Home |CDOF Responde | Cadastro de Usuários | Cadastro de Consultores|


 

Ter, 8/6/10 10:39

PERGUNTAS E RESPOSTAS ANTERIORES AO CDOF RESPONDE
CONSULTORIA GRATUITA CDOF

Obs: para procurar pelo tema utilize o sistema de busca

1892. A prática do ciclismo pode causar impotência- 26/08/2005
Sou praticante de ciclismo e estudante do 2º período de Educação Física. Existem boatos no meio que dizem que a prática do ciclismo pode causar impotência, em função do selim e do tempo de treino. Isso tem fundamento? Carlos Eduardo Valle
Oi Carlos, veja o retorno de nosso consultor Prof. Msd. Felipe Pivetta Carpes(currículo):
   Prezado Carlos. Existe muita discussão a cerca desse tema. Em nosso laboratório, estamos mensurando a pressão no selim em ciclistas durante a pedalada, no entanto a distribuição da pressão apresenta alguma variabilidade entre os sujeitos. A relação direta do ciclismo com impotência não existe (veja nossa matéria na revista Bike Action número 60). Existem outros estudos que buscaram verificar as questões relacionadas a pressão no períneo, como os seguintes:
- Rodano, R.; et al. Pressure distribution on bicycle saddles. Symposium of the International Society of Biomechanics in Sports. 2002.
- Spears, I.R.; et al. The Effect of Saddle Design on Stresses in the Perineum during Cycling. Medicine and Science in Sports and Exercise. 35(9):1620-1625. 2003.
- Schwarzer,U.; et al. Cycling and penile oxygen pressure: the type of saddle matters. European Urology. 41:139-143. 2002.
   Realmente o desconforto e dor é mais observado no ciclismo recreacional, pois como os praticantes não mantém longas jornadas de treinamento, o desconforto é percebido e não é solucionado. No ciclismo competitivo, esse desconforto pode acarretar perda de desempenho, e com isso os ciclistas buscam soluções, como o uso de selim "vazado".

1893. Ajustes na bicicleta para evitar dores nos joelhos- 26/08/2005
Após aproximadamente 20 à 30 km de pedalada começo a sentir dores no joelho, mais especificamente nas laterais interna e externa. Após a colocação da joelheira consigo pedalar por mais algum tempo. Como fazer para acabar de vez com esse incômodo? Grato. Cláudio Quintanilha Siqueira
Oi Cláudio, vamos ver a opinião do Prof. Msd. Felipe Pivetta Carpes(currículo):
   Cláudio. Não há dúvidas que você está com um mau posicionamento na sua bicicleta. Um posicionamento incorreto na bicicleta pode acarretar diversos tipos de algias, sendo a coluna lombar, joelhos e pescoço as regiões de dor mais citadas por ciclistas. A coluna lombar (parte mais baixa da coluna vertebral) possui uma musculatura muito fortalecida em ciclistas treinados, justamente pelas exigências. Ainda sim são alvo de dor, muitas vezes pelo mau posicionamento.
   Quando pedalando, a coluna deve manter suas curvaturas, ou seja, a idéia de manter a coluna ereta é errada, pois todas as curvaturas normais da coluna têm a função de distribuir o impacto na coluna. Embora pedalar retire a maior parte do impacto entre as vértebras modificar suas curvaturas causa pressões desnecessárias nas extremidades dos discos vertebrais, o que pode em casos mais extremos levar a uma hérnia.
   Com relação aos joelhos, existem dois ajustes simples e também muito eficazes, que são: com o pé-de-vela a frente e paralelo ao solo, você deve ajustar seu selim de modo que a patela esteja exatamente alinhada com o eixo do pedal. Outro envolve o ajuste da altura do selim: com o pé-de-vela na parte inferior do ciclo (fim da fase de potência), o joelho vai estar estendido, entretanto, esse ângulo de extensão que pode ser medido com um simples goniômetro, deve ficar entre 150° e 155°.
Com isso, a patela não é tão comprimida contra o joelho, além de que essa posição facilita a produção de força para a recuperação devido a questões de geometria corporal.

1894. Questionário para análise biomecânica do empregado nos postos de trabalho- 26/08/2005
Existe algum modelo de formulário desenvolvido que facilite ou auxilie na hora de efetuar a análise biomecânica do empregado nos postos de trabalho, durante a atividade. Irapuan Malta Medeiros
Oi Irapuan, vamos ver a opinião do Prof. Msd. Felipe Pivetta Carpes(currículo) :
   Prezado Irapuan. Existe sim um modelo, por sinal muito interessante. É o RULA. (www.ergonomics.co.uk/Rula/Ergo). Ele é um questionário ilustrado on line, que apresenta, ao final das repostas, o escore a cerca de seu posto de trabalho. Tem sido muito utilizado em pesquisas. Foi desenvolvido na Inglaterra, um dos maiores pólos de estudo de ergonomia do mundo.
   Quanto a avaliação em postos de trabalho, existem diversos estudos como os que você questiona; a situação do carteiro, por exemplo, está sendo estudada na USP, enquanto que mochilas escolares têm sido foco de estudo na UFSM.
Outro lugar com bastante crédito na área de ergonomia é o laboratório de biomecânica da UFSC

1895. Biomecânica da corrida e do salto - 26/08/2005
Gostaria de saber sobre a biomecânica da corrida e do salto. Michele de Oliveira Dutra
Oi Michele, o consultor Prof. Msd. Felipe Pivetta Carpes(currículo) lhe indica:
   Michele. Existe um livro lançado recentemente que você pode consultar:
VIEL. A marcha, a corrida e o salto, da editora Manole.

1896. Biomecânica do salto com vara - 26/08/2005 - Angela Gomes
Oi Angela, veja o que lhe sugere o Prof. Msd. Felipe Pivetta Carpes(currículo):
   Angela. Não tenho conhecimento de estudos nesta linha aqui no Brasil. Uma boa referência é o livro de James Hay, "Biomecânica das Técnicas Desportivas".

1897. Tratamento da síndrome de impacto - 30/08/2005
Eu fazia natação e tive problema no ombro que foi diagnosticado como síndrome do impacto. Isso já faz 1 ano e meio. Depois de fazer exercicios de fortalecimento de manguito rotador, hoje ainda sinto dor sempre quando faço movimento acima de 90 graus com ombro. E quando eu faço alguns movimentos tipo puxada, eu sinto que meu ombro está frouxo e querendo sair do corpo. Isso me dá total certeza que preciso tornar rígido esse ombro ... Os exercícios que eu faço para o ombro são rotação interna e externa e mais outros sendo que um é para bíceps. A pergunta é : Tenho que fazer mais exercícios para o ombro, ou fazer outros tipos de exercicios pq esses não estão funcionando? mike
Mike, em atenção a sua questão nosso caro consultor Prof. Ms. Leonardo Duarte Picchi(currículo) lhe retorna:
   Oi, Mike ! A síndrome do impacto é uma tendinite de um determinado músculo do ombro (supra-espinhoso) e que surge devido a sobrecarga intermitente à estrutura (esforços repetitivos). Pelo que você disse, o tratamento que está sendo desenvolvido com você me parece bastante adequado. Talvez uma carga maior de exercícios possa resolver essa sensação de que o ombro "sairá" do lugar. Qualquer dúvida nos escreva novamente.
Leia mais:
Acromioplastia na Síndrome do Impacto

1898. Síndrome patelo-femoral - 30/08/2005
Gostaria de saber onde posso encontrar mais informações sobre um problema chamado "Síndrome rotuliana de patela bilateral" ou mais ainda... Se possível, gostaria de saber quais os cuidados necessários a serem tomados para com pessoas portadores desta síndrome (tais como grupos musculares a serem alongados e/ou fortalecidos, etc). Agradeço a atenção. Juan Alexandre Bizinelli
Olá Juan, veja o retorno do nosso consultor Prof. Ms. Leonardo Duarte Picchi(currículo):
   Oi, Juan! Essa síndrome também é conhecida por Síndrome Patelo-femoral e o principal objetivo de tratamento nestes casos é a retirada da dor (num primeiro momento) e um trabalho de fortalecimento muscular de coxa em geral (anterior, posterior, medial e leteral) na sequência de tratamento. Procure um fisioterapeuta aí na sua região para um tratamento adequado ao seu caso. Até mais.

1899. Sesamoidite- 30/08/2005
Foi diagnosticada uma sesamoidite no meu pé. Já fiz dois tratamentos com antiinflamatórios, sem resultado. Não faço nenhuma atividade de impacto, apenas caminhada nos finais de semana. Gostaria se saber qual o tratamento mais eficaz, que tipo de calçado devo usar e o que eu poderia fazer, em casa para minimizar a dor (bolsa de água quente ou fria?). Acupuntura seria eficaz? Eliane Lemos
Eliane, veja a opinião de nosso consultor Prof. Ms. Leonardo Duarte Picchi(currículo):
   Oi, Eliane ! Essa sesamoidite diagnosticada por ter surgido devido a suas caminhadas. Mas calma! Não estou dizendo que você deve parar de caminhar. Talvez seu tênis não seja adequado para o local onde faz sua atividade. A sesamoidite surge devido, por exemplo, à atividades físicas desenvolvidas em superfícies muito duras (cimento, asfalto etc) associado a calçados que não tenham amortecimento adequado. Para sanar este problema, existe uma palmilha que protege esse ossinhos do seu pé (sesamóides) e um bom tratamento de fisioterapia é essencial. Melhoras.
Leia mais:
Sesamoidite e o tratamento

1900. Alongamento de ílio-psoas- 30/08/2005
Qual o melhor exercício para alongar esse músculo ílio-psoas? Agradeço antecipadamente qualquer orientação profissional. cmte_ac
Cmte_ac, o Prof. Ms. Leonardo Duarte Picchi(currículo) retorna :
   Olá, cmte_ac! Para realizar alongamento do músculo íliopsoas, ajoelhe-se, sente sobre seus tornozelos, apóie suas mãos no chão (ao lado dos pés), incline seu tronco para trás e eleve sua pelve (bacia). Mantenha essa postura por aproximadamente 1min (faça esse alongamento, de preferência, 2x/dia). Essa sensação de retração do músculo vai passar. Até.

1901. Por que deve-se esperar 2 segundos para ler o plicômetro após pinçar as pregas ?- 30/08/2005
1) É permetido ao fisioterapeuta avaliar o percentual de gordura corporal e fazer avaliação da capacidade aeróbia através de protocolos? 2) Por que deve-se esperar 2 segundos para ler o plicômetro após pinçar as pregas e 3) Existem tipos diferentes de gorduras corporais? Leonardo
Oi Leonardo, veja o que lhe retorna nosso caro consultor Prof. Marcello Magno Ende Ayres(currículo) :
   Olá Leonardo, na verdade infelizmente o fisioterapeuta pode fazer avaliação física principalmente em academias, esta é uma realidade que vivemos.
   Espera-se 2 segundos, para ler o plicômetro porque é o tempo que a dobra cutânea cede, óbvio que se padronizou este procedimento a partir de estudos.
   Existem 2 tipos de gordura, a gordura essencial, armazenada na medula óssea, protegendo os órgãos vitais e tecidos ricos em gordura, na medula espinhal e cérebro, e a gordura subcutânea que se acumula no tecido adiposo subcutâneo.

1902. Classificação do teste de impulsão horizontal- 30/08/2005
Quais os índices e referências para classificação do teste de impulsão horizontal (Standing Long Jump Test) de acordo com a idade? Marcos Henrique Piotto Garcia
Marcos, o Prof. Marcello Magno Ende Ayres(currículo) sugere:
   Olá Marcos, na verdade esta classificação é muito grande para eu digitá-la, porém aí vai a referência:
- Fernandes Filho, José . A prática da avaliação física: testes e medidas, avaliação física em escolares, atletas e academias de ginástica. Rio de Janeiro: Shape Ed. 1999

1903. Teste para habilidade motora para idosos- 30/08/2005
Gostaria de saber quais são os testes aplicados em idosos para verificar habilidade da coordenação motora fina. Kathia
Katia, vamos ver o que sugere o Prof. Marcello Magno Ende Ayres(currículo) :
   Olá Kathia na verdade eu tenho um livro muito legal sobre avaliação do idoso, porém o teste é muito grande para passá-lo para você. Este é um teste de habilidades manuais, com o objetivo de medir a precisão com que o idoso
realiza atividades de coordenação motora fina no cotidiano.
- Avaliação do idoso: física e funcional/ editado por Sandra Marcela Marecha Matsudo - Londrina : Midigraf 2000

1904. É necessário aquecimento antes da GL ?- 06/08/2005
Comecei a estagiar na área de ginástica laboral em um órgão público -onde tenho que fazer a ginástica na própria sala de trabalho dos alunos (salas pequenas) - e tenho algumas dúvidas. É recomendado que seja feito um aquecimento prévio ao alongamento, como posso fazer isso levando em consideraçao que as aulas têm cerca de 15 minutos? Outra dúvida é como devo preparar minhas séries levando em consideraçao o espaço, o curto tempo e tantos grupos musculares a serem trabalhados? E por último, como não tornar as minhas aulas monótonas e repetitivas. Muito obrigada pela atenção. Fernanda
Fernanda, veja o que gentilmente o consultor Prof. Nirley Normanha Braz(currículo)lhe traz:
   Cara Fernanda, Para a GL o alongamento é um pré-aquecimento para a jornada de trabalho, cujo foco deve-se ser os
membros utilizados na atividade laboral, assim os membros superiores no caso de digitadores. Quanto
a preparação das séries, deve conter séries para todo o corpo, pescoço, ombros, braços, pernas, punho
e mão, seria interessante utilizar movimentos de TAI CHI, por exemplo, que dá uma
dinâmica no movimento, utilizar acessórios como bastão, alongar na cadeira, alongar a dois, a fim de tornar
a aula mais atrativa. NIRLEY NORMANHA BRAZ

1905. Atletas de fim-de-semana- 06/08/2005
Estou quase me formando em educação física, porém já exerço a função e tenho observado o falta de tempo das pessoas em praticar um esporte que melhore a qualidade de vida. Com base nisto, fiz meu projeto de monografia sobre o perigo dos "atletas" de final de semana. Foi muito difícil, pois não encontrei muitos materiais sobre este tema. Se puderem me ajuda com nomes de livros, sites... agradeço a atenção. Shana
Oi Shana, quem lhe responde é a nossa consultora Profa. Renata Nakata Teixeira(currículo), vamos ver o que ela diz:
   Olá Shana ! realmente, também é função dos Professores de Educação Física estimular a realização de atividades físicas regulares e concordo quando você diz que alguns prejuízos podem ser decorrentes desta prática incorreta. Minha sugestão é que você aborde este tema, priorizando a importância da regularidade e seus benefícios, pois , por outro lado, quando dizemos que a prática de exercícios somente no final de semana é "perigosa", corremos o risco de desmotivar esses praticantes e sabemos que mesmo não sendo em quantidades suficientes, dependendo do estado de treinamento, o organismo pode sofrer adaptações positivas. Talvez fosse intereressante fazer a discussão da sua monografia, baseada nos benefícios da prática regular, o que você acha ? Boa Sorte, um abraço, Renata.

1906. É correto executar o movimento para trás no aparelho transport? - 06/08/2005
Quais os músculos envolvidos, vantagens e desvantagens. Ao executá-lo para trás ocorre risco para o ligamento cruzado? Trabalha mais os glúteos? Gostaria de saber opinião fisiológica a respeito do mesmo. Desde já agradeço. Marcia Cunha
Oi Marcia, a Profa. Melina Branco Barbosa Corrêa(currículo) lhe envia o seguinte:
   Olá Márcia, O transport pode ser utilizado com movimento para trás. É importante lembrar que as variações de velocidade, inclinação e resistência devem ser observadas em qualquer sentido que o trabalho for executado. A adaptação a condição física do aluno , a carga e a intensidade correta pode evitar problemas de joelho, coluna, etc.....
   A musculatura posterior será mais exigida e o trabalho de glúteos será maior quando executado para trás.
   Eu acredito que a postura seja o grande problema apresentado neste equipamento. Quando executado pra frente propicia a má postura e quando invertemos o sentido a tendência é melhorar a postura.
   O tranport é uma opção de trabalho aeróbio e como todo equipamento, a sua grande vantagem é a "afinidade".
O aluno deve sentir prazer ao fazer sua atividade física e a escolha do seu equipamento aeróbio preferido deve ser respeitada.
   Cabe ao professor programar a atividade neste aparelho da melhor forma para que se alcance os objetivos.
   Sugiro abaixo a leitura destas teses que podem acrescentar conhecimentos sobre a ação do exercício sobre o joelho.
- MOTA, Yomara Lima. Análise biomecânica do andar e do correr em indivíduos com lesão do ligamento cruzado anterior. São Paulo: USP, 2000. 127p.
- EL HAYEK, Ibrahim Reda. Análise biomecânica do joelho humano no desempenho de suas funções dinâmicas. São Paulo: USP, 1993. 103p.
Boa sorte! Abraço. Melina

Participa também conosco o consultor Prof. Luiz Carlos de Moraes (currículo) :
   Prezada Márcia! O correto é executar o movimento para frente da forma que foi inventado. Cada aparelho de ginástica ou musculação é projetado calcado em estudos biomecânicos e movimentos naturais do corpo humano. Não é errado mas não tem lógica nem sentido. Algumas pessoas têm mania de querer “procurar pelo em ovo” ou reinventar a Educação Física. Já ouvi alguém argumentar que executar o movimento para trás teria objetivo de relaxar a musculatura que tendo trabalhado de forma agônica trabalharia antagonicamente e vice e versa. Cá pra nós. Você anda ou corre para trás pra relaxar? Faz spinning pedalando para trás. Para matar a questão? Na literatura esse método não existe.
Espero que a resposta atenda. Um grande abraço. Luiz Carlos de Moraes

1907. Contra-indicações para aulas de jump- 06/08/2005
Pessoas com problemas na coluna vertebral e hipertensas podem fazer aulas de Jump? Larissa Quintão Gomes
Oi Larissa, vamos ver o que nos informa a Profa. Melina Branco Barbosa Corrêa(currículo):
   Olá Larissa, Nas contra-indicações para a aula de jump temos problemas de instabilidade nas articulações de joelho, quadril e tornozelos e gestantes. Não consta especificamente uma contra-indicação para problemas na coluna e hipertensão, mas vale lembrar a importância de se ter a opinião do médico para o caso específico de cada aluno e um atestado liberando para a atividade em questão.
   Entre os vários benefícios relatados está o fortalecimento da musculatura da região lombar e a melhora da circulação.
É importante ressaltar que executando a técnica de aterrisagem corretamente a absorção de impacto no mini trampolim é de 80% em comparação com o solo.
   O mini trampolim suporta uma carga de peso corporal até no máximo 110 kg.
   Sugiro a leitura destes artigos que podem acrescentar conhecimentos relativo a atividade física e problemas de coluna.
- Wetler ,E.C.B; Rocha Junior ,V.A.; Barros,J.F - O tratamento conservador através da atividade física na hérnia-de-disco lombar. revista digital · Año 10 · N° 70 Buenos Aires, Marzo 2004
- Santos, M.Hérnia-de-disco:uma revisão clínica, fisiológica e preventiva - Revista Digital - Buenos Aires - Año 9 - N° 65 - Octubre de 2003 . Boa Sorte ! Abraço. Melina

Participa também conosco o consultor Prof. Luiz Carlos de Moraes (currículo) :
   Prezada professora! Problemas de coluna, depende do problema. O correto é encaminhar o seu
cliente para um médico especialista e, se possível estabelecer quais movimentos ele pode ou não fazer. O mesmo vale para o hipertenso embora, seja menos grave até porque já é bem estabelecido que qualquer atividade física é boa para o hipertenso especialmente as aeróbias.
  Alguns estudos, entre eles o publicado na Revista Brasileira de Medicina do Esporte, Volume 10, nº 5 de set/2004, mostram que numa aula de 40 a 50 minutos de Jump pode-se gastar de 300 a 400 Kcal, além de ser considerada
uma atividade de baixo impacto podendo ser ainda mais reduzido conforme o domínio da técnica individual de flexão e extensão das pernas. Mais detalhes em: http://www.noticiasdocorpo.com.br/ano5n002/materia.htm
Espero que a resposta atenda. Um grande abraço . Luiz Carlos de Moraes

Leia também:
Hipertensão x restrição aos exercícios em mini-tranpolins

1908. Informações sobre o Mini-trampolim. 06/09/2005
Tenho 29 anos, 1.80 m e peso 95 kg. Acabei de adquirir um mini-trampolim. Gostaria de informações sobre esse aparelho, resultados, onde adquirir informações sobre exercícios. Desde já agradeço a atenção de vocês. Luciano Rorato
Oi Luciano, veja as dicas de nossa cara Profa. Melina Branco Barbosa Corrêa(currículo):
   Olá Luciano ! Antes de mais nada devo ressaltar a importância de ter um profissional especializado para te orientar nas suas atividades físicas. Aqui posso tirar suas dúvidas, mas para executar os exercícios é muito importante que seja observado para que a execução seja correta evitando lesões e problemas futuros.
   O mini-trampolim foi projetado para pessoas de até 110 kg. Possibilita 80% de absorção de impacto para os movimentos executados com a técnica correta. É contra-indicado para pessoas com problemas de instabilidade articular nos joelhos, quadril e tornozelos. Fortalece a musculatura, melhora a circulação, coordenação e o equilíbrio.
   São vários os benefícios que promove através de exercícios variados: corridas, agachamentos e saltitos.
As informações sobre os exercícios devem ser dadas com as orientações e isto deve ser feito com a demonstração do movimento e a correção da sua execução.
Boa sorte! Abraço. Melina

Participa também conosco o consultor Prof. Luiz Carlos de Moraes (currículo) :
   Olá Luciano! Ficar apenas pulando... pulando além de ser bastante monótono é preciso empregar a técnica correta contra a superfície elástica do trampolim no que diz respeito ao posicionamento dos pés, flexão dos joelhos, quadril e postura geral. Por isso, especificamente o programa Jump Fit, criado pela professora de Educação Física Cida Conti segue uma rotina de coreografias com intensidades variadas e progressivas de acordo com o condicionamento físico dos alunos do iniciante ao avançado. A intensidade e o conseqüente maior gasto calórico, pode ser aumentada ou diminuída de acordo com a cadência da música (BPM), conjugação de movimentos de braços e pernas, maior vigor contra a lona do trampolim entre outras manobras. A exemplo das aulas de Step pode-se ainda intervalar a aula com exercícios localizados. Portanto, sugiro você procurar uma academia perto da sua casa ou do trabalho que tenha esse tipo de aula e negocie fazer algumas aulas avulsas até que domine a técnica correta. Depois, você pode fazer em casa sozinho.
Algumas academias oferecem aulas com outros nomes, mas com o mesmo fundamento, tais como as do sistema Body Systems (Body Jump). De qualquer forma todas foram criadas com metodologia a fim de evitar que a atividade
fosse praticada sem qualquer critério e sem controle.
   Mais detalhes em: http://www.noticiasdocorpo.com.br/ano5n002/materia.htm ou Revista Brasileira de Medicina do Esporte, Volume 10, nº 5 de set/2004. Espero que a resposta atenda. Um grande abraço
Luiz Carlos de Moraes

1909. Diferença de oxigênio entre artéria e veias durante o exercício. 08/08/2005
Fatores que podem influenciar a diferença de oxigênio entre artéria e veias durante o exercício? Volmir Duranti
Oi Volmir, vamos ver o que nos traz o Prof. Marcus Paulo Santos de Brito(currículo):
   Olá Volmir, o consumo de oxigênio do músculo durante o repouso ou exercício depende da taxa do fluxo sanguíneo e da quantia de oxigênio que pode ser extraída do tecido por litro de sangue. Isso pode ser expresso pela equação de Fick:
VO2 = Q X ( CaO2 - CvO2), onde VO2 é a taxa de consumo de oxigênio (em ml min'), CaO2 é o conteúdo de oxigênio no sangue arterial (em ml O2 por litro de sangue) e CvO2 é o conteúdo de oxigênio do sangue venoso drenado do tecido fino ( mesmas unidades que CaO2). Essa diferença dependerá principalmente da magnitude do gradiente da pressão de O2 entre o sangue capilar e a mitocôdria muscular, assim como a distância em que o O2 deverá difundir-se. (Greenhaff, Maugahan, Gleeson 2000) . Boa Sorte e bons treinos!

1910. Por que em determinada intensidade do exercício o volume sistólico se estabiliza? 08/09/2005 - Márcia rosemar Hasckel Pereira
Oi Márcia, boa pergunta ! Quem lhe traz a resposta é o nosso consultor Prof. Marcus Paulo Santos de Brito(currículo):
   Olá Márcia ! O volume sistólico aumenta de mais ou menos 70 ml para 120 ml durante exercícios a 50% de VO2max, não se verificando nenhum outro aumento em exercícios de alta intensidade. O aumento do volume sistólico é atingido por um preenchimento maior - volume diastólico mais alto durante a fase de relaxamento do ciclo cardíaco (diástole) e uma contração mais forte do miocárdio e grande esvaziamento do ventrículo durante a fase de contração (sístole) em comparação com o estado de repouso.
   Durante exercícios prolongados, particularmente em ambientes quentes, verifica-se uma tendência de aumento da FC e declínio do volume sistólico, conforme a progressão do exercício. Isso provavelmente é causado por uma redução no volume central sangüíneo e na pressão venosa, já que maior quantidade de sangue é desviada para os vasos sanguíneos da pele para aumentar a perda de calor. A transpiração e a queda do volume plasmático também contribuem para tal efeito. (Maughan, Gleeson, Greenhaff -2000)
Boa Sorte !!

1911. Que tipo de empresa devo abrir para prestar serviços de recreação para terceiros ? 11/09/2005
Gostaria de saber que tipo de empresa devo abrir para prestar serviços para terceiros de organização, recreação, acampamento educativo à crianças, adolescentes, idosos, etc. Erika Santos
Oi Érica, nosso consultor no assunto André Moura Moreira(currículo) lhe informa o seguinte:
   Prezada Erika, empresas prestadoras de serviços podem ser constituídas sob a forma de sociedades civis ou comerciais com responsabilidade limitada. Os aspectos formais e práticos da criação de tais sociedades poderão ser esclarecidos a você por um advogado ou um bom contador, pois vão depender muito da realidade da sua prestação de serviços, do seguimento no qual você realmente vai atuar. Atenciosamente, André Moura Moreira - advogado (andré@lpmadvogados.com.br)

1912. Artrose na coluna cervical e os alongamentos - 11/09/2005
Gostaria que vocês me ajudassem. Através de exames, foi detectado que estou com artrose na coluna cervical. O meu médico pediu para eu fazer no mínimo 10 sessões de RPG, como não tenho como pagar, peço a ajuda de vocês para sugerir alguns exercícios para fazer em casa, pois preciso aliviar um pouco a dor constante e insuportável que sinto diariamente, inclusive dores de cabeça, causadas pela artrose. Gostaria também que me ensinassem técnicas de alongamento para o meu caso. Obrigada pela atenção e ajuda. Mariangela
Olá Mariangela, apesar de nossos consultores não atenderem este tipo de questão em nossa página, pois seria necessário ter acesso a exames e estar pessoalmente com você, nosso consultor Prof. Ms. Leonardo Duarte Picchi(currículo) gentilmente retorna:
   Bom, Mariangela! Nesse caso, artrose cervical, o mais aconselhável a você realmente é manter alguns alongamentos específicos. Sentada numa cadeira, braços alinhados ao tronco lateralmente, incline a cabeça para ambos os lados (olhando pra frente, apenas incline a cabeça - não gire-a) e mantenha um alongamento de aproximadamente 1 min de cada lado. Após isso, gire a cabeça para ambos os lados, também mantendo-se nessa postura durante 1 min. Um outro alongamento para seu caso é encostar o queixo no peito e manter a musculatura posterior do pescoço alongada também por 1 min. Faça essa série de alongamentos, no mínimo, 2x/dia. Caso não veja melhora significante, aconselho procurar um fisioterapeuta que possa avaliar o caso mais especificamente, ok?! Melhoras

1913. Inflamação na plica sinovial médio-patelar - 11/09/2005
Tenho 51 anos e sinto regularmente dores no joelho. Jogo futebol duas vezes por semana e faço musculação e exercícios aeróbios em três dias na semana. Fiz uma ressonância magnética e o resultado foi 'presença de plica sinovial médio-patelar levemente espessada'. O joelho não incha. O que significa isso? Pode ser feito cirurgia ou resolve com fisioterapia ou repouso?
Abraços. Acir Bueno de Camargo
Oi Acir, veja o que aconselha o Prof. Ms. Leonardo Duarte Picchi(currículo) :
   Acir, a inflamação da plica sinovial é absolutamente tratável (salvo casos crônicos que necessitam de cirurgia). A plica sinovial é uma união da cápsula articular que tem a função dos meniscos durante a infância, em que os mesmos ainda não estão totalmente formados. O tratamento objetiva eliminação da dor inflamatória e um trabalho de aumento de força (caso seja necessário). Procure um fisioterapeuta em sua cidade e ele poderá tratá-lo adequadamente. Abraço.
Leia mais:
Plica Sinovial e tratamento

1914. Dores nos cotovelos há dois anos - 11/09/2005
Estou com dores nos cotovelos há dois anos ' sintomas de epiconcilite medial, segundo o medico', fiquei dois meses sem treinar musculação, continuou a doer ou piorou. Fiz exame de ultrasom e este foi o resultado:
- tendões lateral e medial calibre, contornos e texturas normais(...). Márcio da Silva
Olá Márcio, vamos ver o que diz o Prof. Ms. Leonardo Duarte Picchi(currículo) :
   Márcio, creio que seu problema possa ser algum tipo de LER (Lesão por Esforço Repetitivo), proveniente de um trabalho de musculação intensa. Talvez essas microlesões que podem surgir no tendão, pelo tempo, não apareçam no exame de US. Procure um fisioterapeuta de sua cidade e ele poderá lhe ajudar. Se cuida!

1915. Duas operações de joelho e fortalecimento - 11/08/2005
Ja fiz duas operações de ligamento de joelho, pois tive recuperações boas, mas não um fortalecimento desejado. Depois da segunda cirurgia estou fazendo um fortalecimento e estou sentido dores e o joelho está fraco. Meus pais querem que eu faça outra cirurgia. Será que se eu ficar sóo na fisioterapia e no fortalecimento posso melhorar? Obrigado espero resposta! Victor Furtado Conceicão
Olá Victor, veja a resposta do Prof. Ms. Leonardo Duarte Picchi(currículo) :
   Victor, creio que não haja necessidade de nova cirurgia no seu caso. Um trabalho de fortalecimento é imprescindível no pós-opratório, mas sempre realizado sob supervisão de um fisioterapeuta. Em caso de dúvida quanto à uma nova cirurgia, consulte seu médico sobre a real condição de seu joelho. Melhoras!

1916. Fratura de calcâneo e orientações sobre a muleta - 11/09/2005
Há 45 dias fraturei o calcâneo esquerdo e o pé direito também foi comprometido no impacto e só consegui apoiar-me nele agora. Ainda sinto dores nele, principalmente no calcâneo. Não tive qualquer orienteção quanto à utilização das muletas canadenses. Regulei a altura, na tentativa de minorar o desconforto que estou sentindo no ombro esquerdo. Se possível gostaria de orientações nesse sentido, objetivando evitar sequelas futuras. Adalberto Alexandre Lopes
Oi Adalberto, vamos ver a opinião do nosso caro consultor Prof. Ms. Leonardo Duarte Picchi(currículo) :
   Adalberto, dependendo da fratura, esse tempo ainda não foi suficiente pra calcificar essa fratura. Faça acompanhamento radiológico pra ver quando poderá descarregar todo seu peso sobre os pés. Quanto a altura de suas muletas, o local onde você apoia as mãos deve estar na altura de sua articulação do quadril (coloque a mão ao lado da coxa e mexa a perna - sua muleta deve estar exatamente nessa altura). Espero ter te ajudado. Qualquer dúvida nos escreva novamente.

1917. Deslocamento do joelho e tratamento na musculação - 11/09/2005
Ano passado desloquei o joelho num exercício de à fundo e após ressonância magnética foi diagnosticado condromalácia patelar grau IV com corpo livre intrarticular e sub-luxação patelar, sendo posteriormente realizado uma artroscopia em julho de 2004. Após trabalho fisioterápico, em 09/04, retornei à prática de musculação visando fortalecimento e hipertrofia (...) . Gostaria de saber se existem outras alternativas para o fortalecimento do VMO, pois não consigo fazer a cadeira extensora, porque doi muito o joelho. Atualmente, realizo exercícios de cinética fechada para fortalecimento da musculatura anterior de coxa. Desde já agradeço. Simone Fernandes
Oi simone, nosso consultor Prof. Ms. Leonardo Duarte Picchi(currículo) aconselha:
   Simone, creio que você está no caminho certo. Os exercícios de cadeia cinética fechada podem trazer um ganho muscular interessante. Outra opção é fazer exercícios com caneleiras, sem alterar a amplitude de movimento do joelho (mantenha-o estendido durante os exercícios) e realize um exercício isométrico de coxa. Essa forma de treinamento de força trás bastante resultado positivo. Até mais.

1918. Cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado x dor - 11/09/2005
Fiz uma cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior há 9 meses. No terceiro mês de cirurgia desenvolvi uma tendinite patelar. Já fiz 110 seções de fisioterapia, frequento a academia com orientação de um professor de E.F. . Faço tratamento alternativo (acupuntura), mas a dor persiste. Não sei mais o que eu faço, estou desesperada. Obrigada, Paula
Oi Paula, vamos ver o que sugere nosso consultor Prof. Ms. Leonardo Duarte Picchi(currículo) :
   Paula, essa tendinite é tão rara de acontecer em pós-cirúrgicos de LCA. Principalmente, se o enxerto tiver sido retirado desse tendão. O tratamento é basicamente a eliminação das dores e trabalho de resistência e fortalecimentos musculares. Tenha um pouco de paciência, pois esse tipo de tendinite não é tão fácil de ser tratada. Se cuide.

 

|::::  Cooperativa do Fitness - Todos os direitos reservados - BH - MG - Na internet desde 05/12/1999 ::::|