Calendário Sábado 20/04/2024 10:04:03






CADASTRE-SE PARA PARTICIPAR

  E-mail:  
  Senha:  
Cadastrar como Usuário!
Cadastrar como Consultor!
Esqueci minha senha!
E-mail de Ativação!
   



Publicidade: Anuncie aqui
 







HISTÓRICO DA PERGUNTA - Quero Perguntar


Pergunta enviada em 14/07/2015 09:57 por ERICA CARVALHO FURFORO

ESPECIALIDADE: Corrida

PERGUNTA: Hiit
Bom dia, colegas e professores.
Sabemos que nosso mercado a cada dia surge novas tendências, como o Hiit, que nada mais é que o "antigo" treinamento intervalado. Portanto, gostaria de saber a opinião de vocês sobre esse método, principalmente baseado nas instruções da mídia de que "15 minutos são suficientes para emagrecer", "faça 1 minuto na sua frequência mais alto e 1 minuto de descanso parado na esteira"... Existem evidências científicas para esse método? Desde já agradeço. Abraços.

 


14/07/2015 11:32
Alen Daniel Brandizzi respondeu:

Érica, tambem era cético a respeito do HIIT, mas confesso que apos leitura dos artigos de PAOLI 2012, "High-Intensity Interval Resistance Training (HIRT)
influences resting energy expenditure and
respiratory ratio in non-dieting individuals", Boutcher 2011 "High-Intensity Intermittent Exercise and Fat Loss" e outras as quais estão amplamente divulgadas na pubmed ao pesquisar o termo HIIT, os dados vem a corroborar esse interesse da mídia, mas como todo elemento de novidade tende a ser olhado com certa resistência e isso é o importante.
agora as ações de apenas 15 min de sessão de treino são um distúrbio do modelo , já que mesmo usando os protocolos de pessoas treinadas ou não as seções de treino tendem a durar mais, ja que estao associadas a outro tipo de treinamento ( neuromuscular, resistencia muscular, força, baseado no aumento da massa corporal magra) .
o que se avaliaou na maioria dos artigos foi a "eficiencia da queima de gordura" e não a quantidade global de emagrecimento. agora sugiro a leitura do livro do dr. paulo gentil sobre emagrecimento para esclarecer certas teorias já que esse tem se mostrado a frente desse tema no Brasil.

Baixar artigo

15/07/2015 00:09
Profº. Esp. Christiano Mendes Maia de Carvalho respondeu:

15 minutos realmente é um exagero, não é o padrão para a maioria, mas se seu aluno só dispõe desse tempo, pq não adaptar? Eu particularmente não vejo como treino completo uma aula de 15 minutos, mas devemos atentar também para o que o mercado clama, hoje por exemplo temos videogames que sugerem treinos de apenas 10 minutos como nos casos do nintendo Wii e do Xbox One


16/07/2015 18:01
Luiz Carlos de Moraes respondeu:

Prezada Professora Erica!
Como você mesma disse o HIIT não é nenhuma novidade e nada mais é do que o treinamento intervalado conhecido desde Zatopeck nos anos 50. Existe consenso que o treino intervalado é eficiente no desenvolvimento das capacidades aeróbias/anaeróbias, a resistência cardiovascular, é eficiente nos programas direcionados ao emagrecimento além de ser altamente motivante. É o mesmo fundamento das aulas de spinning calcado no intervalado. As pessoas obesas se sentem motivadas fazendo caminhadas/ trotes curtos com alta intensidade exatamente porque conseguem fazer. Se sentem capazes o que não conseguiria fazendo caminhadas longas de baixa intensidade que além de não trazer resultados tão bons podem ser chatas até para quem gosta de treinar. Entretanto, não é um treinamento único e em minha opinião militando na área há 45 anos ele deve ser mesclado com treinos de força e regenerativo. De sã consciência não dá para fazer intervalado todo dia ou sempre. Isso é inviável além de aumentar o risco de lesão. Também concordo com os colegas acima. Apenas 15 minutos é um certo exagero e na verdade trata-se de um apelo de marketing até bem feito para atrair as pessoas para o treinamento. Elas acabam se motivando a fazer mais. Todos os meus alunos fazem intervalados nas mais diversas variedades. Não existe uma receita de bolo. Existe o fundamento que deve ser aplicado caso a caso. Espero que a resposta atenda. Prof. Moraes

Quero responder
COMENTÁRIO(S)



Termos de participação | Política de privacidade | Perguntas mais frequentes

|::::  Cooperativa do Fitness - Todos os direitos reservados ® BH - MG - Na internet desde 05/12/1999 ::::| Construído pela Casa de Bytes