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PERGUNTAS E RESPOSTAS ANTERIORES AO CDOF RESPONDE
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3116. Iniciação do futsal para crianças entre 8 e 10 anos- 20/06/2007
Gostaria de saber o processo para uma boa iniciação do futsal para crianças entre 8 e 10 anos. Simone
Oi Simone, nosso consultor Prof. Ms. Fabio Aires da Cunha(currículo) gentilmente nos retorna o seguinte:
    Cara Simone, pense o seguinte, crianças nessa idade devem desenvolver as habilidades motoras básicas. Qualquer desenvolvimento das habilidades do futsal deve ocorrer na forma de jogos e brincadeiras. Evite exercícios com muita dificuldade, exercícios individuais ou em duplas. As crianças se cansam rápido de rotina e muita repetição. Deixe-as brincar, é o melhor método de aprendizagem nessa idade. Ludicidade. Boa sorte, Fabio Cunha.

O consultor Prof. Esp. Daniel Medeiros Alves(currículo) Participa também:
   Olá Simone. O futsal é um desporto muito praticado nessa faixa etária, porém vem se observando despreocupação dos professores com o fato de se tratar iniciação, e não rendimento. Acredito que nessa idade deve-se desenvolver coordenação e a velocidade e devam ser trabalhadas situações de jogo (1x1, 2x1 etc.) usando jogos adaptados (com e sem coringa). Recomendo alguns livros como:
- Escola da Bola: um ABC para Iniciantes Nos Jogos Esportivos CHRISTIAN KROGER KLAUS ROTH ;
- Iniciação Esportiva Universal- Grecco, Pablo Juan; e
- Futsal: Metodologia da Participação.
De uma olhada também no site www.pedagogiadoutsal.com.br. Bom trabalho!!

3117. Esquema (3-5-2) no Futsal- 20/06/2007
Gostaria de saber mais sobre o esquema (3-5-2) e como aplicar. OSNI BOATINI
Olá Osni, nosso consultor Prof. Ms. Fabio Aires da Cunha(currículo) gentilmente nos retorna o seguinte:
    Caro Osni, a aplicação de um sistema tático é bem complexa para ser descrita num simples E-mail. Veja indicações de livros sobre tática na minha página: www.fcunha.com.br/links.htm . Boa sorte, Fabio Cunha.

Vamos ver o que nosso consultor Prof. Esp. Daniel Medeiros Alves(currículo) nos traz:
   Ola Osni. O 3-5-2 é um sistema que foi muito utilizado na Europa e que no Brasil encontrou alguma resistência, porém já passou a ser bastante utilizado. Algumas características são necessárias, como a versatilidade dos zagueiros e alas. Os zagueiros precisam ter boa qualidade para sair jogando, enquanto os alas têm que saber fazer variações como meiocampistas. Ao contrário do 4-4-2, os alas não o balanço na defesa e sim no meio de campo. Normalmente, os alas não esperam na linha da defesa e sim se adiantam e "batem" com o lateral adversário. O ponto fraco é que os atacantes adversários podem atrair a defesa para o mesmo lado do campo deixando o lado contrário exposto, portanto deve se ter cuidado com a marcação individual. Abraço.

Veja também a participação de nosso caro consultor Prof. Luiz Antonio de Oliveira Ramos Filho (currículo):
   Caro Prof. Osni, o Sistema 3-5-2 tem como principal característica a simplicidade de funções, por isto é tão usado em categorias de base. Os três zagueiros geralmente marcam dois atacantes, sendo que o central fica na "sobra". No meio campo, há dois alas, que atuam pelas laterais do campo, com bastante liberdade para atacar e fazerem a marcação "em cima" (justa) do meio campo adversário. O meio campo é composto ainda por mais três jogadores: 2 volantes e 1 meia (mais defensivo) ou 1 volante e 2 meias (mais ofensivo). Complementam a equipe dois atacantes. Para o sr. ter mais informações sobre o sistema, principais variações táticas e sobre as falhas e virtudes, recomendo os seguintes livros:
- Universo Tático do Futebol - Ricardo Drubscky (clique)
- Futebol: arte e oficio - Julio Cesar Leal (clique)
Um abraço

3118. Estão sobrecarregando nossas crianças com atividades físicas- 20/06/2007
Estou muito preocupado com nossas crianças, hoje o esporte é uma grande ferramenta para socialização, inclusão e oportunidade para sucesso só que tem pessoas que não têm o conhecimento devido e estão sobrecarregando nossas crianças em atividade física achando que eles vão adquirir perfomace. Criança tem é que brincar vão adquirir musculatura é correndo, pulando, rolando e brincando depois dos 14 anos, ai sim concordo, mas antes, são jogos pré-desportivos inclusão, oportunidade de sucesso para todos recreação lúdico. Gostaria de saber se tem uma fiscalização atuando nesta questão que preocupa todos nós da área de educação física. Adeilson Fernandes dos Santos
Oi Adeilson, excelente ponto-de-vista. Vamos ver o que nos diz o consultor Prof. Esp. Daniel Medeiros Alves(currículo):
    Bem Adeilson, o órgão responsável por essa fiscalização é o Conselho Regional de Educação Física. Tu deves entrar em contato com eles e solicitar fiscalização e inclusive pedir orientações sobre os procedimentos. Espero ter ajudado.

Participa conosco também a consultora Profa. Mônica Souza de Almeida Dias(currículo), veja o que ela diz:
  Olá Adeilson! A infância é a fase onde se desenvolvem todas as habilidades motoras do futuro adulto!!! Junto com elas, todas as formas de interação com o meio e com outras crianças, descobertas de suas limitações e sobretudo, como deverá agir frente à elas. A sociabilização é uma das maiores virtudes do esporte, desde que praticado de forma correta e orientado por bons profissionais. A competição infantil pode sim ser estimulada, mas dentro de parâmetros seguros e científicos para que se estimulem a persistência, o senso de justiça, o respeito às leis e normas, os direitos alheios, os superiores, os mais velhos, valores atualmente bastante esquecidos! Uma boa dica é introduzir jogos e atividades onde as crianças possam optar na seleção dos times e das regras, orientadas de perto pelo professor para que todas as crianças participem, inclusive as que são menos favorecidas ou desenvolvidas. Use variantes muitas para que todas tenham as mesmas vantagens e desvantagens na medida do possível. Por exemplo: uma partida de voley com uma bola de tamanho e peso diferentes, o número de jogadores diferente, o desenho da quadra também diferente. Dessa forma todos estarão tecnicamente igualados..ou pelo menos mais proximo da homogeneidade. A atividade desportiva é válida, desde que o profissional seja ético o suficiente e tenha conhecimentos muito arraigados de fisiologia e psicologia infantil para saber onde e quando atuar! A maioria nunca ouviu falar de periodização e a maioria que fala nisso, também desconhece!!!
   Confunde-se periodização com plano de aula e por aí vai! Quanto à fiscalizaçao, no momento não existe nenhuma a não ser a respeito da formação do profissional atuante e seu registro no CREF. Entendo ser uma boa que se incie neste momento, um movimento entre os profissionais neste sentido! O das especializações da área. Os professores tem saído mal formados das faculdades devido a imensa proliferação destas no mercado!!! Isso faz com que a qualidade caia, é a lei da oferta e da procura!!! A categoria precisa se movimentar quanto a isso! Veja com seus colegas a possibilidade da criação de um sindicato ou um núcleo legalmente constituído, que dentro da lei, possam atuar neste sentido. abraços. Mônica

Veja também a participação de nosso caro consultor Prof. Ms. Fabio Luiz Gouvea (currículo):
   Oi Adeilson, tudo bem? Lamento informá-lo mas a entidade que deveria fazer este papel [confef e cref´s] estão mais preocupada em: 1- bajular deputados, senadores e outros especimes de conduta duvidosa em benefício de seus dirigentes e não em benefício da classe e da sociedade (que é como deveria ser); 2- concentrar seus esforços para arrecadar $$$$ mesmo daqueles que atrasaram pagamentos porque não são remunerados bem o suficiente e precisam escolher entre pagar uma entidade que não dá absolutamente nada de benefícios práticos ou então alimentar seus filhos/dependentes. Enfim, estamos muito, muito longe da condição de um CREA ou de uma OAB, infelizmente...

Leia mais:
Veja aqui o endereço do conselho de cada região
Treinamento para crianças e jovens

3119. Como trabalhar resistência com crianças e adolescentes?- 20/06/2007
ESTOU FORMANDO UMA EQUIPE DE HANDEBOL INFANTIL NA FAIXA DE 91-96 E COMO TRABALHAR FORÇA E RESISTENCIA COM ELES? ESTOU SENTINDO QUE NOSSOS ALUNOS GOSTAM DE PRATICAR ESPORTES MAS NÃO GOSTAM DE CORRER. ELES SE CANSAM MUITO. COMO FAÇO ESTE TRABALHO? Maristela Simone Piazza
Maristela, vamos ver o retorno do Prof. Esp. Daniel Medeiros Alves(currículo):
   Bom, Maristela. Tu tens atletas desde 10 a 17 anos, e a metodologia de treinamento deve ser diferente para essas idades. Tu podes trabalhar a força e a resistência em circuitos com diversos exercícios (saltos, arremessos, abdominais, flexões etc.) Utilize jogos adaptados para desenvolver essas capacidades também. Nas categorias mais elevadas priorize força, enquanto nas categorias menores priorize a coordenação motora. Abraço e bom trabalho!!

Participa conosco gentilmente também a consultora Profa. Mônica Souza de Almeida Dias(currículo), veja o que ela diz:
    Saudações! Existem muitos exercícios e jogos que enfatizam as qualidades motoras. a Resistência, a força, a flexibilidade entre outras, são qualidades natas e que podem ser melhoradas em até 30% (segundo alguns autores) em alimentação adequada, treinamento e sobretudo felicidade emocional e afetiva. Todos os aspectos da criança devem ser lembrados (cognitivo, afetivo e motor). O grande erro dos professores tem sido esquecer-se do cognitivo e do afetivo!!!
  Lembre-se das possíveis limitações existentes nos seus alunos que limitam a resistência. Será mesmo que eles estão cansados ou será que desmotivados a esta tarefa? Que tomada de dados você esta utilizando? você faz avaliações
físicas completas e pe´riódicas nos seus alunos. Que metodologia usa? Segue rigorosamente métodos científicos validados? E a coleta de dados...como está sendo feita?
   Baseada nos conhecimentos que tenho dentro da fisiologia, todo e qualquer treinamento que implique em performance alta, implica em superar limites!!! Que limites existem? Você já pesquisou isso? Veja bem se é a fase adequada para superar estes limites!!! Trace uma periodização, sugiro a russa que é a melhor e mais objetiva que conheço! Sobre a periodização estabeleça o treino por qualidades primárias. Para crianças, a calistenia é a ferramenta menos indicada pelo fato de ser monótona, cansativa e tecnicamente superada. Muitos dos exercícios usados na calistenia lesam irremediavelmente as articulações das crianças sem contar o fato de afastá-las, por pura mononia, irremediavelmente dos esportes. Estabeleça metas de treinamento diversificados, metas alcançáveis a curto prazo e intercale com atividades
lúdicas, puramente lúdicas com ojogos e brincadeiras. Em livros de jogos para crianças você poderá obter um sem fim de exemplos de onde poderá tirar boas dicas para a montagem da sua periodização! Boa sorte ! Mônica

Leia mais:
Treinamento para crianças e jovens
Os benefícios do treinamento de força para crianças e adolescentes
Treinamento de força para adolescentes: risco ou benefício?

3120. Montando um grêmio esportivo na empresa- 20/06/2007
Trabalho em uma empresa e gostaria de montar um grêmio esportivo na empresa. Gostaria de algumas informações ou sugestão de literatura sobre esse assunto. Eduardo Toledo
Olá Eduardo, participa conosco a consultora Profa. Mônica Souza de Almeida Dias(currículo), veja o que ela diz:
   Olá Eduardo! Procure livros na área de administração esportiva! Você encontrará muitas possibilidades e sugestões de projetos. Quanto a ajuda, que tipo de informações você gostaria de receber? Acredito que a primeira delas é o seu público alvo! O público para o qual você irá montar o projeto, a quem você irá atender. Segundo as instalações e equipamentos de que irá dispor. Terceiro a carga horária que pretende investir no projeto. A provisão de verbas não pode ser esquecida.
  Em função destas informações, você terá um esqueleto de onde partirão idéias e sugestões. Faça uma pesquisa com seu público alvo, um questionário objetivo, onde você possa ter idéia do que estas pessoas gostariam de fazer, que atividades gostariam de participar...Divida seu projeto em etapas. A montagem de uma planilha de metas (você pode conseguir uma ajuda no SEBRAE sobre isso) te ajudará a dividir as tarefas em um calendário! Assim você nao se dispersa e direciona seus esforços para as atividades essenciais à execução das próximas. Se precisar de uma consultoria, estou à disposição. Atuo na montagem de projetos a muitos anos. cordialente . Mônica - Email:monicasdias@hotmail.com

3121. Objetivos da introdução do voleibol e do futsal na escola? - 20/06/2007
Gostaria de saber quais os objetivos específicos da introdução do voleibol e do futsal na escola? Edilane
Olá Edilane, participa conosco a consultora Profa. Mônica Souza de Almeida Dias(currículo), veja o que ela diz:
   Olá Edilaine. A introdução de desportos como o voleibol e o futsal na escola primária e média, parte da idéia de que a atividade física é a mais poderosa ferramenta de sociabilização de que dispomos no momento! São atividades próximas do lúdico que desenvolvem todas as habilidades motoras, ou quase todas, no ser humano em desenvolvimento. A princípio
devem ser trabalhadas de modo a estimular a participação homogênea, a descoberta dos talentos individuais, a superação de limitações, a aceitação de limites e regras e o respeito ao próximo. Talvez da forma como tem sido feito nas escolas atualente, esses objetivos tenham sido esquecidos. Vale a pena brigarmos pela prática de atividades físicas na escola, mas não como um meio de formar atletas, mas sim, cidadãos!!! Existem inúmeras ferramentas da psicomotricidade que podem enriquecer sobremaneira estas aulas!!!
   O Professor não deve se acomodar e dar as aulas tecnicistas que vivemos na nossa infância. Aquelas em que os melhores atletas eram os melhores alunos e os que nunca tiveram treinos antes, eram desprezados e até ridicularizados. As avaliações devem ser feitas de modo a observar a evolução das qualidades motoras e técnicas a partir do momento inicial do aluno e nao do projeto do professor. A individualidade deve ser respeitada! Coloco-me a disposição para maiores esclarecimentos cordialmente. Mônica Dias

Veja também a participação de nosso caro consultor Prof. Ms. Fabio Luiz Gouvea (currículo):
    Oi Edilaine, tudo bem? Muitos autores vem enaltecendo o valor educativo dessas modalidades no que se refere as melhorias na capacidade de atuar em grupo, desenvolvimento de capacidades cognitivas como concentração, antecipação e ritmo, além dos benefícios físicos tão discutidos já há algum tempo. Obviamente, depende da maneira como as aulas são conduzidas, se com esse vies, ok? Se for diferente, questione. Um abraço.

3122. Bad Ragaz para escoliose?- 20/06/2007
Estou realizando um trabalho na faculdade e gostaria de saber como posso associar Bad Ragaz para uma pessoa que tem escoliose? Daniele Rodrigues
Oi Daniele, vamos ver o que gentilmente nossa consultora Thaisa Infurna(currículo) nos retorna:
    Prezada Daniele, o método dos anéis de bad ragaz é uma técnica influenciada pela FNP (facilitação neuromuscular proprioceptiva) onde o terapeuta guia o paciente através de padrões específicos de movimento visando o aumento de força e amplitude movimento. Inclui atividades de braço, pernas e tronco de forma unilateral ou bilateral, simétrica ou assimétrica. Portanto, pode ser benéfica no tratamento da escoliose. Basta apenas que você saiba as regiões que devem ser prioritariamente alongadas e fortalecidas. Caso você conheça a técnica, você não terá dificuldades em aplicá-la. Existem diversas opções de exercícios para tronco dentro do método de bad ragaz. Caso contrário, sugiro que busque fazer um curso com algum ministrante autorizado pela Fundação Método dos Anéis de Bad Ragaz (instituição internacional). Você ainda pode pesquisar alguns artigos na internet. Sugiro o site da bireme (www.bireme.br), onde encontrará artigos de revistas e jornais de grande repercussão internacional. Espero ter ajudado.

3123. Benefício da hidroterapia para condromalácia- 20/06/2007
Qual o benefício da hidroterapia para pacientes com condromalácia? é possível que obtenha-se diminuiçao da dor no momento de flexão do joelho? e a creptação? Obrigada. Ligya Lima dos Santos
Oi Ligya, vamos ver o que gentilmente nossa consultora Thaisa Infurna(currículo) nos retorna:
   Prezada Ligya, a condromácia patelar é uma disfunção patelofemoral que representa, em termos simples, um desgaste parcial do revestimento da cartilagem da face posterior da patela, causando dor. A hidroterapia pode ser benéfica por várias razões. As propriedades físicas da água e seus efeitos no corpo humano (fisiologia da imersão) são os grandes diferenciais do tratamento na piscina e o fisioterapeuta que atua nesta área é obrigado a saber o que acontece quando imergimos no meio líquido. Especificamente neste caso, a pressão hidrostática reduzindo o edema, o calor, a turbulência e o empuxo serão os grandes aliados, permitindo exercícios de amplitude de movimento, fortalecimento, equilíbrio, coordenação e condicionamento sem dor ou com grau de dor reduzida e de forma precoce. Haverá melhora da vascularização local e diminuição do processo inflamatório. O quadríceps deve ser o principal grupo muscular em enfoque no trabalho de fortalecimento. Portanto é mais do que possível obter a melhora da dor ao movimento nestes casos e redução da creptação. Lembre-se apenas que a creptação pode existir também em decorrência de outras patologias do joelho.

3124. Tratamento de Polimialgia na Hidroterapia- 20/06/2007
Como posso tratar na hidroterapia? Iranice
Oi Iranice, vamos ver o que gentilmente nossa consultora Thaisa Infurna(currículo) nos retorna:
   Iranice, a palavra mialgia significa dor muscular, portanto polimialgia significa dor em vários músculos ou grupos musculares. Inúmeras podem ser as causas. A hidroterapia pode ser benéfica na redução da dor por melhora da vascularização local, diminuição da carga corporal e conseqüente trabalho precoce de ganho de amplitude articular, alongamento e fortalecimento tornando aquele grupo muscular mais funcional. Contudo é importante saber a causa do problema. Patologias como a síndrome pós-pólio (que geralmente cursa com fibromialgia), a fibromialgia, neuropatias, doenças neuromusculares degenerativas, doenças psicossomáticas, depressão e etc podem causar polimialgia e cada uma terá uma abordagem e eventualmente precisará de suporte de outras áreas da saúde para se obter sucesso. Deve-se tomar cuidado com a fadiga, em alguns casos. Enfim, corra atrás do diagnóstico preciso, pois há uma infinidade de exercícios que vc pode realizar na água. Atividades livres utilizando a resistência da água, técnicas de relaxamento como o watsu e ai-chi, uso de espaguetes, flutuadores, step e etc. Você poderá encontrar alguns artigos na internet. Aconselho o site da bireme: www.bireme.br. Espero ter ajudado.


3125. Desvios posturais X Pilates - 20/06/2007
gostaria de saber mais sobre o método Pilates ? Desvios posturais X Pilates , será que
melhora ? Hugo Mesquita
Oi Hugo Mesquita, vamos ver o que gentilmente nossa consultora Profa. Esp. Fabiola Fernandes(currículo) nos retorna:
   O Pilates é um método que enfatiza a consciência corporal e a correção de postural durante a realização dos exercícios, consequentemente não há dúvida que melhora os desvios posturais possíveis de correção.

Participa conosco também o consultor Prof. Esp. Frederico Dagnese(currículo) que gentilmente responde:
   O principal foco do Método Pilates é postural. Com base em seus princípios e pela própria característica do método, seja no Pilates Solo ou com Equipamentos, as ações centram-se no fortalecimento do centro, também chamado de "power-house". Enfatiza-se o trabalho das musculaturas mais internas do corpo humano, as quais muitas vezes, seja em função de patologias ou por características inadequadas ergonomicamente de determinadas atividades do cotidiano do ser humano, acabam tendo alterado o seu comprimento natural, o que vem a causar os desvios posturais.
Sou membro da comissão de ensino da Associação Brasileira de Pilates e no site da mesma: www.abpilates.com.br no link condicionamento encontra-se alguns textos que escrevemos a fim colaborar a uma melhor compreensão das aplicações do método nas dimensões da atividade física. Abraço.

3126. Dormência na perna x Pilates - 20/06/2007
Estou com um problema de espondioliostese de L5 sobre VT radiculopatia de L5 e lombociatalgia. Realizo pilates atualmente, só que os sintomas de dormência na perna e pé direito está muito forte. Quero saber se devo continuar fazendo pilates? Regina Azolin
Oi Regina, infelizmente a questão não deve ter vindo a tempo, mas a título de informação vamos ver o que gentilmente nossa consultora Profa. Esp. Fabiola Fernandes(currículo) nos retorna:
    O profissional que te acompanha é melhor profissional para orientá-la, pode continuar fazendo Pilates, enfatizando o fortalecimento abdominal, alongamento da musculatura da coluna e de membros inferiores, com diminuição na sobrecarga lombar e membros inferiores.

Participa conosco também o consultor Prof. Esp. Frederico Dagnese(currículo) que gentilmente responde:
    Pode sim continuar a fazer Pilates, desde que se evite movimentos de hiperextensão do tronco e consequentemente a compressão do nervo, por meio do pinçamento. Abraço

3127. Como é feito a ressíntesse do ATP e sua sustentação na presença de Ácido Lático- 20/06/2007
Gostaria de saber como é feito a ressíntesse do ATP? E como faz para sustentar o exercício na presença de ácido lático? Gostaria de saber também se vocês não sabem algum artigo sobre Acido latico com correlação a suplementação . Desde ja agradeço.Abraço. Mahyna
Oi Mahyna, vamos ver o que gentilmente nosso consultor Prof. Jorge Rodrigues Farias(currículo) nos retorna:
   O ATP libera enérgia que movimenta todos os processos orgânicos. A sua ressíntese depende do sistema utilizado ou da duração da atividade física. No sistema anaeróbico alático, como as rezervas intracelular de ATP são muito reduzidas, o funcionamento celular, exige a existência de mecanismo biológicos de repotencialização das moléculas de ATP no próprio local sem apresença de oxigênio e nem o surgimento de ácido lático.O ATP é repotencializado em um curto espaço de tempo para atender as altas demandas de energia, obrigando o organismo a utilizar tranferência de de energia química de outro composto fosforado de alta energia a fosfocreatina (CP) catalizado pela presença das enzimas fosfocreatina quinase (CP quinase). O excesso de ADP pode reconstituir o ATP com influência da enzima mioquinase. A fosfocreatina e o ADP ao se partir dividi-se em creatina e o fósforo inorgânico liberando energia e essa energia irá reciclar o ATP. Já no sistema anaeróbico lático sem presença de oxigênio e o pruduto final o ácido lático, esse processo é mais complexo e requer doze reações químicas independentes e seqüenciais para sua concretização. O glicogênio para ser utilizado no ciclo de Embden-Meyerhof deve se defosferilizar para se tranformar em glicose 6-fosfato e, com isso, permitiro ganho de mais um mol de ATP. Os niveis de glicose no músculo diminui ao esforço físico, duas enzimas, a fosforilase e a fosfofrutoquinase, provocam a saída da molécula de glicose do glicogênio e a a lançam nas reações do ciclo da glicólise anaeróbica ou sistema anaeróbico lático. Todas essas reações químicas ocorrem no citoplasma, fora das mitocôndrias (McArdle Katch & Katch). A limitação de produção de energia nesse sistema ocorre pelo acúmulo de ácido lático no sangue e nos músculos. Segundo Mathews, "a transformação de 1 mol de glicogênio (180 g) em 180 g (1 mol) de ácido láticoproduz energia suficiente para ressíntese de 3 moles de ATP.No entanto, durante o exercício exaustivo , os músculos e o sangue só conseguem tolerar o acúmulo de aproximadamente, 60 a 70 g de ácido lático antes de surgir a fadiga. Com isso fica limitado a duração de exercício superior a 180 segundos é quando o sistema está sendo exigido o máximo. O treinamento deverá ser especifico de resistência forçando o organismo trabalhar em acidose.

Veja também a participação de nossa cara consultora Profa. Msda. Iara dos Santos da Cruz(currículo):
    Querida Mahyna, A ressíntese do ATP é feita pela enzima CREATINAQUINASE (CK) como pode ser melhor explicado neste esquema:
CP+ ADP + Pi___ (CK)___ ATP + C + Pi. sendo CP = fosfocreatina, ADP= adenosinaDifosfato (resultado da quebra do ATP), Pi= fósforo e C=creatina . Mas o ATP pode ainda ser sistetizado exclusivamente pelas moléculas de ADP por outra enzima: a Mioquinase (MK), melhor explicado neste esquema:
ADP + ADP___(MK)___ATP+ AMP, sendo AMP= AdenosinaMonofosfato. E quanto a sua segunda pergunta, o ácido lático é um subproduto das reações químicas ocorridas no sistema anaeróbio lático (glicólise) e também é utilizado como fonte energética. Para os artigos, procure os especialistas em nutrição esportiva, acredito que eles possam melhor te servir. Obrigada, Profa. Mst. Iara Cruz.

3128. Processo neurofisiológico do último atleta na prova de revesamento 4 x100- 23/06/2007
Partindo do princípio que todo estímulo leva a uma resposta, como ocorre o processo neurofisiológico do último atleta na prova de revesamento 4 x100 (atletismo) a partir do recebimento do bastão? Ana Carolina Ribeiro Cardoso

Oi ana, vamos ver o que gentilmente nosso consultor Prof. Jorge Rodrigues Farias(currículo) nos retorna:
    Partindo do princípio que é uma prova anaeróbica alática, ele deverá estar preparado não só físicamente mas psicologicamente para a prova. Deverá estar bem sincronizada a passagem do bastão, e manter a estratégia montada pela equipe.

Veja também a participação de nossa cara consultora Profa. Msda. Iara dos Santos da Cruz(currículo):
    Querida Ana Carolina, O processo neurofisiológico ocorre durante todo o tempo de prova, desde o primeiro atleta ao último integrante da equipe. Este processo envolve o Sistema Nervoso Central (SNC), o sistema hormonal e o sistema neuromuscular. Desde o momento em que o atleta está posicionado, o SNC já está enviando uma mensagem ao sistema hormonal que já solicita que alguns hormônios sejam secretados, tais como a efedrina e o cortisol. A partir deste primeiro comando, a musculatura precisa estar pronta para a corrida, neste instante, alguns músculos já estão sendo recrutados através do envio de estímulos nervosos conduzidos até o músculo. Após estes fenômenos, os movimentos ocorrem auxiliados pelo Sistema Nervoso Autônomo (SNA) que já tem o padrão motor do movimento "gravado", levando assim a execução automática. Obrigada pela sua pergunta. Profa. Mst. Iara Cruz.

3129. Como posso medir a sensação de prazer?- 23/06/2007
Como posso medir a sensação de prazer, endorfina, Beta endorfina ? tem alguma forma de amanese? Estou estudando o assunto ... desde já agradeço. José Gustavo

Oi José, vamos ver o que gentilmente nosso consultor Prof. Jorge Rodrigues Farias(currículo) nos retorna:
   Nós sabemos da ação da endorfina no organismo e potencializada pela Beta endorfina, mas as pesquisas ainda estão em andamentos. Consulte o site www.abc.esp.br Associação brasileira dos corredores.
Questão aberta para especialistas com sugestão de pesquisa: contato

Veja também a participação de nossa cara consultora Profa. Msda. Iara dos Santos da Cruz(currículo):
   Estimado José Gustavo. Para medir qualquer hormônio, exames laboratoriais específicos devem ser feitos. Não há formas indiretas de medida validadas. Caso você precise falar mais sobre pesquisas que envolvem hormônios, mande-me um email: iarascruz@hotmail.com e conversaremos melhor. Obrigada pela sua pergunta. Profa. Mst. Iara Cruz.

 

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