O Exercício Pode
Reduzir o Risco de CÂNCER DE MAMA
Por muitos anos, houveram
muitas pesquisas para descobrir se o exercício físico
ajuda a reduzir o câncer de mama, mas o assunto tornou-se
conflitante entre os especialistas, agora, felizmente, as
nuvens começaram a se dissipar.
Becky Boock,19 anos, atleta
dedicada em Cambridge, Massachussets, ultimamente vem se
destacando no Triathlon, e ela tem uma razão muito
especial para continuar neste tipo de esporte. Recentemente,
Book perdeu sua mãe de câncer de Mama e diz
que o exercício físico para ela é a
grande saída para a prevenção do câncer
e manutenção da saúde e acrescenta:
" Eu só espero que meu estilo de vida saudável
vá me ajudar contra esta doença. Book não
está sozinha nesta causa. Nem mesmo mulheres que
perderam parentes próximos com a mesma doença
relatam ter medo de contraírem a doença.
Até recentemente,
nenhum especialista podia oferecer uma evidência sólida
de que os exercícios físicos poderiam contribuir
para a queda do risco de câncer de mama. Mas agora
as coisas mudaram. Esta é uma grande notícia
para as mulheres que já se exercitam ou mesmo para
aquelas que procuram uma razão para se motivarem
à prática de atividades físicas.
Exercícios regulares
realmente podem cortar as chances de uma mulher adquirir
o câncer de mama. Uma pesquisa publicada em 19 de
janeiro de 2000 no Jornal do Instituto Nacional do Câncer
nos estados unidos conclui que as mulheres ativas têm
30% de probabilidade a menos de contrair a doença.
Em outubro de 1999, estudos
conduzidos na Faculdade de Harvard descobriram que indivíduos
que se exercitam cortam em 20% o risco de contrair câncer.
Se você balancear tudo,
existe uma moderada redução do risco, diz
Beverly Rockhill, Dr. em Harvard . As suposições
dos cientistas eram sempre direcionados para estes resultados
agora encontrados. Embora os estudos feitos pelo Dr. Beverly
R. não comprovem que exercício pode, realmente,
impedir que a doença apareça.
Outros estudos citados em
um jornal publicado em 21 de janeiro de 1998 no Jornal do
Instituto Nacional do Câncer, sugerem que a atividade
física pode reduzir o risco antes, mas não
após a menopausa. Outros estudos publicados no mesmo
jornal diziam justamente o oposto e pelo menos uma pesquisa
mostrou que o exercício podia aumentar o risco. Por que
toda essa confusão? Os cientistas explicam que é
muito difícil predizer quanto a mulher em geral tem
se exercitado atualmente ou durante sua vida. Muitas pesquisas
mencionam a quantidade de atividades físicas praticadas
pelas mulheres, mas numa época específica
extrapolando a quantidade em muitos anos. "É
de vital importância que as mulheres sejam questionadas
sobre a história da atividade física em toda
sua vida, diz Leslie Bernstein, doutora em epidemiologia
da Universidade do Sul da Califórnia. Ela foi a pioneira
nesta idéia de medir o estilo de vida das mulheres
desde a tenra idade que se basea em uma detalhada entrevista
com a voluntária do teste.
Em uma pesquisa, desenvolvida
por esta pesquisadora, utilizando-se o método do
levantamento da atividade física praticada por toda
a vida, publicado em 21 de setembro de 1994, no mesmo jornal
acima citado, descobriu-se que o hábito de fazer
exercícios regulares deu à sua pesquisa maior
peso que muitas outras e ainda suporte para outras pesquisas
dentro do assunto na prevenção do câncer
de mama através da atividade física.
Biologicamente, existem razões
plausíveis para se pensar que o exercício
deve ajudar, dizem pesquisadores que têm estudado
o assunto na atualidade. Em cada período menstrual,
o estrógeno (hormônio) circula no corpo da
mulher, causando a divisão das células da
mama. Os especialistas suspeitam que quanto maior o nivel
de estrógeno no corpo, maior será o risco
de contrair o câncer de mama para a mulher.
Em muitas maneiras o exercício
pode reduzir a quantidade de estrógeno produzido
no corpo da mulher . Mulheres mais jovens e ativas fisicamente,
podem perder ou alterar a chegada da menstruação.
Mulheres adultas que se exercitam mesmo de forma moderada,
têm menor probabilidade de ovular regularmente, mesmo
que tenham seu ciclo menstrual normal.
Mesmo as mulheres após
a menopausa que o útero não produz mais o
hormônio ainda estão expostas a um tipo de
estrógeno produzido pelos estoques de gordura do
corpo; assim ao fazerem atividade física o suficiente
para causar a perda de peso, convergindo a gordura estocada
em músculo, fazem com que seja reduzido o nível
de estrógeno e portanto o risco da doença
no organismo .
O que ainda parece ser uma
pulga atraz da orelha dos especialistas é
a quantidade ideal de exercício que as mulheres devem
praticar e qual fase da vida elas devem fazer isto. Mesmo
sem tais informações, eles sugerem que as
mulheres devem se exercitar o quanto conseguirem, ou seja,
pouco é melhor que nada. O estudo de Bernstein
descobriu que mulheres que praticam atividades físicas
pelo menos 4 horas por semana estão mais protegidas
do que aquelas que se exercitam por apenas 2 por semana.
Por agora a maioria dos estudiosos
sugerem que as mulheres que têm esperança de
diminuir o risco de contrair o câncer de mama sigam
as recomendações gerais dos cirurgiões
de praticar pelo menos 30 min de exercícios moderados
- como uma caminhada vigorosa- por dia. E claro, que continuem
a fazer os exames preventivos e mamografias, que são
ainda a melhor forma de se protegerem no momento.
Clique
aqui para baixar o AUTO-EXAME das mamas (prevenção
do câncer de mama) 
****
Adote
o Chocolate Para Melhorar o Colesterol :
Uma boa notícia para
os amantes do chocolate...
Pesquisadores
descobriram que o chocolate pode ajudar a reduzir o colesterol
- relacionado ao entupimento das artérias. Esta pesquisa
foi apresentada esta semana dia 25/04/2000 na Biologia Experimental
2000 - uma conferência em San Diego pela Dr. Tissa
Kappagoda da Universidade da Califórnia em Davis.
A equipe dele queria estudar como a artéria aorta
de um coelho (a maior artéria que sai do coração)
responderia ao chocolate, mais puramente o cacau. Os coelhos
foram alimentados tanto com dietas ricas como pobres em
colesterol. Eles descobriram que quando o extrato de cacau
era aplicado na aorta, em todos os grupos de coelhos, a
resposta foi a mesma, a aorta relaxou. Veias e artérias
sanguíneas relaxadas significam uma melhor circulação
sanguínea.
Chocolate
contém antioxidantes chamados flavonóides,
os quais são encontrados em vinho tinto, chá,
frutas e vegetais. Estes antioxidantes já foram comprovados
como sendo beneficiadores à saúde do coração
. Mas o estudo financiado pela fábrica de balas Giant
Mars, não foi um sinal verde para o aumento das vendas.
Dr. Kappagoda, Cardiologista, diz que o chocolate hoje comercializado
é carregado de gordura e açucar e os benéficos
antioxidantes se perdem no processamento do cacau nas fábricas.
Gail Frank,
o porta-voz da Associação Dietética
Americana e Nutricionista na Universidade do Estado da Califórnia
em Long Bech, concorda " Eu gosto de pensar que um
pouco de chocolate aqui e ali trará algum benefício,
mas eu não gostaria de mergulhar numa banheira cheia
dele e pensar que minhas artérias vão ser
protegidas da formação de placas de gordura.
Kappagoda
diz que as fábricas de chocolate estão aproveitando
das pesquisas para sensacionalizar os efeitos do chocolate
mas estão preparando já produtos que tenham
gosto de chocolate mas baixo teor de gordura para fornecer
tais benefícios através do seu consumo.
Chocolate
e Energia:
Chocolate puro - pedaço de 9 x 3,75 x 0,6 cm - 145
kcal
Bombom com recheio de chocolate - pedaço de 3x 3
x 2,5 cm - 115 kcal
Chandelle chocolate - unidade - 143 kcal
Chandelle chocolate branco - unidade - 145 kcal
Cobertura de chocolate p/sorvete Visconti - 1 c. sopa (15
g) - 50
Cobertura Hotfudge de chocolate - 1 c. sopa (20 g) - 60
Brigadeiro - unidade (15 g) - 40 kcal
Bomba de chocolate - 1 grande - 187 kcal
Danette Chocolate tradicional - unidade - 100 kcal
Flan de chocolate Ducôco - 100 g - 93 kcal
Flan de chocolate Royal - 145 g - 154 kcal
Fudge de chocolate - 1 c. sopa (10 g) - 158 kcal
Mousse de chocolate Otker (pó) - 1 porção (100 g) - 183
kcal
Pudim de chocolate caseiro - 1 porção (100 g) - 277 kcal
Pudim de chocolate Diet Royal c/leite desnatado - 1 porção
(100 g) - 62 kcal
Mais
alimentos ricos em chocolate