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1.Hidroginástica para Gestantes - 14/02/00
Tenho 33 anos e estou grávida de 4 meses, gostaria de me informar sobre a hidroginástica para gestantes, sites que falem da importância deste esporte na gestação. Meu marido está inseguro com relação a esta atividade física e eu gostaria de mostrar a ele cientificamente da sua importância. Agradeço desde já. Gisele de Cássia
Olá Gisele, não há motivos para preocupações, você simplesmente escolheu a atividade certa para o período em que você está vivendo. Quando se está grávida geralmente a mãe ganha em torno de 13 kg no seu peso e isto apesar da adaptação lenta causa um grande desconforto nas articulações e coluna. Será na aula de hidroginástica que a gestante terá a oportunidade de reduzir este excesso de peso devido a pouca gravidade, tendo maior liberdade de exercitar-se com segurança e melhorar sua flexibilidade e condicionamento preparando-se para o parto. Além disto a água trás uma grande sensação de bem estar, relaxamento e saúde. Algumas alunas até dizem que os bebês adoram e costumam se agitar durante a aula ;-) Embora com tantos benefícios você deve ter cautela com movimentos excessivamente vigorosos (obedeça seus limites); excesso de alongamentos (podem gerar câimbras); exercícios demasiados de bruço (grande pressão na barriga em algumas gestantes);evitar bater os joelhos na barriga .Caso queira adquirir literaturas indicamos: Exercícios Aquáticos na Gravidez - Jane Katz. No mais, desejo-lhe uma gravidez ativa e muito saudável! Esperamos por mais notícias suas e fotos da família. Obrigado por participar de nosso site.

2. SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS - Hidroginástica - 17/02/00
Gostaria de obter informações sobre livros de hidroginástica - Ricardo Figueiredo.
Olá Ricardo! Como você não especificou bem sua SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS vamos sugerir alguns mais utilizados por nós profissionais:


-Hidroesporte (treinamento complementar) autor: Antônio Michel Aboarrage.Jr.;
-Exercícios Aquáticos terapêuticos - Autora: Andréa Bates/Norm Hanson ;
-Hidro 1000 exercícios - Autor: Rogerio Santos ;
-Ginástica Aquática - Autora: Mercês Nogueira -
-Literatura americana: Waterpower Workout Book, Autora: Lynda Huey and Robert Forster.
Qualquer dúvida ou complementação é só entrar em contato conosco! Um abraço.

3. Água aquecida e Método Pilates - 20/02/00
Gostaria de receber informações urgentes sobre o que ocorre com o corpo numa piscina aquecida e sobre a técnica PILATES . Obrigada! Vanessa
   Olá Vanessa, primeiramente vamos falar sobre a água aquecida. Na Pesquisa feita pelo prof. Kruel editada no livro: Hidroesporte - Treinamento complementar, do autor: prof. Nino, uma das características da água que talvez seja benéfica num programa de exercícios é o alto calor específico e a termo-condutividade da água comparada com o ar, a qual aumenta a capacidade de remover o calor do corpo em água fresca. Isto pode resultar num menor estresse durante o exercício, o qual pode ser extremamente benéfico para obesos. Além disto a temperatura da água influencia em algumas variações cardiovasculares sendo que quanto maior a temperatura , maior será a freqüência cardíaca para qualquer aumento de consumo de oxigênio. No livro, diz que a temperatura ideal pra prática de exercícios na água é entre 27 a 31graus C., podendo-se treinar em águas mais frias como 24 /25 graus C., fazendo-se um pré-aquecimento antes de entrar na água. Valendo frisar que a exposição a temperaturas mais altas aumenta a elasticidade muscular, ajudando o ângulo do movimento - prevenindo-se contra danos nos músculos durante o exercício.
O método Pilates, Vanessa, é um método criado na década de 30 por um alemão chamado Joseph Pilates, o qual sofria de atrofia muscular. Ele criou a técnica para ficar mais forte e ganhar um corpo mais harmonioso e equilibrado, vindo ajudar mais tarde veteranos feridos na Primeira Guerra Mundial, com mesmo problema. Apesar de ser antigo, agora está estourando no Brasil. São exercícios de força e alongamentos que sobrecarregam muito o abdômen. Alguns profissionais da área de educação física e fisioterapia estão hoje em dia adotando o método dizendo ser um dos mais eficientes dos últimos tempos. O método se resume em movimentos feitos com pouca repetitividade e automatismo fazendo com que os alunos tomem perfeita consciência de seus músculos em exercício "o rigor técnico é o segredo", sendo que cada um é feito num ângulo específico, fazendo com que o resultado apareça com rapidez. É importante observar que este método não pode ser feito sem uma instrutora, pois a garantia do sucesso é a precisão da execução dos exercícios. No caso de um iniciante, por exemplo, ele fica mais de 30 min. só fazendo alongamentos e posições para conhecer melhor seu próprio corpo. Só após suar bastante é que se pode partir pra ginástica em si. Com todo o rigor os resultados começam a aparecer após 30 sessões em média, definindo os músculos por igual. Para quem deseja acelerar os resultados, o método pode ser feito em maquinários específicos como camas de madeira com molas e tiras de couro substituindo os pesos. São aulas individuais e custam em média 40 dólares por sessão. (mais detalhes: Profa. Inélia Garcia tel: (011) 209 - 8763).
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