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Dom, 6/12/09 18:56

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68. Exercício na Promoção da Saúde - 12/08/00
O que vocês sabem sobre Exercício Físico na promoção da saúde? Vocês tem conceito de saúde? De exercício físico? Podem me indicar bibliografias para encontrar mais sobre o assunto? Desde já agradeço - Claudia - estudante de E.F.

Segundo Williams, Melvin, no livro Nutrition For Fitness and Sports, o treinamento esportivo ou exercício físico pode melhorar a qualidade de vida e saúde dos indivíduos, trazendo benefícios em peso corporal, força muscular, endurance e flexibilidade adequados.

Segundo Public Health Service dos E.U.A, existem várias formas de se promover a saúde dos indivíduos, uma delas é o Exercício Físico. É considerado como exercício físico, qualquer movimento executado que provoque uma contração muscular com gasto de energia, podendo ser classificada como, atividades estruturadas e não estruturadas.

As não estruturadas,são aquelas executadas no dia-a-dia como caminhar, subir escadas, pedalar, dançar, cuidar do jardim, afazeres domésticas, jogos ,etc... Tais atividades são classificadas como de baixa intensidade e são recomendadas,para prevenir doenças crônicas como as do coração. A ACSM e American Heart Association reconhecem o valor dessas atividades como promotoras da saúde e bem estar físicos.

As atividades estruturadas, chamadas de exercícios propriamente ditos, são aquelas programadas previamente com o intuito de melhorar o condicionamento geral do corpo. Segundo o ACMS, o exercício é impressindível para a promoção da saúde e ,a sua falta, pode gerar inúmeros problemas à saúde como: pressão alta, fraqueza geral, ineficiência cardíaca, envelhecimento precoce, flacidez muscular, falta de flexibilidade , etc.

Segundo Morgan, o exercício está relacionado ,também, com o bem estar mental e emocional, reduzindo o estresse ,depressão e ansiedade nos indivíduos.

Assim, o papel do exercício é prevenir doenças crônicas ,bem como , diminuir seus fatores de risco nos indivíduos praticantes.

Claudia, poderá consultar livros como:
* Exercícios na Saúde e na Doença - Pollock, M.L e Wilmore, J.H.
*ACMS's Guidelines for testing and prescription - Williams & Wilkins. (guida do colégio americano de medicina esportiva)
Boa sorte !

69. Culto ao Corpo e Tratamentos Milagrosos - 14/08/00
Gostaria que me mandassem materiais sobre o culto ao corpo e o que as pessoas são capazes de fazer para obter um corpo perfeito imposto pela mídia. Márcia Eugênio - Estudante

Atualmente Márcia, a mídia tem exercido uma forte influência sobre o protótipo de beleza corporal . Infelizmente as pessoas têm se preocupado mais intensamente com o visual, que com a saúde propriamente dita. Indivíduos, para obterem maior prestígio e aceitação social ,através da beleza, buscam qualquer coisa para obterem um corpo "sarado" ,pelo menos, próximo do que seus ídolos da televisão são na realidade.

Principalmente as mulheres, ao invés de procurarem um profissional competente para o aconselhamento, preferem seguir caminhos mais "rápidos e sem sofrimento", colocando em risco a própria saúde ao seguir modismos adotados pela mídia e divulgações em revistas femininas.

Abaixo selecionamos algumas dessas " loucuras":

* Aparelhos de estimulação elétrica (como o da propaganda da feiticeira)-clique para obter informações;

* Correr ou praticar atividades físicas totalmente agasalhados ou cobertos com vestimentas de plástico -Clique para obter informações ;

* Cintas compressoras ou bandagens frias e quentes : A gordura é compressível, segundo o prof. Dr.Emerson S.Garcia,isto é, pode ser comprimidas (reduzindo o volume) por algum tempo. Assim, o uso das cintas apertadas, ou de bandagens, irá dar uma impressão que a pessoa emagreceu, pois, as "medidas"(circunferências das áreas comprimidas) diminuem temporariamente. Estas "medidas voltarão aos valores anteriores a compressão em algumas horas.

* Dietas com restrição de carboidratos ou de jejum completo:
São as mais comuns na atualidade, como as sopas milagrosas, dietas da lua, dietas do abacaxi, dieta da carne etc.. Elas recebem , segundo o mesmo autor citado acima, as mais diferentes denominações e que se revesam aparecendo periodicamente, principalmente nas revistas femininas e têm sido combatidas pelas importantes organizações profissionais de médicos, fisiologistas e nutricionistas de países desenvolvidos, por serem potencialmente perigosas para a saúde, além de não serem muito eficazes na redução da gordura corporal. Todas estas dietas são cetônicas e , portanto, produzem uma grande perda de peso corporal em um período muito curto (ver Recomendações do A.C.S.M. para Programas de Perdas de Peso:

Estas dietas que prometem uma perda de peso de 5-10 kg em 10 dias não informam que:

* a perda de peso se deve principalmente a desidratação que acompanha eliminação dos corpos cetônicos através da urina e que estes corpos cetônicos sobrecarregam os rins, podendo levar a uma insuficiência renal e ainda que elas levam a uma redução da massa magra corporal (músculos).

* As dietas cetônicas podem provocar disfunções hepáticas e muitas delas , já comprovadas, provocaram a morte de pessoas nos E.U.A; podem ainda provocar hipoglicemia acompanhada de dores de cabeça e fraqueza geral e desencadeam deficiências orgânicas variadas.

O mais importante , contudo, é que a grande maioria das pessoas que perdem peso através de dietas, mais cedo ou mais tarde tornam a ENGORDAR, causando o efeito YO - YO. Raramente uma pessoa obesa emagrece com dieta e mantém-se magra, a não ser que ela inicie um programa orientado de exercícios físicos.

*Cremes e soluções emagrecedores:

Por sorte nenhum destes métodos provoca danos a saúde, se bem que afetam o orçamento de muitos inutilmente. Não existe nenhuma evidência científica de que a obesidade possa ser tratada usando estes métodos, se bem que alguns deles mais especificamente as técnicas que usam calor e frio como "forninhos" e "bandagens" se fundamentam em fenômenos fisiológicos conhecidos.

* Uso de Drogas:

Várias drogas são usadas pelas pessoas para o tratamento da obesidade, entre elas estão as anfetaminas, a cafeína e os hormônios tireoideanos. As anfetaminas são estimuladores do Sistema Nervoso Central e agem como anoréticos, inibindo a fome. Os hormônios da tireóide, principalmente a triidotironina (T3) estimulam o metabolismo.

As anfetaminas podem causar dependência física e psíquica além de provocarem dores de cabeça, vertigem e dificuldades de concentração.

Os hormônios tireoideanos quando ocorrem em excesso no nosso corpo produzem efeitos cardiotóxicos e podem levar a pessoa a ter problemas cardíacos. Esses hormônios são proibidos nos estados unidos para o emagrecimento.

A cafeína também é estimulante do SNC, e além de aumentar a capacidade de trabalho dos indivíduos, também aumenta a utilização de lípides durante o exercício, mas ela pode causar uma grande perda de urina . É bom lembrar que o Comitê Olimpico Internacional proíbe a ingestão de cafeína.

* Excesso de Atividades Físicas:

Certos indivíduos quando se deparam com seu excesso de peso, buscam acabar com o problema em doses cavalares passando várias horas em academias, clubes ou até em casa, praticando o quanto podem atividades físicas ,desejando obter os resultados da noite para o dia.

É importante lembrarmos que um peso saudável não se consegue com "tratamentos de choque" ,mas ,assim como a dieta,a longo prazo mudando hábitos de vida ,tentando obter da atividade física muito mais que resultados ,mas, satisfação pessoal e alegria de viver.

Entre métodos de emagrecimento que são oferecidos por clínicas e spas, poucos são os que realmente funcionam, mais especificamente a dieta e a atividade física. O uso de drogas não é um método seguro, devendo ser usado somente em casos especiais, e de preferência em hospitais, sob constante supervisão médica. Um abraço e boa sorte !

70. Educação Física é uma ciência? - 18/08/00
Durante uma aula de sociologia no curso de Ed. Fisica, o professor afirmou que:" A Educação fisica é uma ciência". Porém, uma outra professora de fisiologia disse que a Educação Fisica "Não é uma ciencia, ela poderá vir a ser". Gostaria de saber se a Ed. Fisica é ou não uma ciência? Francisco M. Lima -estudante.

Olá Francisco, foi elaborado pela Féderation Internationale d'Education Physique (FIEP) , o mais antigo órgão internacional que trata da Educação Física e tem sido o maior palco de debate sobre ela desde a fundação, um Importante documento ,o MANIFESTO MUNDIAL DA E.F - FIEP 2000, que amplia o conceito da E.F depois de entendê-la como direito de todos. Ele mostra que a E.F. , além das interdependências com a educação, será uma educação pra a SAÚDE E PARA O LAZER, através do desenvolvimento de estilos de vida ativos das pessoas. Este importante documento foi entregue a CREF/RS (Conselho Regional da E.F. Região sul) a fim de divulgá-lo no brasil.

Segundo o manifesto, a Educação Física foi definida como "o elemento de Educação que utiliza, sistematicamente, as atividades físicas e a influência dos agentes naturais: ar, sol, água, etc. como meios específicos", onde a atividade física é considerada um meio educativo privilegiado, porque abrange o ser na sua totalidade. A (unesco/1976) define como "O elemento fundamental da cultura pelo qual se age na formação integral de crianças, jovens e adultos na perspectiva da Educação permanente" e que ela constitue num fator de equilíbrio na vida das pessoas , expresso na interação entre , o espírito e o corpo, a afetividade e a energia, o indivíduo e o grupo, promovendo a totalidade dessas pessoas; Que a E. F. pode desenvolver habilidades e conhecimentos em atividade física e esportes para uma efetiva participação no trabalho, vida familiar e no tempo de lazer; Que ela envolve ao mesmo tempo "Aprendizagem para o Movimento"e "Movimento para a aprendizagem"; Que ela ainda pode relacionar-se com a estética, terapias, práticas de sobrevivência e outras perspectivas;... Entre outras opções, o conhecimento necessário para as práticas corporais e esportivas, como atividades de lazer ativo ao longo de suas vidas;

A Educação Física ainda foi discutida como componente prioritário do processo de Educação e perspectiva de Educação continuada, como E.F. na escola e seu compromisso com a qualidade, E.F. como Educação para a saúde, como E.F. para o lazer, como meio de promoção cultura, com sua relação com o esporte, com o turismo, como cultura da paz, como responsabilidade diante do meio ambiente e ainda A EDUCAÇÃO FÍSICA E A NECESSIDADE DE UMA CIÊNCIA DE SUSTENTAÇÃO, ou seja, a UNESCO/1978, estabelece que "a investigação e a avaliação são elementos indispensáveis no desenvolvimento da E.F. e do esporte". A MINEPSII/ Moscou/1988, reconhece a importância da Ciência do Esporte e o apoio à mesma, estimulou os governantes para que prestem maior apoio à investigação científica na esfera da E.F e do esporte. No XVIII Congresso Panamericano de E.F no Panamá, defendeu a criação de bases de dados que facilitem o trabalho e investigação de profissionais de área de E.F, e que os países das Américas devem estabelecer seus modelos conceituais resultantes das pesquisas e das avaliações; que todas as áreas de atuação e conhecimento, inclusive a E.F. necessitam de estudos científicos que permitam avanços e aperfeiçoamentos a cada momento dos seus processos históricos; Que a Educação Física pelas suas conexões com outras áreas, pode ser entendida como um campo de saber interdisciplinar, o que de fato aumenta muito suas possibilidades de ser influenciada pelo avanço dos conhecimento em outras áreas.

A FIEP conclui que a E.F. como campo de atuação essencial para as pessoas, necessita que todos os organismos e instituições que a consideram como objeto principal, prossigam desenvolvendo eventos e estudos que permitam uma sustentação científica para a ação dos profissionais nela envolvidos.

Ok Francisco, foi o que nossa equipe conseguiu, o Manifesto Mundial da E.F 2000,é a mais recente fonte de consulta sobre E.F., esperamos que você chegue a uma conclusão sobre os conceitos. Um abraço.

71. Engrossar a Cintura - 22/08/00
Antes de fazer minha pergunta, gostaria novamente de parabenizar vocês por este site! A cada dia que passa, este se mostra mais dinâmico e interessante! Agora vamos à pergunta. Gostaria de saber se os abdominais laterais realizados com peso engrossam a cintura? Caso, a resposta seja não, o que devo fazer para engrossar esta parte? Cleuton - Analista de Sistemas

Olá Cleuton, agradecemos pela sua participação mais uma vez e também pelos elogios.

Bom,você nos pergunta sobre um certos abdominais laterais, embora, não tenha descrito detalhadamente o exercício, vamos esclarecer sobre alguns pontos. A lateral do tronco é coberta por dois músculos distintos chamados, OBLÍQUO INTERNO E EXTERNO. Eles em conjunto atuam como rotatores do tronco. A rotação do tronco para o lado de um oblíquo externo é auxiliada pelo oblíquo interno oposto. O Oblíquo Externo cobre a região anterior e lateral do Abdômem enquanto o Oblíquo Interno é recoberto pelo Externo mas suas fibras cruzam-se com as dele.

Para ativar o Obliquo Externo do lado direito e o Obliquo interno esquerdo,por exemplo, basta fazer uma flexão do tronco combinada com a rotação , ou seja, por exemplo, deitado , de costas, joelhos fletidos, com a mão esquerda apoiada no solo e a direita apoiada na nuca, levar o cotovelo direito em direção a cintura do lado esquerdo levantando o ombro do chão. Outro Exemplo, exercício em pé com um halter na mão esquerda ou resistência na polia, fazer uma inclinação lateral para o lado direito, trabalhando os músculos laterais, Obliquo interno direito e Externo Esquerdo. Complicado!!! bom parece ser ,mas,é importante saber que inclinando lateralmente com sobrecarga vai estar trabalhando tais músculos laterais. Lêmbre-se de manter uma postura adequada sem hiperextensão das articulações.

Você ainda nos pergunta se vão engrossar a cintura. Segundo Mcardle e Katch, 1992, quando músculos são submetidos a uma sobrecarga se fortalecem, normalmente se hipertrofiam ou aumentam de volume. Esse processo implica uma maior síntese de proteínas com subsequente espessamento das miofibrilas, proliferação de células do tecido conjuntivo e um aumento no número das células satélites que circundam a fibra. Portanto, se você está empregando nos seus exercícios de musculação uma sobrecarga para hipertrofia em torno de 60% a 90% da carga máxima e executando séries com repetições de 7-12, provavelmente, obterá bons resultados. Mas , é claro que estará sujeito a diversos princípios como da continuidade de treinamento, individualidade (cada um responde de uma forma) etc... Mas lêmbre-se, este esclarecimento não tira a necessidade de você buscar um prof. de E.F. qualificado para aconselhá-lo e acompanhá-lo individualmente. Boa Sorte !

72. Estresse e Educação Física - 27/08/2000
Caros amigos da Cooperativa do fitness,quero parabenizá-los pela página. Ela é uma referência aos estudantes da área da Educação Física, aos profissonais e a todos que se interessam por ela. Tenho procurado há muito tempo sites na net sobre fitness, e o melhor que eu vi até agora sem dúvida foi este. Bem elaborado, completo, científico. Parabéns. Sou estudante do 4º sem. e gostaria de pedir informações sobre estresse, e como a Eduçação Física pode auxiliar na regulação dele. Muito Obrigado e mais uma vez parabéns. Alexandre-Piracicaba-S.P.

Olá Alexandre, nossa equipe agradece os elogios e espera que continue participando de nossa página, não só pesquisando, mas contribuindo também, seja bem vindo !

Segundo Nitsch, 1987, do ponto de vista psicológico, o estresse surge quando a manutenção ou a recuperação de uma situação favorável se apresenta ameaçadora. Neste contexto, as capacidades e possibilidades pessoais de ação são vivenciadas como ameaça ou prejuízo físico, psíquico ou social.

Segundo Gabler, 1987, o estresse psico-físico como: uma exigência psíquica e/ou carga física , a qual é vivenciada como uma carga intensa, e que conduz a reações específicas de defesa para dominar a situação ameaçadora.

No Livro Psicologia do Esporte - teoria e aplicação prática,1992, Dietmar Samulski descreve sob o ponto de vista psicológico que existem 3 acontecimentos que têm uma relação recíproca, quando estamos em estresse:

1. Uma determinada situação de vida , na qual o indivíduo se encontra;
2. A tentativa de dominá-la, de se adaptar a ela ou modificá-la;
3. O surgimento de uma determinada disposição psico-física que resulta de acontecimentos inesperados (ex: fraturas, competições e suas possíveis consequências).

Segundo Samulski, existem regras básicas para controle do estresse veja abaixo:

*Evite que o estresse se desenvolva de forma exagerada;
*Quando você se encontrar em situação de estresse, aprenda a controlá-la;
*O estresse não precisa sempre ser considerado negativo (O estresse pode representar em determinadas situações um desafio positivo que conduz a melhores resultados , no esporte, em competições por exemplo).

NO livro, A Linguagem da Saúde, Jacques and Py, descrevem 3 fases do estresse:

1.Reação de Alarme: tendo como sintomas a dilatação do córtex supra-renal, a atrofia dos órgãos linfáticos e a aparição de úlceras no intestino. Esta reação expressa a resposta do organismo a uma agressão e representa uma mobilização total das forças de defesa.
2. Fase de Resistência: consiste numa segunda etapa de luta do organismo contra o agente agressor contínua a qualquer agente nocivo. Este estágio, desenvolve a luta contra a agressão de forma mais branda , tendo em vista a necessidade de preservar a energia corporal.
3.Fase de Exaustão: Reaparecem os aspectos iniciais da síndrome, acompanhados de sintomas de envelhecimento prematuro, que refletem o desgaste a que foi submetido o organismo.

O autor ainda acrescenta que é necessário se compreender que para a sobrevivência o estresse do cotidiano não é ruim em si, pois todos os seres vivos a ele estão submetidos e ele representa uma manisfestação de vida do organismo em suas interações com o ambiente. Apenas quando existe excesso de estresse e uma extensa continuidade desta condição é que se qualifica o estresse como negativo. Existem 2 tipos de estresse: endógeno (interno, depende do tipo de comportamento da pessoa) e exógeno (externo vindo de circunstâncias vividas, sendo que muitas delas são criadas pela própria pessoa ).

Exemplo de acontecimentos exógenos e pontuação segundo Dr. Thomas H. Holmes:

Morte do cônjuge..............................100 pontos
Divórcio.............................................73
Separação judicial..............................65
Prisão................................................63
Morte de familiar próximo....................63
Casamento.........................................50
Demissão...........................................47
Reconciliação ....................................45
Aposentadoria....................................45
Gravidez............................................40
Mudança de trabalho...........................39
ETC...

A Administração do Estresse
Jacques e Py, 1998

1. Planejar-se com antecedência, contando com as dificuldades de trânsito, para não fazer como pessoas que acabam marcando mais compromissos do que podem realizar;
2. Saber dizer não, principalmente para si mesmo;
3. Parar de tentar fazer tudo ao mesmo tempo;
4. Lembrar que o exercício físico tem um poder fantástico de relaxamento , por estimular a produção de ENDORFINAS;
5. Evitar se apressar, chegar antes da hora marcada nos encontros, levar algo para ler ou fazer enquanto se espera , para aproveitar o tempo e não sentir desperdiçando-o;
6. Tentar descobrir o que mais gera tensão e evitar;
7. Zelar pelo futuro. Não aceitar compromissos e incumbências desagradáveis , ter cuidado com a aceitação dos compromissos futuros;
8. Administrar a Inveja, pois ela causa o estresse;
9. Evitar a companhia de pessoas de que não se gosta, principalmente parentes desagradáveis;
10. Tirar férias regularmente;
11. Fazer o balanço do dia, observando que por vezes as pessoas exageram a importância , a urgência e a imprescindibilidade de certas providências;
12. Controlar a raiva, tentando ver o ponto de vista do outro;
13. Sempre se perguntar se é preciso ser tão competitivo, tão bem-sucedido. É importante ver de onde vem a cobrança de resultados positivos em todas as áreas da vida;
14. Procurar ter respouso suficiente, dormir bem é fundamental;
15. Lembrar-se de que, se relaxar o corpo é tão bom e saudável para o organismo , para a mente também deve ser (existem várias técnicas de relaxamento como a meditação e massagens terapêuticas como o shiatsu e Watsu ) .

Abaixo poderá ainda pesquisar:
http://www.efdeportes.com/efd12/benno.htm
http://www.saudetotal.com/vasculab/stress.htm

Um abraço e boa sorte !

73. Educação Física para 3º idade - 29/08/00
Preciso de modelos de projetos para dar aulas de Ed.fisica em condomínios para 3ºidade e afins. Flávio - prof. E.F.

Olá Flávio, Segundo Robert Bauer,"A terceira fase da vida não é um parque de estacionamento, porém , uma fase de vida própria, ou - para ficar na comparação - um cruzamento para mudança de direção".

A Educação Física traz inúmeros benefícios ao indivíduo nesta fase, retardando o processo de envelhecimento humano, mantendo sua produtividade social. A produtividade nesta fase está modificada pelas condições materiais, físicas e financeiros precários da maioria dos idosos, pelas carências afetivas e pela maior ênfase dada ao campo espiritual, o que faz estabelecer novas relações de trabalho e formar nova conceituação de atividade produtiva nesta faixa etária. Já existem vários profissionais, dentre eles o Educador Físico , contribuindo para transformar a realidade deste grupo social .

Os projetos desenvolvidos em comunidades, condomínios, clubes e centros religiosos demonstra que há ainda muito o que fazer no sentido de esclarecer , informar, pesquisar, atuar e integrar o idoso na sociedade. O início de uma tomada de consciência profissional e humana junto a esse novo grupo social exige sensibilidade, competência profissional, conhecimento e disponibilidade para agir, pois , a E.F. na terceira idade já constitui uma marcante realidade no mundo em que vivemos principalmente porque estima-se que em 2025, haverá mais de 30 milhões de idosos no Brasil , segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia.

Segundo GUERRA, 1988, atividades recreativas são aquelas acima de tudo prazeirosas e criadoras para que o indivíduo possa melhor ocupar o seu tempo livre. Devem atender aos diferentes interesses das diversas faixas etárias e dar liberdade de escolha das atividades para que o prazer seja gerado . No caso do idoso , tenha o objetivo principal de contribuir para que as pessoas se integrem ao meio social onde vivem, segundo seus interesses e necessidades motoras, intelectuais e afetivo-sociais. Devem ser prazeirosas, desinibidoras, interessantes, capazes de ampliar as relações sociais e facilitar o convívio de pessoas que se identificam na participação do programa.

O trabalho do prof. de E.F. nesta faixa da população exige que uma série de preconceitos sejam revistos e que se respeite as limitações a que estão submetidas as pessoas que se encontrem na terceira idade.

Algumas sugestões:

1. Expressão corporal : (melhora a comunicação entre os seres humanos) ex: teatro e musicais .
2. Ginástica e hidroginástica (menos risco e mais indicado): expande e concientiza os conceitos salutares e amor próprio; além de desenvolver flexibilidade, coordenação,equilíbrio, ritmo,resistência aeróbica, anaeróbica, muscular localizada e relaxamento.
3. Jogos: Proporciona alegria e prazer de viver. Desenvolve a coordenação, tomada de decisão, desinibição e interação social. (bingo, baralho, jogos populares,etc)
4.Caminhada, passeios ecológicos e acampamentos: proporciona exercício moderado , maior contato com a natureza e sociabilidade de grupo.
5.Danças folclóricas e de salão: é a preferida dos idosos. Envolve recordação e apresenta uma grande riqueza de gestos e movimentos, trazendo inclusive benefícios físicos.
6.Gincanas: atividade recreativa que desenvolve a integração e socialização .
7.Esportes: Práticas físicas competitivas tendo como objetivo socialização de grupo e performance física.
8.Atividades Ritmicas: brinquedos cantados, serestas, bandinhas e escolas de samba- Podendo integrar com a dança.
9.Atividades Artísticas: forma de educar através da criatividade despertando a atenção do idoso para fatos que estão acontecendo dando oportunidade de expressão de sentimentos (pintura, cerâmica,bordados,etc)
10. Passeios em grupo : viagens, passeios para eventos, cinema, teatro etc..
11.Festas religiosas ou datas especiais: o idoso tem oportunidade de criar e executar projetos realizando seus anseios. (aniversário, festa junina,campanhas para arrecadação com barraquinhas, etc)
12.Cursos de Informática: desenvolvimento intelectual.
13.Cursos de Teatro: desenvolve a criatividade, expressão corporal, melhora auto-estima e reduz a timidez.

Alguns livros: Ginástica , jogos e esportes para idosos - Bauer, R. Egler/ Reapropriação do corpo do idoso através das atividades recreativas - Britto, Carlos Roberto de / Educação Física Gerontológica -Santos, Rita Maria e Barbosa, Puga -

Abaixo sugerimos alguns sites que estão desenvolvendo projetos nesta área e alguns artigos,clique e pesquise. Boa Sorte e parabéns pela iniciativa ! Um abraço . Diana Primo

http://www.efdeportes.com/efd11/idosos.htm
http://www.aeb-brasil.org.br/idosos.htm (associação Evangélica Beneficente)
http://www.vitoria.es.gov.br/diario/arquivo/221099/diario17.htm
http://www.osa.org.br/sis/doiscorr.htm
htp://www.uva.br/terceiraidade/#CURSOS
http://www.prodam.sp.gov.br/guia/efederal/eturismo/teridade.htm
http://www.unati.uerj.br/arte/Coral.htm
http://www.geocities.com/Broadway/Alley/6471/
http://infosampa.prodam.sp.gov.br/ccsp/programa/Cc3idade.htm
http://www.uarte.mct.pt/sugestoes/terceira_idade.asp
http://www.starmodels-brazil.com/terceira_idade.htm

 

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