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Seg, 26/1/09 14:58

TÊNIS

Histórico dos Grandes Destaques

   Embora a origem do tênis não seja clara, muitos acreditam que o tênis foi inventado em 1873 pelo Major Walter Clopton Wingfield, um oficial britânico. Embora Wingfield tenha reivindicado que o modelo do jogo foi inventado por ele, e chamado Sphairistiké ("jogando uma bola") , muitas autoridades acreditaram que ele adaptou os princípios de um jogo popular inglês de tênis de quadra tipo: raquetes squash, e badminton. Ultimamente os jogadores preferem chamar o jogo de Wingfield de tênis na grama.

   O jogo foi introduzido em Bermuda em 1873, e de Bermuda foi levado para os Estados Unidos por Mary Ewing Outerbridge , Nova York. O primeiro jogo de tênis na grama nos Estados Unidos foi provavelmente jogado em 1874 em Staten Island Cricket and Baseball Club.

   O primeiro campeonato amador mundial foi realizado no All-England Lawn Tennis e Croquet Club em Wimbledon, England(homens, 1877; mulheres, 1884).

   No final de século 19, o tênis de grama foi introduzido em colônias britânicas e outras nações através do mundo.

   Nos Estados Unidos, regras locais e as padronizações do jogo variaram muito até 1881, quando a Associação de Tênis dos Estados Unidos (agora USTA) foi criada para padronizar regras e equipamentos.

   No início do século 20 os maiores torneios internacionais foram de Wimbledon e o campeonato dos Estados Unidos.

   Ultimamente os campeões masculinos de Wimbledon incluem jogadores como Arthur Gore e os irmãos Reggie e Laurie Doherty.

   Os campeonatos masculino dos E.U.A foram dominados pelo americano William Larned, que venceu sete vezes(1901, 1902, 1907-1911). As americanas Elisabeth Moore e Hazel Hotchkiss Wightman ambas venceram muitas vezes o campeonato feminino dos Estados Unidos no início de 1900, e Norwegian-born Molla Mallory venceu oito vezes (1915-1918, 1920-1922, 1926). Na década de 1920 jogadores britânicos, americanos e franceses foram os melhores jogadores internacionais. O americano Bill Tilden dominou o campeonato masculino, venceu Wimbledon três vezes (1920, 1921, 1930) e o campeonato dos Estados Unidos sete vezes (1920-1925, 1929). Os jogadores franceses Jean Borotra, René Lacoste e Henri Cochet foram também bem sucedidos, particularmente em Wimbledon. Suzanne Lenglen da França e Helen Wills Moody dos Estados Unidos foram as líderes dos jogadores femininos.

   Na década de 1930 os melhores jogadores masculinos incluíram Don Budge e Ellsworth Vines dos Estados Unidos e Fred Perry da Inglaterra. Durante o mesmo período Moody continuava o seu sucesso, terminou sua carreira com oito títulos em Wimbledon (1927-1930, 1932, 1933, 1935, 1938), sete títulos no campeonato dos Estados Unidos (1923-1925, 1927-1929, 1931), e quatro no campeonato da França (1928-1930, 1932).

   Durante a próxima década jogadores americanos como Pancho Gonzales e Jack Kramer continuaram o seu sucesso. Pancho liderou no Equador cuja carreira continuou durante a década de 1960, também começou jogando internacionalmente na década de 1940. As Americanas Pauline Betz, vencedora de quatro o campeonato dos Estados Unidos (1942-1944, 1946) e Louise Brough, vencedora de quatro títulos de Wimbledon (1948-1950, 1955).

   Na década de 50, a Austrália tornou-se uma força no tênis e jogadores australianos venceram a Copa Davis 15 vezes de 1950 a 1967, composto por Frank Sedjman, Ken Rosewall, Lew Hoad, Roy Emerson e Ashley Cooper. O americano Tony Trabert também se tornou um jogador premiado nesta época. Maureen Connolly liderou o tênis feminino no início desta década. Althea Gibson venceu Wimbledon e o campeonato dos Estados Unidos em 1957 e 1958, tornando a primeira jogadora negra a vencer aquele torneio.

   Durante a década de 60, australianos Rod Laver, Fred Stolle e John Newcombe continuaram o sucesso do tênis em seu país. Líderes femininas incluem Maria Bueno do Brasil, Margaret Smith Court, Virginia Wade da Inglaterra, e Billie Jean King dos Estados Unidos, que venceram Wimbledon seis vezes (1966-1968, 1972, 1973, 1975).

   Arthur Ashe - E.U.A, na década de 70, Newcombe, Ashe, e Smith continuaram seu sucesso, surgindo jogadores como Ilie Nastase da Romênia e Guillermo Vilas da Argentina. Jimmy Connors, cuja carreira se extendeu do início da década de 70 até o meio da década 90, venceu cinco U.S. Opens (1974, 1976, 1978, 1982, 1983). Björn Borg da Suécia venceu cinco vezes consecutivas Wimbledon (1976-1980). Borg tinha como rival o americano John McEnroe. Entre as jogadoras femininas: Court, Wade, e King continuaram seu sucesso. Connors, Borg, e McEnroe continuaram seu sucesso na década de 80 e outros jogadores masculinos surgiram nesta década como o tcheco Ivan Lendl, Mats Wilander e Stefan Edberg da Suécia e Boris Becker da Alemanha, que em 1985 aos 17 anos tornou-se o mais jovem jogador a vencer Wimbledon. Uma das mais bem-sucedidas jogadoras femininas foi a tcheca Martina Navratilova, cuja carreira extendeu-se no início da década de 70 até o meio da década de 90. Durante sua carreira, Navratilova venceu 167 títulos de simples, incluindo nove títulos de Wimbledon (1978, 1979, 1982-1987, 1990). A americana Chris Evert foi outra jogadora líder feminina durante as décadas de 70 e 80, vencendo sete Opens franceses(1974, 1975, 1979, 1980, 1983, 1985, 1986) e seis Opens americanos(1975-1978, 1980, 1982). A rivalidade entre Navratilova e Evert foi uma das mais intensas e longas da história do tênis. Em 1988 Steffi Graf tem um ano fenomenal, ganhando o grad slam e a medalha de ouro dos Jogos Olímpicos. Outra jogadora líder foi American Tracy Austin e a tcheca Hana Mandilikova.

   Na década de 90,Bjorn Borg - Suécia , Lendl, Edberg e Becker continuaram seu sucesso, surgiram jogadores americanos como Pete Sampras, Andre Agassi, Jim Courier e Michael Chang. Graf iniciou uma rivalidade com a sérvia Monica Seles, que emergiu como jogadora em potencial, vencendo nos opens americanos, franceses e australianos em 1991 e 1992. Navratilova permaneceu bem ranqueada até sua retirada das competições de simples em 1995. Arantxa Sánchez Vicario da Espanha, Jennifer Capriati dos Estados Unidos, e Gabriela Sabatini da Argentina também obtiveram sucesso.

Histórico

   Como surgiu o tênis ? Alguns crêem que ele surgiu como uma variante dos antigos jogos de bola praticados por egípicios, gregos e romanos. Outros acreditam que o tênis deriva de um jogo romano chamado "harpastum", que foi adaptado pelo país basco e recebeu o nome de "jeu de paume" porque a bola era batida contra um muro com a palma da mão.

   No século XII, o "jeu de paume" difundiu-se por toda a França, com muitas modificações - tanto nas regras quanto na configuração dos campos. Ele deixou de ser jogado com a bola contra o muro, passando a ser praticado em um retângulo dividido ao meio por uma corda. Surgiu, assim, o "longue-paume", que permitia a participação de até seis jogadores de cada lado.
Mais tarde surgiu o "court-paume", jogo similar, jogado em recinto fechado, mas de técnica mais complexa e exigindo uma superfície menor para sua prática. As partidas eram disputadas em melhor de 11 jogos, saindo vencedora a equipe que fizesse primeiro os seis jogos. Eis porque, no tênis, os seis jogos (games) definem, em regra, uma partida (set).

   Somente no século XIV apareceu a raquete, invenção italiana, que tornou o jogo de "paume" menos violento e mais interessante, facilitando sua prática pelo resto da França. O esporte logo atravessou o Canal da Mancha e, já neste século, era muito conhecido em toda a Inglaterra, tendo o Rei Henrique VIII como um de seus praticantes mais habilidosos.

   Com o aparecimento da bola de borracha, em meados do século XIX, surgiu na Grã-Betanha o tênis ao ar livre, ou "Real Tennis", bastante semelhante ao "court-paume", mas sem paredes laterais e de serviço.

   Em 1873, o major inglês Walter Wingfield em serviço da Índia, a pedido das ladies inglesas entendiadas por não terem o que fazer, estudou os jogos precurssores do tênis e introduziu alterações em suas regras.
   
   Em 1874, Wingfield registrou a patente do jogo, ao qual se chamou "Sphairistike" em homenagem aos gregos que assim chamavam os exercícios feitos com auxílios de bolas. Esse nome, no entanto, não durou muito, sendo logo substituído por Tênis, que provavelmente deriva do francês "tenez" que significa PEGA! e era exclamado quando o jogador atirava a bola para o adversário. O tênis (chamado nessa época de "tennis-in-lawn" por ser jogado em quadras de grama), logo expandiu-se por toda a Índia, impulsionado pelo entusiasmo das senhoras e logo chegou à Ingaterra, desbancando o "cricket", maior sucesso da época em terras britânicas. A partir daí, o tênis teve suas regras modificadas e uniformizadas para ser praticado em todo o mundo. Passou a fazer parte da programação dos Jogos Olímpicos de 1896 a 1924 e foi suprimindo nesse ano.

   A partir de 1900, foi iniciada uma disputa da taça DAVIS, que equivale ao campeonato mundial de equipes, repartidas por zonas geográficas (americana, européia e oriental).

   Na américa do Sul, o tênis tomou considerável impulso, principalmente a partir de 1921, ano em que começou a realizar-se a taça Mitre (campeonato sul-americano individual e por equipes), e mais ainda depois de 1948, ao ser instítuida a taça Patinõ (campeonato sul-americano individual e por equipes juvenis), troféus que têm sido ganho várias vezes pelo Brasil. Dos tenistas sul-americanos destacaram-se internacionalmente a brasileira Maria Ester Bueno e o peruano Alex Olmedo, campeões de Wimbledon.

   No Brasil o tênis foi introduzido por estrangeiros no "Rio Cricket", em Niterói e na "Wahallah", de Porto Alegre, por volta de 1898, estando sua cordenação desde 1955 a cargo na Confederação Brasileira de Tênis e Federações Estaduais, subordinados ao Conselho Nacional de Desportos.

   Atualmente o tênis deixa de ser um simples esportes para se tornar um acontecimento internacional, através dos diversos torneios disputados pelo mundo, acompanhados por milhões de pessoas. Os prêmios, patrocinadores e tenistas (verdadeiras personalidades internacionais) também colaboram para a festa que o tênis moderno efetivamente se transformou.

Como se Joga

   O jogo ou set, se inicia com o saque.O jogador que iniciar o ponto é chamado de sacador, e o que recebe a bola é chamado de recebedor. Para sacar, um jogador lança a bola para o ar e bate nela antes dela tocar o chão, atingindo a área de serviço do oponente. O sacador assesta a bola atraz da linha base. Seu pé deve permanecer fora da quadra até a bola ser validada. Cada jogador saca a cada game do jogo. O jogador sempre começa sacando pelo lado direito e a cada ponto muda para o lado oposto ao anterior (ex.: após jogado o primeiro ponto do game - direita, o jogador deve sacar da esquerda).
   Existem duas chances de saque. Para validar o serviço, o jogador tem que fazer com que a bola quique no quadrado da quadra adversária que se localiza na frente da rede . O quadrado deve ser o inverso ao lado em que o jogador saca (ex.: se o jogador saca na esquerda a bola tem que quicar no quadrado direito). Ou seja, o tenista sempre sacará na diagonal ( se a pessoa saca de um lado no fundo da quadra, ela terá que acertar o quadrado em sua diagonal do outro lado da rede).
   Quando o jogador saca e a bola bate na rede conseguindo atingir o quadrado onde deveria, acontece o famoso "Let". O jogador que saca tem a chance de sacar de novo.Depois de uma falta o sacador deve sacar novamente. Se em ambas as tentativa resultar em faltas, uma dupla falta é chamada, e o oponente vence o ponto.certo é FALTA, então o jogador que esta sacando tem direito ao seu segundo saque e se errar novamente é ponto do adversário (é a chamada dulpa-falta).
   Um serviço válido que não é rebatido pelo oponente é chamado de "ace". Depois do primeiro ponto ter sido jogado, o serviço é feito do lado esquerdo da quadra.
   A cada ponto deve-se alternar o lado de saque até terminar o game. O oponente saca no próximo game, e a alternancia de saque continua.
   Nas duplas, o serviço se alterna entre as equipes e também jogadores. Depois de um saque bem sucedido a bola é rebatida pelos jogadores até algum jogador falhar na devolução. Uma batida é mal-sucedida quando um jogador deixa a bola quicar duas vezes em sua quadra, bate na rede, ou rebate fora da área de jogo do adversário.
   Se a bola bater na linha da quadra, é considerado em jogo. Se, depois de bater na rede , a bola cair fora da quadra do oponente, considera-se fora. Se a bola cair na quadra é considerada em jogo. Quando a batida não é bem-sucedida, o oponente recebe um ponto.
   A escolha do serviço (saque) é decidida na sorte (os métodos dependem de cada um, como o cara-ou-coroa, par ou ímpar ou o conhecido método entre os tenistas de usar a raquete como uma moeda do cara-ou-coroa).

A Quadra, Bola e a Raquete

   Uma quadra tem 23,77 metros de comprimento por 10,97 de largura para duplas (para simples tem 8,23) . Se for calcular com o recúo (espaço que o jogador tem para correr, fora da marcação da quadra em si), a quadra passa a ter 36 por 18 metros. A rede deve ter altura de 0,914 m. A altura das quadras cobertas devem ser de no mínimo 9 m a partir da rede (ITF) e mínimo de 12,19 (ATP).Piso pode ser de grama, saibro, asfalto, concreto, grama artificial, ou materiais sintéticos.

   A bola deve ser uniforme , branca ou amarela. Sem costura e ter o diâmetro maior que 6,35cm e menor que 6,67cm. Seu peso deve ser maior que 58,7g e menor que 58,5g.

   A raquete deve ser plana com mesmo padrão de cordas na face da raquete com uniformidade das mesmas. Na nova regra para 2000 manteve-se o comprimento 73,66 cm para jogo profissional, incluindo o cabo e para amador 81,28 cm e largura 29,21 cm. Materiais modernos são: fibra de carbono, grafite, titaniun e os materiais ultrapassados são: madeira, alumínio e metal. A empunhadura da raquete é normalmente coberta por uma fita de couro ou borracha.

A Arbitragem e o Tie-Break

   A arbitragem depende do criterio adotado pelo torneio. Assim como existem torneios amadores sem juízes, existem também torneios profissionais com mais de 5 juízes em quadra. O juíz localizado no centro-lateral da quadra em cima de altas cadeiras é o juíz principal, que pode sobrepor os outros (juízes de linha) nas decisões.

   O tie-break foi incluído recentemente no tênis, para facilitar a transmissão de jogos pela televisão (já que sem o tie-break, o jogo pode ficar muito longo). No tie-break, vence o jogador que fizer sete pontos primeiro. Em caso de empate no 6X6, vence o jogador que fizer dois pontos de diferença primeiro. O primeiro jogador a sacar, saca somente uma vez e cede logo em seguida o serviço para o adversário. A partir daí, cada jogador sacará duas vezes até a soma dos pontos dos mesmos resultar em 6. Quando a soma resulta em 6, os jogadores trocam de lado na quadra (sem descanço) e o tenista que sacava antes da virada, continua sacando a sua segunda vez e cede logo em seguida o saque para o adversário (exatamente o que acontecia antes da virada). Essa virada ocorre em todas as somas múltiplas de 6. Um detalhe importante, é que no primeiro ponto do tie-break, o jodador deve começar sacando da direita e a partir daí, todos os jogadores devem começar a sacar da esquerda.

Novas Regras para 2000

   A partir de 1º de Janeiro de 2000 começou a valer não só para o circuito brasileiro de veteranos e de juvenis, mas para todos os torneios da ITF (Federação Internacional de Tênis) três novas regras . A introdução dessas novas regras tem como objetivo minimizar a duração de uma partida de tênis, dinamizá-la e penalizar jogadores infratores de forma mais justa.

   Regra 1 - As vantagens foram abolidas, ou seja, quando o game estiver empatado em 40 (deuce), não haverão mais as vantagens. O recebedor escolhe o lado para receber o serviço e, quem fizer o ponto, ganha o game (basta o recebedor se dirigir para o lado que quer receber).
    Regra 2 - O descanso de 90 (noventa) segundos na virada de lado no término do primeiro game de cada set não mais existe. Os jogadores não descansarão mais, simplesmente trocarão de lado. Em compensação foi criado um descanso de 2 (dois) minutos no fim de cada set, independentemente da contagem.
    Regra 3 - As penalidades do Código de Conduta serão aplicadas como segue: 1ª Violação: Advertência. 2ª Violação: Perda do Ponto. 3ª Violação: Perda do Game. A partir da 4ª Violação, ficará a critério do Árbitro se continua penalizando com perda de games ou com a desclassificação do tenista faltoso. A possibilidade de uma desclassificação imediata, em caso de grave violação do Código de Conduta, continua a critério do Árbitro Geral, que decidirá quando a falta é passível de desclassificação.

(consulta:Confederação Brasileira de Tênis)

Termos Mais Usados

A

Ace :Saque não recebido pelo adversário e que resulta em ponto.
Advertência: Punição disciplinar dada unicamente pelo juiz de cadeira, indicando que o jogador agiu de forma anti-esportiva.
Approach: Qualquer golpe de fundo de quadra com o objetivo de se aproximar da rede para executar o voleio.
Área de Saque :Parte da quadra onde a bola deve tocar no saque. Mede 6,40 m por 4,11 m de largura.
ATP: Associação de Tenistas Profissionais, órgão que rege o tênis profissional masculino.

B

Backhand ou revés: Golpe de fundo de quadra executado do lado contrário onde o jogador segura a raquete. Para um canhoto, por exemplo, o backhand fica no seu lado direito.
Bate-pronto :Golpe onde a bola é batida logo após tocar o solo.
Bicicleta: Nome popularmente dado a uma rebatida por cima do ombro, quando se corre de costas para a rede, na busca de um lob.
Big Game : O jogo de saque e voleio.
Bonus Points : Pontos extras que o tenista acumula. No caso da ATP, cada vitória sobre um tenista entre os 200 do mundo dá direito a estes bônus.
Break point: Ponto que pode definir game contra o sacador.
Bye : Passagem direto para a segunda rodada de um torneio.Isto acontece queando não há jogadores suficientes, sendo bye os melhores ranqueados.

C

CBT : Confederação Brasileira de Tênis.
Challenger : Torneio cuja premiação vai de US$ 50 mil a US$ 125 mil e dão no máximo 100 pontos para o campeão.
Championship Serie : Torneio que dá prêmio de US$ 626 mil a US$ 1,37 milhão e dão até 320 pontos ao campeão.
Chapado: Golpe dado com pouco ou nenhum efeito, também conhecido como Flat.
Contagem: O jogo é dividido em sets, que por sua vez é dividido em games, que por sua vez é dividido em pontos. Ganha um game quem fizer quatro pontos, desde que não haja empate no terceiro ponto. No tênis, o primeiro ponto é chamado 15, o segundo 30, o terceiro 40 e o quarto define o game. Em caso de empate no quarto ponto, diz-se "iguais". Quem fizer seis games ganha o set, a não ser que haja empate de 6 a 6, quando é jogado um game-desempate chamado tiebreak. Quem ganha dois sets, ou, no caso de alguns torneios mais importantes, três sets, ganha o jogo.
Copa Davis: Mais importante competição masculina por equipes. É decidida em cinco jogos - quatro de simples e um de duplas. Um jogador pode fazer, no máximo, dois jogos de simples e o de duplas. É sempre jogada em três dias - Sexta, Sábado e Domingo. Os confrontos, eliminatórios, são realizados simultaneamente em vários países do mundo. Organizado pela Federação Internacional desde 1900.
Copa do Mundo :Torneio masculino com os oito tenistas do ranking que mais ganharam pontos na temporada.
Corda :Fio de nylon ou tripa trançado na cabeça da raquete, parte da raquete, parte da raquete que entra em contato com a bola.
Cruzada :Bola lançada em linha diagonal, da direita para a esquerda, ou vice-versa.

D

Deuce:Palavra de origem francesa, que significa igualdade no placar de um game depois que ele atinge 40 a 40. No Brasil, utiliza-se "iguais".
Drills :Termo em Inglês, utilizado para designar uma série de exercícios por repetição.
Drop shot("largadinha" ou "deixadinha") :Golpe no qual a bola pinga próxima à rede.
Drop Volley :Deixadinha dada de voleio.
Duplas : Jogos entre dois pares de jogadores.
Dupla falta : Saque fora da área de serviço duas vezes seguidas, o que resulta na perda do ponto pelo sacador

E

Empunhadura: Forma com que se segura a raquete para executar os golpes. São três: western, eastern e continental.

F

Fault:Chamada do juiz para as bolas que pingam fora da área apropriada. Forehand Golpe básico executado quando a bola é lançada na direção da mão hábil do jogador; lado direito do destro e esquerdo do canhoto.
Follow-through: Termo em Inglês, significando"terminação". É o movimento que o braço que segura a raquete descreve após o contato com a bola.
Forehand - Golde de fundo (depois que a bola quica uma vez na quadra) executado do mesmo lado do corpo em que o jogador segura a raquete. O forehand de um canhoto, por exemplo, é o golpe de fundo no seu lado esquerdo.
Fout Fault:Falta cometida com os pés durante a execução de saque, ou seja, não pode pisar na linha até que tenha tido o contato com a bola.

G

Game:Subdivisão de um set da partida, é formado por quatro pontos.
Game point: Ponto que pode definir o game a favor de quem está sacando. I Iguais ou Deuce Empate no game.
Game-Set-Match : Chamada do juiz de cadeira depois do último ponto do jogo.
Grama :Piso rápido, em que a bola desliza, favorecendo os jogadores de saque e voleio. Usada em Winbledon, outros torneios ingleses e em poucos outros lugares, geralmente países do antigo império britânico, como Austrália e Índia.
Grand Slam :Cada um dos quatro torneios abertos mais importantes do tênis : Autrália (Australia Open), Frnaça (Roland Garros), Inglaterra (Winbledon) e Estados Unidos (US Open). "Fazer o Grand Slam" quer dizer ganhar os quatro torneios em um só ano. Os únicos que conseguiram tal proeza foram o norte-americano Donald Budge em 1938, o australiano Rodney Laver em 1963 e 1969; a norte-americana Maureen Connoly em 1953, a australiana Margaret Smith Court em 1970 e a alemã Steffi Graf em 1988.
Grip 1 :Maneira de segurar o cabo da raquete. Pode ir do tradicional Continental, que facilita o jogo de toques, até o radical Western, para golpes com muito topspin.
Grip 2: Fita absorvente que envolve o cabo da raquete para impedir que o suor faça a mão do tenista escorregar.

J

Jogo 1 : Sinônimo de game. Juiz de cadeira no Brasil pode chamar "Jogo fulano de tal", o que quer dizer que o jogador fechou o game.
Jogo 2 :O jogo de tênis em si, que pode ser disputado em melhor de três ou cinco sets no caso de torneios profissionais. Em torneios se usa o "set profissional", cujo vencedor tem que chegar a nove games primeiro.
Juiz de Cadeira : Árbitro acima dos juízes de linha, que comanda o jogo sentado em uma cadeira alta ao lado da rede, no centro da quadra. Pode corrigir as marcações dos juízes de linha. Anuncia os jogadores, canta os pontos, marca o tempo de descanso e pode punir os tenistas em caso de indisciplina ou qualquer outra infração.
Juizes de Linha : Observam as linhas de saque e que limitam a quadra, apontando oralmente as que saem da quadra. Let - Repetição do ponto ou pela bola do saque ter tocado a rede antes de cair na área de serviço, ou por qualquer outro motivo que atrapalhe o jogo (uma bola de outro jogo caia na quadra, por exemplo). No primeiro caso é cantado pelo juiz de saque, no segundo pelo juiz de cadeira.

L

Lob : Golpe em que a bola encobre o adversário que se aproxima da rede.
Lucky Losers: São jogadores que perderam na última rodada do qualifying. serão selecionados de acordo com o ranking.

M

Masters : Antigo nome da Copa do Mundo do tênis masculino. Também é a versão feminina da Copa do Mundo, mas jogada por 16 e não por oito tenistas.
Match point: Ponto que pode definir o jogo (pode ser o último)

O

Over Rule :Quando o juiz de cadeira corrige uma marcação do juiz de linha. Paralela - Bola em linha reta, obviamente o contrário da cruzada

P

Paralela: Bola rebatida em linha reta.
Passada: Bola que ultrapassa o jogador que subiu a rede.

R

Ranking : Classificação dos tenistas com base nos resultados obtidos.

S

Satélite :Os menores torneios profissionais válidos pelo ranking mundial. São circuitos da ITF jogados em quatro semanas, com um masters entre os mais bem classificados nas etapas disputadas. Contam pontos para os rankings da ATP e WTA.
Segundo Serviço :Segunda e última chance do sacador colocar a bola em jogo. Se errar, comete a dupla falta. Serviço - O mesmo que saque.
Set: Uma das divisões da partida. Vence o set quem ganhar seis games primeiro com vantagem de dois games sobre o adversário. Em caso de empate em 6 a 6, vence o set quem ganhar o tiebreak.
Simples - Partida individual.
Sintética : Quadra de piso artificial, como cimento ou outros compostos químicos.
Spin :A rotação da bola causada por um tipo especial de batida em topspin ou slice. Spin altera a trajetória da bola.
Super 9 : Os nove torneios mais importantes do tênis masculino depois dos quatro do Grand Slam. Chegam a dar até US$ 2,25 milhões em prêmios.
Saque ou Serviço :Fundamento que coloca a bola em jogo.
Set Point: Ponto que pode definir o set.
Slice:Efeito que "corta" a bola de cima para baixo, tendendo a abaixá-la ao tocar o solo. Propício para golpes de aproximação (aproaches)
Smash: Como a cortada no vôlei. Similar ao saque no tênis, só que executado com o ponto em jogo. Golpe ofensivo de cima para baixo, aproveitando uma bola alçada pelo adversário

T

Tie-break: Desempate quando o set está empatado em 6 a 6; é preciso fazer sete pontos ou dois a mais que o adversário. A contagem não é feita em 15, 30, 40, mas em 1, 2, 3, 4, etc, em pontos corrridos.
Top Spin: Efeito que se consegue batendo na bola de baixo para cima. Isso faz com que ela, após quicar no solo, ganhe aceleração em direção ao fundo da quadra. Muito usado por jogadores que prefere jogar na linha de base.

V

Voleio :Golpe executado antes que a bola quique. Se for acima da cabeça, como o saque, trata-se de smash.

W

Warning :No tênis profissional, advertência do árbitro ao jogador que tenha infringido as regras de conduta.
Winner: Com exceção do saque, golpe ganhador, onde o adversário não consegue tocar a bola. É mais apropriado para bolas batidas do fundo da quadra.

World Series :Torneio cuja premiação vai de US$ 175 mil a US$ 1,37 milhão e que chega a dar 250 pontos no ranking ao campeão.

Pontuação

   A pontuação é idêntica em jogos de simples e duplas. Um jogo de tênis é designado por termos como 15, 30, 40, e game, com zero pontos sendo referido pelo termo "love" (possivelmente derivado da uma palavra francesa "l'oeuf", ovo, referenciado a aparência física do número zero). Um empate em 40 é chamado de "deuce". Por que um jogo deve ser vencido por dois pontos, o jogo continua em iguais até um jogador fazer uma diferença de dois pontos. Depois de empatar em o, o jogador que vencer o próximo ponto é dito que tem a vantagem. Em uma competição de tênis, a pontuação do sacador é sempre dada primeiro.
   Os jogadores ou equipes mudam os lados quando a soma dos games jogados for ímpar. Jogadores devem vencer seis games para vencer o set, mas eles devem vencer ao menos por uma diferença de dois games. Se um set ficar iguais em 5-5, ao menos 7 games vitoriosos são necessários para vencer o set. Um tie-break é usado se um set ficar empatado em 6-6.
Um tie-break é normalmente jogado por 7 pontos, mas vence quem fizer uma diferença de ao menos 2 pontos. O vencedor de um tie-break vence o set por 7-6, mais o total de pontos feitos no tie-break. O jogos de tênis é normalmente melhor de três ou cinco sets.

 

 


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