Calendário Quinta 24/08/2017 07:08:55






CADASTRE-SE PARA PARTICIPAR

  E-mail:  
  Senha:  
Cadastrar como Usuário!
Cadastrar como Consultor!
Esqueci minha senha!
E-mail de Ativação!
   



Publicidade: Anuncie aqui
 







Resumo de monografia

Resumo enviado em 03/07/2012 01:30:59 por NARCISO MAURICIO DOS SANTOS
Os estereótipos e as relações de gênero nas práticas educativas da Educação Física do ensino médio de Etecs
Resumo:

As práticas educativas direcionadas para o ensino médio e os desafios
enfrentados pelos professores e professoras de Educação Física em relação a
adotar uma postura que contemple o trabalho com turmas heterogêneas
constituem-se em um processo de construção social e histórico amparado por
legislação, mas, que também vem sendo tratado e discutido por alguns
pesquisadores da área. No âmbito deste contexto, os objetivos desta pesquisa
tiveram como ênfase (a) pensar sobre o corpo e as práticas educativas da
Educação Física escolar direcionadas por professores e suas possíveis relações
na construção dos estereótipos masculinos e femininos, (b) averiguar e apontar
como os corpos são construídos sob o olhar de referências, atributos e culturas
advindas das relações de gênero e (c) investigar se as questões de gênero
imbricadas nas práticas educativas da Educação Física direcionadas aos alunos do
primeiro ano do ensino médio tem relevância para a criação de estereótipos entre
homens e mulheres e /ou meninos e meninas tendo em vista através de dados
teóricos que a área possui uma forte tendência à direcionar suas práticas ao
público masculino. Nesta perspectiva, a pesquisa teve como eixo metodológico,
um estudo descritivo de análise qualitativa com técnicas de entrevistas
semi-estruturadas para a obtenção de dados empíricos; se apropriando das
ferramentas de computação e de internet para organizar os dados, neste caso
específico priorizou-se somente aos alunos do primeiro ano do ensino médio de
três instituições do Centro Paula Souza a saber: ETEC Adolpho Berezin -
Mongaguá, ETEC de Itanhaém - Itanhaém e ETEC Dra. Ruth Cardoso – São Vicente. O
foco dos questionamentos nestas entrevistas emergiu das temáticas sobre
estereótipos e relações de gênero e tiveram como direcionamento os seguintes
questionamentos: - Durante as práticas educativas da Educação Física escolar,
observa-se algumas interferências por parte dos alunos e até mesmo de
professores em relação às questões de gênero? - A escola enquanto instituição e
as práticas da Educação Física contribuem para fortalecer valores conservadores
em relação às questões de gênero? - As práticas educativas da Educação Física na
escola contribuem para reforçar a construção de estereótipos? Pensando nestas
problemáticas destacadas, o referencial teórico se valeu dos escritos sobre
gênero, da crítica teórica feminista e das atuais publicações na área da
Educação e especificamente da Educação Física escolar para justificar os
possíveis apontamentos investigados. As contribuições da pesquisa pautaram-se na
apresentação de dados sustentáveis que reforçam a importância da discussão sobre
as relações de gênero e as possíveis construções de estereótipos no espaço
escolar. Os resultados alcançados apontam que é necessário rever os conceitos em
relação ao masculino e feminino durante a estruturação e elaboração das práticas
educativas direcionadas para alunos e alunas do ensino médio.





Palavras-chave: Educação Física escolar. Práticas educativas. Gênero.
Estereótipos.




Autor:
  NARCISO MAURICIO DOS SANTOS
  narcisomauricio@bol.com.br
Instituição:
  CENTRO PAULA SOUZA - JUNDIAÍ (SP)
Outras informações:
  O referido trabalho foi apresentado na modalidade comunicação oral no 1º SIMPÓSIO DO ENSINO MÉDIO - REFLEXÕES E PRÁTICAS realizado no dia 22 de julho de 2010 na ETEC Vasco Antonio Venchiarutti, cidade de Jundiaí.

Tema: Currículo e identidade do Ensino Médio

Área(s) de conhecimento: Educação Física

Modalidade: (x) Comunicação ( ) Pôster ( ) Relato

Resumo (apresentação do trabalho, objetivos, metodologia, resultados ou produto final).

ETEC: “Adolpho Berezin” – Mongaguá/SP.

Autor / Função: Narciso Mauricio dos Santos – Professor de Educação Física


Termos de participação | Política de privacidade | Perguntas mais frequentes

|::::  Cooperativa do Fitness - Todos os direitos reservados ® BH - MG - Na internet desde 05/12/1999 ::::| Construído pela Casa de Bytes