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1761.
Recreação" para portadores de deficiência-
22/06/2005
Preciso de auxílio para realização de um trabalho sobre
recreação com deficientes físicos e mentais.
Paula Elizângela
Oi Paula, vamos ver o
que aconselha o Prof. Maurício Leandro (Choquito)(currículo)
:
Olá Paula, sugiro algumas bibliografias para que pesquise
ou organize seu trabalho:
- AMARAL,
L. , Pensar a diferença/deficiência. Brasília: CORDE, 1994
- BAUTISTA, R. (coord), Necessidades educativas especiais. Lisboa: Dinalivro,
1997.
- GROSSMAN, In : BEYER. O. O fazer pedagógico. Porto Alegre:
Mediação, 1997.
Quer saber mais especificamente sobre "Recreação" para
portadores de deficiência, acesse o site: http://www.apabb.com.br/ e
entre em contato com o Prorº Vinícius Savioli. Aproveite e mande
um abraço para ele que é bastante meu amigo! Grato pela participação
e aguardamos novas questões! Boa Sorte!
Profº Mauricio "Choquito"
1762.
Recreando na praia - 22/06/2005
Nos atuais trabalhos de recreação
existe algo sobre "recreação na praia"? Celle
Oi Celle, vamos ver o que indica nosso coordenador Prof.
Maurício Leandro (Choquito)(currículo)
:
Bom, não há um livro específico sobre
Recreação na Praia, mas vários abordam esse tipo de atividade
recreativa. Os livros: Trabalhando com Recreação
do Profº Vinícius Ricardo Cavallari; Brinque, jogue cante e encante
com a Recreação do Profº Hani Awad são ótimas
referências.
Grato pela participação e aguardamos novas
questões!
Boa Sorte! Profº Mauricio "Choquito"
Leia
mais:
Recreação
na praia
1763. Jogos para atores
e não atores - 22/06/2005
Gostaria de saber os conceitos, a origem
e a classificação dos jogos dramatizados. Se possível artigos
ou livros que falem sobre o assunto para que eu possa pesquizar. Muito grata!
Carolina Dunshee de Abranches
Carolina, vamos
ver, segundo o Prof. Maurício Leandro (Choquito)(currículo)
:
Olá Carolina! Há uma excelente bibliografia sobre
a área de seu interesse, que lhe indicarei:
BOAL, Augusto. Jogos
para atores e não atores. Civilização Brasileira. Rio de
Janeiro, 2004. Faça bom proveito, pois vale a pena! Grato pela participação
e aguardamos novas questões!
Boa Sorte! Profº Mauricio "Choquito"
1764.
Recreação para o maternal- 22/06/2005
Estou trabalhando com
educação física infantil, mas preciso de algumas atividades
que possam ser aplicadas para o maternal, pois não tive aulas práticas
na faculdade com crianças tão pequenas. Danieli
Oi Danieli, veja as sugestões do Prof. Maurício
Leandro (Choquito)(currículo)
:
Olá Danieli! Sugerimos
algumas atividades que são aplicáveis a essa faixa etária.
Veja o link: http://www.cdof.com.br/recrea10.htm e
extraia as que você mais se identificar. Lembre-se de que o mais importante é a
linguagem a ser utilizada que deve ser pertinente a faixa etária a trabalhar,
analisando as características da mesma.
Sugiro
o livro Lazer: Fundamentos, estratégias e atuação profissional
do Giuliano Pimentel que está na bibliografia deste site. Nele você verá as
principais características desta faixa etária e saberá como
aplicar suas atividades de uma forma melhor. Grato pela participação!
Boa Sorte!
Profº Mauricio "Choquito"
1765. Eventos em Hotéis-
22/06/2005
Trabalho em um hotel onde tem um bom público de eventos. Gostaria de saber
se tem algo sobre recreação em eventos. Tia fumaça
(anna)
Oi Tia fumaça, o Prof.
Maurício Leandro (Choquito)(currículo)
indica:
Olá Tia Fumaça, Gostei do apelido!! Antes de
programar algo para os participantes do evento, você tem que saber
qual é a natureza do evento, seus objetivos e perfil de público.
Algumas atividades podem ser aplicadas da mesma forma que aplicamos com hóspedes
particulares, porém quando se trata de eventos, temos que adequar aos
objetivos
dos organizadores do evento. Sugiro o livro Lazer: Fundamentos, estratégias
e atuação profissional do Giuliano Pimentel que está na
bibliografia
deste site. Veja também o site da AÇAI Eventos: www.acaieventos.com.br -
tenho amigos trabalhando lá e eles podem te auxiliar. Grato pela participação
e aguardamos novas questões! Boa Sorte!
Profº Mauricio "Choquito"
1766.
Inclusão da recreação na escola - 22/06/2005
Gostaria
de saber mais sobre a relação da recreação com a
escola.
Mariqueli
Oi Mariqueli, vamos ver, segundo o
Prof. Maurício Leandro (Choquito)(currículo)
:
Olá Mariqueli! Boa pergunta! Sabemos que é de
fundamental importância a inclusão da Recreação na
Escola por vários motivos. Citemos alguns: O desenvolvimento da criança é muito
grande com a ação de brincar, o processo de socialização é realizado
também através de atividades recreativas, aprender sobre limites
e respeito com regras de jogos contribui para a formação social
de qualquer criança ou jovem. Seria escrever demais aqui toda a
fundamentação teórica de tal importância, por isso
sugiro algumas bibliografias no link: www.cdof.com.br/recrea10.htm.
Veja nesse link os livros que falam sobre esta
temática. Grato pela participação e aguardamos novas questões!
Boa Sorte!
Profº Mauricio "Choquito"
1767. Recreação
em museus- 22/06/2005
Gostaria de saber como funciona recreação em museus? Scheisa Lazara
Almeida
Oi Scheisa,
vamos ver o que nos retorna o Prof. Maurício
Leandro (Choquito)(currículo)
:
Olá Scheisa! Recreação propriamente dita
dentro de um museu não deve nem ser facilmente aplicável, pois
este é um local de observação e por ser assim, pede-se silêncio
e tem-se uma organização prévia de permanência a frente
de cada obra ou quadro, e também, dentro do próprio museu. O que
fazemos é unir os conhecimentos adquiridos dentro do museu para aplicação
de atividades recreativas. Passeios escolares a museus têm sua parte lúdica,
mas também a parte educativa. Devemos fazer um link entre elas. Grato
pela
participação e aguardamos novas questões! Boa Sorte!
Profº Mauricio "Choquito"
1768. Recreação
como forma de erradicar o trabalho
infantil - 22/06/2005
Estou fazendo um
tcc sobre recreação e lazer como forma de erradicar o trabalho
infantil.
Quais autores posso uilizar como referência bibliográfica. Adriana
Oi Adriana, veja a sugestão do Prof. Maurício
Leandro (Choquito)(currículo)
:
Olá Adriana! Pode citar Nelson Marcellino,
Luiz Octávio Lima Camargo, Giuliano Pimentel, pois estes são grandes
estudiosos da Sociologia do Lazer, e mais alguns que você encontrar no
link: www.cdof.com.br/recrea10.htm
Espero que ajude. Grato pela participação e aguardamos novas questões!
Boa Sorte!
Profº Mauricio "Choquito"
1769.
Nova tendência de recreação para os hotéis- 22/06/2005
Qual é a nova tendência de recreação para os hotéis
atualmente? O que seria uma recreação educativa para os hotéis?
Xucaio
Oi Xucaio, veja o que responde o
Prof. Maurício Leandro (Choquito)(currículo)
:
Olá Xucaio... apelido
legal! Sim! A recreação está evoluindo como todas as áreas
que surgem. Nunca fizemos recreação sem objetividade, mas hoje
em
dia conhecemos mais os objetivos que nos propomos atingir através de suas
aplicações. Uma tendência dos hotéis hoje em dia é de
renovação constante, visto que os clientes buscam sempre lugares
e atividades diferentes. Percebemos também a crescente procura por esportes
de aventura, e os hotéis têm que acompanhar essa exigência
investindo em atividades neste segmento.
Grato pela participação
e aguardamos novas questões! Boa Sorte! Profº Mauricio "Choquito"
1770.
Cronograma para aulas de recreação escolar-
22/06/2005
GOSTARIA DE PERGUNTAR SE O PROF. TEM ALGUM CRONOGRAMA PARA AULAS
DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ALUNOS DE 1 Á 4 SÉRIES.
ENSINANDO A FAZER AS BRINCADEIRAS, JOGOS ENTRE OUTRAS ATIVIDADES QUE POSSAM SER
DESENVOLVIDAS EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. SERIA UM TIPO
DE CRONOGRAMA DE AULA SÓ QUE EXPLICANDO COMO SERIAM AS AULAS. GRATO. DIEGO
Oi Diego, ele, o Prof. Maurício Leandro (Choquito)(currículo)
responde:
Olá Diego,
nas aulas de Educação Física costumamos seguir um padrão
de Aquecimento, a atividade que trabalhe o objetivo a ser trabalhado, e volta à calma.
Analise as características da faixa etária que você se propõe
a trabalhar e estabeleça os objetivos que quer atingir. Exponha aos alunos
de que formas você irá trabalhar. Por exemplo:
neste mês iremos trabalhar esportes, no outro mês atividades manuais,
e por aí em diante. Isso serve para que eles saibam o que está sendo
trabalhado. Divida cada aula como citamos acima e analise a aplicabilidade da
forma que trabalhou.
Grato pela participação e aguardamos novas
questões! Boa Sorte!
Profº Mauricio "Choquito"
1771. Recreação
em condomínios e a burocracia - 22/06/2005
Gostaria de receber orientações sobre como atua um profissional
de E.F. com esportes, recreação
e condicionamento físico em condomínios? Se é mais viável
trabalhar como pessoa física ou jurídica? Obrigado. Janice Aparecida
da Silva
Ei Janice, vamos ver a participação
do Prof. Maurício Leandro (Choquito)(currículo):
Olá Janice, trabalhamos no município onde moro
na Bahia em condomínios quase em forma de personal. Normalmente o número
de participantes é menor o que nos proporciona dar mais atenção
a quem participa. Sendo assim, talvez não consiga a formação
de equipes para um desporto coletivo. Em São Paulo, os condomínios
têm área própria para aplicação de atividades
recreativas com crianças e academias de ginástica com profissionais
disponíveis para instrução dos alunos. Com relação
a envolver uma empresa no trabalho é viável apenas se o condomínio
exige uma nota fiscal, sendo imprescindível à vinculação
a uma empresa. Porém, o trabalho ganha mais credibilidade sendo o serviço
prestado por uma empresa séria que passe segurança aos condôminos.
Caso estes já tenham confiança no trabalho do profissional, mediante
registro no CREF de sua região, que irá atuar e não exige
a nota fiscal, pode ser executado por pessoa física.
Grato pela participação
e aguardamos novas questões! Boa Sorte! Profº Mauricio "Choquito"
1772. Gincana aquática-
22/06/2005
Gostaria de saber como faço para achar informações sobre
como fazer uma gincana aquatica e quais as atividades que poderiam ser passadas
passar. Rachel Alessandra Santos
Oi Rachel,
o diz o Prof. Maurício Leandro (Choquito)(currículo)
seguinte:
Olá Rachel Cara de Pastel! Brincadeirinha...
No link: http://www.cdof.com.br/recrea14.htm temos
diversas atividade aquáticas de onde você pode e deve extrair ferramentas
aplicáveis ao seu trabalho. Aí vão algumas dicas: Utilize
bastante música, de preferência músicas animadas. Cuidado
com a segurança dos participantes, perguntando antes quem sabe e quem
não sabe nadar. Cuidado com o clima e temperatura da água. Acesse
o link e sirva-se! Grato pela participação e aguardamos novas
questões! Boa Sorte! Profº Mauricio "Choquito"
Recebemos também a participação do Prof. Hubert Gustavo
Cristian Krause(currículo):
Pegue as gincanas que está acostumado a fazer no solo
e tente adaptá-las para a água, mas, é essencial que antes
de qualquer coisa você dê prioridade para a segurança dos
participantes,
afinal, você está trabalhando com água. Na adaptação
das atividades procure respeitar as características de cada faixa etária.
Existem dois livros que trazem bastante opções de atividades, são
eles:
- Trabalhando
com recreação - Vinicius Cavallari e Vany Zacharias
- Repertório
de atividades práticas - Nelson Carvalho Marcellino.
É isso,
boa sorte. Estou à disposição para novos esclarecimentos
e sugestões. Hubert Krause
1773. Atividades recreativas para portadores de nessecidade
especiais- 22/06/2005
Gostaria de atividades recreativas para portadores de nessecidade especiais:
down, deficientes físicos, autismo, cadeirante e etc. Muito obrigado mesmo,
do fundo do coração, é difícil mas eu amo trabalhar
com meus alunos da APAE. Grato. Suplla
Oi Suplla, veja a sugestão do colega Prof.
Maurício Leandro (Choquito)(currículo):
Olá Suplla! As atividades recreativas você pode
adquirir no link: http://www.cdof.com.br/recrea10.htm ,
pois como diz Vinícius Savioli, a brincadeira é a mesma, só muda
a forma de participação e a linguagem do monitor.
Sugiro
algumas bibliografias para que pesquise o tema.
-AMARAL, L. , Pensar a diferença/deficiência.
Brasília: CORDE, 1994.
-BAUTISTA, R. (coord), Necessidades educativas especiais. Lisboa: Dinalivro,
1997.
-GROSSMAN, In : BEYER. O. O fazer pedagógico.
Porto Alegre: Mediação, 1997.
Quer saber
mais especificamente sobre "Recreação" para portadores
de deficiência, acesse o site: http://www.apabb.com.br/ e
entre em contato com o Prorº Vinícius Savioli. Aproveite e mande
um abraço para ele que é bastante meu amigo! Grato pela participação
e aguardamos novas questões! Boa Sorte! Profº Mauricio "Choquito"
Recebemos também a participação do Prof. Hubert Gustavo
Cristian Krause(currículo):
Eu não tenho estas atividades, mas, indico o professor
Vinicius Savioli que trabalha na APABB (www.apabb.com.br) periodicamente realiza
cursos de recreação voltados para deficientes físicos. Tenho
outra sugestão, procure um fisioterapeuta especialista em portadores de
deficiências e juntamente com ele crie possibilidades de atividades. Com
certeza será um ótimo passo... Estou à disposição
para novos esclarecimentos e sugestões. Hubert Krause.
Leia mais:
Recreação com deficientes
físicos e mentais
1774. Gincana para deficientes visuais - 22/06/2005
Você já teve experiência com deficientes visuais no seu trabalho?
Como foi? Lana Garcia
Oi Lana, vamos ver o que o Prof. Maurício Leandro (Choquito)(currículo)
responde:
Olá lana, Já sim, e é uma
experiência muito interessante e válida. Em cima dessa experiência
foi criada por nós uma Gincana que se chama GINCANA SEM VER ou GINCANA
100 V, onde metade dos participantes de cada equipe têm que estar de olhos
vendados em cada prova. O que dá uma sensação semelhante
a de quem não enxerga, além de evidenciar e provar que todo mundo
pode brincar mesmo tendo alguma dificuldade. Grato pela participação
e aguardamos novas questões! Boa Sorte! Profº Mauricio "Choquito"
Recebemos também a participação do Prof. Hubert Gustavo
Cristian Krause(currículo):
Não tive, mas, procure a Crisitiane da Ong Cidadão
Eficiente, ela manja muito de recreação e também de portadores
de deficiência visual, com certeza ela poderá te ajudar em muito.
O contato dela é:
Cidadão Eficiente <cidadaoeficiente@cidadaoeficiente.org.br>
Estou à disposição para novos esclarecimentos e sugestões.
Hubert Krause.
1775. Recreação com motivação
do professor e do aluno- 22/06/2005
Como dar uma aula de recreação
envolvendo a motivação tanto do professor e do aluno? Francielle
Oi Francielle, vamos ver o que nos retorna o Prof.
Maurício Leandro (Choquito)(currículo):
Olá Francielle, A motivação do aluno é diferente
da motivação do professor. No caso da recreação,
o professor é fator de Estímulo e utiliza técnicas de estímulo
para os participantes. Mas não é só isso, quem conduz atividades
recreativas têm que ter certas habilidades e características como
carisma, domínio de grupo, espírito de liderança, cordialidade,
educação, dentre outras. Esse conjunto de características
aliado a técnicas, te fará conduzir uma atividade recreativa com
facilidade, conseguindo estimular seus participantes. Utilize música pois é um
estímulo natural.
Grato pela participação
e aguardamos novas questões! Boa Sorte! Profº Mauricio "Choquito"
1776. Recreador ensinando a perder e a ganhar - 22/06/2005
E ai choquito? Tudo
bom?? Véio eu to fazendo meu artigo com base em recreação
e o problema é a dificuldade do profissional lidar com os indivíduos
que não obtém êxitos em determinado jogo ou atividade recreativa.
Gostaria que se explicasse como podemos fazer para que não ocorram desânimos
após a derrota em uma atividade. Valeu negão, um abraço.
MINHOCA
Ei minhoca, veja o que nos traz o Prof.
Maurício Leandro (Choquito)(currículo):
Olá Danillo Minhoca, na verdade, Minhoca, esse
não é um problema da recreação
e sim da educação! Temos que educar nossas crianças e jovens
para aprender a perder, pois na vida perderam muito até aprenderem a ganhar!
Indico-te um livro excepcional nesse sentido: Pais Brilhantes, Professores Fascinantes
do Augusto Cury, editora Sextante. Veja como podemos e devemos fazer para ensinar
nossos alunos como lidar com a perda. Um abraço especial e obrigado pela
ajuda! Grato pela participação e aguardamos novas questões!
Boa Sorte! Profº Mauricio "Choquito"
1777. Posicionamento dos jogadores de voleibol em quadra (5x1,
4x2, 6x0...)- 23/06/2005
Gostaria de
saber todo o posicionamento dos jogadores em quadra, isto é, as posições
em que cada um exerce, como roda na hora de pontuacão? Alessandra
Oi alessandra, quem retorna a você é a nossa consultora Profa. Esp.
Vanessa de Souza Seracinskis(currículo)
:
Olá Alessandra, o posicionamento dos jogadores irá depender
do sistema utilizado (5x1, 4x2, 6x0...) No caso do sistema 5x1 (um levantador
e 5 atacantes).
Geralmente o jogo inicia-se com o levantador na posição 1; posição
2, um atacante de entrada de rede; posição 3, um atacante de meio
de rede; posição 4, um atacante de saída de rede; posição
5, mais um atacante de entrada de rede e na posição 6, mais outro
atacante de meio de rede. E se caso o técnico quiser, ele ainda tem a
possibilidade
de utilizar o líbero nas posições de fundo de quadra obedecendo
as disposições das regras para esse jogador. Sobre o rodízio:
quando uma das equipes conquistar o ponto e não estiver com a posse do
saque, ela deverá efetuar o rodízio no sentido horário.
Da
posição 6 para a posição 5, da posição
5 para a posição 4, da posição 4 para a posição
3, da posição 3 para a posição 2 , da posição
2 para a posição 1, da posição 1 para a posição
6 e assim sucessivamente. Mas se o ponto foi conquistado pela equipe que estava
com a possa do saque, esta não deverá efetuar o rodízio.
Para melhores esclarecimentos sobre outros sistemas e disposições
dos jogadores em quadra leia os livros:
- Regras
oficiais de voleibol - editora Sprint,
- Voleibol Sistemas e Táticas
- Adilson Donizete da Costa
- Conhecendo
o voleibol - Jorge Ribeiro.
1778. Mestrado em voleibol
- 23/06/2005
Gostaria de saber informações sobre mestrado em voleibol e curso
nível 3 de voleibol . Bethania Melo
Oi Bethania, veja o que lhe retorna o Prof. Rogério Eduardo Tavares Frade
(currículo):
Mestrado em voleibol não tem.. o que tem é mestrado
em Educação Física e que dependendo da universidade ou faculdade
elas tem uma determinada linha de pesquisa, o voleibol pode ser adequado em qualquer
uma, exemplo: psicologia do esporte, treinamento desportivo, fisiologia do exercício,
comportamento motor, nutrição esportiva, etc. Quanto ao curso de
nível 3 ele só é ministrado pela federação
internacional de voleibol e é muito raro acontecer aqui no Brasil, você pode
obter informções no site da CBV e FIVB. Obrigado- Prof. Rogério
Frade
Participa também a Profa.
Esp. Vanessa de Souza Seracinskis(currículo)
:
Olá Bethânia, o
mestrado específico sobre o voleibol será muito difícil
de
você encontrar, porém isso dependerá da tese que você irá defender.
O que acontece é você escolher um tema relacionado ao voleibol,
mas que seja da área de biomecânica, treinamento desportivo, psicologia,
pedagogia etc. O curso de voleibol de nível 3, é realizado pela
Confederação Brasileira de Voleibol e geralmente as informações
são transmitidas através do site da CBV. Consulte o site: www.cbv.com.br e
também entre em contato com a UNICAMP, USP, UNIFESP,
UFRJ e UFMG que são as entidades que mais desenvolvem pesquisas e bons
trabalhos de mestrados. Procure pelos departamentos específicos.
1779. Sistema de volei 4x2
Internacional - 23/06/2005
Gostaria de saber mais sobre o sistema de volei 4x2 Internacional, como o posicionamento
dos jogadores, por exemplo. Agradeço
se puder responder. Abelinha
Oi Abelinha a veja
o retorno de nosso colega Prof. Rogério Eduardo
Tavares Frade (currículo):
Infelizmente não dá para explicar; pois necessitaria
de páginas e páginas para falar e, também, tem muita coisa
que precisaria lhe mostrar na prática. Sugiro que pesquise em algum livro
e assista alguns treinos de equipes. Só uma coisa, o sistema 4x2 é igual
no mundo todo, não tem diferença de ser internacioanl ou nacional.
Obrigado- Prof. Rogério Frade
Participa também a consultora
Profa. Esp. Vanessa de Souza Seracinskis(currículo):
Olá, o sistema de jogo 4x2 (dois levantadores e quatro
atacantes) pode ser feito com infiltração ou sem infiltração.
A infiltração é realizada pelo levantador quando o mesmo
estiver nas posições 1,6 e 5 (zona de defesa). Após o saque,
o levantador desloca-se para frente em direção das posições
3 e 2 de onde efetuará o levantamento. Porém este sistema só será bem
realizado se os jogadores tiverem um bom nível técnico,
caso contrário o sistema 4x2 sem infiltração é o
mais
indicado. A diferença entre os dois sistemas é que no sistema 4x2
sem infiltração, sempre haverá dois atacantes na rede e
um
levantador e no sistema 4x2 com infiltração, haverá sempre
três atacantes na rede, pois quando um dos levantadores estiver nas posições
4,3 e 2, atuará como atacante de saída de rede. Você ainda
poderá encontrar maiores detalhes nos livros: O voleibol de alto nível:
da iniciação à competição de Carlos Bizocchi,
Voleibol: Sistemas e Táticas de Adilson Baiano e O voleibol de Pierre
Bezult.
1780. Sequência de
ensino do voleibol - 23/06/2005
Gostaria de saber qual é a melhor
sequência que posso utilizar no ensino do volei? Gostaria se possível
de algumas idéias sobre como trabalhar sem recursos materiais nas aulas
em E.F. na escola. Tony
Oi Tony, veja o que
diz o Prof. Rogério Eduardo Tavares Frade
(currículo):
Você deve usar uma sequência pedagógica
de acordo com a faixa etária
de seus alunos, começando pelo toque, saque por baixo, manchete, levantamento,
etc...quanto a trabalhar sem recurso material, fica muito difícil dar
aula.
Assim sendo, você terá que improvisar materiais alternativos. Obrigado-
Prof. Rogério Frade
O retorno também da consultora Profa.
Esp. Vanessa de Souza Seracinskis(currículo)
:
Em
primeiro lugar é preciso avaliar as necessidades dos seus alunos, objetivos,
freqüência das aulas e etc. Você deve começar sempre
do
mais simples para o mais complexo, podendo escolher entre os métodos parcial,
misto ou global. Iniciar também com brincadeiras pré-desportivas.
Para o voleibol é interessante iniciar com a recepção
utilizando o movimento de manchete que é muito mais simples de ser assimilado,
em seguida o fundamento toque que requer mais técnica e pode ser em forma
de passe ou levantamento, o saque por baixo e por fim a cortada e o bloqueio.
Mas como disse, é preciso conhecer o grupo para poder aplicar os exercícios.
Você pode ter maiores informações nos livros:
- Voleibol,
fundamentos e aprimoramento técnico - Adilson Donizete da Costa
- Ensinando
Voleibol - João Crisóstomo
- Ensinando voleibol para jovens
- American Sport Education Program.
Caso
o lugar onde você trabalhe não forneça materiais, utilize
a sua criatividade e a dos alunos e recorra aos objetos recicláveis, como
garrafas, cabos de vassouras, pneus, tapumes de obras, meias de nylon. Tenho
certeza
que os alunos terão o imenso prazer em colaborar.
1781. A importância
do passe em um partida de voleibol-
23/06/2005
Gostaria que me mandassem
algum artigo ou opinião sobre importância do passe em um partida
de voleibol. Esse é o tema para minha monografia, e eu não achei
nenhum artigo falando sobre o ele. obrigado. Ricardo de Souza
Oi Ricardo, vamos ver o que nos traz a consultora Profa. Esp. Vanessa de Souza
Seracinskis(currículo)
:
Olá Ricardo, clique
neste site: http://voleibrasil.v10.com.br/,
talvez ele possa também lhe ajudar com algumas informações.
Mas antes é preciso saber se você esta se referindo a recepção
ou simplesmente ao passe de bola de contra ataque, bola de graça, passe
utilizando os fundamentos de manchete e toque ou até mesmo alguns recursos
como espalmadas e utilização de um dos braços e pés.
Como você pode ver, as opções são inúmeras
e
para uma boa monografia você deve ser especifico, pois a banca poderá descontar
alguns pontos.
1782.
Testes para avaliação do idoso - 27/06/2005
Preciso de testes
para avaliação do idoso. As bibliografias que tentei adquirir estão
esgotadas. Preciso urgente destas fórmulas: VO2máx, força,
flexibilidade, tempo de reação e de movimento, agilidade e equilíbrio.
Daniela Alvares Fernandes
Oi Daniela, a fim
de colaborar com você, nossa consultora Profª Ms. Érica Verderi
(currículo):
Cara Daniela, um livro que você pode encontrar
com
facilidade é o de Avaliação do idoso - Editado por Sandra
Matsudo
Quanto ao VO2 máx. você encontra na pág. 34, 35, 36, 37 e
38.
Para força de MMSS - pág, 38 e 39
Para força
de MMII - pág, 41 a 44
Para flexibilidade pág, 50 a 52
Para
agilidade pág, 52 a 54.
Para equilíbrio pág. 54
Para
mobilidade geral pág. 55 a 58.
Infelizmente não tenho como
escrever todos os testes, são longos. Mas acredito que você encontre
este livro com facilidade. Espero poder ter lhe ajudado. Boa sorte , Érica
Verderi
1783. Dança-do-ventre
x escoliose - 27/06/2005
Gostaria
de saber se posso fazer aula de dança do ventre sendo que tenho escoliose.
Faço musculação 3 vezes por semana e uma vez por semana
dança
do ventre. Obrigada. Gisele
Olá Gisele, vamos ver o que lhe recomenda nosso caro consultor Prof. Ms.
Leonardo Duarte Picchi(currículo):
Olha, Gisele...creio que não haja problemas de você realizar
a dança do ventre mesmo tendo escoliose. Existem vários tipos de
escoliose, a maioria delas é compensada, ou seja, mesmo com curvaturas
látero-laterais, a distribuição de forças pode estar
pouco comprometida, sendo assim, como este tipo de dança trabalha ambos
os lados do corpo, não acredito que a escoliose piore pela simples prática
da mesma, ok?!
1784.
Musculação durante a dor de reumatismo - 27/06/2005
Tenho uma
aluna (42 anos) na musculação que sofre de reumatismo. Como devo
proceder durante os dias de maiores dores ? Adriana Basso
Olá Adriana, o consultor Prof. Ms. Leonardo Duarte Picchi(currículo)
lhe recomenda:
Oi, Adriana...O termo reumatismo é muito amplo existindo
várias patologias reumáticas de diferentes
etiologias e prognósticos. Considerando que sua aluna apresenta dores
em
determinados dias é importante que os exercícios sejam suspensos
neste período, pois os exercícios físicos podem agravar
o
estado fisiopatológico da doença. Assim que as dores cessam, pode-se
iniciar novamente tais exercícios.
Leia
mais:
Tendinite
e a Musculação
1785. Filho asmático com refluxo
gástrico - 27/06/2005
Apesar de ser professor de Educação
Física formado pela UFU, tenho dificuldades de encarar o fato de ter um
filho de 2 anos e 09 meses com broncoespasmos (rinite, asma), o qual a 05 meses
contraiu uma pneumonia com derrame pleural. Além do mais, a criança
ainda possui refluxo gástrico. Gostaria de saber qual a relação
entre refluxo gástrico, tosse, asma e exercícios físicos.
b)Há atividades físicas indicadas ou contra-indicadas para o quadro
dele? c)Existem profissionais na minha cidade (Uberlândia-MG) que possam
acompanhá-lo ou fazer uma avaliação funcional? Obrigado.
Paulo
Oi Paulo, vamos ver a opinião de nosso consultor Prof. Ms. Leonardo Duarte
Picchi(currículo)
:
Paulo... seu filho apresenta refluxo gastroesofágico o que
facilita o retorno do alimento ingerido ao esôfago. Como a tosse contrai
os músculos do abdômen, este refluxo, numa crise de tosse, pode
ser
mais acentuado. O perigo deste refluxo é de ser aspirado para o pulmão
e causar uma pneumonia aspirativa... e isso não á nada bom. Quanto
a relação de asma e exercício físico, o exercício
físico pode desencadear uma crise de asma sim, pois a liberação
de adrenalina pelo exercício pode causar espasmo dos brônquios e
iniciar uma crise. Com certeza existe um médico (pediatra) na sua cidade
que possa lhe orientar melhor sobre o assunto. Se precisar de nós é só escrever
novamente, ok?!
1786. Síndrome patelo-femural
tem cura ?- 27/06/2005
O que significa síndrome de dor patelo femural e o que pode causar, tem
cura? Fernanda
Fernanda
o explica o Prof. Ms. Leonardo Duarte Picchi(currículo)
seguinte:
Fernanda... a dor patelo
femural, geralmente, surge de um desequilíbrio de forças atuantes
na articulação do joelho onde estruturas ósseas podem estar
comprimindo tecidos moles (periarticulares). Neste caso, uma boa avaliação
dos motivos do surgimento dessa dor e um tratamento direcionado podem sanar o
problema.
Leia
mais:
Síndrome
fêmuro-patelar?
Síndrome
da dor Patelo-Femural
1787.
Pilates no período da adolescência e seus benefícios - 27/06/2005
Gostaria de saber sobre indicações da prática do Pilates
no período da adolescência. Quais são os benefícios
e o porquê? Obrigado. Bruno Milano
Bruno, veja o que lhe responde
nossa consultora Prof.ª Claudia Maria Lima(currículo)
:
Olá Bruno, o método Pilates visa: codicionamento
corporal; flexibilidade; equilíbrio, aumento
da força, melhora a postura e protege contra contusões. Atende
a
praticantes de todas as idades e condicionamento físico, desde iniciante à atleta.
Auxilia na recuperação de lesões ou de cirurgias, assim
como de pacientes neurológicos ou cardiopatas. Por ser de baixo impacto
não prejudica as articulações, estimula a recuperação
de tecidos musculares e correção da postura e respiração,
além dos efeitos sobre a auto-estima trazidos pelo treinamento. O método
busca com exercícios de solo e nos aparelhos trabalhar grupos musculares
mais internos, especialmente aqueles do abdômen e a base do torso, que
compreendem
o que Pilates chamou de usina de força do corpo humano. Concientizando
alinhamentos e encaixes, o Pilates põe a coluna vertebral no prumo, sustentada
por um suporte muscular central firme e eficiente, corrigindo sobrecargas indevidas
em outras regiões do corpo e liberando-as para desenvolverem sua própria
potencialidade em harmonia com o equilíbrio total que é o objetivo
do método. Espero ter ajudado, bom treinamento e... sucesso!
1788. Crianças no
pilates - 27/06/2005
Minha filha tem 9 anos e faz ballet há 6 anos. O biotipo dela faz com
que tenha dificuldade na hora de levantar as pernas creio que porque tem aquela
gordura durinha nas pernas e nádegas. Ainda
tem aqueles furinhos de bebê nos cotovelos e mãos. Mas quer ser
bailarina
clássica por força. Para que ela possa ficar mais magra forte e
flexível, além das aulas de ballet estou pensando em colocá-la
para fazer Pilates. Ela já faz dieta balanceada com nutricionista. O que
acham? Outro problema é o meu filho que tem 12 anos e é hipotônico.
Fez psicomotricidade durante dois anos e agora faz natação diariamente.
Tenho notado que ele utiliza mais um dos lados do corpo do que o outro para andar
ou nadar. Pilates seria bom para ele também? Maria de Lourdes Nogueira
Oi Maria, vamos ver a opinião de nossa consultora Prof.ª Claudia
Maria Lima(currículo)
:
Olá Maria de Lourdes,
creio que o método Pilates possa ajudar aos dois, pois visa codicionamento
corporal; flexibilidade; equilíbrio, aumento da força sem o aumento
da massa muscular, melhora a postura e protege contra contusões. Atende
a praticantes de todas as idades e condicionamento físico, desde iniciante
a atleta. Auxilia na recuperação de lesões ou de cirurgias,
assim como de pacientes neurológicos ou cardiopatas. Por ser de baixo
impacto
não prejudica as articulações, estimula a recuperação
de tecidos musculares e correção da postura e respiração,
além dos efeitos sobre a auto-estima trazidos pelo treinamento. Concientizando
alinhamentos e encaixes, o Pilates põe a coluna vertebral no prumo, sustentada
por um suporte muscular central firme e eficiente, corrigindo sobrecargas indevidas
em outras regiões do corpo e liberando-as para desenvolverem sua própria
potencialidade em harmonia com o equilíbrio total que é o objetivo
do método. Por tudo isso, certamente haverá ganhos significativos
para seus filhos. Sucesso! espero ter ajudado.