Home |CDOF Responde | Cadastro de Usuários | Cadastro de Consultores|


 

Qua, 17/12/08 21:53

PERGUNTAS E RESPOSTAS ANTERIORES AO CDOF RESPONDE
CONSULTORIA GRATUITA CDOF

Obs: para procurar pelo tema utilize o sistema de busca

351. Tipos de exercícios aplicados em aula Individualizada (Personal Training)- 23/02/02
Trabalho em academia há pouco tempo e conheço o trabalho de personal training dentro da academia com a utilização de seus próprios aparelhos, porém, gostaria de saber qual seriam os tipos de exercícios que poderiam ser utilizados em uma aula particular ministrada na própria casa do aluno? Stive Wanderson
  Oi Stive, repassamos sua pergunta para alguns colegas e eles respondem o seguinte:
Prof. Antonio Domingues Filho:
PRATICAMENTE OS MESMOS, PARA ISSO EXISTE CRIATIVIDADE E ADAPTAÇÕES.

Profa. Linda Moreira:

   Sou treinadora física personalizada e além de ministrar aulas particulares na própria academia onde trabalho, também ofereço o serviço de Personal Training em domicílio. Trata-se de um serviço muito útil e requisitado em grandes cidades, principalmente. O perfil das pessoas que me contratam é o seguinte: pessoas que não têm tempo de se locomover até uma academia, não gostam da agitação de uma academia, estão fora de forma e se sentem muito expostos em ambiente público ou têm uma verdadeira academia em casa e querem usufruir da mesma. Atendo pessoas também em seus locais de trabalho ou estudo. Para começar , o treinador deverá ter um material básico de apoio que levará consigo todas as aulas em uma malinha com rodinhas e puxador (para melhor locomoção e proteção de sua coluna).
   Geralmente, o seguinte material é suficiente para começar:

Pares de halteres de 1kg, 2 kg e 4 kg.
Pares de caneleiras de 1kg , 2 kg e 4 kg.
Colchonete
Corda para pular
Rubber band (Borrachas para trabalho de força)
Um aparelho de som portátil
Cd's para aula

   Depois , de acordo com o desenvolvimento de cada aluno, peço que adquiram um step ou um banco, além de uma barra com anilhas. Se o aluno dispuser de esteiras ou bicicletas, ótimo. Se não, use a criatividade e saia para parques, praças, praia, use escadas como steps , etc.
De posse desse material , consegue-se montar um excelente programa de treino para diferentes níveis de aptidão física.
   Recomendo que estude bastante os movimentos realizados em uma sala de Musculação e aulas de Ginástica Localizada. Com noções de biomecânica e muita criatividade é possível reproduzí-los utilizando mesas, cadeiras, bancos, ou o que mais estiver disponível no local. Minha experiência pessoal me fez crer o treinamento personalizado em ambiente doméstico quando conduzido com seriedade se mostra tão eficiente
quanto o realizado em academia.

Prof. Jamerson Goio Ihara:
   Em primeiro lugar seria interessante diferenciar aula particular de Personal Training. Aula particular seria por exemplo uma aula de academia
(localizada, alongamento, etc...) na casa do aluno ou cliente, da mesma forma que seria ministrada na academia, ou seja, o aluno se adápta a aula. Já o Personal Training diferencia-se por ministrar uma aula de acordo com as características e necessidades do aluno, a aula se adápta ao aluno. Com
relação aos exercícios, se o aluno não possui nenhum tipo de aparelhos em casa, pode-se utilizar os halteres e tornozeleiras para desenvolver inúmeros exercícios para os diversos objetivos. Jamerson Goi Ihara

Exs:
Bíceps = Rosca alternada (halteres)
Reto Femural = Extensão de joelhos (caneleira)

Prof. Humberto José Gomes da Silva:
   Antes de se tornar um Personal Trainer se faz necessário ser graduado em Educação F ísica, e na minha ótica ter no mínimo uma especialização tal como: (Fisiologia do exercício, Avaliação da performance humana, treinamento desportivo); pois por si só a graduação ainda deixa muitas lacunas.
Antes de se começar uma rotina de exercícios é necessário uma anmnese clínica e desportiva e uma avaliação física, finalmente respondendo a sua pergunta, o material a ser adquirido vai depender do objetivo do aluno, do espaço físico e talvez da disponibilidade financeira, talvez para iniciar um 1 bastão (1, 2 ou3 kg), um par de caneleiras de kg e um colchonete.

   Nós do CDOF gostaríamos de lembrar que além dos acessórios de sobrecarga o Professor deve se munir do material para monitorização da frequência cardíaca e estar pronto para coletar dados para uma avaliação física, se necessário. No mais, qualquer material e atividade que gaste energia poderão ser utilizadas, desde que aplique a ciência e ouça a preferência e objetivos de seu Cliente.
Boa sorte !

352. Xenadrine - 02/03/02
Gostaria de obter maiores informações sobre o XENADRINE. Gustavo Henrique B. Antonialli - Prof. E.F.
Olá Gustavo, sua pergunta foi pesquisa e respondida pelo Dr. Casella que diz o seguinte:
   Fui procurar sobre o produto que e somente encontrei sobre sua composição, que aliás achei um pouco exagerada na sua formulação:
XENADRINE : Trata-se de mais uma fórmula colocada no mercado para tentar produzir queima de gordura corporal e emagrecimento.
Em sua composição participam, entre outros, a efedrina, a cafeína, sinefrina e a L-Tirosina. A composição com produtos estimulantes do Sistema Nervoso Central aconselha precaução no uso deste produto.

COMPOSIÇÃO POR 2 CÁPSULAS:
125 mg Aurantium Cítrico (4% synephrine) = aproximadamente 5 mg Synephrine
335 mg Ma Huang (6% ephedrine) = aproximadamente 20 mg Ephedrina
910 mg Extrato de Guaraná (22% cafeína) = aproximadamente 200mg de Cafeína
105 mg Extrato de casca de Salgueiro Branco (15% salicin) = aproximadamente
16 mg Salicin
100 mg Acetyl L-Carnitine
80 mg L-Tyrosine
50 mg Raiz de Gengibre
40 mg Vitamina B5
Espero ter respondido em parte a pergunta. Dr. Antônio Casella filho


353. Cadeira adutora para homens ? 02/03/02
Ouvi dizer que os exercícios na cadeira adutora e abdutora nao são aconselhados para homens. Isso é verdade ou mais um boato? Gustavo Henrique B. Antonialli - Prof. E.F.
Olá Gustavo, sua pergunta foi respondida por nossa Consultora Profa. Luciana V. de Oliveira e veja o que ela lhe aconselha:
   Bom, espero poder ajudar, mas não consegui encontrar nenhuma bibliografia que responda a esta dúvida, mas pelos meus próprios conhecimentos é o seguinte: por as mulheres apresentarem a região dos glúteos, abdutores e principalmente adutores com maior tendência a flacidez são mais motivadas e precisam realmente trabalhar mais esta musculatura do que os homens, mas não acredito que seja desanconselhado que o homem trabalhe, também, esta região.
Espero ter ajudado e aconselho que continue pesquisando este assunto mais a fundo. Abraço Luciana V. de Oliveira

Leia mais: Homens x Mulheres



354. Quando aplicar novo estímulo na periodização ? 02/03/02
Eu gostaria de saber quais os sinais que ocorrem pra saber se estou aplicando um novo estímulo no músculo na hora certa, para que não haja overtraining e nem um tempo excessivo para aplicar um novo estímulo. Estudante de EF. Ricardo - Estudante.
Oi Ricardo, recebemos uma contribuição de nosso Consultor Prof. Luiz Moraes. Veja o que ele nos traz:
Amigos do CDOF e leitor.
   Amigo estudante. O conceito de aplicação de carga certa na hora certa talvez seja um dos itens mais difíceis na prescrição do exercício em função das variáveis a que nosso corpo está sujeito. De qualquer forma, o ponto de partida é a periodização onde a programação dos estímulos devem acontecer aproveitando o momento da supercompensação, efeito que normalmente ocorre entre 24/48 horas após a aplicação de uma carga forte. Existem duas formas, mesmo assim não totalmente confiáveis, de se ter a idéia aproximada da aplicação da nova carga: Uma é a avaliação subjetiva dor muscular tardia. Logo após o período agudo da dor, algumas horas depois uma nova carga pode ser aplicada. A outra forma é a medição de nitrogênio uréico em coleta de urina durante 24 horas. É de fácil aplicação mas claro, dá trabalho. A medição se baseia no processo conhecido por balanço nitrogenado, se for negativo identifica perda de proteínas não recuperada em função de uma carga mais forte, processo conhecido também por catabolismo.
   Sabemos que o treinamento de força, visa o anabolismo (crescimento dos músculos) estimulando a produção natural de substâncias anabolizantes na medida certa. Essas substâncias são os hormônios testosterona, o GH (hormônio de crescimento) e a insulina. A testosterona é estimulada pelos exercícios de força e ingestão adequada de gorduras. O GH é sintetizado a partir de aminoácidos e estimulado pelo treinamento de força, em especial, durante o sono na fase conhecida por paradoxal, o REM. O cansaço gerado pelo treinamento na dose certa, aumenta essa faixa de sono e consequentemente a liberação maior de GH. A insulina, também é sintetizada a partir de aminoácidos e estimulada pela ingestão de carboidratos. O catabolismo pode, também, ocorrer no treinamento de força,principalmente, em decorrência dos erros de treinamento. As situações de estresse, sejam físicas ou emocionais, liberam o cortisol, um hormônio das glândulas supra renais que contribui para a degradação do tecido muscular e desidratação dos músculos durante os exercícios.
   Portanto, uma outra forma de se ter uma idéia do estímulo certo é a vulnerabilidade ao estresse. Normalmente, quando estamos passando dos limites, ficamos mais irritados, perdemos a concentração nas leituras e ou no trabalho, o sono começa a ficar irregular e podemos perder interesse
em coisas que nos dão prazer. Sugiro ler mais sobre periodização e prescrição de exercícios. Aí vão duas boas literaturas:

1) ZATSIORSKY, Vladimir M. - Ciência e Prática do Treinamento de Força - São Paulo - S.P. - Phorte Editora Ltda, 1999.
2) FLECK Steven J. Fundamentos do Treinamento de Força Muscular - 2ª edição - Porto Alegre - R.S. - Editora Artes Médicas Sul Ltda ? 1999

Um grande abraço! Moraes
Leia Mais: Relação entre capacidade, % de carga, intervalo de recuperação, repetições e ritmo

355. Ballet Clássico para crianças com hiperlordose - 06/03/02
Gostaria de saber se o Ballet Clássico será benéfico para bailarinas de 5 a 10 anos de idade com hiperlordose lombar. Estou realizando um trabalho de conclusão de curso com este tema, seria possível indicar alguns livros e artigos para complementar meu trabalho? ( Assuntos: " desenvolvimento da criança de 5 a 10 anos "; " anatomia da coluna lombar "; " Ballet Clássico " . Jessica.
Olá Jessica, sua pergunta foi prontamente respondida por nossa Consultora Profa. Luciana V. de Oliveira , quem lhe aconselha o seguinte:
   Acredito que o ballet clássico ajude no fortalecimento e alongamento da musculatura, sendo benéfico, desde que se busque um equilíbrio muscular, tomando o devido cuidado de não forçar demais durante alguns exercícios específicos como por exemplo arabesque e souplesse, que exigem bastante da coluna lombar.
   Mas, para que se atinja uma boa postura é necessário ter consciência corporal, o que na minha opinião você não conseguirá obter trabalhando com crianças de cinco anos de idade. Recomendo que nesta faixa etária as aulas de dança sejam voltadas para as atividades lúdicas e de esquema corporal, para que a partir do momento que a criança conhecer e tiver domínio de seu próprio corpo, você trabalhar com o ballet clássico propriamente dito. O ballet clássico então deve visar o alinhamento corporal e o professor deve sempre deixar claro que para manter a coluna alinhada não é necessário '"empinar o bumbum", mas sim conscientizar seu aluno que este deve fazer um movimento de báscula aliado a uma contração abdominal (o chamado encaixe de quadril). Para aprofundar seus estudos, pesquise nas revistas específicas de dança que certamente você encontrará alguns artigos interessantes.
- FIRETTI, Paula. Ballet Clássico: Cura ou problema para a coluna vertebral? Revista Você e a Dança, São Paulo, p.24-25, 1997



356. Acessórios do Personal Trainer - 11/03/02
Gostaria de saber quais acessórios um Personal Trainer precisa ter, quanto custa em média e aonde comprar pela internet? Robson
Oi Robson, recebemos o retorno de nosso amigo Prof. Luiz domingues, que diz o seguinte:
ROBSON, NA VERDADE OS ACESSÓRIOS BÁSICOS SÃO:
1 PAR DE CANELEIRAS DE 1kg, 2kg;
1 PAR DE HALTERES DE 2kg, 3kg;
BASTÃO;
1 BOLA DE PLÁSTICO;
COLCHONETE
... E UM EXTENSOR(BORRACHA)

CUSTA EM TORNO DE R$ 180,00 A 250,00 (DEPENDE DO VENDEDOR).
ACESSE O SITE DA www.kikos.com.br, www.sanny.com.br ou www.queens.com.br
ABRAÇOS
LUIZ DOMINGUES

Leia mais: Tipos de exercícios aplicados em aula Individualizada
Nosso abraço !

357. Qual a diferença entre Condição Física e Aptidão Física? 14/03/02
Caro Usuário,
Enviamos sua pergunta para o Prof. Alaor, autor do PEQUENO DICIONÁRIO TÉCNICO DE EDUCAÇÃO FÍSICA, quem nos retorna o seguinte:
   Os conceitos se confundem. Aptidão física é uma condição (?) na qual o individuo possui energia e vitalidade suficientes para realizar tarefas sem fadiga e condição física capacidade para realizar tarefas que demande esforço físico significativo. Na aptidão física o fator genético é preponderante. Se for positivo, terá mais facilidade de adquirir uma boa condição física e mais facilidade de se tornar um excelente atleta. Como muitos dizem:SE QUERES SER UM GRANDE ATLETA ESCOLHA SEUS PAIS, porém se for negativo, poderá até adquirir uma boa condição física, mas dificilmente será um excelente atleta. Vocês acham que o Pelé seria o Pelé se não fosse filho do seu Dondinho? Meus filhos gostariam tanto de dançar, se os pais não gostassem? Um abraço..... Alaor.

Obs: Caro usuário,Nos desculpamos por não entrarmos em contato com você pois tivemos problemas com o provedor e perdemos seu e-mail. Até a próxima !

358. Estenose na Coluna Lombar - 17/03/02
Gostaria de louvar-me desse valioso site para obter informações sobre a estenose do canal lombar. Sou portador de uma estenose na coluna lombar atestada por tomografia. É verdade que o estreitamento do canal poderá limitar os movimentos da cintura para baixo e até degenerar para uma paralisia. É verdade que o tratamento é cirúrgico? Em caso afirmativo, como superar ou aliviar o problema e através de que hospitais fazem essa cirurgia no Brasil? Tenho 67 anos e resido em Salvador. Muito grato aos Senhores- Ronaldo Costa

   Oi Ronaldo, de acordo com o site Ortopaethics and Sports Medicine, da Universidade de Washington, a Estenose da Coluna acontece quando o canal da espinha se estreita estrangulando os nervos desta região, impondo muita pressão sobre eles. Afirma ainda, que esta pressão é que pode causar as dores nas costas, trazendo sintomas como durmência, dor e fraquesa nas pernas. Porém, o sintoma mais comum entre os indivíduos com esta patologia é um tipo de dor que piora quando o indivíduo caminha distribuindo o peso do corpo em uma e outra perna ou quando está sentado.

   O Prof. Ms. Leandro Lazzareschi lhe traz o seguinte:
Bem, não é bem descrito que haverá perda de movimento, pois cada caso tem um tipo básico de evolução, mas poderá ter uma perda (motora) - movimento. O importante é ter uma boa análise de um profissional qualificado e seguir uma linha de tto (tratamento). Espero ter ajudado. Abraços LEANDRO LAZZARESCHI

   Recebemos também uma contribuição do Dr. Eduardo Teixeira que diz o seguinte:
Caro Ronaldo, A estenose lombar é uma condição na qual o canal vertebral torna-se menor no seu diâmetro, provocando um comprometimento das estruturas do seu conteúdo. Ao nível lombar já não se tem mais medula (seu término é na 1a. vértebra lombar) e a compressão ocorre sobre as raízes nervosas. Pode ocorrer diminuição da função nervosa, e , em casos extremos a abolição dessas funções causam consequente paralisia. É claro que existem diversas variáveis que podem influenciar no prognóstico. Um análise detalhada de cada caso permite emitir um parecer mais detalhado. O tratamento pode ser conservador com fisioterapia, e a depender do caso a cirurgia pode ser indicada. O principal diagnóstico diferencial da estenose lombar é a claudicação de origem vascular.
Para uma maior precisão recomendo uma conversa com seu médico Assistente, que poderá lhe orientar com mais detalhes. Grande Abraço. Eduardo Teixeira

Para acessar pesquisas clique aqui e no campo coloque estenose da coluna lombar, para obter algumas pesquisas pela Bireme .

Retorno do Ronaldo Costa: Senhores, Saudações. Recebi as informações sobre o tema "ESTENOSE DO CANAL LOMBAR". Fiquei melhor informado sobre o problema. Muito obrigado a todos os Senhores. Atenciosamente. Ronaldo.

Retorno do Ronaldo novamente:
   Prezados Senhores! Retorno para ratificar os meus agradecimentos sobre o tema estenose lombar e hérnia-de-disco, das quais sou portador. Adiei a possível cirurgia na região citada e passei, por meios próprios e conhecimentos de educação física, a administrar o problema. Ocorre que, não deixando de lado a valorosa contribuição dos ortopedistas consultados discordo do tratamento de RPG para o meu caso em virtude da estenose ser decorrente de calcificação estreitando o canal lombar. Resguardando os posições de postura(deitar, sentar etc) não acredito que esse tipo de tratamento possa me beneficiar. Alem do mais aconselharam-me fazer bicicleta ergométrica. Estou em dúvida quanto ao que foi mencionado, mormente que são duas hérnias em L4 E L5 e estreitamento na mesma região. Gostaria de ouvir a opinião dos renomados professores. Com os meus sinceros agradecimentos, Ronaldo Costa

Retorno do Prof. Ms. Leandro Lazzareschi:
   Bom dia, Em virtude de todos os seus receios te aconselho a realizar um trabalho na água, pois pela ausência de impacto(variável pela profundidade) acredito que terá bons resultados. É necessário a orientação de um profissional graduado e qualificado nesta área, pois mesmo com todos os benefícios do trabalho feito na água, se for mal orientado pode lhe trazer ainda mais problemas. Espero ter ajudado, Um grande abraço . Leandro

359. Endomorfo ganhando massa muscular - 18/03/02
O que significa um somatotipo 3.4 - 1.9 - 2.8? Sou Endoctomorfo? Como faço pra ganhar massa muscular, tendo esse somatotipo? Que tipo de treino de musculação devo fazer? Devo tomar suplementos? Quais? um abraço a todos!!! Ricardo.
Oi Ricardo, nosso amigo consultor Prof. Ms. Roberto Costa nos retornou o seguinte para você:

Amigos do CDOF:
1. Este somatotipo indica que há uma predominância do componente endomorfo, o que não quer dizer que não possa ser modificado.
2. Inicialmente deve-se pensar em uma redução da gordura corporal relativa, o que pode ser feito a partir de exercícios e reeducação alimentar.
3. Para aumento da massa muscular deve-se fazer um treinamento de hipertrofia.
4. Quanto à utilização de suplementos deve-se consultar um profissional de nutrição para verificar se há necessidade, entretanto, é possível diminuir a gordura e aumentar a massa muscular sem utilizá-los.
Atenciosamente, Prof. Ms. Roberto Fernandes da Costa

Leia Mais:
Somatotipo

Emagrecimento na Musculação
Suplementos Proteicos I
Suplementos Proteicos II
Alerta sobre Suplementação

360. Síndrome de Reye - 21/03/02
Estou necessitando de informações sobre a Síndrome de Rey, se vocês puderem me passar sites ficarei imensamente grata. Tive um filho que faleceu dessa patologia, por isso o meu interesse. Atenciosamente. Sonia Diniz.
Oi Sônea, o Dr. Casella , gentilmente, fez uma pesquisa sobre o tema a fim de lhe esclarecer. Ele acredita que o nome seja REYE e não Rey como você mencionou. Então veja o que ele encontrou:

Prezada Sonia,
   A Síndrome de Reye é uma síndrome que se apresenta como uma encefalopatia aguda e degeneração gordurosa das vísceras, principalmente o figado, e aparece geralmente após uma infecção aguda causada por vírus influenza B, do vírus Epstein-Barr e casos esporádicos de vírus influenza A e varicela (catapora).
   Ela afeta todos os órgãos do corpo, mas é mais prejudicial ao cérebro e ao fígado, causando um aumento agudo de pressão dentro do cérebro e,
freqüentemente, acúmulos volumosos de gordura nos demais órgãos. Apesar de ocorrer mais freqüentemente em crianças, ninguém está imune a
doença.
   A Síndrome de Reye é definida como uma enfermidade de duas fases porque, geralmente, a desordem acontece durante a recuperação de uma infecção viral, embora também possa se desenvolver alguns dias depois do início da doença o ácido acetilsalicílico (Aspirina, AAS) está relacionado com a Síndrome de Reye, quando utilizado em pacientes com infecções por vírus pois estudos epidemiológicos demonstraram associação estatística entre a ingestão de ácido acetil salicílico e o desenvolvimento da doença.
   É importante salientar, entretanto, que é possível desenvolver a Síndrome de Reye sem tomar aspirina. Característicamente, a encefalopatia se desenvolve após cerca de 4 a 7 dias do início da virose, com vômitos obnubilação podendo chegar ao coma. A doença é aguda, de rápida progressão e quando avança podem ocorrer estágios mais profundos de coma, convulsões, episódios de desorientação, flacidez e o paciente pode apresentar as pupilas dilatadas, fixas, além da evolução do quadro para uma parada respiratória. Os prognósticos para as crianças com a síndrome de Reye são sombrios. Se feito um diagnóstico precoce, há chance de redução da mortalidade. Nos casos em que o diagnóstico é tardio, poderá haver seqüelas neurológicas graves e até fatais. Os casos nos quais a desordem progride rapidamente e os pacientes atingem o coma, têm um prognóstico pior do que os pacientes com um curso menos severo.

Para melhor esclarecimento sugiro os seguintes sites e trabalhos cientificos:

-www.boasaude.com/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=3868&ReturnCatID=1511
-www.riototal.com.br/saude/arqsau19.htm
-www.miranet.com.br/medicina/reumatologia.htm#sindrome
-Da Silva CR, Soares EG, Moura-Ribeiro MV.- Arq Neuropsiquiatr. 1986 Dec;44(4):401-5.
-D'Andretta Neto C, Araujo Mde F, Rezende M das G.- Rev Assoc Med Bras. 1980 Apr;26(4):143-5
-Alves VA, Gayotto LC.- Rev Assoc Med Bras. 1979 Dec;25(12):440-4.

Dr. Antônio Casella. Nosso abraço !

361. O fumo ao ser tragado, libera o hormônio endorfina? - 21/03/02
Raimundo Passos Braga -Professor de Educação Física
Oi Raimundo, nosso caro Dr. Casella lhe traz o seguinte:

Olá Raimundo, Esta sua pergunta é muito interessante. A nicotina é o agente farmacológico do fumo, ou tabaco, responsável pela
dependência física. Ela age no cérebro da seguinte forma:
   Para se comunicar uns com os outros, os neurônios cerebrais usam substâncias mensageiras chamadas neurotransmissores.
A nicotina imita a ação da acetilcolina, um neurotransmissor, encaixando-se nos receptores de acetilcolina das células cerebrais. Estimuladas pela nicotina, essas células produzem DOPAMINA, que além de ser outro neurotransmissor, é diretamente responsável pela mediação da resposta
ao prazer. A nicotina além de estimular o neurônio-transmissor (impulso nervoso), inibe também a enzima monoamina oxidase (MAO), que é responsável pela destruição da DOPAMINA nas sinapses neuronais.
    A maioria das pessoas que fuma descreve uma sensação de prazer e de bem-estar. Essa sensação ocorre pois, ao atingir o sistema mesolímbico cerebral onde fica a zona de recompensa e prazer, a nicotina vai desencadeando descargas de dopamina no interior do cérebro.
   Estudos recentes (Journal of Neuroscience, 26/12/2001) demostraram que o sistema de recompensa é subjacente a drogas como morfina, heroína, cocaína, álcool, pois a beta endorfina, um elemento natural produzido pelo cérebro para combater a dor, aumenta significativamente em resposta a estas substâncias em uma região chave do cérebro que controla a dependência. Entretanto, esse aumento de endorfina não foi verificado em resposta à nicotina nessa região cerebral, sendo possível que a dose de nicotina usada na pesquisa tenha sido muito baixa ou então que a nicotina afete de forma diferente.
   Pesquisas adicionais já estão programadas para diminuir estas dúvidas. Tal informação, inclusive, pode contribuir com os esforços para ajudar as
pessoas a pararem de fumar. A nicotina ativa então o sistema da DOPAMINA que é em última análise, até então, o neurotransmissor responsável pela sensação de prazer ligada ao ato de fumar.
Espero que tenha respondido tua pergunta.
Um abraço ! Dr. Casella

Para melhor compreensão, sugiro os seguintes sites e publicação:
- www.epub.org.br/cm/n12/fundamentos/neurotransmissores/nerves_p.html
- www.emedix.com.br/not2001/01dez26jon-sfa-cerebro.shtml
- M. Foster Olive , Clyde W. Hodge - Journal of Neuroscience, 26/12/2001

Olá amigos do CDOF. Agradeço o retorno à minha dúvida. Estou com outra dúvida a respeito do mesmo assunto. Gostaria de saber se as catecolaminas ao serem liberadas durante o exercício e durante o repouso deste produz algum efeito positivo quanto ao combate ao hábito de fumar ou de uso de drogas? Atenciosamente . Raimundo Passos Braga -CREF1 - RJ 9405-G
Olá Raimundo, sua pergunta recebeu a atenção do Prof. Luiz Carlos de Moraes, lhe traz o seguinte:
   Prezado Prof. Raimundo! As catecolaminas é a designação genérica dada a dopamina, adrenalina,
noradrenalina entre outros. Espero que a resposta satisfaça.
Luiz Carlos de Moraes CREF1 RJ 3529


362. Ectomorfo ganhando massa e perdendo excesso de gordura - 24/03/02
Sou ectomorfo e já consegui um ganho ótimo de massa muscular. Só que preciso desenvolver massa nas pernas. Tentei uma dieta de calorias e proteína, mas só não ganhei massa nas pernas. Ganhei uma pequena barriga. Pra que eu possa tirar essa barriga eu terei de perder um pouco da massa corporal, pois o metabolismo é muito bom. Isso eu não quero. E se eu perder o pouco de massa que tenho nas pernas. Como perder um pouco de barriga, ganhar massa nas pernas, sem perder volume? É um dilema ou não é?!?!?!?! Conto com o apoio e esclarecimento de vocês. Um abraço e parabéns pela organização da sua página. Fabiano
Oi Fabiano, enviamos sue questão para alguns colegas e nosso Consultor Prof. Fabrício Gontijo lhe enviou o seguinte:
   Não é tão simples a resposta a esta situação, pois não se sabe dos detalhes do treino assim como o procedimento diário da alimentação e sua relação com os suplementos alimentares.
   Muitas vezes, conforme o planejamento do treino, o aumento da gordura corporal é uma conseqüência dos programas de hipertrofia.
Para que isto seja minimizado, os parâmetros de treino devem estar sintonizados com a correta nutrição. Talvez, uma redução no volume de treino com um correto planejamento e organização do treino de hipertrofia com o estímulo aeróbio variado (esteira ou corrida em campo, bicicleta ergométrica, natação, etc) seja uma das prováveis soluções. Deve-se observar, neste caso, as relações de recuperação entre os diferentes estímulos.
Em todo caso, é necessário vivenciar pessoalmente a evolução do caso para se ter uma definição mais precisa do procedimento.
Peça orientação ao Professor de Educação Física e do Nutricionista mais próximos da sua realidade. Abraços ao Fabiano.

Leia mais:
Atividade aeróbica após a Musculação prejudica o treinamento de Hipertrofia?
Quantidade de Proteína para praticantes de Musculação
O que comer antes da Musculação?
O que comer após a Musculação?
Melhor método de treinamento na Musculação e Suplementos

 

|::::  Cooperativa do Fitness - Todos os direitos reservados - BH - MG - Na internet desde 05/12/1999 ::::|