Calendário Sexta 19/04/2024 04:04:13






CADASTRE-SE PARA PARTICIPAR

  E-mail:  
  Senha:  
Cadastrar como Usuário!
Cadastrar como Consultor!
Esqueci minha senha!
E-mail de Ativação!
   



Publicidade: Anuncie aqui
 







HISTÓRICO DA PERGUNTA - Quero Perguntar


Pergunta enviada em 18/06/2015 22:24 por elmiro almeida de farias

ESPECIALIDADE: Musculação

PERGUNTA: retroversao
Ola! tenho uma duvida quanto anteroversão, algumas pessoas quando faz um agachamento mais profundo se observa isso, a questão é: fazer um agachamento onde ocorre anteroversao da pelvis é ruim ou normal, e que procedimentos devemos tomar, quais músculos devemos alongar pra melhorar isso?. muito obrigado.

 


19/06/2015 07:59
SILVANO GONÇALVES MOREIRA respondeu:

O agachamento deve ser feito com anteroversao para que se consiga melhores resultados. E a retroversao deve ser priorizada na flexão do quadril , para que ocorra retificação da coluna. Priorizar alongamentos para quadríceps gluteos posteriores de coxa e adutores.


19/06/2015 13:56
Luiz Carlos de Moraes respondeu:

Prezado Professor! Elmiro!
O tal do “encaixa quadril”, posição de retificação da coluna lombar sugerida para executar exercícios de rosca bíceps em pé e/ou ou agachamentos, infelizmente é um hábito errado difícil de acabar em muitas academias. O "encaixa quadril" surgiu da necessidade das pessoas hiperlordóticas “atenuarem” a curvatura levando-a a posição anatômica mais cômoda. Atenuar não significa “retificar” a coluna como temos visto em algumas academias.
As quatro curvaturas: sacral, lombar, dorsal e cervical têm a função de dissipar as forças no sentido vertical e são capazes de dividir por dez uma pressão resultante de uma carga e/ou impacto. A retificação de uma delas, normalmente a lombar, diminui em 50% a capacidade de dissipar forças sobre a coluna. Lesões entre L5 e S1 e/ou dores irradiadas podem estar associadas a exercícios mau executados tais como agachamento e rosca bíceps na posição de pé tudo por causa desse tal "encaixar quadril". Já imaginou se um fisiculturista fizesse agachamento encaixando o quadril com as cargas enormes que usam? Não ia sobrar coluna para contar a história. Esses atletas em sua maioria primam pela execução correta de todos os exercícios e por isso conseguem resultados espetaculares. A coluna lombar costuma ser alvo de dores e/ou lesões importantes. A grande maioria dos problemas costuma estar nos exercícios desatualizados ou na execução incorreta "encaixando o quadril". Vale lembrar que os índices de lesões são menores justamente entre os fisiculturistas profissionais porque executam os exercícios corretamente para não se machucarem. A anteversão e retroversão da pelve deve ser mínima nos agachamentos. Quando o aluno (a) não consegue executar de maneira correta muito provavelmente tem pouca flexibilidade nas articulações da pelve. Problema que pode ser resolvido com exercícios de ficar de cócoras. Quem não consegue ficar de cócoras naturalmente como uma criança fica provavelmente tem dificuldade de executar o agachamento. Mais informações acesse:
https://www.facebook.com...
https://www.facebook.com...

Quero responder
COMENTÁRIO(S)

19/06/2015 15:37
Luiz Carlos de Moraes comentou:

Exatamente como qualquer outro exercício. Lento, gradual e progressivo. Vai até a angulação que o aluno pode ir sem dificuldade. Nesse caso primeiro melhora-se a flexibilidade. A posição final de cócoras a coluna lombar fica estendida naturalmente, mas não completamente e à medida que a gente levanta a curvatura volta ao normal. Só que esse movimento no caso do agachamento profundo não deve ser forçado quando o aluno não tem flexibilidade. Ensine o seu aluno a ficar de cócoras e levantar sem carga nenhuma. Quando ele fizer isso com naturalidade vá acrescentando carga bem leve. Os artigos que completam a série do desenvolvimento da coluna vertebral acesse: https://www.facebook.com...
https://www.facebook.com...

19/06/2015 14:54
elmiro almeida de farias comentou:

ok professore Moraes, entendi, então se o indivíduo durante o agachamento profundo realizar a anteversão ou retroversão após os 90º do joelho, devemos impedi-lo de fazer esse agachamento profundo até que ele tenha a flexibilidade de não realiza-la, ou simplesmente fazemos os agachamentos só ate 90º no maximo? desde já agradeço as respostas.





Termos de participação | Política de privacidade | Perguntas mais frequentes

|::::  Cooperativa do Fitness - Todos os direitos reservados ® BH - MG - Na internet desde 05/12/1999 ::::| Construído pela Casa de Bytes