Home |CDOF Responde | Cadastro de Usuários | Cadastro de Consultores|


 

Dom, 1/5/11 23:55

Nova Proposta de Índice de Massa Corporal (IAC)

Tradução do Artigo original: Fonte: Jornal de Pesquisa sobre a Obesidade - A Better Index of Body Adiposity

Califórnia Los Angeles, CA - EUA. Pesquisadores desenvolveram uma nova fórmula para o ìndice de Massa Corporal para determinar a adiposidade e dizem ser mais confiável do que medir a gordura corporal através do método tradicional (IMC). Esse tipo de cálculo é feito através da divisão do peso pela altura.
Utilizando-SE a medida da circunferência do quadril e a altura, a Nova Fórmula (BAI) ou índice de adiposidade corporal (IAC), poderá ser utilizado para refletir o percentual de gordura tanto de homens adultos quanto de mulheres de diferentes etnias, sem correção numérica ou acesso ao peso, diz o Dr. Richard N. Bergman e colaboradores (University of Southern California, Los Angeles) em sua pesquisa publicada em 3/03/2011 no Obesity Jornal.

O que se observa é que o IAC mostra ser mais eficaz na predição da saúde que os outros índices de Obesidade como o IMC. Porém, eles assumem que deve-se investir mais em futuras pesquisas para a confirmação desses resultados - pesquisa feita com americanos, descendentes de mexicanos e africanos, descendentes de mexicanos e africanos - em brancos e outros grupos étnicos e também em crianças. É necessário também se pesquisar se esse índice é o melhor para se calcular o índice de gordura corporal entre homens e mulheres que o próprio IMC.

Segundo eles, a altura e o tamanho do quadril está altamente relacionada com o percentual de obesidade.

" Nós estávamos interessados em determinar se pelo menos podíamos descobrir um índice de adiposidade corporal que superasse o IMC, o qual é usado desde 1840". O qual não é uma medida muito confiável para pacientes obesos, explicou Bergman. O IMC é particularmente inapropriado para avaliar indivíduos com elevada massa corporal magra, como os atletas por exemplo, e crianças, e acima de tudo em grupos étnicos diferentes, explica Dr. Bergman e seus colaboradores.

Bergman e seus colaboradores, não são os primeiros a sugerirem alternativas para o IMC. A circunferência é amplamente utilizada como um indicador melhor para risco coronariano que o IMC, porém alguns estudos mostram que são igualmente preditivos. Outros exemplos podem ser citados como índice de cintura e quadril e ìndice de cintura/quadril/altura, como medidas melhores para se detectar o índice de obesidade do que o IMC. Mas alguns críticos dizem ser muito difícil se estabelecer uma medida muito acurada da circunferência quadril e cintura e ainda incluindo a altura, tornando o IMC mais popular pela simplicidade e rapidez dos cálculos.

Nós procuramos em quais variáveis estávam mais fortemente relacionadas ao percentual de adiposidade, e elas foram a altura e o tamanho do quadril. Nesse estudo, Bergman e seus colaboradores utilizaram um grande banco de dados, o BETAGENE, que consistia de parentes de de mexicanos naturalizados americanos com diabetes gestacional, para determinar o melhor índice. Eles escolheram esse grupo por causa da grande população encontrada na cidade de Los Angeles, observou, "A maioria da população mundial não é branca". Por causa dessas variáveis, as quais não tinham correlação, é que propusemos o novo indice de IAC, explicou Bergman.

O IAC será fácil de calcular. " Mostramos que o IAC, calculado pela fórmula: [(Circunferência do Quadril em cm)/(altura(m) x V (raiz) altura (m)] – 18 é uma excelente equação para predizer o percentual de gordura corporal tanto de homens quanto de mulheres, complementa. O IAC revela o percentual de gordura e não só uma correlação ou índice dela, como ocorre com o IMC. Validada pelo (DEXA) Dual-Energy x-ray absortion.

"Será muito mais fácil para fisiologistas, médicos ou enfermeiros trabalharem em cima dos índices de seus pacientes, simplesmente utilizando uma calculadora, ou um programa de computador no seu iPhone", explica o Dr. Bergman.

Outros também, utilizaram em suas pesquisas e acharam que o comportamento do IAC, em estudos sobre o Risco Cardiovascular e triglicérides feito em Africanos naturalizados americanos estava bem parecidos com os resultados encontrados na população negra e latinas no Betagene.

"Assim, nós acreditamos que apresentamos evidências acuradas em pelo menos dois grupos populacionais étnicos, e futuros trabalhos deverão ser feitos a fim de generalizar o IAC para outros grupos. É importante observar também se o índice pode ser utilizado para predizer em crianças o risco de doenças cardiovasculares".

Fórmula:

Como calcular:

Para calcular o IAC: você divide a medida da circunferência do seu quadril em centímetros (medida na altura da cabeça do fêmur como na foto) pela sua altura(m), multiplicada pela raiz quadrada da sua altura(m), e diminui 18 do resultado final.
Exemplo: 1,58 de altura, 79 cm de quadril

IAC = [ 79/ (1,58 x v1,58) ] – 18 = [ 79/ 1,98 ] – 18 = [39,89] – 18 = 21,89

Agora interpretar o resultado:
A vantagem dessa fórmula é que pessoas com massa magra alta não são classificadas como obesas como a do IMC.

Tabela de Comparação dos Dois Métodos
Nível de
Obesidade
IMC
Use a calculadora eletrônica

Resultados

Abaixo do Peso
Abaixo de 18.5
Normal
18.5 – 24.9
Sobrepeso
25.0 – 29.9
Obeso
30.0 e acima

Nível de
Obesidade
IAC

Resultados Homem

Resultados
Mulher

Abaixo do Peso
< 11%
< 23%
Saudável
11 a 22%
23 a 35%
Sobrepeso
22 a 27%
35 a 40%
Obeso
> 27%
> 40%

 

|::::  Cooperativa do Fitness - Todos os direitos reservados - BH - MG - Na internet desde 05/12/1999 ::::|