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             Seg, 19/1/09  16:52
 
              
                
                  
                    MUSCULAÇÃO   Séries de exercícios
                      para os iniciantesProf.Luiz Carlos Chiesa
    As
                        séries ou seqüências de exercícios
                        são a base operacional dos trabalhos contra resistência.
                        O desenvolvimento prático diário dentro
                        das salas de musculação, precisam de uma
                        linha metodológica comum entre os professores
                        da instituição. É ponto pacífico
                        ou opinião singular entre profissionais competentes,
                        a utilização de fichas individuais para
                        o treinamento. As fichas são os elementos de sustentação
concreta dos trabalhos. As fichas são criadas para que sejam formuladas
as séries de exercícios, e não podem ser deixadas a segundo
plano.
 A atitude de alguns profissionais, que optam pela não
utilização de fichas para controle sobre os treinos dos alunos,
indicam o primeiro elemento para um alerta e possível questionamento,
sobre o conhecimento técnico deste profissional.
 Toda modificação de comportamento dos treinos,
deve ser catalogada em ficha própria. Não devemos admitir treinamentos
passados informalmente, esta atitude mostra um total despreparo técnico
e um desrespeito pleno ao aluno.
 As séries para iniciantes comumente são compostas
por exercícios que envolvem grandes massas musculares, os chamados exercícios
multiarticulares. Os exercícios monoarticulares ou localizados, que privilegiam
apenas uma articulação ou grupo de músculos, não
são de grande importância no momento atual.
 Deve-mos garantir um número entre 8 a 12 exercícios
diariamente, e fazer uma divisão e revezamento entre 2 a 3 séries
durante a semana. Neste exemplo onde há a possibilidade de treinar de
5 a 6 dias semanais.
 
 Veja exemplo tabela 01.
 
 
                      
                        | Série ou
                            seqüência A | Série ou
                            seqüência B | Série ou
                            seqüência C |  
                        | 1.      Supino
                          reto máquina | 1.      Pulley
                          aberto | 1.      Desenvolvimento
                          máquina |  
                        | 2.      Supino
                          tipo hammer | 2.      Remada
                          curvada cavalinho | 2.      Desenvolvimento
                          halteres |  
                        | 3.      leg
                          press pedal baixo | 3.      leg
                          press 45º | 3.      Adutor
                          na máquina |  
                        | 4.      Agachador
                          máquina | 4.      Leg
                          press pedal superior | 4.      Adutor
                          polia baixa |  
                        | 5.      Mesa
                          extensora | 5.      Flexora
                          deitado | 5.      Rosca
                          punhos |  
                        | 6.      Rosca
                          scotch | 6.      Tríceps
                          pulley | 6.      Glúteos
                          polia baixa |  
                        | 7.      Rosca
                          direta barra W | 7.      Tríceps
                          francês | 7.      Glúteos
                          máquina |  
                        | 8.      Panturrilhas | 8.      Abdominais
                          solo | 8.      Abdominais
                          máquina |  
                        | 9.      Abdominais
                          prancha | 9.      Dorso
                          lombar | 9. |  
                        | 10. | 10. | 10. |   Atenção os exercícios dispostos
                    nas séries acima, são meramente
ilustrativos, e não levam em consideração possíveis problemas individuais, principalmente
ortopédicos. Cabe ao professor de educação física, selecionar os exercícios em
conformidade com os problemas pessoais do aluno e disponibilidade de equipamentos.
 
 A
ordem dos exercícios pode ser alternada por região corporal ou seja: executa-se
um exercício na parte superior, em seguida um exercício para a parte inferior
do corpo, durante as 4 primeiras semanas. Esta forma de aplicação da sobrecarga
possui como vantagem para o iniciante de não fatiga-lo demasiadamente, possibilitando
um estado ou sensação de maior conforto físico.     A  manutenção
de intervalos para recuperação em sala de aula mais longos entre os
aparelhos é indicada nesta fase, assim como a utilização de atividade de caráter
aeróbio ao final da sessão de treino. A atividade aeróbia tipo ciclismo, natação,
caminhada etc, deve ser de média intensidade, objetivando provocar a aceleração
na retirada dos resíduos metabólicos resultantes da contração muscular. 
    O aquecimento iniciado
por atividades músculo articular, e finalizado por meio
de
atividade cíclica aeróbia durante 10 a 15 minutos, deve ser introduzido e obrigatório
em todos os níveis de treinamento. 
    Quando
o tempo disponível é de 2 dias semanais precisamos criar uma seqüência de exercícios,
que trabalhe todos os grandes grupos musculares, sendo estes reunidos em apenas
uma série. Neste caso disponibilizaremos apenas 1exercício para cada grupo muscular
isolado, enfatizando apenas como um complemento do treino. Veja exemplo tabela
02.
 Tabela 02 
  Nos casos de treinamento
disponibilizado 3 vezes por semana, temos utilizado
3 seqüências,
sendo duas básicas e uma mista. Assegurando ou garantindo o trabalho  semanal
muscular de no mínimo duas vezes. Temos observado o presente conjunto de treino,
com resultados mais expressivos para os alunos, pelo fato da utilização de mais
exercícios. 
    Um maior volume no conjunto
de exercícios, proporcionam maiores experiências motoras, que possibilitam mais
variações de movimentos. Consequentemente estimulam melhorias significativas
sobre a aprendizagem,  rendimento físico e saúde geral do educando,
além de produzir positivos momentos de quebra da rotina diária. Veja exemplo
tabela
03.
    | Série ou seqüência  sugestão
        A | Série ou seqüência  sugestão
        B |  
    | 1 Supino reto
        máquina | 1 Supino reto
        máquina |  
    | 2 Pulley aberto | 2 Agachador
        máquina |  
    | 3 Desenvolvimento
        máquina | 3 Pulley aberto |  
    | 4 Agachador
        máquina | 4 leg press
        pedal baixo |  
    | 5 leg press
        pedal baixo | 5 Desenvolvimento
        máquina |  
    | 6 leg press
        45º | 6 leg press
        45º |  
    | 7 Rosca direta
        barra W | 7 Rosca direta
        barra W |  
    | 8 Tríceps pulley | 8 Adutora na
        máquina |  
    | 9 Adutora na
        máquina | 9 Tríceps pulley |  
    | 10 Glúteos
        na máquina | 10 Glúteos
        na máquina |  
    | 11 Abdominais | 11 Abdominais |  
    | 12 Dorso lombar | 12 Dorso lombar |  
 Tabela 03
 
 
  
    | Série A 1º dia de treinamento | Série B 2º dia de treinamento | Série C 3º dia de treinamento |  
    | 1 Supino reto máquina | 1 Pulley aberto | 1 Supino reto máquina |  
    | 2 Supino tipo
        hammer | 2 Remada curvada
        cavalinho | 2 Pulley aberto |  
    | 3 leg press
        pedal baixo | 3 leg press
        45º | 3 Desenvolvimento
        máquina |  
    | 4 Agachador
        máquina | 4 Leg press
        pedal superior | 4 Mesa extensora |  
    | 5 Mesa extensora | 5 Flexora deitado | 5 Flexora deitado |  
    | 6 Desenvolvimento
        halteres | 6 Rosca direta
        barra W | 6 Agachamento
        livre |  
    | 7 Desenvolvimento
        máquina | 7 Glúteos máquina | 7 Rosca direta
        barra W |  
    | 8 Adutor na
        máquina | 8 Adutor na
        polia baixa | 8 Tríceps pulley |  
    | 9 Tríceps pulley | 9 Panturrilhas | 9 Rosca punhos |  
    | 10 Rosca punhos | 10 Abdominais
        supra umbilicais | 10 Glúteos
        polia baixa |  
    | 11 Panturrilhas | 11 Dorso lombar | 11 Abdominais
        infra umbilicais |  
    | 12 Abdominais
        oblíquos | 12 | 12 Dorso lombar |  
    Para que seja desenvolvido
  um trabalho de base equilibrado, deve-se fazer um levantamento estatístico
  simples para que seja verificado o volume de exercícios por grupamento
  muscular. Esta verificação pode ser executada por meio da tabela
  04, a mesma já encontra-se preenchida com o exemplo da série
  que será executada 3 vezes por semana.Percebe-se a preocupação em manter um volume
mais elevado, dos exercícios multiarticulares semanalmente. Com esta atitude
cria-se condições de desenvolver os grupos musculares de maior
importância ao bom desenvolvimento físico geral. Os exercícios
de sustentação corporal ( dorsais, lombares, abdominais e de membros
inferiores), são tido como preventivos ou básicos, por este motivo
estão evidentes nas seqüências iniciais de treinamento.
 Os exercícios de caráter monoarticular ou para
os pequenos grupos musculares, devem ser treinados com mais afinco, apenas após
grandes períodos de treino, ou nos casos em que constate-se uma assimetria
ou desproporção corporal significativa inicial.
 Princípio da estruturação
    das séries(Estatística semanal das séries de exercícios)
 
 Tabela 04
 
  
    | Nº | Grupos
        musculares | Seg | Ter | Qua | Qui | Sex | Sáb | Dom | Total
        exercícios  |  
    | 1 | Peitorais | 2 |  |  |  | 1 |  |  | 3 |  
    | 2 | Costas |  |  | 2 |  | 1 |  |  | 3 |  
    | 3 | Ombros | 2 |  |  |  | 1 |  |  | 3 |  
    | 4 | Bíceps
        braquial |  |  | 1 |  | 1 |  |  | 2 |  
    | 5 | Tríceps
        braquial | 1 |  |  |  | 1 |  |  | 2 |  
    | 6 | Antebraço | 1 |  |  |  | 1 |  |  | 2 |  
    | 7 | Anteriores
        da coxa | 3 |  |  |  | 2 |  |  | 5 |  
    | 8 | Posteriores
        da coxa |  |  | 3 |  | 2 |  |  | 5 |  
    | 9 | Adutores
        coxa | 1 |  | 1 |  |  |  |  | 2 |  
    | 10 | Glúteos | 1 |  |  |  | 1 |  |  | 2 |  
    | 11 | Panturrilhas | 1 |  | 1 |  |  |  |  | 2 |  
    | 12 | Abdome | 1 |  | 1 |  | 1 |  |  | 3 |  
    | 13 | Lombares |  |  | 1 |  | 1 |  |  | 2 |     Observação: o
  levantamento estatístico possibilita a identificação para
  o controle do desenvolvimento harmônico corporal, quando conciliado com
  as medidas e avaliações das estruturas corporais. Os profissionais
  da Educação Física não devem estimular treinamentos
  visando o desenvolvimento apenas de algumas porções corporais.
  O desenvolvimento unilateral muscular cria instabilidade corporal, má postura,
  e deformações nas proporções corporais.Existem exceções naturais de desenvolvimento
não harmônico do corpo, provocadas por meio da prática de
treinamento unilateral em algum esporte, neste caso o profissional deve estar
atento para as correções compensatórias necessárias
e em tempo hábil.
 O professor consciente de suas atribuições profissionais, é responsável
pela informação aos seus educandos, dos possíveis malefícios
causados pelo treinamento unilateral corporal.
 O profissional competente, tenta criar constantemente as condições
e meios necessários favoráveis ao desenvolvimento equilibrado do
ser humano e englobando sempre em suas atitudes didáticas os aspectos
físicos, psicológicos, sociais e espirituais.
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