Home |CDOF Responde | Cadastro de Usuários | Cadastro de Consultores|


 

Dom, 21/12/08 16:43

PERGUNTAS E RESPOSTAS ANTERIORES AO CDOF RESPONDE
CONSULTORIA GRATUITA CDOF

Obs: para procurar pelo tema utilize o sistema de busca

1761. Recreação" para portadores de deficiência- 22/06/2005
Preciso de auxílio para realização de um trabalho sobre recreação com deficientes físicos e mentais. Paula Elizângela
Oi Paula, vamos ver o que aconselha o Prof. Maurício Leandro (Choquito)(currículo) :
   Olá Paula, sugiro algumas bibliografias para que pesquise ou organize seu trabalho:
- AMARAL, L. , Pensar a diferença/deficiência. Brasília: CORDE, 1994
- BAUTISTA, R. (coord), Necessidades educativas especiais. Lisboa: Dinalivro, 1997.
- GROSSMAN, In : BEYER. O. O fazer pedagógico. Porto Alegre: Mediação, 1997.
Quer saber mais especificamente sobre "Recreação" para portadores de deficiência, acesse o site: http://www.apabb.com.br/ e entre em contato com o Prorº Vinícius Savioli. Aproveite e mande um abraço para ele que é bastante meu amigo! Grato pela participação e aguardamos novas questões! Boa Sorte!
Profº Mauricio "Choquito"

1762. Recreando na praia - 22/06/2005
Nos atuais trabalhos de recreação existe algo sobre "recreação na praia"? Celle
Oi Celle, vamos ver o que indica nosso coordenador Prof. Maurício Leandro (Choquito)(currículo) :
   Bom, não há um livro específico sobre Recreação na Praia, mas vários abordam esse tipo de atividade recreativa. Os livros: Trabalhando com Recreação do Profº Vinícius Ricardo Cavallari; Brinque, jogue cante e encante com a Recreação do Profº Hani Awad são ótimas referências.
Grato pela participação e aguardamos novas questões!
Boa Sorte! Profº Mauricio "Choquito"
Leia mais:
Recreação na praia


1763. Jogos para atores e não atores - 22/06/2005
Gostaria de saber os conceitos, a origem e a classificação dos jogos dramatizados. Se possível artigos ou livros que falem sobre o assunto para que eu possa pesquizar. Muito grata! Carolina Dunshee de Abranches
Carolina, vamos ver, segundo o Prof. Maurício Leandro (Choquito)(currículo) :
   Olá Carolina! Há uma excelente bibliografia sobre a área de seu interesse, que lhe indicarei:
BOAL, Augusto. Jogos para atores e não atores. Civilização Brasileira. Rio de Janeiro, 2004. Faça bom proveito, pois vale a pena! Grato pela participação e aguardamos novas questões!
Boa Sorte! Profº Mauricio "Choquito"

1764. Recreação para o maternal- 22/06/2005
Estou trabalhando com educação física infantil, mas preciso de algumas atividades que possam ser aplicadas para o maternal, pois não tive aulas práticas na faculdade com crianças tão pequenas. Danieli
Oi Danieli, veja as sugestões do Prof. Maurício Leandro (Choquito)(currículo) :
   Olá Danieli! Sugerimos algumas atividades que são aplicáveis a essa faixa etária. Veja o link: http://www.cdof.com.br/recrea10.htm e extraia as que você mais se identificar. Lembre-se de que o mais importante é a linguagem a ser utilizada que deve ser pertinente a faixa etária a trabalhar, analisando as características da mesma.
   Sugiro o livro Lazer: Fundamentos, estratégias e atuação profissional do Giuliano Pimentel que está na bibliografia deste site. Nele você verá as principais características desta faixa etária e saberá como aplicar suas atividades de uma forma melhor. Grato pela participação! Boa Sorte!
Profº Mauricio "Choquito"

1765. Eventos em Hotéis- 22/06/2005
Trabalho em um hotel onde tem um bom público de eventos. Gostaria de saber se tem algo sobre recreação em eventos. Tia fumaça (anna)
Oi Tia fumaça, o Prof. Maurício Leandro (Choquito)(currículo) indica:
   Olá Tia Fumaça, Gostei do apelido!! Antes de programar algo para os participantes do evento, você tem que saber qual é a natureza do evento, seus objetivos e perfil de público. Algumas atividades podem ser aplicadas da mesma forma que aplicamos com hóspedes particulares, porém quando se trata de eventos, temos que adequar aos objetivos dos organizadores do evento. Sugiro o livro Lazer: Fundamentos, estratégias e atuação profissional do Giuliano Pimentel que está na bibliografia deste site. Veja também o site da AÇAI Eventos: www.acaieventos.com.br - tenho amigos trabalhando lá e eles podem te auxiliar. Grato pela participação e aguardamos novas questões! Boa Sorte!
Profº Mauricio "Choquito"

1766. Inclusão da recreação na escola - 22/06/2005
Gostaria de saber mais sobre a relação da recreação com a escola. Mariqueli
Oi Mariqueli, vamos ver, segundo o Prof. Maurício Leandro (Choquito)(currículo) :
   Olá Mariqueli! Boa pergunta! Sabemos que é de fundamental importância a inclusão da Recreação na Escola por vários motivos. Citemos alguns: O desenvolvimento da criança é muito grande com a ação de brincar, o processo de socialização é realizado também através de atividades recreativas, aprender sobre limites e respeito com regras de jogos contribui para a formação social de qualquer criança ou jovem. Seria escrever demais aqui toda a fundamentação teórica de tal importância, por isso sugiro algumas bibliografias no link: www.cdof.com.br/recrea10.htm. Veja nesse link os livros que falam sobre esta temática. Grato pela participação e aguardamos novas questões! Boa Sorte!
Profº Mauricio "Choquito"

1767. Recreação em museus- 22/06/2005
Gostaria de saber como funciona recreação em museus? Scheisa Lazara Almeida
Oi Scheisa, vamos ver o que nos retorna o Prof. Maurício Leandro (Choquito)(currículo) :
   Olá Scheisa! Recreação propriamente dita dentro de um museu não deve nem ser facilmente aplicável, pois este é um local de observação e por ser assim, pede-se silêncio e tem-se uma organização prévia de permanência a frente de cada obra ou quadro, e também, dentro do próprio museu. O que fazemos é unir os conhecimentos adquiridos dentro do museu para aplicação de atividades recreativas. Passeios escolares a museus têm sua parte lúdica, mas também a parte educativa. Devemos fazer um link entre elas. Grato pela participação e aguardamos novas questões! Boa Sorte!
Profº Mauricio "Choquito"

1768. Recreação como forma de erradicar o trabalho infantil - 22/06/2005
Estou fazendo um tcc sobre recreação e lazer como forma de erradicar o trabalho infantil. Quais autores posso uilizar como referência bibliográfica. Adriana
Oi Adriana, veja a sugestão do Prof. Maurício Leandro (Choquito)(currículo) :
   Olá Adriana! Pode citar Nelson Marcellino, Luiz Octávio Lima Camargo, Giuliano Pimentel, pois estes são grandes estudiosos da Sociologia do Lazer, e mais alguns que você encontrar no link: www.cdof.com.br/recrea10.htm
Espero que ajude. Grato pela participação e aguardamos novas questões! Boa Sorte!
Profº Mauricio "Choquito"

1769. Nova tendência de recreação para os hotéis- 22/06/2005
Qual é a nova tendência de recreação para os hotéis atualmente? O que seria uma recreação educativa para os hotéis? Xucaio
Oi Xucaio, veja o que responde o Prof. Maurício Leandro (Choquito)(currículo) :
   Olá Xucaio... apelido legal! Sim! A recreação está evoluindo como todas as áreas que surgem. Nunca fizemos recreação sem objetividade, mas hoje em dia conhecemos mais os objetivos que nos propomos atingir através de suas aplicações. Uma tendência dos hotéis hoje em dia é de renovação constante, visto que os clientes buscam sempre lugares e atividades diferentes. Percebemos também a crescente procura por esportes de aventura, e os hotéis têm que acompanhar essa exigência investindo em atividades neste segmento.
Grato pela participação e aguardamos novas questões! Boa Sorte! Profº Mauricio "Choquito"

1770. Cronograma para aulas de recreação escolar- 22/06/2005
GOSTARIA DE PERGUNTAR SE O PROF. TEM ALGUM CRONOGRAMA PARA AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ALUNOS DE 1 Á 4 SÉRIES. ENSINANDO A FAZER AS BRINCADEIRAS, JOGOS ENTRE OUTRAS ATIVIDADES QUE POSSAM SER DESENVOLVIDAS EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. SERIA UM TIPO DE CRONOGRAMA DE AULA SÓ QUE EXPLICANDO COMO SERIAM AS AULAS. GRATO. DIEGO
Oi Diego, ele, o Prof. Maurício Leandro (Choquito)(currículo) responde:
   Olá Diego, nas aulas de Educação Física costumamos seguir um padrão de Aquecimento, a atividade que trabalhe o objetivo a ser trabalhado, e volta à calma. Analise as características da faixa etária que você se propõe a trabalhar e estabeleça os objetivos que quer atingir. Exponha aos alunos de que formas você irá trabalhar. Por exemplo: neste mês iremos trabalhar esportes, no outro mês atividades manuais, e por aí em diante. Isso serve para que eles saibam o que está sendo trabalhado. Divida cada aula como citamos acima e analise a aplicabilidade da forma que trabalhou.
Grato pela participação e aguardamos novas questões! Boa Sorte!
Profº Mauricio "Choquito"

1771. Recreação em condomínios e a burocracia - 22/06/2005
Gostaria de receber orientações sobre como atua um profissional de E.F. com esportes, recreação e condicionamento físico em condomínios? Se é mais viável trabalhar como pessoa física ou jurídica? Obrigado. Janice Aparecida da Silva
Ei Janice, vamos ver a participação do Prof. Maurício Leandro (Choquito)(currículo):
   Olá Janice, trabalhamos no município onde moro na Bahia em condomínios quase em forma de personal. Normalmente o número de participantes é menor o que nos proporciona dar mais atenção a quem participa. Sendo assim, talvez não consiga a formação de equipes para um desporto coletivo. Em São Paulo, os condomínios têm área própria para aplicação de atividades recreativas com crianças e academias de ginástica com profissionais disponíveis para instrução dos alunos. Com relação a envolver uma empresa no trabalho é viável apenas se o condomínio exige uma nota fiscal, sendo imprescindível à vinculação a uma empresa. Porém, o trabalho ganha mais credibilidade sendo o serviço prestado por uma empresa séria que passe segurança aos condôminos. Caso estes já tenham confiança no trabalho do profissional, mediante registro no CREF de sua região, que irá atuar e não exige a nota fiscal, pode ser executado por pessoa física.
Grato pela participação e aguardamos novas questões! Boa Sorte! Profº Mauricio "Choquito"

1772. Gincana aquática- 22/06/2005
Gostaria de saber como faço para achar informações sobre como fazer uma gincana aquatica e quais as atividades que poderiam ser passadas passar. Rachel Alessandra Santos
Oi Rachel, o diz o Prof. Maurício Leandro (Choquito)(currículo) seguinte:
   Olá Rachel Cara de Pastel! Brincadeirinha... No link: http://www.cdof.com.br/recrea14.htm temos diversas atividade aquáticas de onde você pode e deve extrair ferramentas aplicáveis ao seu trabalho. Aí vão algumas dicas: Utilize bastante música, de preferência músicas animadas. Cuidado com a segurança dos participantes, perguntando antes quem sabe e quem não sabe nadar. Cuidado com o clima e temperatura da água. Acesse o link e sirva-se! Grato pela participação e aguardamos novas questões! Boa Sorte! Profº Mauricio "Choquito"

Recebemos também a participação do Prof. Hubert Gustavo Cristian Krause(currículo):
   Pegue as gincanas que está acostumado a fazer no solo e tente adaptá-las para a água, mas, é essencial que antes de qualquer coisa você dê prioridade para a segurança dos participantes, afinal, você está trabalhando com água. Na adaptação das atividades procure respeitar as características de cada faixa etária. Existem dois livros que trazem bastante opções de atividades, são eles:
- Trabalhando com recreação - Vinicius Cavallari e Vany Zacharias
- Repertório de atividades práticas - Nelson Carvalho Marcellino.
É isso, boa sorte. Estou à disposição para novos esclarecimentos e sugestões. Hubert Krause

1773. Atividades recreativas para portadores de nessecidade especiais- 22/06/2005
Gostaria de atividades recreativas para portadores de nessecidade especiais: down, deficientes físicos, autismo, cadeirante e etc. Muito obrigado mesmo, do fundo do coração, é difícil mas eu amo trabalhar com meus alunos
da APAE. Grato. Suplla
Oi Suplla, veja a sugestão do colega Prof. Maurício Leandro (Choquito)(currículo):
   Olá Suplla! As atividades recreativas você pode adquirir no link: http://www.cdof.com.br/recrea10.htm , pois como diz Vinícius Savioli, a brincadeira é a mesma, só muda a forma de participação e a linguagem do monitor.
Sugiro algumas bibliografias para que pesquise o tema.
-AMARAL, L. , Pensar a diferença/deficiência. Brasília: CORDE, 1994.
-BAUTISTA, R. (coord), Necessidades educativas especiais. Lisboa: Dinalivro, 1997.
-GROSSMAN, In : BEYER. O. O fazer pedagógico. Porto Alegre: Mediação, 1997.
    Quer saber mais especificamente sobre "Recreação" para portadores de deficiência, acesse o site: http://www.apabb.com.br/ e entre em contato com o Prorº Vinícius Savioli. Aproveite e mande um abraço para ele que é bastante meu amigo! Grato pela participação e aguardamos novas questões! Boa Sorte! Profº Mauricio "Choquito"

Recebemos também a participação do Prof. Hubert Gustavo Cristian Krause(currículo):
   Eu não tenho estas atividades, mas, indico o professor Vinicius Savioli que trabalha na APABB (www.apabb.com.br) periodicamente realiza cursos de recreação voltados para deficientes físicos. Tenho outra sugestão, procure um fisioterapeuta especialista em portadores de deficiências e juntamente com ele crie possibilidades de atividades. Com certeza será um ótimo passo... Estou à disposição para novos esclarecimentos e sugestões. Hubert Krause.

Leia mais:
Recreação com deficientes físicos e mentais

1774. Gincana para deficientes visuais - 22/06/2005
Você já teve experiência com deficientes visuais no seu trabalho? Como foi? Lana Garcia
Oi Lana, vamos ver o que o Prof. Maurício Leandro (Choquito)(currículo) responde:
   Olá lana, Já sim, e é uma experiência muito interessante e válida. Em cima dessa experiência foi criada por nós uma Gincana que se chama GINCANA SEM VER ou GINCANA 100 V, onde metade dos participantes de cada equipe têm que estar de olhos vendados em cada prova. O que dá uma sensação semelhante a de quem não enxerga, além de evidenciar e provar que todo mundo pode brincar mesmo tendo alguma dificuldade. Grato pela participação e aguardamos novas questões! Boa Sorte! Profº Mauricio "Choquito"

Recebemos também a participação do Prof. Hubert Gustavo Cristian Krause(currículo):
   Não tive, mas, procure a Crisitiane da Ong Cidadão Eficiente, ela manja muito de recreação e também de portadores de deficiência visual, com certeza ela poderá te ajudar em muito. O contato dela é:
Cidadão Eficiente <cidadaoeficiente@cidadaoeficiente.org.br>
Estou à disposição para novos esclarecimentos e sugestões. Hubert Krause.

1775. Recreação com motivação do professor e do aluno- 22/06/2005
Como dar uma aula de recreação envolvendo a motivação tanto do professor e do aluno? Francielle
Oi Francielle, vamos ver o que nos retorna o Prof. Maurício Leandro (Choquito)(currículo):
   Olá Francielle, A motivação do aluno é diferente da motivação do professor. No caso da recreação, o professor é fator de Estímulo e utiliza técnicas de estímulo para os participantes. Mas não é só isso, quem conduz atividades recreativas têm que ter certas habilidades e características como carisma, domínio de grupo, espírito de liderança, cordialidade, educação, dentre outras. Esse conjunto de características aliado a técnicas, te fará conduzir uma atividade recreativa com facilidade, conseguindo estimular seus participantes. Utilize música pois é um estímulo natural.
Grato pela participação e aguardamos novas questões! Boa Sorte! Profº Mauricio "Choquito"

1776. Recreador ensinando a perder e a ganhar - 22/06/2005
E ai choquito? Tudo bom?? Véio eu to fazendo meu artigo com base em recreação e o problema é a dificuldade do profissional lidar com os indivíduos que não obtém êxitos em determinado jogo ou atividade recreativa. Gostaria que se explicasse como podemos fazer para que não ocorram desânimos após a derrota em uma atividade. Valeu negão, um abraço. MINHOCA
Ei minhoca, veja o que nos traz o Prof. Maurício Leandro (Choquito)(currículo):
    Olá Danillo Minhoca, na verdade, Minhoca, esse não é um problema da recreação e sim da educação! Temos que educar nossas crianças e jovens para aprender a perder, pois na vida perderam muito até aprenderem a ganhar! Indico-te um livro excepcional nesse sentido: Pais Brilhantes, Professores Fascinantes do Augusto Cury, editora Sextante. Veja como podemos e devemos fazer para ensinar nossos alunos como lidar com a perda. Um abraço especial e obrigado pela ajuda! Grato pela participação e aguardamos novas questões! Boa Sorte! Profº Mauricio "Choquito"

1777. Posicionamento dos jogadores de voleibol em quadra (5x1, 4x2, 6x0...)- 23/06/2005
Gostaria de saber todo o posicionamento dos jogadores em quadra, isto é, as posições em que cada um exerce, como roda na hora de pontuacão? Alessandra
Oi alessandra, quem retorna a você é a nossa consultora Profa. Esp. Vanessa de Souza Seracinskis(currículo) :
   Olá Alessandra, o posicionamento dos jogadores irá depender do sistema utilizado (5x1, 4x2, 6x0...) No caso do sistema 5x1 (um levantador e 5 atacantes). Geralmente o jogo inicia-se com o levantador na posição 1; posição 2, um atacante de entrada de rede; posição 3, um atacante de meio de rede; posição 4, um atacante de saída de rede; posição 5, mais um atacante de entrada de rede e na posição 6, mais outro atacante de meio de rede. E se caso o técnico quiser, ele ainda tem a possibilidade de utilizar o líbero nas posições de fundo de quadra obedecendo as disposições das regras para esse jogador. Sobre o rodízio: quando uma das equipes conquistar o ponto e não estiver com a posse do saque, ela deverá efetuar o rodízio no sentido horário. Da posição 6 para a posição 5, da posição 5 para a posição 4, da posição 4 para a posição 3, da posição 3 para a posição 2 , da posição 2 para a posição 1, da posição 1 para a posição 6 e assim sucessivamente. Mas se o ponto foi conquistado pela equipe que estava com a possa do saque, esta não deverá efetuar o rodízio.
   Para melhores esclarecimentos sobre outros sistemas e disposições dos jogadores em quadra leia os livros:
- Regras oficiais de voleibol - editora Sprint,
- Voleibol Sistemas e Táticas - Adilson Donizete da Costa
- Conhecendo o voleibol - Jorge Ribeiro.

1778. Mestrado em voleibol - 23/06/2005
Gostaria de saber informações sobre mestrado em voleibol e curso nível 3 de voleibol . Bethania Melo
Oi Bethania, veja o que lhe retorna o Prof. Rogério Eduardo Tavares Frade (currículo):
   Mestrado em voleibol não tem.. o que tem é mestrado em Educação Física e que dependendo da universidade ou faculdade elas tem uma determinada linha de pesquisa, o voleibol pode ser adequado em qualquer uma, exemplo: psicologia do esporte, treinamento desportivo, fisiologia do exercício, comportamento motor, nutrição esportiva, etc. Quanto ao curso de nível 3 ele só é ministrado pela federação internacional de voleibol e é muito raro acontecer aqui no Brasil, você pode obter informções no site da CBV e FIVB. Obrigado- Prof. Rogério Frade

Participa também a Profa. Esp. Vanessa de Souza Seracinskis(currículo) :
   Olá Bethânia, o mestrado específico sobre o voleibol será muito difícil de você encontrar, porém isso dependerá da tese que você irá defender. O que acontece é você escolher um tema relacionado ao voleibol, mas que seja da área de biomecânica, treinamento desportivo, psicologia, pedagogia etc. O curso de voleibol de nível 3, é realizado pela Confederação Brasileira de Voleibol e geralmente as informações são transmitidas através do site da CBV. Consulte o site: www.cbv.com.br e também entre em contato com a UNICAMP, USP, UNIFESP, UFRJ e UFMG que são as entidades que mais desenvolvem pesquisas e bons trabalhos de mestrados. Procure pelos departamentos específicos.

1779. Sistema de volei 4x2 Internacional - 23/06/2005
Gostaria de saber mais sobre o sistema de volei 4x2 Internacional, como o posicionamento dos jogadores, por exemplo. Agradeço se puder responder. Abelinha
Oi Abelinha a veja o retorno de nosso colega Prof. Rogério Eduardo Tavares Frade (currículo):
   Infelizmente não dá para explicar; pois necessitaria de páginas e páginas para falar e, também, tem muita coisa que precisaria lhe mostrar na prática. Sugiro que pesquise em algum livro e assista alguns treinos de equipes. Só uma coisa, o sistema 4x2 é igual no mundo todo, não tem diferença de ser internacioanl ou nacional. Obrigado- Prof. Rogério Frade

Participa também a consultora Profa. Esp. Vanessa de Souza Seracinskis(currículo):
   Olá, o sistema de jogo 4x2 (dois levantadores e quatro atacantes) pode ser feito com infiltração ou sem infiltração. A infiltração é realizada pelo levantador quando o mesmo estiver nas posições 1,6 e 5 (zona de defesa). Após o saque, o levantador desloca-se para frente em direção das posições 3 e 2 de onde efetuará o levantamento. Porém este sistema só será bem realizado se os jogadores tiverem um bom nível técnico, caso contrário o sistema 4x2 sem infiltração é o mais indicado. A diferença entre os dois sistemas é que no sistema 4x2 sem infiltração, sempre haverá dois atacantes na rede e um levantador e no sistema 4x2 com infiltração, haverá sempre três atacantes na rede, pois quando um dos levantadores estiver nas posições 4,3 e 2, atuará como atacante de saída de rede. Você ainda poderá encontrar maiores detalhes nos livros: O voleibol de alto nível: da iniciação à competição de Carlos Bizocchi, Voleibol: Sistemas e Táticas de Adilson Baiano e O voleibol de Pierre Bezult.

1780. Sequência de ensino do voleibol - 23/06/2005
Gostaria de saber qual é a melhor sequência que posso utilizar no ensino do volei? Gostaria se possível de algumas idéias sobre como trabalhar sem recursos materiais nas aulas em E.F. na escola. Tony
Oi Tony, veja o que diz o Prof. Rogério Eduardo Tavares Frade (currículo):
   Você deve usar uma sequência pedagógica de acordo com a faixa etária de seus alunos, começando pelo toque, saque por baixo, manchete, levantamento, etc...quanto a trabalhar sem recurso material, fica muito difícil dar aula. Assim sendo, você terá que improvisar materiais alternativos. Obrigado- Prof. Rogério Frade

O retorno também da consultora Profa. Esp. Vanessa de Souza Seracinskis(currículo) :
   Em primeiro lugar é preciso avaliar as necessidades dos seus alunos, objetivos, freqüência das aulas e etc. Você deve começar sempre do mais simples para o mais complexo, podendo escolher entre os métodos parcial, misto ou global. Iniciar também com brincadeiras pré-desportivas.
   Para o voleibol é interessante iniciar com a recepção utilizando o movimento de manchete que é muito mais simples de ser assimilado, em seguida o fundamento toque que requer mais técnica e pode ser em forma de passe ou levantamento, o saque por baixo e por fim a cortada e o bloqueio. Mas como disse, é preciso conhecer o grupo para poder aplicar os exercícios. Você pode ter maiores informações nos livros:
- Voleibol, fundamentos e aprimoramento técnico - Adilson Donizete da Costa
- Ensinando Voleibol - João Crisóstomo
- Ensinando voleibol para jovens - American Sport Education Program.
   Caso o lugar onde você trabalhe não forneça materiais, utilize a sua criatividade e a dos alunos e recorra aos objetos recicláveis, como garrafas, cabos de vassouras, pneus, tapumes de obras, meias de nylon. Tenho certeza que os alunos terão o imenso prazer em colaborar.

1781. A importância do passe em um partida de voleibol- 23/06/2005
Gostaria que me mandassem algum artigo ou opinião sobre importância do passe em um partida de voleibol. Esse é o tema para minha monografia, e eu não achei nenhum artigo falando sobre o ele. obrigado. Ricardo de Souza
Oi Ricardo, vamos ver o que nos traz a consultora Profa. Esp. Vanessa de Souza Seracinskis(currículo) :
   Olá Ricardo, clique neste site: http://voleibrasil.v10.com.br/, talvez ele possa também lhe ajudar com algumas informações. Mas antes é preciso saber se você esta se referindo a recepção ou simplesmente ao passe de bola de contra ataque, bola de graça, passe utilizando os fundamentos de manchete e toque ou até mesmo alguns recursos como espalmadas e utilização de um dos braços e pés. Como você pode ver, as opções são inúmeras e para uma boa monografia você deve ser especifico, pois a banca poderá descontar alguns pontos.

1782. Testes para avaliação do idoso - 27/06/2005
Preciso de testes para avaliação do idoso. As bibliografias que tentei adquirir estão esgotadas. Preciso urgente destas fórmulas: VO2máx, força, flexibilidade, tempo de reação e de movimento, agilidade e equilíbrio. Daniela Alvares Fernandes
Oi Daniela, a fim de colaborar com você, nossa consultora Profª Ms. Érica Verderi (currículo):
    Cara Daniela, um livro que você pode encontrar com facilidade é o de Avaliação do idoso - Editado por Sandra Matsudo
Quanto ao VO2 máx. você encontra na pág. 34, 35, 36, 37 e 38.
Para força de MMSS - pág, 38 e 39
Para força de MMII - pág, 41 a 44
Para flexibilidade pág, 50 a 52
Para agilidade pág, 52 a 54.
Para equilíbrio pág. 54
Para mobilidade geral pág. 55 a 58.

Infelizmente não tenho como escrever todos os testes, são longos. Mas acredito que você encontre este livro com facilidade. Espero poder ter lhe ajudado. Boa sorte , Érica Verderi

1783. Dança-do-ventre x escoliose - 27/06/2005
Gostaria de saber se posso fazer aula de dança do ventre sendo que tenho escoliose. Faço musculação 3 vezes por semana e uma vez por semana dança do ventre. Obrigada. Gisele
Olá Gisele, vamos ver o que lhe recomenda nosso caro consultor Prof. Ms. Leonardo Duarte Picchi(currículo):
   Olha, Gisele...creio que não haja problemas de você realizar a dança do ventre mesmo tendo escoliose. Existem vários tipos de escoliose, a maioria delas é compensada, ou seja, mesmo com curvaturas látero-laterais, a distribuição de forças pode estar pouco comprometida, sendo assim, como este tipo de dança trabalha ambos os lados do corpo, não acredito que a escoliose piore pela simples prática da mesma, ok?!

1784. Musculação durante a dor de reumatismo - 27/06/2005
Tenho uma aluna (42 anos) na musculação que sofre de reumatismo. Como devo proceder durante os dias de maiores dores ? Adriana Basso
Olá Adriana, o consultor Prof. Ms. Leonardo Duarte Picchi(currículo) lhe recomenda:
   Oi, Adriana...O termo reumatismo é muito amplo existindo várias patologias reumáticas de diferentes etiologias e prognósticos. Considerando que sua aluna apresenta dores em determinados dias é importante que os exercícios sejam suspensos neste período, pois os exercícios físicos podem agravar o estado fisiopatológico da doença. Assim que as dores cessam, pode-se iniciar novamente tais exercícios.
Leia mais:
Tendinite e a Musculação

1785. Filho asmático com refluxo gástrico - 27/06/2005
Apesar de ser professor de Educação Física formado pela UFU, tenho dificuldades de encarar o fato de ter um filho de 2 anos e 09 meses com broncoespasmos (rinite, asma), o qual a 05 meses contraiu uma pneumonia com derrame pleural. Além do mais, a criança ainda possui refluxo gástrico. Gostaria de saber qual a relação entre refluxo gástrico, tosse, asma e exercícios físicos. b)Há atividades físicas indicadas ou contra-indicadas para o quadro dele? c)Existem profissionais na minha cidade (Uberlândia-MG) que possam acompanhá-lo ou fazer uma avaliação funcional? Obrigado. Paulo
Oi Paulo, vamos ver a opinião de nosso consultor Prof. Ms. Leonardo Duarte Picchi(currículo) :
  Paulo... seu filho apresenta refluxo gastroesofágico o que facilita o retorno do alimento ingerido ao esôfago. Como a tosse contrai os músculos do abdômen, este refluxo, numa crise de tosse, pode ser mais acentuado. O perigo deste refluxo é de ser aspirado para o pulmão e causar uma pneumonia aspirativa... e isso não á nada bom. Quanto a relação de asma e exercício físico, o exercício físico pode desencadear uma crise de asma sim, pois a liberação de adrenalina pelo exercício pode causar espasmo dos brônquios e iniciar uma crise. Com certeza existe um médico (pediatra) na sua cidade que possa lhe orientar melhor sobre o assunto. Se precisar de nós é só escrever novamente, ok?!

1786. Síndrome patelo-femural tem cura ?- 27/06/2005
O que significa síndrome de dor patelo femural e o que pode causar, tem cura? Fernanda
Fernanda o explica o Prof. Ms. Leonardo Duarte Picchi(currículo) seguinte:
   Fernanda... a dor patelo femural, geralmente, surge de um desequilíbrio de forças atuantes na articulação do joelho onde estruturas ósseas podem estar comprimindo tecidos moles (periarticulares). Neste caso, uma boa avaliação dos motivos do surgimento dessa dor e um tratamento direcionado podem sanar o problema.
Leia mais:
Síndrome fêmuro-patelar?
Síndrome da dor Patelo-Femural

1787. Pilates no período da adolescência e seus benefícios - 27/06/2005
Gostaria de saber sobre indicações da prática do Pilates no período da adolescência. Quais são os benefícios e o porquê? Obrigado. Bruno Milano
Bruno, veja o que lhe responde nossa consultora Prof.ª Claudia Maria Lima(currículo) :
   Olá Bruno, o método Pilates visa: codicionamento corporal; flexibilidade; equilíbrio, aumento da força, melhora a postura e protege contra contusões. Atende a praticantes de todas as idades e condicionamento físico, desde iniciante à atleta. Auxilia na recuperação de lesões ou de cirurgias, assim como de pacientes neurológicos ou cardiopatas. Por ser de baixo impacto não prejudica as articulações, estimula a recuperação de tecidos musculares e correção da postura e respiração, além dos efeitos sobre a auto-estima trazidos pelo treinamento. O método busca com exercícios de solo e nos aparelhos trabalhar grupos musculares mais internos, especialmente aqueles do abdômen e a base do torso, que compreendem o que Pilates chamou de usina de força do corpo humano. Concientizando alinhamentos e encaixes, o Pilates põe a coluna vertebral no prumo, sustentada por um suporte muscular central firme e eficiente, corrigindo sobrecargas indevidas em outras regiões do corpo e liberando-as para desenvolverem sua própria potencialidade em harmonia com o equilíbrio total que é o objetivo do método. Espero ter ajudado, bom treinamento e... sucesso!

1788. Crianças no pilates - 27/06/2005
Minha filha tem 9 anos e faz ballet há 6 anos. O biotipo dela faz com que tenha dificuldade na hora de levantar as pernas creio que porque tem aquela gordura durinha nas pernas e nádegas. Ainda tem aqueles furinhos de bebê nos cotovelos e mãos. Mas quer ser bailarina clássica por força. Para que ela possa ficar mais magra forte e flexível, além das aulas de ballet estou pensando em colocá-la para fazer Pilates. Ela já faz dieta balanceada com nutricionista. O que acham? Outro problema é o meu filho que tem 12 anos e é hipotônico. Fez psicomotricidade durante dois anos e agora faz natação diariamente. Tenho notado que ele utiliza mais um dos lados do corpo do que o outro para andar ou nadar. Pilates seria bom para ele também? Maria de Lourdes Nogueira
Oi Maria, vamos ver a opinião de nossa consultora Prof.ª Claudia Maria Lima(currículo) :
   Olá Maria de Lourdes, creio que o método Pilates possa ajudar aos dois, pois visa codicionamento corporal; flexibilidade; equilíbrio, aumento da força sem o aumento da massa muscular, melhora a postura e protege contra contusões. Atende a praticantes de todas as idades e condicionamento físico, desde iniciante a atleta. Auxilia na recuperação de lesões ou de cirurgias, assim como de pacientes neurológicos ou cardiopatas. Por ser de baixo impacto não prejudica as articulações, estimula a recuperação de tecidos musculares e correção da postura e respiração, além dos efeitos sobre a auto-estima trazidos pelo treinamento. Concientizando alinhamentos e encaixes, o Pilates põe a coluna vertebral no prumo, sustentada por um suporte muscular central firme e eficiente, corrigindo sobrecargas indevidas em outras regiões do corpo e liberando-as para desenvolverem sua própria potencialidade em harmonia com o equilíbrio total que é o objetivo do método. Por tudo isso, certamente haverá ganhos significativos para seus filhos. Sucesso! espero ter ajudado.

 

|::::  Cooperativa do Fitness - Todos os direitos reservados - BH - MG - Na internet desde 05/12/1999 ::::|