Home |CDOF Responde | Cadastro de Usuários | Cadastro de Consultores|

 

Qua, 21/1/09 21:05

PERSONAL TRAINING

 O que é um Personal Trainer ?

O nome Personal Trainer não é um novo conceito do momento, mas já existe há algum tempo ligado a atores de cinema e pessoas ricas e famosas. Ultimamente , o termo tomou conta do mercado passando por barreiras sócio-econômicas e culturais para ser um serviço escolhido e utilizado por muita gente. O serviço do Personal Trainer veio abrir caminho para um novo mercado de trabalho que faltava na saúde, apesar de ser tachado como um trabalho direcionado apenas para aqueles obsecados com o "visual ".

Na atualidade , devido a maior evolução da medicina e a ampliação das redes de comunicação, as pessoas felizmente enxergam o exercício não só como um caminho para a beleza física, mas principalmente, como uma porta para a saúde e longevidade .
O trabalho do Personal não deve ficar limitado a ênfase na aparência, pelo contrário , ele deve ficar em posição de destaque por ser alguém em quem o cliente poderá confiar seu corpo e vida para um trabalho de prevenção de doenças e resgate individual da própria saúde física e mental. E ele terá formação e competência para fazê-lo.

Mesmo sabendo, que praticando exercícios físicos e fazendo uso de uma dieta adequada reduzimos o risco de diversas doenças, o EXERCÍCIO ainda parece algo crítico para o indivíduo. Segundo pesquisas feitas nos E.U.A, dentre os indivíduos que iniciam alguma atividade física e a praticam regularmente, continuam a fazê-lo apenas por 3-6 meses. Alguns afirmam, que a indústria do Fitness ainda não foi capaz de inventar uma atividade que mantivesse os indivíduos se exercitando por muito tempo e muitos concordam que o que as pessoas precisam é de maior credibilidade e atenção.

Ensinar o mecanismo do ganho ou perda de gordura e mudanças de hábito na vida cotidiana dos indivíduos são mais algumas das funções do Personal. Mesmo sendo avisados pelos médicos e pela mídia do perigo do excesso de peso e certos hábitos de vida e na dieta e que um bom programa de exercícios e boa alimentação podem reverter todo este processo, os consultórios parecem ainda estar abarrotados de pessoas sofrendo do mesmo mal do século, doenças desenvolvidas pela obesidade.

Diante de um quadro caótico onde os indivíduos parecem entender mas não como fazer e ainda a insegurança de onde buscar ajuda, surge a pessoa do Personal Trainer. Esta função especial do Educador Físico deve ser encarada com muita seriedade.

Do Personal Trainer é esperado um profissional que se intere das áreas da saúde e da Educação Física e esteja a par das novidades da ciência. Segundo Prof. Tavicco, Coordenador de Preparação Fisica na USP e Membro da IDEA, o profissional deve embasar seus conhecimentos científicos nas áreas de Metodologia do Treinamento Científico, Fisiologia do Exercício, Biomecânica Aplicada, Aprendizagem Motora e Avaliação Física. E ainda ter experiências anteriores relacionadas a Avaliação e Prescrição de Exercícios de Força, Resistência e Alongamento; tanto isoladamente como de forma conjugada, baseada em um plano de organização sistematizado. Deve dominar o conhecimento de diversas atividades físicas e saber como treinar os indivíduos como um ser total , respeitando suas indivídualidades e credos na busca da saúde e satisfação pessoal . Deve ser alguém em quem o cliente realmente confiará seu corpo e de quem aprenderá a responsabilidade de cuidar de si próprio. Ser um consultor, um líder, um amigo.

Finalmente, com uma certa ironia, o Personal Trainer sentirá que sua missão foi cumprida quando seu cliente não mais precisar dele para se exercitar e puder cuidar de si próprio. Trabalhar com um objetivo em mente é que faz com que o Personal Trainer (treinador) ajude tanta gente a viver mais e melhor, e ao mesmo tempo tome consciência de si mesmo.

Erros mais comuns que o Personal Trainer deve evitar:
-Agir como um Psicólogo ou Conselheiro;
-Agir como um Médico;
-Agir como um Fisioterapeuta - O Educador Físico entra quando sai o Fisioterapeuta ou trabalha juntamente com ele;
-Não guardar informações de seus clientes como confidenciais;
-Falar exageradamente ou não ouvir o cliente.

Esperamos que muitos procurem através desta nova profissão, um desafio e essa grande responsabilidade que o mercado de trabalho oferece. Equipe do CDOF

Ponto de Vista: Segundo o Prof. Luís O. Moscatello (Tavicco), o treinamento é personalizado quando sua aplicação está diretamente adequada a individualidade biológica, aptidão física e o objetivo do aluno ou atleta.



Envie-nos sua SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS

 

|::::  Cooperativa do Fitness - Todos os direitos reservados - BH - MG - Na internet desde 05/12/1999 ::::|