Home |CDOF Responde | Cadastro de Usuários | Cadastro de Consultores|


 

Sex, 23/1/09 17:09

RUGBY

O objetivo do jogo

   Dois times de 15 jogadores cada dentro de um campo fazem com que a bola seja jogada com o pé ou com a mão e cada jogador da mesma equipe deve sempre manter-se atraz do que está de posse da bola sob pena de se colocar em empedimento.As faltas (deslocação, impedimento, obstrução, etc...) são punidas com chute livre ou formação. O objetivo do jogo é marcar o maior número possível de pontos. O jogador que tocar com a bola no chão em qualquer lugar da área situada atraz da linha de gol do adversário, marca 3 pontos. Esta jogada é chamada tentativa, dá direito a um chute, de um lugar qualquer à frente da linha de gol, e em ângulo reto com ela , à altura em que a tentativa foi efetivada. Conquistam-se mais dois pontos, na chamada "conversão", se nesse chute a bola atravessar a boliza adversária.

   A bola só pode ser passada, com as mãos, para traz e nunca para a frente (causando uma falta, o forward pass). Mas ela pode ser chutada para frente. Um gol também pode ser feito através de um pênalte , que deve ser batido com um chute livre ou um "drop kick" do local do mesmo. Este gol vale 3 pontos. Outras formas de se ganhar ponto são o chute de penalidade (3 pontos), que ocorre quando a bola é lançada do ponto em que o adversário cometeu uma infração ou falta;e o drop-goal (3 pontos), quando a bola é lançada com o pé.


Os jogadores

   Jogam em um mesmo lado 15 jogadores,cada um com sua própria função dentro do campo.Eles são discriminados em duas categorias: Os componentes do primeiro grupo são chamados de "Forwards" ou "The Pack" são do ataque e são em número de 8. Os do segundo grupo são chamados de "Backs" são os que geralmente ficam na defesa. As vezes o "Scrum half " o número 9 é considerado parte de dos dois grupos.Cada posição tem uma característica, e o Rugby é um esporte sem preconceitos, porque pessoas de qualquer biotipo podem jogar. Os Forwards devem ser: fortes, pesados e resistentes. Os Atacantes podem ser leves mas, bem rápidos.

As posições são distribuídas assim:

   1 Prop (Pilar esquerdo )/ 2 Hooker/ 3 Prop (Pilar direito - são todos 3 avantes de primeira linha) /4 Lock (Avante de segunda linha)/ 5 Lock (Avante de segunda linha/ 6 Flanker (asas)/ 7 Flanker ( asas)/ 8 8th Man(são todos 3 avantes de terceira linha) /9 Half-Scrum (médio de formação)/

   Atacantes: 10 Fly-Half (médio de abertura)/11 Weak Side Wing (três-quartos, ala esquerda)12 Inside Center (três-quartos, centro) 13 Outside Center (três-quartos, centro)/14 Strong Side Wing (três-quartos , ala direita)/ 15 Fullback (Zagueiro)


História

   Inventado por William Webbs Ellis no colégio de Rugby em 1823 , na escola rugby (cidade que deu nome ao esporte) , na inglaterra, que infringiu o regulamento do futebol ao apanhar de forma deliberada a bola entre as mãos e correr com ela. A modalidade foi regulamentado em 1871 quando foi formado o Rugby Football Union, contrária a qualquer forma de profissionalização do esporte. A Rugby Football League (como foi chamado) reconheceu o profissionalismo em 1898.

   Do reino unido o jogo se difundiu para a nova zelândia, a África do Sul e para os demais países da Europa. O torneio das cinco nações é a mais importante competição internacional de rugby. Nela se enfrentam, anualmente, inglaterra, Escócia, Irlanda,Países de Gales e França.

   No brasil é confundido, em geral, com o futebol americano, do qual realmente foi a origem, pois a diferença é que o rugby é jogado com 15 ao invés de 13 jogadores. A primeira equipe criada no Brasil foi o Clube Brasileiro de Futebol Rugby, no Rio de Janeiro, fundado, em 1891. Chegou em São Paulo em 1895, trazido por Charles Muller. E já existem vários times que jogam de forma amadora.


Regras

   No Rugby Union, a equipe é normalmente composta de sete zagueiros e oito atacantes.

   A bola utilizada no jogo é oval (parecida com a de futebol americano embora maior )pesa entre 400 e 440 g e tem 63 cm de circunferência no eixo maior, de no máximo 30 cm de comprimento.

- O tempo: A partida é disputada em dois meios tempos bem flexíveis, determinados pelo nível da mesma , mas vai de uma hora a uma hora e meia , intervalados por um repouso de 5 min. devendo as equipes trocar de campo no segundo tempo.

- As substituições não são permitidas . O tempo pára para os pênaltes, gols e quando a bola vai pra fora. O jogo não pára se alguém se machuca até que a bola saia para fora do campo.E não pára se houver brigas.

- A Metragem : os jogadores de ambas as equipes, movimentam-se dentro de um campo retangular de 100 metros x 69m de largura. No centro de cada linha de gol, são colocadas duas traves, distantes entre si que medem 5,65m de comprimento e unidadas por uma travessão a três metros do chão.

Nenhum jogador pode segurar um adversário que não esteja com a bola ou investir contra ele. Permite-se apenas usar o ombro para investir contra um adversário que também esteja procurando apossar-se da bola.

- Equipamento: Os jogadores não usam nenhum acochoamento para proteção com exceção de um protetor para a boca. Os uniformes tradicionais consistem de blusa de manga comprida de malha com gola . Os shorts são de malha e compridos até a altura do meio da cocha. Meias à altura dos joelhos e chuteiras parecidas com as do futebol e o boné é opcional para os atacantes que pode ser feito de couro ou pano e protegem as orelhas. Fora estes equipamentos nada mais é permitido, inclusive jóias ou adornos.

- Árbitros : Só tem um árbitro e ele controla o jogo e confere se os jogadores mantêm boa conduta e obedecem as regras do jogo. Existem também o cronometrista e o apontador para ajudar o árbitro e ainda cada time tem direito a dois juízes de linha, eles ficam do lado de fora da "touch line" e acompanham as jogadas. Se a bola é chutada para fora da linha este juiz responsável pela linha levanta a bandeira e fica de pé perpendicularmente ao local de onde a bola saiu. Ele também determina se o chute ao gol foi feito. O árbitro tem total autoridade e dá a última palavra mesmo se os dois juizes de linha disserem ao contrário.

- Os Técnicos: não tem permissão para dar palpites durante o jogo influenciando os jogadores. Assim o capitão é quem faz as devidas modificações.Ele é quem encoraja e lidera o time e é a única pessoa que pode falar com o árbitro, os outros jogadores não podem em hipótese alguma.

Gasto Calórico com a Atividade

Para saber seu gasto durante o jogo ou treino, faça esta operação abaixo:

10 x Peso (kg) x Tempo da Atividade (em min)/60 min.

ou clique aqui para calcular

OBS: Este valor pode ser alterado de acordo com a intensidade do jogo, para mais ou menos.

 

 


|::::  Cooperativa do Fitness - Todos os direitos reservados - BH - MG - Na internet desde 05/12/1999 ::::|