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Qua, 10/12/08 20:25

BIBLIOTECA DE AULAS PRÁTICAS E PLANOS DE AULA

Dança da Vassoura - 14/05/05
Objetivo: estimula a agilidade, atenção e a socialização
Duração: pode durar o tempo de uma musica ou até mais isso vai de acordo com o monitor
Material: cd de forró, 1 vassoura
Faixa Etária: 3ª idade
Aproveitamento: aulas de dança de salão, ginástica para 3ª idade
   OS ALUNOS DEVERÃO ESTAR DISPOSTOS EM DUPLAS, DISPERSOS PELO SALÃO, 1 ALUNO DEVERÁ ESTAR SEM DUPLA PARA DANÇAR COM A VASSOURA, AO SOM DA MUSICA OS ALUNOS DEVERÃO DANÇAR FORRÓ, QUANDO O MONITOR PARAR A MÚSICA OS ALUNOS DEVERÃO TROCAR DE PAR, INCLUSIVE AQUELE QUE ESTAVA DANÇANDO COM A VASSOURA, ESTE DEVERÁ SOLTAR A VASSOURA NO CHÃO E PEGAR QUALQUER PESSOA PARA DANÇAR. QUEM SOBRAR, DANÇA COM A VASSOURA. AO FINAL DA BRINCADEIRA QUEM ESTIVER COM A VASSOURA PODE PAGAR PRENDA.
Comentário:Tive muito sucesso com esta atividade nas minhas aulas de dança de salão e ginástica para a 3ª idade.
Gisele Aparecida de Oliveira, 24
giselitapare@bol.com.br
Ipatinga - MG

Cadeirobol - E.F. Escolar - 14/05/05
Objetivo: Estimular a coopreensão de regras
Duração: 40 min
Material: seis cadeiras, uma quadra e uma bola
Faixa Etária: 09 em diante
Aproveitamento: Recreação
    Distrubir 6 cedeiras, 3 de um lado e três do outro, colocadas uma ao lado da outra. A 3 m mais ou menos uma da outra. Dividir o grupo total em dois, 3 alunos de cada time ficarão sentados nas cadeiras. O objetivo do time é fazer com que a bola chegue aos alunos da cadeira, as cadeiras da ponta valem 1 ponto ea cadeira do meio vale 3 pontos. Estipular as regras - o aluno que estiver com a bola não pode ser tocado, o aluno que estiver com bola não pode ficar mais que 5 seg. com a mesma, o aluno da cadeira não pode levantar para receber a bola.
Comentário: Estimule o grupo a criação de novas regras.
Francisco Lamassa, 29
fljswim@ig.com.br
RJ , BR

Lutas - E.F. Escolar - 14/05/05
Objetivo: Motores: tonicidade, equilibrio, coordenaçaõa global, lateralidade, agilidade, força. Afetivos: respeito ao colega e às regras, determinação e sutonomia. Cognitivos: estratégia e percepção.
Duração: 50 min
Material: Espaço: quadra ou pátio. Material: se possível, tatame.
Faixa Etária: 10 à 17 anos.

Aquecimento: exercícios de alongamento e uma breve corrida com movimentos diversificados (10 minutos)

Parte principal:
1 Luta do saci: alunos em dupla, em pé, de mãos dadas, somente com um pé no chão. Tentam desequilibrar o colega fazendo o mesmo tocar com o pé que não está apoiado no chão. Vence quem conseguir mais vezes com que o colega toque o chão. Trocar de duplas a cada 3 minutos - Realizar com 3 duplas, total aproximado de 10 minutos
2. Luta do sapo - Alunos agachados de cócoras, um vai tentar desequilibrar o outro, quem sentar ou tocar as mãos no chão perde ponto. Trocar duplas a cada 2 minutos - Realizar com 4 duplas - Total aproximado de 10 minutos
3. Luta do jacaré - alunos frente a frente em posição de flexão de braço, um tenta drrubar o outro, tirando o apoio de um dos braços do colega, provocando a queda. Ganha quem desequilibrar mais vezes. Cada dupla 2 minutos, realizar com 4 duplas - tempo total aproximado de 10 minutos.

Volta a calma: Alunos sentados em círculo, realizando movimentos de alongamento. Debater sobre a experiência de lutar e a violência atual - 10 minutos.

COMENTÁRIO: Aula para ser utilizada como suporte ao tema de lutas, artes marciais e combate, levando o aluno a refletir sobre o tema em questão.
Heraldo , 35
heraldosimoes@bol.com.br
Fortaleza, Ceará, Brasil

Capoeira na sala - 14/05/05
Objetivo: passar a capoeira do modo lúdico
Duração: 20 a 30min
Material: aparelho cd, tatame
Faixa Etária: 7-10
No primeiro aquecimento é feito um pique-péga dos macacos onde os alunos só poderâo se movimentar com as mãos e os pés no chão e quando forem pêgos terão que ficar agachados no mesmo lugar até que um colega o descole com um martelo. No segundo aquecimento é feita uma roda, onde todos ficam de mãos dadas e um aluno é escolhido para ser o mocinho e do lado de fora da roda ficará o bandido que só poderá se movimentar pulando enquanto a roda só poderá girar com o movimento de ginga. o terceiro é o aquecimento global. o quarto é a parte especifica onde os alunos aprenderão os golpes.
José Carlos Oliiveira , 22
danize@nitnet.com.br
São Fidélis

Circuito de pernada- 14/05/05
Objetivo: trabalhar as valências físicas através da pernada crawl
Duração: 45 min
Material: prancha, extensores, pés-de-pato
Faixa Etária: maior 10
Aquecimento - Deixar os alunos nadarem livremente (5 minutos).
Principal - Dividir os alunos no número de raias que o professor estiver disponível, por exemplo 6 raias, o professor determina um tempo para a execução das atividades e um tempo para a mudança de raias, por exemplo 5 minutos fazendo a atividade e um minuto para trocar. O exercício das raias continua o mesmo e os alunos vão rodando.
r1- pernada de crawl com prancha em grande pegada e a cabeça fora d'agua (trabalhar força )
r2 - pernada de crawl sem prancha com extensores presos nas raias e fazendo braçada para respirar (trabalhar RML)
r3- pernada de crawl com prancha em pequena pegada rosto dentro d'agua fazendo a respiração frontal (trabalhar velocidade).
r4- pernada de crawl com pé de pato sem prancha com a respiração livre. (trabalhar potencia)
r5 - pernada crawl sem material e constante com respiração livre (trabalhar restência aeróbia)
r6 - deixar fazer a pernada livremente (descontração)

COMENTÁRIO: enfatizar o trabalho a ser realizado em cada valência física. É bem aceito por todos, pois só é necessário saber fazer a pernada de crawl.
academia companhia do exercício, 29
fljswim@ig.com.br
RJ , BR

Relax en piscina - 06/07/05
Objetivo: relajamiento, fin de una clase, clase especial de relax
Duração: 20 minutos
Material: spaguettis
Faixa Etária: todas
  Se acuestan los alumnos en la piscina con dos spaguettis , uno bajo la cabeza y el otro bajo las rodillas. ojos cerrados. si podemos bajar la luz, mejor. musica de relax. profesor fuera de la piscina. el profesor va indicando la relajacion del cuerpo como un viaje mental por toda la anatomía. comenzando por los pies y repasando musculos, huesos,articulaciones.por ejemplo: rodillas, relax... cuando se llega a la cara se relajan bien los musculos de ella y sobre todo la mandíbula. luego se pueden realizar visualizaciones , como de visitar un paisaje que elijamos o focalizar la atencion en la llama de una vela . se hace referencia a la respiracion, se observa sin participar. regresamos de esa visualizacion y tomamos unas respiraciones bien profundas. luego cada uno a su tiempo se van incorporando y se estiran, se desperezan como mas deseen en el agua. se termina con un estiramiento con brazos bien extendidos y respiracion bien profunda.de pie en la piscina. espero que la disfruten!!
hotel punta azul, 43
alemejuto@hotmail.com
Punta Del Este, Uruguay

Lava lava lavadeira a roupa do capoeira - Capoeira- 06/07/05
Objetivo: Desenvolver habilidades motoras, espaço temporal, coordenação motora fina e ampla, cooperatividade, competição, ritmo, música da capoeira sobre o assunto
Duração: 30 a 40 minutos
Material: grampos de roupa, varal de corda, fitas cortadas de cores diferenciadas, bambole, e outros.
Faixa Etária: a partir dos 7 anos de idade

Parte inicial: Separar dois grupos de alunos em números iguais, caso sejam impar, definir alguém do grupo para realizar mais uma vez.
Evolução: Ensinar a música ao grupo.
Música: Lava lava lavadeira a roupa do capoeira - coro Refrão: Por que hoje é domingo, amanhã segunda-feira, vai ter festa no Bonfim, vai ter festa na ribeira, moleque toma cuidado com o tombo da ladeira, sua roupa está suja coitada da lavadeira. Ensiná-los a cantar.
Fase I: esticar o varal na altura das crianças, separar os grampos de roupa, e as peças com números iguais. Ao sinal do educador, o aluno 1, saíra para pegar o grampo e uma peça de roupa, pendura no varal, volta ao lugar e antes toca na mão do número 2, e assim sucessivamente, neste momento todos alunos estão cantando a música.
Pontuação: ganha a equipe que terminar de pendurar a roupa e, a equipe que cantar no ritmo e melodia em voz alta. Está atividade tem 7 fases: Fica para uma próxima oportunidade as outras 6, quem quiser conhecer meu trabalho, ou quiser programar qualquer curso infantil com capoeira, entrem em contato.

COMENTÁRIOS: Comentários prefiro recebê-los.
Dori Edison Soares, 36
indioedfisica@yahoo.com.br
Curitiba , Brasil

Dança da Cadeira - Corre Cotia - 06/07/05
Objetivo: Agilidade
Duração: 20 min
Material: Cadeiras, realizada na quadra ou pátio
Faixa Etária: 9 anos em diante
   Formação: em círculo, o assento da cadeira voltado para fora do círculo; todos sentados. Execução: todos sentados, retira-se uma cadeira e o aluno permanece do lado de fora da roda. A professora fica dentro do círculo, andando e cantando a música com todos; o aluno acompanha a professora. Quando esta tocar na cabeça de um aluno sentado, este deverá se levantar e correr do lado contrário do colega que já estava do lado de fora. Final: Eles competem, para ver quem sentará primeiro (Obs CDOF: variação do corre cotia)
Alexandra Cipriano, 35
xandraci@ibest.com.br
São Paulo , BR

Futbeisebol - 06/07/05
Objetivo: trabalhar a velocidade, agilidade, resistência aeróbia e anaeróbia
Duração: 30 minutos
Material: uma bola de borracha, e cinco garrfas pet.
Faixa Etária: 09 em diante

1passo - a escolha dos times deve ficar equilibrada para que não haja uma equipe mais forte que a outra.
2º passo - após dividir o grupo coloque um de cada lado do espaço disponível.
3º passo - coloque as garrafas de forma que quatro fiquem próximas aos vertices da quadra e uma fique no centro da quadra. 4 passo - uma equipe sera a dos chutadores e outra dos corredores, esta equipes deverão ter números iguais e serão numerados sequencialmente, EX:. o professor rola a bola para a equipe dos chutadores, e diz número 1 então o número 1 dos chutadores irá chutar a bola para qualquer lado, para que o número 1 dos corredores corra atrás da bola, quando o 1 dos chutadores efetuar o chute deve sair correndo e chutando as garrafas, enquanto o 1 dos corredores tenta pegar a bola e acertar o 1 corredor para que este pare de chutar as garrafas, cada garrafa valerá um ponto, vai somando os pontos e depois os papeis se invertem.
Francisco Lamassa - Recanto do Fazer, 30
fljswim@ig.cm.br
RJ , BR

Introdução as lutas com enfoque no Karatê - E.F. Escolar - 23/07/05
Objetivo: Equilíbrio, força, velocidade de reação e coordenação, além de envolver conceitos de luta.
Duração: 45 min
Material: Tatames ou colchões
Faixa Etária: maior de 11 anos
Aproveitamento: karatê
   Aquecimento e alongamento a critério do professor. 5 min.
   Tirar o outro da roda: Faz-se uma demarcação no chão onde caibam dois alunos, um de frente para o outro. Ao sinal do professor, ambos devem empurrar ou puxar o colega para tirá-lo da roda. Podem ser feitas variações havendo contatos só com os pés, só com as mãos ou com o corpo todo. - 10 min.
   Desequilibrar em Zenkutsu-dachi: Ainda em duplas, um de frente para o outro, na postura de zenkutsu-dachi (a perna de trás é estendida, a da frente é inclinada para que o joelho fique diretamente acima do pé, e os quadris são abaixados, enquanto as costas ficam eretas) do karatê, devem estar com as mãos, a mesma do lado da perna que esta para trás, dadas tentando desequilibrar o parceiro, fazendo uso apenas da mão dada. - 10 min.

Obs.: Nas duas atividades anteriores procure trocar as duplas de alunos, para melhorar o relacionamento entre eles, e fazer com que percebam as diferentes estrategias utilizadas pelos colegas.

   Levantamentos teóricos e aplicação do kata: Explicação sobre o karatê-dô, significado da palavra e país de origem. Kiai e Kata, o que é? E para que serve? Em seguida ensino da sequência do primeiro kata do karatê (heian shodan) - 20 min.
Pablo Santos Silva, 23
pablo_faef@yahoo.com.br
Monte Mor - SP - Brasil

Treino da visão periférica, do rápido raciocínio e do tempo de reação - Futsal - 23/07/05
Objetivo: Estimular a visão periférica e o raciocínio rápido do atleta e/ou praticante
Duração: variável ao nº de participantes
Material: 02 (duas) bolas de futsal, 02 (dois) conjuntos de placas, ou cartazes em material rígido numerados de 0 à 9, 02 (dois) auxiliares, 01 apito (pode ser substituído por comandos de voz)
Faixa Etária: da iniciação ao alto rendimento
   
POSICINAMENTO EM QUADRA
1. Organizar uma fila única com os atletas/alunos a partir da linha do gol A
2. Posicionar dois "auxiliares" nas extremidades esquerda e direita do círculo do meio de quadra.
DINÂMICA DE AULA
1. Ao sinal do primeiro apito os alunos partem em direção ao centro da quadra conduzindo a bola em velocidade.
2. Ao atingir a marca dos 7m o professor dará um segundo apito onde serão levantadas as duas placas númeradas simultâneamente viradas para o aluno/atleta.
3. O aluno/atleta ao atingir o meio de quadra deve falar em voz alta o resultado da soma dos dois algarismos exibidos em cada placa ao mesmo tempo que finaliza chutando a bola ao gol B. Repetindo-se o processo na ordem da fila com o uso da outra bola para tornar mais rápido a sequência da aula.

COMENTÁRIOS: O condicionamente criado por esse tipo de aula contribui substancialmente para melhora da visão periférica, percepção dos espaços durante o deslocamento e também estimula bastante o rápido raciocínio, características essenciais na prática do futsal desde a iniciação até o esporte de alto rendimento, visto que é muito comum encontrarmos atletas/praticantes com o hábito de conduzir a bola de cabeça baixa o que interfere diretamente na falta de percepção das melhores oportunidades de jogada e o surgimento de espaços na marcação adversária para o passe, penetração e/ou arremate a gol.
Renato Cobra, 30
renatocobra@vilamariana.sescsp.org.br
São Paulo, SP

Chutebol - Futsal- 01/09/05
Objetivo: cooperação
Duração: 10 min
Material: quadra e bola
Faixa Etária: 8-9

2 equipes só podem ficar em sua quadra e tentam fazer gol na equipe adversária.
Raphael Rodrigues, 23
raphagiba@yahoo.com.br
Rio de Janeiro, RJ

Corrida com Medicine ball - Futsal- 01/09/05
Objetivo: Através de uma atividade lúdica, motivar os alunos a se fortalecerem principalmente os membros inferiores aumentando a força do chute e condução de bola.
Duração: 5 à 10 min
Material: Uma quadra de esportes e bolas de medicine ball
Faixa Etária: 08 acima

É pedido que cada aluno pegue uma bola de medicine ball, em seguida todas ficarão numa das linhas que demarcam a quadra. Os alunos ficam lada à lado. Ao ouvir o apito do professor, os alunos correm, aquele que chegar primeiro do outro lado da quadra conduzindo a bola será o vencedor.
COMENTÁRIOS: Essa aula foi muito bem aceita por meus alunos, espero que vocês aprovem.
Wagner Borges, 23
raphagiba@yahoo.com.br
Campina Grande, RJ

A Iniciação para o aprendizado de voleibol - 10/01/06
Objetivo: Psicomotor e apreder a jogar volei
Duração: 30min a 60min
Material: bolas e uma quadra
Faixa Etária: 8 - 15 anos

- Para começar devemos colocar os alunos em dupla e cada dupla com uma bola, assim começando o exercício com a rolagem de bola pelo chão com as duas mãos e em seguida com apenas uma.
- Agora de pé com a bola na mão, jogá-la para o companheiro com as duas maõs sem deixar cair e em seguida com apenas uma mão. E agora com o elemento saltar.
- Agora mostramos a eles, alunos(as), que para sacar por baixo deve estar com uma das mãos segurando a bola e a outra aberta e em seguida golpear a bola na diagonal para que ela possa chegar no seu companheiro do outro lado.
COMENTÁRIOS: Este exercício mexe muito com a psicomotricidade dos alunos por conta do espaço, tempo, equilíbrio, reflexo e lateralidade que terão de trabalhar e assim também mostrando como é que se começa a jogar o voleibol.
Anthony Charles, 20
acbss21@hotmail.com
Recife, Pernambuxo, Brasil

Passeio na floresta - Natação - 10/01/06
Objetivo: proporcionar adaptação das crianças ao meio líquido
Duração: 50 minutos
Material: boias, espaguetes
Faixa Etária: 3-6 anos
   Iniciar com um aquecimento fora da piscina, dizendo que será feito um passeio na floresta, Depois perguntar para as crianças quais os bichos têm na floresta e conforme elas forem falando, pedir para elas emitarem. Em seguida pedir para elas sentarem na borda da piscina e bater as pernas, então falar para as crianças que começou a chover e pedir para elas jogarem água para cima criando uma chuva. Depois pedir para as crianças entrarem dentro d'agua e jogarem vários brinquedos e bolinhas flutuantes e pedir para as crianças se deslocarem e buscarem esses brinquedos, trazendo para a borda da piscina.
COMENTÁRIOS: quando se trabalha com crianças dessa faixa etária deve-se redobrar o cuidado com a segurança, por isso procure sempre ministrar aulas com a ajuda de colegas e utilize boias para as crianças.
EDUARDO SILVIO DA COSTA , 24
edwardosilvio@hotmail.com
FLORIANOPOLIS, SC, BRASIL

Dinâmica da Bola(balão, bexiga) - 10/01/06
Objetivo: Criatividade, descontração.
Duração:
Material: Balões
Faixa Etária:
Todos os participantes pegam uma bola de ar, cada participante enche sua bola. E cada um tem que estourar sua bola de forma diferente, não podendo repetir nenhuma forma.
É uma brincadeira fantástica, surgem inúmeras formas engraçadas de estourar a bola.
Cheila Mascarenhas,
cheilammdelima@yahoo.com.br
RJ

 

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