Home |CDOF Responde | Cadastro de Usuários | Cadastro de Consultores|


 

Seg, 19/1/09 10:21

MUSCULAÇÃO

Objetivos da Musculação

  Segundo o prof. Eder Lima, Pós-graduado em Treinamento Desportivo e Musculação pela Gama Filho, a Musculação nos dias de hoje tem deixado de ser vista apenas como sinônimo de treinamento de força. Os mitos que envolvem têm caído por terra, graças, em parte, à mídia, que vem esclarecendo e despertando a população em geral para seus benefícios. Desta forma os próprios alunos têm buscado Profissionais mais qualificados nas academias, que sejam realmente capazes de lhes prestar uma melhor assistência e orientação. E é fundamental que os já graduados em E.F. continuem seu processo de aprendizado e aprimoramento, inclusive em matérias que extrapolam a própria E.F., que influenciarão no trabalho a ser desenvolvido junto aos alunos.
   A grande maioria das pessoas ainda procura na Musculação apenas uma melhor aparência estética, contudo, isto na verdade não deveria ser o objetivo e sim a consequência natural de uma atividade física bem orientada e segura, num sentido maior - melhoria de qualidade de vida. Assim sendo, dentro de um conceito de aptidão física, devemos buscar numa sessão de musculação o desenvolvimento de três qualidades físicas básicas: a força ou resistência muscular, a flexibilidade e a resistência aeróbica.
   Trazendo os seguinte benefícios:

Benefícios da Musculação

- Sensação de tranquilidade e bem-estar;
- Melhorias da auto-imagem, do auto-conceito e da auto-estima;
- Melhorias na socialização e nos relacionamentos interpessoais;
- Melhoria da qualidade do sono;
- Melhoria em quadros de depressão e angústia;
- Melhoria dos aspectos cognitivos (atenção, concentração, memória e aprendizagem);
- Diminuição do nível de ansiedade , refletindo em alguns dos problemas de obesidade;
- Aumento do gasto calórico total diário, reduzindo e controlando a quantidade de gordura corporal (desde que acompanhada de uma dieta adequada);
- Melhoria da capacidade de resposta muscular em situações de perigo devido ao melhor condicionamento físico;
- Aumento de massa magra e enrigecimento muscular;
- Aumento da Força Muscular;
- Melhoria da Flexibilidade;
- Melhoria da Capacidade Aeróbica;
- Menor predisposição em desenvolver sintomas psicossomáticos, como úlceras psicogênicas, impotência , anovulação , etc...;
- Aumento da resistência do sistema imunológico, diminuindo o risco de infecções oportunistas;
- Diminuição do risco de problemas cardíacos;
- Diminuição do risco de hipertensão;
- Diminuição do risco de problemas de colesterol e diabete.

Fonte: Apostila do Curso de Periodização de Treinamento Aplicada ao Personal Training - Eder Lima - Pós graduado em Treinamento Desportivo e Musculação pela UGF, RJ.

 

Periodização Na Musculação

   Para que um trabalho seja feito adequadamente na Musculação, é necessário que haja um comprometimento por parte do aluno que ele assume consigo mesmo e seu professor, com relação a sua atividade física e hábitos alimentares. A partir desse momento, o professor tem a possiblidade de organizar um planejamento do tempo disponível para o treinamento, dividindo-o em ciclo de alta especificidade com diferentes metas de treinamento , sobrecargas, repetições , séries, dieta, etc... Respeitando os princípios do treinamento desportivo e os princípios específicos da musculação.

   A periodização na Musculação pode ser feita para os mais diferentes objetivos, desde o profilático-terapêutico até visando a preparação física para alguma modalidade esportiva. Contudo o que é mais procurado nas academias é o com fins estéticos, tanto masculino como feminino. É através da periodização que se poderá fazer um trabalho específico e individualizado eliminando as possiblidades de erro do treinamento. O nível de estresse físico é aplicado e planejado em conjunto com a alimentação adequada e aos dias de reparação e descanso para a recuperação não só muscular mas também orgânica.

Estrutura e Organização da Periodização do Treinamento da Musculação

MACROCICLO
(É o tempo total para o treinamento e na musculação encerra-se no peak da forma física do aluno (atleta). Na estética significa melhor qualidade muscular, menor percentual de gordura e dentro da melhor harmonia (simetria) possível.

Varia entre 6-4 meses

Fase de Anteprojeto do Treinamento
Fase de Diagnóstico

Etapa de Desenvolvimento I
Etapa de Desenvolviemnto II

Como preparar para uma competição
Logo após a competição

MESOCICLOS (clique)

(subdivisão do macrociclo-de 4 a 8). Eles vão permitir uma melhor definição dos objetivos parciais e oscilação da carga mais conveniente.

Adaptação Orgânica /
Ativação metabólica
Atingir o % de gordura ideal - H=10-14%
M=14-18%
Força Máxima
-
Massa Máxima
-
Qualidade Muscular
-
Definição Muscular
-

MICROCICLOS (clique)

(subdivisão do mesociclo, onde consegue-se organizar as atividades respeitando os tipos de cargas e os momentos de recuperação propiciando o estímulo adequado)

Introdutório
Condicionante
Intermediário
Controle e Avaliação

Leia Mais: Artigo sobre Periodização - Prof. Chiesa
Fonte: Apostila do Curso de Periodização de Treinamento Aplicada ao Personal Training - Eder Lima - Pós-graduado em Treinamento Desportivo e Musculação pela UGF, RJ.

 

|::::  Cooperativa do Fitness - Todos os direitos reservados - BH - MG - Na internet desde 05/12/1999 ::::|