Calendário Terça 29/07/2014 09:07:10






CADASTRE-SE PARA PARTICIPAR

  E-mail:  
  Senha:  
Cadastrar como Usuário!
Cadastrar como Consultor!
Esqueci minha senha!
E-mail de Ativação!
   



Publicidade: Anuncie aqui
 






 
HISTÓRICO DA PERGUNTA - Quero Perguntar


Pergunta enviada em 20/08/2010 22:02 por Eduardo

ESPECIALIDADE: Musculação

PERGUNTA: hérnia de hiato e musculação
Tenho um amigo querendo fazer musculação, só que o mesmo possui hérnia de hiato (ele foi ao médico que, radicalmente, mandou que ele nem pensasse em fazer musculação!). Que exercícios ele pode e que exercícios não pode fazer?
Obrigado!

 


20/08/2010 22:39
Luiz Carlos de Moraes respondeu:

Prezado Eduardo!
A Hérnia de hiato é a protusão do estômago através do orifício pelo qual o esôfago atravessa o diafragma para penetrar na cavidade abdominal. No mecanismo normal o músculo do esfíncter esofágico inferior se abre para permitir a passagem dos alimentos para o estômago e, então, se fecha para impedir que os ácidos estomacais subam para o esôfago. Qualquer alteração nesse mecanismo pode provocar o refluxo gastroesofágico e, conseqüentemente, azia, sendo o sintoma mais comum da hérnia de hiato.
É evidente que esse é um caso médico e só o médico pode liberar ou não o indivíduo para a atividade física como também conforme a gravidade liberar parcialmente como, por exemplo, a caminhada. No caso da musculação possivelmente o médico tenha vetado por se tratar de esforço que possa vez por outra obrigar o bloqueio respiratório mesmo com carga bem leve. O médico está certo porque ninguém garante que o indivíduo vá fazer musculação com carga super leve. Já o exercício aeróbio fraco a moderado não obriga bloqueio da respiração.
Vale lembrar que uma das causas da hérnia de hiato é justamente o exagero na musculação aumentando a pressão intra-abdominal não fazendo a respiração adequada durante as séries pesadas.
A boa notícia é que tem tratamento eficaz.
Espero que a resposta atenda. Prof. Moraes


21/08/2010 19:39
Rodolfo de Azevedo Raiol, Mo respondeu:

A musculação se bem orientada pode ser mis leve que uma caminhada ou qualquer atividade aeróbica, pense só comigo... digamos que você pese 80 kg, logo para caminhar você estará a carregar uma grande parte desse peso por um período de 20 a 30 minutos, por outro lado se você for fazer musculação onde cada série dura em média 30 segundos, você poderá fazer um exercício como o leg-press onde carregará 20 kg por 30 segundos com intervalos de 1 minuto para fazer outra série. O que gerará mais esforço ao seu sistema? meu conselho é que sugira troca desse médico.

Um abraço

Quero responder
COMENTÁRIO(S)

21/08/2010 22:02
Luiz Carlos de Moraes comentou:

Quando a gente fica em dúvida em relação ao médico concordo plenamente que se deva consultar outro para confirmar ou não o diagnóstico. Entretanto, a questão do agravamento ou não da hérnia de hiato está diretamente relacionada às atividades naturais e/ou exercícios que provoquem aumento repentino ou moderado da pressão intra-abdominal (PIA) tais como tossir, espirrar, pular, fazer musculação e os esportes de impacto como futebol, corrida, basquete e ginástica olímpica. Ou seja, qualquer esforço que de alguma forma bloqueie a respiração. Nesse contexto a caminhada goza de boa aceitação porque em nenhum momento precisa-se aumentar a (PIA) para realizar o movimento mais natural do ser humano. Os sistemas de alavancas e curvaturas foram projetados para dissipar forças verticais.





Termos de participação | Política de privacidade | Perguntas mais frequentes

|::::  Cooperativa do Fitness - Todos os direitos reservados ® BH - MG - Na internet desde 05/12/1999 ::::| Construído pela Casa de Bytes