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DEEP WATER TRAINING

Saiba sobre a modalidade mais indicada pelos médicos e como pode se beneficiar dela !


O que é?
é uma modalidade de hidroginástica praticada com ou sem a ajuda de um colete flutuante, permitindo que se exercite em águas profundas (acima da altura da pessoa), totalmente em suspensão não sendo necessário mergulhar a cabeça, fazendo com que o corpo permaneça na vertical e com a água na linha dos ombros. Em uma mesma aula utilizamos exercícios de atletismo, natação, hidroginástica com 50' de duração.
Deep: profundo, profundezas
Water: água
É um trabalho eficaz de hidroginástica feito totalmente sem impacto proporcionando ao praticante benefícios em flexibilidade, condicionamento físico, emagrecimento, reabilitação, dentre outros, simultaneamente. A sensação durante a atividade é de estar totalmente livre na vertical, pois ao deslizar pela água o praticante não tem necessidade de contato com a borda ou qualquer base fixa, não apoia os pés nem as mãos, ficando suspenso totalmente pela ajuda do colete.

Benefícios Gerais em Deep Water
Os benefícios do exercício em água profunda são muito amplos, principalmente em água tépida. Veja só!

Frequência Cardíaca e Circulação:
O que mais torna interessante e desafiante no treinamento em Deep water é que a frequência cardíaca será de 10% à 15% mais baixa que na prática de exercícios fora d'água, proporcionando maior capacidade cardiorrespiratória. Permite que os indivíduos se exercitem por mais tempo sem que se cansem, principalmente os cardíacos, com os mesmos benefícios.
Além disso, por estar em condições gravitacionais próximas de zero e sem impacto, estimula amplamente o retorno venoso dos membros inferiores, evitando e tratando problemas circulatórios como varizes, inchaços e má-circulação sanguínea.
Mulheres grávidas sentem um alívio enorme praticando a hidroginástica, sobretudo em água profunda, devido a total flutuação o bebê deixa de pressionar o colo do útero permitindo uma sensação de alívio, estando livre para exercitar-se com maior segurança e prazer. Além disso, a Deep Water permite que a frequência cardíaca da mãe seja mais baixa para a segurança do bebê e o estresse nas articulações "abertas" seja minimizado;

Força e Resistência Muscular:
No treinamento da Hidro Deep Water, o praticante é forçado a movimentar músculos agonistas e antagonistas em diversos padrões de movimento, buscando o equilíbrio da força entre os músculos, sem o incômodo da "Dor Tardia", pois o ácido lático é removido durante a prática dos exercícios com maior recuperação.
As aulas de Deep Water são desenvolvidas dinamicamente em sentido longitudinal e também estático, assim o aluno tem maior chance de exercitar toda a amplitude muscular nos deslocamentos exigindo mais de sua musculatura. Ainda, o que é mais agradável, é com relação a flutuação do colete que permite mais segurança ao aluno, para que ele consiga desenvolver movimentos "que jamais faria em terra" durante as aulas, exigindo um controle e fortalecimento da musculatura como um todo.

Flexibilidade:
Tanto na Hidroginástica Shallow(água rasa) como na Deep water, as propriedades da água favorecem o relaxamento da musculatura que envolve as articulações, diminuindo a tensão dos músculos, reduzindo dor, espasmos, encurtamento dos tendões, melhorando a irrigação e facilitando o trabalho dos alongamentos executados em aula. A água, principalmente morna, também têm um papel importante neste processo, pois garante um trabalho mais relaxante, eficaz e prazeroso, sendo maravilhoso auxílio no ganho da amplitude e reabilitação muscular.

Psicológicos
Os benefícios psicológicos são muito grandes, embora esses benefícios sejam relatados pelos alunos individualmente. O sentimento de bem-estar, o trabalho corporal, a produção de hormônios e neurotransmissores salutares, a conscientização corporal, o resultado positivo, dentre outros, faz com que o aluno tenha na aula um momento pessoal de prazer e sucesso!
Alguns, reencontram nos colegas as velhas amizades "perdidas". Uma grande oportunidade de participação em uma atividade física gostosa de ser praticada em um grupo agradável, proporcionando uma boa interação social e resgate da auto-estima.
Alguns alunos relatam após a aula um relaxamento total do corpo e outras ânimo e satisfação de ter se exercitado sem aquela dor natural do esforço. No mais, só experimentando!
Reabilitação Física e Treinamento para atletas:
Corredores profissionais conseguem melhorar seu tempo e condicionamento sem adicionar impacto; Indivíduos lesionados adquirem condicionamento e força enquanto se movimentam com segurança e menos dor;
O trabalho de Hidroginástica, sobretudo no fundo, tem sido procurado demais pelos indivíduos com restrições para se reabilitarem para atividades de solo. São geralmente os lesionados musculares e articulares do tipo: fratura, artrites, tendinites, artroses, pós-cirurgiados de membros, Hérnias-de-disco, etc. Outro grupo significativo é o dos cardíacos. No trabalho de Deep water conseguimos praticar exercícios de resistência com maior segurança, onde os alunos conseguem correr, saltar e conduzir seu corpo de diversas maneiras com frequência cardíaca menor, tabalhando mais confortavelmente que fora da água. Os alunos que participaram das aulas até o momento conseguiram muito sucesso e são elogiados pelos cardiologistas no equilíbrio do colesterol, triglicérides, pressão e glicemia, pois conseguem desenvolver na água mais esforço com menor frequência cardíaca, pressão arterial, sentindo-se seguros.
Contraindicações da Deep Water:
Não é aconselhável a participação provisória de pessoas com hidrofobia ou que não sejam adaptadas ao meio-líquido nas aulas de Deep Water. É necessário que o aluno inicie o trabalho na Hidroginástica Shallow(pés no chão), e uma vez adaptadas são encaminhadas para a Deep water.
Obs: Veja abaixo o complemento das contraindicações da Hidro para ambas as modalidades.