Calendário Quinta 16/05/2024 07:05:40






CADASTRE-SE PARA PARTICIPAR

  E-mail:  
  Senha:  
Cadastrar como Usuário!
Cadastrar como Consultor!
Esqueci minha senha!
E-mail de Ativação!
   



Publicidade: Anuncie aqui
 







HISTÓRICO DA PERGUNTA - Quero Perguntar


Pergunta enviada em 13/04/2010 13:15 por Andre Pereira

ESPECIALIDADE: Musculação

PERGUNTA: Treino pirâmide.
Boa tarde Prof. Robson Baldinotti.
Gostaria de saber mais sobre o treino pirâmide, se diminui o peso e aumenta a serie ou aumenta o peso e diminui a serie. Para que serve para definição, resistência ou hipertrofia muscular?
Obrigado.
Alvaro Pires.


 


13/04/2010 16:09
SILVANO GONÇALVES MOREIRA respondeu:

Oi Alvaro, o treinamento em piramide pode ser usado tanto na forma crescente como decrescente e truncada, e visa principalmente a hipertrofia e força, sendo tambem indicado para alunos intermediarios e avançados. boa sorte


13/04/2010 16:37
Luiz Carlos de Moraes respondeu:

Prezado Álvaro
O método pirâmide é apenas mais um dos muitos possíveis na musculação e como todos os outros não deve ser único. Ele é importante numa periodização numa determinada fase na busca dos objetivos individuais que o seu professor sabe perfeitamente qual a fase do seu treinamento mais adequada de incluí-lo na planilha.
Esse método pode ser feito na forma crescente, truncada ou decrescente como citou o prof. Silvano. Na primeira, a mais usual, aumenta-se gradativamente o peso em cada série diminuindo-se a repetição de forma proporcional visando chegar a uma repetição com carga máxima.
A vantagem é que o aumento gradual serve de aquecimento de todo o grupo muscular envolvido no exercício e espera-se um recrutamento máximo de todas as unidades motoras. A possível desvantagem é que esse método por exigir muito da musculatura não deve ser utilizado por iniciante.
Na pirâmide decrescente faz justamente o contrário começando com uma ou duas repetições com carga máxima e a cada série vai-se diminuindo o peso e aumentando a repetição. Por exigir mesmo nesse caso um aquecimento prévio, a forma decrescente é pouco usual além de oferecer mais risco de lesões.
De qualquer forma, na periodização quando o método é escolhido deve ser por pouco tempo.
Converse com o seu professor sobre periodização e os métodos mais adequados a cada período de acordo com os seus objetivos que também passa por adaptação muscular.
Vale lembrar que nenhum método é melhor ou pior do que outro. Tudo depende de: para QUEM é o método; QUANDO aplicar e COMO aplicar.
Espero que a resposta atenda: Prof. Moraes
Mais informações acesse:

CHIESA Carlos – O princípio da adaptação. Disponível em:
dicasdemusculacao.com...
BOMPA, T; CORNACCHIA, L. Treinamento de Força Consciente. Phorte, 2000.
FLECK, Steven J. & William J. Kraemer - Fundamentos do Treinamento de Força Muscular - Editora Artmed – 3ª Edição – 2006.
Aqui mesmo no CDOF você pode baixar em pdf gratuitamente um bom livro do Professor Carlos Eduardo Cossenza sobre o assunto. Métodos e sistemas.
Acesse:
www.cdof.com.br/livros.htm
Para fisiculturistas mais avançados.
ZATSIORSKY, V. M. – Ciência e prática do Treinamento de Força. São Paulo, Editora Phorte, 1999.

Quero responder
COMENTÁRIO(S)



Termos de participação | Política de privacidade | Perguntas mais frequentes

|::::  Cooperativa do Fitness - Todos os direitos reservados ® BH - MG - Na internet desde 05/12/1999 ::::| Construído pela Casa de Bytes