Home |CDOF Responde | Cadastro de Usuários | Cadastro de Consultores|


 

Seg, 8/11/10 10:00

Interesses do Lazer

Por: Prof. Raul S. Junior*
Data de Publicação:
08/11/2010

Interesses do Lazer
O lazer por seus conceitos, de diversos autores, se caracteriza por uma ação voluntária. Na obra “Trabalhando com Recreação”, Vinicius Cavallari e Vany Zacarias trazem o conceito de lazer como: “É o estado de espírito em que o ser humano se coloca, instintivamente (não deliberadamente), dentro do seu tempo livre, em busca do lúdico (diversão, alegria, entretenimento).”

Assim cada indivíduo possui interesses pessoais para suprir suas necessidades de diversão, descanso e de lazer. DUMAZEDIER (1980) define esses interesses como:

INTERESSES FÍSICOS: O desejo de exercitar-se fisicamente, de colocar-se em forma, é o denominador comum destas atividades.
O interesse estético, ou contemplação da natureza e das pessoas nas caminhadas ou ainda o interesse associativo.

INTERESSES PRÁTICOS OU MANUAIS: Entendem-se como atividades ligadas ao prazer de manipular, explorar e transformar a natureza. Representa-se desde lavar o carro no fim de semana até o crochê, tricô, ou ainda no consertar e desmontar para conserto de novas engenhocas e eletrodomésticos.

INTERESSES ARTÍSTICOS: O lazer manual é uma fonte de expressão artística, mas não para todos. O artístico ressalta a busca pelo imaginário, do sonho, do encantamento, do belo, do fazer-de-conta. Compreende-se habitualmente na prática e na assistência de todas as formas de cultura.

INTERESSES INTELECTUAIS: Tudo na vida é fonte de conhecimento, de informação, de aprendizagem. A arte informa por encantamento e a ciência (principal fonte de satisfação dos interesses intelectuais do lazer) por desencantamento. Muitos preferem crescer no conhecimento através da leitura elaborada, livro, filmes, etc...

INTERESSES SOCIAIS: Em todas as atividades pode existir um forte conteúdo de sociabilidade, expresso no contato com as pessoas, porém fala-se das atividades desenvolvidas para exprimir o interesse cultural centrado no contato com as pessoas.

INTERESSES TURÍSTICOS: Tem como base a busca pela mudança de paisagem, ritmo e estilo de vida. Certamente o turismo é a atividade que mais desperta ansiedade nos indivíduos, o fascínio de conhecer novos lugares, novas formas de vida, sobretudo no curto espaço de tempo alterar a rotina cotidiana.

Cabe a nós, agentes do lazer, buscar suprir todas as necessidades pessoais dos participantes em nossas atividades. Independente de sua área de atuação pense sempre nos interesses de cada ser humano para, tentar, suprir as necessidades de cada um.

Claro que é muito difícil conseguir agradar todos, mas só de saber que cada ser humano é diferente e que tem seus interesses e suas escolhas já pode te ajudar no planejamento e desenvolvimento das atividades.

Até a próxima.

Referencias Bibliográficas:
DUMAZEDIER, Joffre – Valores e conteúdos culturais do Lazer. São Paulo: SESC. 1980.
CAVALLARI, Vinicius Ricardo, ZACHARIAS, Vany. Trabalhando com recreação. São Paulo. Ícone. 2008.

Contribuições:
Rodrigo Ramos – Tio Bocão
Helena Patrícia – Tia Nina
Carlos Junior – Tio Sasá
Milton Rosa – Tio Miudo
Rafael Campanatti – Tio Pequeno

* Consultor CDOF Prof. Raul S. Junior - CHAMBINHO - Acessar seu currículo

 

|::::  Cooperativa do Fitness - Todos os direitos reservados - BH - MG - Na internet desde 05/12/1999 ::::|