Calendário Sexta 26/04/2024 10:04:05






CADASTRE-SE PARA PARTICIPAR

  E-mail:  
  Senha:  
Cadastrar como Usuário!
Cadastrar como Consultor!
Esqueci minha senha!
E-mail de Ativação!
   



Publicidade: Anuncie aqui
 







HISTÓRICO DA PERGUNTA - Quero Perguntar


Pergunta enviada em 14/06/2014 20:20 por Ari

ESPECIALIDADE: Musculação

PERGUNTA: velocidade nos exercícios
Se aumento a carga (peso), em regra, quase que de forma involuntária, aumento a velocidade do movimento.
Se diminuo a carga, é possível diminuir a velocidade e executar a série completa.
Se realizar o movimento bem lentamente, mesmo com uma carga leve, ao final da série estará "pesada".
Se a carga já estiver pesada no início e o movimento for lento, dificilmente a série será executada por completo.
Fala-se que a hipertrofia somente ocorre quando houver grande resistência no movimento, porém em tal situação, se o movimento for lento, dificilmente chegar-se-a no final a série.
Se a carga for leve, chegar-se-a ao final a série, mas em tese a hipertrofia não terá ocorrido.
Devo insistir na carga pesada, mesmo sem esgotar a série? Ou é preferível diminuir a carga e alcançar o final da série?
Afinal, como obter a melhor hipertrofia?


 


14/06/2014 20:38
SILVANO GONÇALVES MOREIRA respondeu:

Uma ótima hipertrofia se consegue quando se trabalha entre 10 e 12 repetições. A carga deve ser suficiente para vc completar essas repetições de maneira correta e assim você conseguirá atingir seus objetivos. Deve se levar também em conta sua alimentação e sua genética. Bons treinos.


14/06/2014 22:13
Profº. Esp. Christiano Mendes Maia de Carvalho respondeu:

Der preferência ao movimento perfeito, quando esse começa a falhar, ou se desde o início da execução ele é falho, é melhor reduzir a carga. Em relação a quantidade de repetições tem uma frase que não lembro de quem é que resume bem isso "o músculo é burro, ele não sabe contar, só sabe se esgotar", isso é complementado pelo fato de que o processo de hipertrofia ocorrem em várias faixas de repetições, 8, 10, 12, 15 etc, esqueça um pouco os padrões que dizem que existe série de 3x8, 3x10, mas 3x9 parece ser estranho. Também se chegar ao alvo (ex:3x10) pq não executar mais algumas repetições se ainda existir condições para isso? Lembre-se que temos mais de um tipo de fibra muscular, e elas são estimuladas de maneiras diferentes, portando ficar bitolado em um único tipo de série te limita, explore quantidade de repetições bem como a velocidade das mesmas, ciclando direitinho o seu treinamento terás bom resultado, se não faz isso reze para Nossa Senhora da Genética Abençoada, kkkk


19/06/2014 19:47
Luiz Carlos de Moraes respondeu:

Prezado Ari!
Completando o que meus colegas disseram essa questão da hipertrofia tem muitas variáveis e concordo com o prof. Cristiano. Não existe um número mágico do tipo (3 x 10) e sim o tempo em que o músculo é submetido a uma tensão a fim de provocar as microlesões a supercompensação e conseqüente hipertrofia. VERKHOSHANSKY (2000) por exemplo, cita que "a chave para o tamanho muscular é levantar um peso de cerca de 80% do máximo por 8-12 repetições durante 40-60 segundos" Ou seja, sugere uma carga associada a tempo de tensão.
Como você mesmo cita: Se aumento a carga (peso), em regra, quase que de forma involuntária, aumento a velocidade do movimento.
Se diminuo a carga, é possível diminuir a velocidade e executar a série completa.
Se realizar o movimento bem lentamente, mesmo com uma carga leve, ao final da série estará "pesada".
É a lógica. Se aumenta a carga instintivamente aumenta a velocidade antes da energia do músculo acabar e poder completar as repetições. Se aumentar a carga e diminuir a velocidade não importa quantas repetições você vai conseguir executar. Importa é chegar ao máximo que conseguir.
Lembre-se que o mais importante não é a contagem e sim os tempos de tensão que o músculo é submetido e isso tem a ver com a via metabólica que estão sendo usadas. Diferentes estímulos é que fazem a diferença em conseguir o máximo da hipertrofia possível a cada indivíduo levando em consideração a genética, a idade e tempo de experiência. Por isso nenhum treinamento é único.
Deve-se levar ainda em consideração, pelo menos em teoria (ainda discutível) que segundo (Kraemer et al. 1990) tempos maiores de contração com descansos curtos entre as séries podem produzir maiores picos de GH e cargas altas com períodos de descanso mais longos podem liberar maiores picos de testosterona. Repito. Muitos autores se referem a tempos de tensão e não a repetições o que em minha experiência profissional concordo. Porque três séries e não duas? Se fizer duas por que não conseguiu significa que não valeu? Se parou no meio do caminho por ter chegado ao limite valeu. Já disse isso aqui. Por vezes uma série de 10 repetições bem feita vale mais que três mau feita. Geralmente quem faz três enrola nas duas primeiras para fazer a terceira. Lembre-se que ao longo do treinamento o músculo vai cansando. Portanto, esqueça um pouco as fórmulas mágicas. As teorias de três séries e "x" repetições são apenas um Norte na verdade baseadas em tempos de tensão.
Espero que a resposta atenda. Prof. Moraes

Quero responder
COMENTÁRIO(S)



Termos de participação | Política de privacidade | Perguntas mais frequentes

|::::  Cooperativa do Fitness - Todos os direitos reservados ® BH - MG - Na internet desde 05/12/1999 ::::| Construído pela Casa de Bytes