos (+ ou -)
Formação: De jogo, cada time no seu campo.
Desenvolvimento: O professor deverá cobrar o que foi dado em aula, observar o que melhorou e o que ainda tem que melhorar, e em qualquer momento da aula, se preciso, deverá para-la para correções.

Parte final: 10 a 15 minutos (+ ou -)
Volta à calma:
Formação: Sentados próximos ao professor - Desenvolvimento: Feedback da aula.
O professor explicará o que foi trabalhado, perguntará do que mais gostaram e do que não gostaram, e dirá quem se destacou na aula, pedindo palmas da turma.
Alongamento final:
Observação: os mesmos exercícios aplicados no de correr do aquecimento.
Exercício 01 Formação: Todos sentados Desenvolvimento: Com os joelhos estendidos e paralelos, flexionar o abdômen à frente e estendendo os cotovelos, tentando tocar com as mãos, os pés.
Exercício 02 Formação: Igual à anterior Desenvolvimento: Com os joelhos estendidos, e pernas abduzidas, tentar tocar com as mãos, os pés.
Exercício 03 Formação: Em pé Desenvolvimento: Com o apoio de um dos membros inferiores, estender o quadril para trás, em seguida flexionar o joelho, e tente segurar com a mão do mesmo lado o dorso do pé. Observação: em seguida feito o exercício, troca-se o lado, e, repete-se o exercício.
Exercício 04 Formação: Igual à anterior Desenvolvimento: Joelhos estendido, membros inferiores semi-afastados, flexão toraco-lombar à direita, por 7 segundos + ou – . Observação: em seguida feito o exercício, troca-se o lado, e, repete-se o exercício.
Marcelo, 26
marcelofinamor@yahoo.com.br
Porto aleegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Capoeira para Medianos - 13/12/04
Objetivo: Revisar os movimentos já vistos (golpes dados de pé) e ensinar os golpes de chão (negativa seguida de rolê, etc.)
Duração: 30 minutos
Material: Pandeiro e berimbau
Faixa Etária: 16 anos
Aquecimento por 5 minutos: Pique-pega
Desenvolvimento (habilidades): Ginga+movimentos já dominados+defesas=> meia-lua de frente, armada, martelo, queixada, negativa, seguido de atividades 2 a 2 com os golpes e as defesas Ginga+movimentos a serem ensinados=> negativa seguida de rolê, negativa+rolê+rasteira, iniciação de combate (2 a 2) e golpes de pé com golpes de chão "Volta à calma": Roda de capoeira ou conversa
COMENTÁRIOS: queria saber o que seria melhor para a "volta à calma": se uma roda de capoeira ou conversa. Grata
Bárbara Docile Donato , 21
babi_donato@yahoo.com.br
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Você já ?- 13/12/04
Objetivo: atenção e aquecimento.
O GRUPO FICA EM CÍÌRCULO E UMA PESSOA FICA NO MEIO, LEMBRANDO QUE CADA PESSOA TEM SEU LUGAR ESPECIFICADO. A PESSOA QUE FICA NO MEIO FARÁ UMA PERGUNTA: VOCÊ JÁ VISITOU O CANADÁ? QUEM NUNCA VISITOU PERMANECE NO SEU LUGAR, MAS QUEM JÁ O VISITOU PRECISA SE MOVER PARA UM OUTRO LUGAR E A PESSOA QUE ESTÁ NO MEIO PRECISA TENTAR PEGAR UM LUGAR. CASO TENHA APENAS UMA PESSOA QUE JÁ TENHA VISITADO, ELA TROCA COM A PESSOA QUE ESTÁ NO MEIO. A BRINCADEIRA É BEM AGITADA E AS PERGUNTAS SÃO TOTALMENTE LIVRES.
Alex Justo
ALE.JUSTO@UOL.COM.BR
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Foge com a bola - futsal - 16/01/05
Objetivo: aquecimento
Duração: 20 minutos
Faixa Etária: 8 a 12 anos
Material: bolas, quadra
Aproveitamento: qualquer esporte
   Cada aluno estará com uma bola, ficando todos espalhados pela quadra. O caçador ficará sem bola. Ao sinal do professor, os alunos terão que fugir conduzindo a sua bola, não deixando que o caçador a pegue. O aluno que perder a bola passará a ser o caçador, sendo que este não poderá tirar a bola daquele que antes o tinha pego.
COMENTÁRIOS: Essa aula serve como aquecimento para uma aula de condução de bola.
Bruna Narducci de Araújo, 22
brunanarducci@hotmail.com
Cocalzinho de Goiás, Brasil

Beisebol com o pé - 16/01/05
Objetivo: Socialização e espírito de equipe
Duração: 40 minutos
Faixa Etária: 8 anos em diante
Material: bola leve(voleibol),4 bambolês ou giz para fazer as bases
Aproveitamento: Educação Física Escolar
   Procedimento:
1.O animador deverá dividir a turma em dois grupos, explicando as regras do jogo. Utliza-se uma adaptação do beisebol oficial:usar a quadra de futsal e demarcando as bases, os bambolês ou um círculo riscado no chão onde ficam os 4 componentes da equipe defensora e os demais se espalharam por toda àrea de jogo.
2.A equipe atacante fica em fila fora da área(quadra de jogo),um de cada vez deve se posionar dentro da trave do futsal ou no lado que será definido como início e final da volta completa.
3.O professor se posiciona no centro do quadrado e joga a bola rolando na direção do "rebatedor"(equipe atacante), este deve chutar a bola para uma direção de maior distância possível. Este deverá correr ao redor das bases evitando ser "queimado" pelos adversários.
4.Só poderá "queimar" o defensor que estiver dentro da base. Para isso não poderá buscar a bola e sim recebê-la dos seus companheiros.
5.Se o atacante conseguir dar a volta completa sem ser atingido marcará um ponto para sua equipe.¨ 6.Após todos haverem passado,invertem-se os pápeis e os atacantes defenderão.
Luciana T.S.Ferreira dos Santos, 35
lugogin2@hotmail.com
Mangueirinha-Pr/ Brasil

Eu gosto de você - Recreação - 05/02/05
Objetivo: Socialização
Aproveitamento: Educação Física Escolar
   Os alunos distribuídos em círculos sentados, escolhem um representante para começar, essa criança dirige-se para um coelga e diz: _ eu gosto de você porque você tem cabelos pretos ou qualquer qualidade ou mesmo uma cor de roupa, sapatos, etc. E quanto os demais tiverem qualquer coisa que coincida com a que já foi falada deverão trocar de lugar uns com os outros e aquele que não trocar, sairá do jogo e o que foi escolhido com a cor deverá tomar o lugar do outro e falar a mesma frase. é divertido.
DELCISA PALÁCIO MARTINS
delcisa@uol.com.br
Campo Grande-MS/ Brasil

Tática 4x0- Futebol - 16/02/05
Objetivo: levar os alunos ao conhecimento do esquema de jogo montado, onde a formação de linha é feita por 4 atletas (quase que em linha horizontal), conquistando o espaço adequado na quadra adversária
Duração: 45 minutos
Faixa Etária: acima de 7 anos
Material: cones, bola, quadra, coletes, apito
Aproveitamento: Futebol
1º passo - aquecimento (corrida de 5´)
2º passo - alongamento (5´)
3º passo - início do desenvolvimento do objetivo da aula: - troca de passes de uma lateral a outra (utilizando diferentes meios: peito de pé, sola do pé, parte interna e parte externa do pé
4º passo - fazer a troca de passes com 4 alunos dispostos quase que em linha horizontal em desenvolvimento em toda a quadra
5º passo - utilizar cones, como adversários distribuídos conforme posiconamento da equipe que troca passe
6º passo - utilizar "sombras" realizando o mesmo exercício, dando maior movimentação à troca de passes
7º passo - situação real de jogo prorpriamente dita
8º passo - avaliação do aprendizado
9º passo - volta à calma
A prática do esquema em questão, deve ser utilizado mais em situações de equipes de alto nível de treinamento.
sesc - 32 anos
marcio.futsal@uol.com.br
Taubaté - São Paulo / Brasil

Animal mágico da capoeira - 31/03/05
Objetivo: Despertar a ação corporal através da história e conhecer alguns personagens, estados, movimentos, animais,países, florestas, bosques, e tudo o que quiser imaginar nesta viagem, através da ação corporal.
Duração: 30 minutos
Faixa Etária: 03 a 04 anos
Material: Pandeiro, espaço físico amplo
Aproveitamento: Capoeira, recreação

Parte Inicial: as crianças deverão estar dispostas em quadra para iniciar a atividade. Primeiramente, fazer um acordo entre as partes, alunos e educador. Ex. o educador diz: _a,e,i,o, u, as crianças respondem: _u, o, i, e, a;O educador responde: _ Então agora vamos viajar.

Dinâmica: cada aluno pegará simbolicamente uma chave para ligar o motor da sua condução. Ex. avião - se for longe ônibus - se tiver que levar mais gente, fazer 2 filas para imitar o ônibus. etc. Ao escolher o destino a seguir. Ex. vamos viajar para a floresta, qual é o animal que vocês conhecem e elas respondem: _vários! Ajudá-las na construção, somente animais de floresta e não animais do mar ex. tubarão. Elas devem seguir o roteiro da viagem, imitando primeiramente a condução escolhida pelo educador no início, com movimentos de braços e pernas, e o sons da condução do transporte. Em dado momento, o educador gritará: _animal mágico! E todas as crianças dão um giro no lugar e dão um grito bem forte e alto e, elas param. O educador diz:_ chegamos na floresta, estou avistando um tigre ! E todos têm que imitar este animal. E assim sucessivamente. Zoológico, Àfrica, Bahia, etc. Na Bahia, a viagem pode ser de navio como foram as viagens dos escravos. Todos amontoados cantando canções que tenha haver com a história. O educador diz: chegamos na Bahia, quem sabe o que tem na Bahia, eles respondem diversar coisas, mais o fundamental da Bahia, será a Capoeira. O Educador diz: _ Chegamos na beira do mar, todo mundo tomando banho de sol, nadando, e agora vamos jogar capoeira na beira do mar. E assim segue a viagem ...

COMENTÁRIOS: A idéia é oportunizar as crianças de conhecerem a história da capoeira, os movimentos mais de forma lúdica e prazerosa.
Escola Atuação - Curitiba - 27 anos
indioedfisica@yahoo.com.br
Curitiba / Brasil

Regressão - 31/03/05
Objetivo: Relaxar os alunos após intensas atividades
Duração: 20 minutos
Faixa Etária: 12 a 100 anos
Material: preferencialmente piscina mas pode ser aproveitado para quaisquer outras atividades
Aproveitamento: relaxamento ou volta à calma
   A idéia é utilizar a flutuação, na piscina, para promover a sensação de estar dentro do útero materno. O professor pode usar músicas que contenham sons de água ou qualquer outro bem relaxante e, durante os minutos decorrentes da aula, fazer com que todos os alunos se sintam no útero, sugerindo que sintam a mãe acariciar a barriga, conversar com o feto, brincar com ele, tudo isso com o aluno mantendo-se como um feto.

COMENTÁRIOS: utilizo este relaxamento em minhas turmas de idosos e tenho resultados incríveis obtidos com mais de 120 alunos praticantes.
Academia Blest - 23 anos
newpity@yahoo.com.br
Rio de Janeiro / Brasil

Circuito com bastão- 31/03/05
Objetivo: resistência geral e localizada
Duração: 40 minutos
Faixa Etária: 10 à 14 anos
Material: bastâo, colchonetes, apito, cronômetro e quadra
Aproveitamento: E.F. Escolar e academias

1° passo: alongamento geral de membros inferiores e superiores com aquecimento localizado por articulação.
2° passo: corrida de 10 minutos.
3° passo: montada as estações em sequência de: 1ª estação: dispor 5 bastôes numa distância de 30 cm um dos outros com objetivo de correr com os pés alternados por esses bastôes. 2ª estação: colchonetes para abdominais; 3ª estação: mesma disposição dos bastôes da 1ª estação, agora o aluno vai saltar entre os espaços com os 2 pés juntos. 4ª estação: demarcar 20 metros e realizar tiros livres de corrida. 5ª estação: dispor 4 bastões em forma de zig-zag, eos alunos terão que saltar lateralmente até o final do zig-zag. 6ª estação: realizar flexão de braço.
   Tudo isso em tempo de 30 segundos com intervalo de 10 segundos para a troca de estações.
E.M.E.F. BELARMINA FERNANDES - 25 anos
newpity@yahoo.com.br
PARAGOMINAS, PARÁ/ Brasil

 

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