Home |CDOF Responde | Cadastro de Usuários | Cadastro de Consultores|


 

Dom, 8/5/11 19:36

Esportes Radicais Adaptados
(Cama-de-gato, Labirinto de Bambus, Rapel 45º, Skibunda, Trekking e Paintball)

Por: Consultor Prof. Esp. Harley Augusto (Grillo)
Data de Publicação:
08/05/2010

Colaboradores:
Prof. Luiz Victor Cietto Proença
Prof. Esp. Danilo Fernandes de Camargo

    Após vivências com os esportes radicais e de aventura, refletimos sobre suas adaptações para o contexto escolar e em eventos para todas as idades. Ou seja, muitos desses esportes não convencionais são de difícil acesso popular tornado – os esportes elitizados, por motivo de seus equipamentos e, também, sua manutenção que normalmente são de alto custo financeiro.
    Através de algumas discussões em sala de aula, e também, em grupo de discussão pela Internet no CEV (Centro Esportivo Virtual), presenciamos possíveis adaptações a algumas modalidades já conhecidas, mas não vivenciadas pelas crianças e adolescentes.
Esse projeto foi desenvolvido, focalizando, a princípio, ao público infantil que nunca havia vivenciado algumas modalidades de esportes alternativos (mesmo que adaptados), onde estimulou-se o desafio de adaptação por alguns fatores que não havia com não levar em consideração como: baixo custo de materiais, tempo e organização referente ao número grande de participantes.
    Ao longo de uma semana, em cada dia foi desenvolvida uma modalidade. As modalidades trabalhadas foram: trekking, rapel, paintball, cama – de – gato, labirinto de bambus e skibunda. Sendo que foram utilizados obstáculos naturais e construídos com materiais que foram encontrados no local.
    Para cada esporte que fosse vivenciado, uma apresentação teórica sobre o respectivo esporte era realizada. Proporcionando não só uma prática de lazer, mas, também, uma abrangência no conhecimento dos participantes, neste caso as crianças e adolescentes.
    Quanto à programação, no primeiro dia, foi vivenciado o trekking, com uma apresentação teórica sobre o esporte e seu significado junto a uma apresentação dos mapas e planilhas de orientação. Após foi iniciado a atividade onde as equipes deveriam realizar um trajeto, pelo CLE SESI – Votorantim, tudo explicado por uma planilha adaptada para uma compreensão dos participantes, onde um lanche foi dado durante o trajeto em meio à trilha que se encontra dentro do SESI.
Em nosso segundo dia o paintball foi à atração, o mesmo processo foi realizado, a teoria sobre o esporte e suas exigência de segurança como, capacete, colete e óculos de proteção, arma de pressão e a munição – bolas de tinta (dando o nome ao esporte). A regra consiste em capturar a bandeira do adversário e proteger sua própria bandeira (parecido com a brincadeira “pic – bandeira”), surgindo assim estratégias de combate, para adaptar a munição foi utilizado pequenos balões de ar cheios de água colorida. Quando um participante é atingido (morto) facilita a vitória adversária.
    Em nosso último dia dessa semana uma Gincana Radical foi realizado com equipes sendo orientadas por planilhas (trekking), protegendo seu território e buscando conquistar o território adversário (paintball), vencendo barreiras naturais e construídas em uma trilha (cama – de – gato, labirinto de bambus, skibunda, rapel 45º e outras barreiras).


As adaptações realizadas
    Para a Cama – de – Gato foi utilizada corda elástica, barbantes, cordas de nylon, arcos de metal, os objetos foram presos a árvores e galhos por barbantes.
Já para o
Labirinto de Bambus, logicamente foram utilizados os bambus entrelaçados para que dificulte o trajeto dos participantes, esses bambus foram amarrados com barbantes e presos às grades que ali beiravam, também, presos por galhos.
    Rapel 45º a amarração foi feita com o ângulo de descida, como já explicada, de quarenta e cinco graus, para uma maior segurança e confiabilidade das crianças na descida. Infelizmente, a corda (cabo – nome dado à corda) utilizada geralmente em rapel, não tínhamos, portanto utilizamos corda de caminhoneiro. Quanto a proteção das mãos, pedimos para as crianças trazerem luvas de suas casas (luvas de ciclismo, goleiro, lã, etc.). Durante o Rapel 45º, foram apresentados os equipamentos de segurança para os participantes.
    Skibunda, a brincadeira que mais sucesso teve durante todo o dia (um escorregador com 10 metros de comprimento posto no solo), água e sabão foram colocados para maior diversão. Para melhorar a segurança das crianças, por motivo da diminuição do atrito com a lona posta, colocamos no término colchonetes, estrategicamente postos, no fim da descida para o escorregador.

    Trekking este esporte foi um pouco complicado na construção, copiando a idéia das planilhas de orientação no esporte oficial, desenhamos e criamos observações para uma melhor compreensão da planilha e as demais informações exigidas nas provas oficiais como metragem, velocidade e tempo foram descartados (figura).
    Paintball este esporte também foi um pouco complicado, mas para nossa surpresa, a compreensão dos participantes e foi muito bem recebido, pela semelhança com a brincadeira de pic – bandeira. As alterações foram: caso atingido a pessoa “morre”, já na brincadeira ela fica imóvel esperando ser salva; paredes de blocos foram construídas para uma maior proteção durante o jogo, na brincadeira essas paredes não existem; não há linhas que delimitam áreas de proteção e de segurança, já na brincadeira existem locais delimitados por linhas, geralmente por motivo de ser realizado em quadras poliesportivas.
Para finalizarmos nosso trabalho concluímos que os esportes radicais de fato podem ser adaptados e também, continuando com sua segurança, sem a preocupação. Mas, para nossa reflexão, qual o motivo para não ser posto em prática essas adaptações, sendo que meros estagiários realizaram? Motivação financeira escassa? Pouco reconhecimento? Falta de formação especializadas para os professores e profissionais? Deixo então a vocês a busca das respostas destas perguntas, mas já é fato, alguns esportes podem ser adaptados e com materiais de fácil acesso por todos nós. Muitas vezes materiais que encontramos em nosso quintal e que no começo não dávamos a menor valorização.

 

 

Prof. Esp. Harley Augusto (Grillo):
Fones: (015) 9149.7010 / 8801.7622
http://www.recreacaoimprovisada.tk/
E - mail: garotocricri@yahoo.com.br / harleyaug@hotmail.com
C. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9153227253195909
http://twitter.com/profgrillo

Qualificações
• Especializando em Psicodramaterapia (Sorocaba / SP)
• Interventor Lúdico em palestras de segurança empresarial (Sorocaba / SP)
• Diretor da ABRE – Associação Brasileira de Recreadores (Sorocaba / SP)
• Especialista em Recreação (São Paulo / SP)
• Licenciado em Educação Física (Sorocaba / SP).
• Palestrante em workshops de Recreação na cidade de Sorocaba e Região

 

|::::  Cooperativa do Fitness - Todos os direitos reservados - BH - MG - Na internet desde 05/12/1999 ::::|