|
 |
Quinta 13/02/2025 12:02:58 |
|
|
Resumo enviado em 18/06/2013 12:46:33 por RENATA OLIVEIRA DA SILVA ARAUJO |
ESTRATÉGIAS DE ENSINO UTILIZADAS NO DESENVOLVIMENTO DA MOTRICIDADE DE CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM ESCOLA DA REDE PUBLICA MUNICIPAL DE MACEIÓ |
Resumo:
Este artigo trata das atividades de ensino utilizadas para desenvolver a motricidade na Educação Infantil, com o objetivo de apresentar as atividades que são realizadas pelas professoras para estimular a motricidade quando não há um professor de Educação Física e identificar qual a contribuição das as aulas de Educação Física no Ensino Infantil, na visão das professoras. Os tópicos que seguem neste artigo contribuíram para o entendimento da Educação Física para o Desenvolvimento Motor na Educação Infantil, tendo como pontos norteadores: A Educação Física e o Movimento, a Coordenação Motora e a Criança, o Desenvolvimento Motor de Crianças na Escola, pois a escola tem um papel muito importante nesta questão, já que toda criança independente de sexo, idade, potencial físico entre outros, tem o direito a oportunidades que aumentem o seu desenvolvimento, educação e crescimento, e para embasar esta pesquisa utilizamos a Lei das Diretrizes e Bases (Lei 9.394) Seção II Art. 29. É uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, e com entrevista semi estruturada para coleta de dados. Foram feitas quatro entrevistas com as professoras da Escola Professora Maria Carmelita Cardoso Gama, no CAIC – UFAL. Com a pesquisa realizada, notou-se que a maior dificuldade das professoras é a falta de conhecimento para realizar atividades que tenham o foco no Desenvolvimento Motor da criança, com a justificativa de que elas não receberam, em seu tempo de Faculdade, as instruções para trabalhar a psicomotricidade e atividades lúdicas que desenvolvam a motricidade, realizando apenas poucas atividades recreativas. A falta de estrutura da escola também foi um ponto mencionado pelas professoras, pois quando é notado algum atraso no processo educativo ou até mesmo motor a escola não possui estrutura, tanto física como profissional, para o acompanhamento da criança, sendo assim, ela é encaminhada para outra Instituição. Mesmo com a falta de conhecimento das professoras nas atividades que aprimoram as habilidades motoras, as mesmas percebem alguns avanços no desenvolvimento motor da criança ao longo do tempo. Com relação ao professor de Educação Física neste ensino, as professoras declararam que seria de grande ajuda para elas, um trabalho multidisciplinar, pois o professor de Educação Física teria um olhar mais detalhado, para observar um atraso ou deficiência no aspecto motor, e também para incentivar e desenvolver as habilidades motoras nas crianças. Portanto, este estudo mostrou através dos relatos das professoras de sala de aula a Educação Física como uma disciplina importante e necessária no Ensino Infantil, tendo uma grande influência no desenvolvimento da motricidade das crianças no período escolar, pois sabe-se que o Profissional de Educação Física está capacitado para realizar atividades ligadas diretamente ao aspecto motor, e que estudou para lidar especificamente com o movimento do corpo humano. |
|
|
Instituição:
Universidade Federal de Alagoas-UFAL - Maceió (AL)
|
Outras informações:
|
|
|
|
|:::: Cooperativa do Fitness - Todos os direitos
reservados ® BH - MG - Na internet desde 05/12/1999 ::::|
Construído pela Casa de Bytes
|
|