Home |CDOF Responde | Cadastro de Usuários | Cadastro de Consultores|


 

Sex, 19/12/08 21:40

PERGUNTAS E RESPOSTAS ANTERIORES AO CDOF RESPONDE
CONSULTORIA GRATUITA CDOF

Obs: para procurar pelo tema utilize o sistema de busca

993. Aparelhos Abdominais mostrados em propaganda- 06/04/2004
Gostaria muito de saber se aquele aparelho abdominal que a gente faz os exercícios sentada vendido pela polishop funciona realmente? Me parece que o aparelho se chama(ab swing). Gostaria ainda de saber qual de todos os aparelhos é o melhor? Maria Brandão
Olá Maria, recebemos uma contribuição para sua questão vinda do Prof. retorno do Prof. Luiz Carlos de Moraes (currículo), veja seu ponto-de-vista:
   Prezada leitora! De uns tempos pra cá, a quantidade de aparelhos para fazer abdominal ofertados na televisão prometendo resultados rápidos em pouco tempo é enorme. Todos prometem muito e não provam nada. Qualquer um desses aparelhos não surtem efeito sozinho, pois há a necessidade de exercícios aeróbios e de flexibilidade complementares além de orientação profissional (Nutricionista e Profissional de Educação Física).
   Não precisamos ser muito inteligentes para concluir que ninguém vai ficar com aquele abdome "sarado" dos modelos que aparecem vinculados à propaganda "SÓ" usando os tais aparelhos. Algumas pesquisas sérias entre elas feitas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS e Universidade de Brasília UnB, compararam através de eletromiografia a ativação dos músculos abdominais supra-umbilical, infra-umbilical e oblíquo externo constatando a mesma atividade elétrica nos grupos musculares usando ou não aparelhos. Outro álibi para não comprar.
   Os fabricantes alegam como vantagem, o conforto biomecânico. Entretanto, as pesquisas acima citadas mostraram que o músculo esternocleidomastóide, um músculo da região do pescoço, recebe a mesma intensidade de esforço que os abdominais. Logo, se o aparelho promete intensidade maior no abdome, não deveria forçar o pescoço.Como último álibi é preciso lembrar que os exercícios físicos visando qualidade de vida devem primar pelas habilidades motoras das atividades funcionais e o abdome tem uma importância muito maior na relação com a saúde do que com a estética por ser músculo postural. Quando usamos qualquer tipo de aparelho, em princípio, não exploramos os movimentos naturais.    Não que os aparelhos sejam totalmente inúteis, mas no caso em questão o custo benefício não compensa porque será em pouco tempo mais um encostado no porão ou quarto de "entulhos" junto com a bicicleta ergométrica que virou cabide. Das duas uma: ou a pessoa desiste ou, se tomar gosto, vai acabar fazendo muito mais e com orientação profissional...sem aparelho. Dê uma olhada em: http://www.noticiasdocorpo.com.br/ano3n035/materia.htm
Espero que a resposta atenda. Um grande abraço
Luiz Carlos de Moraes CREF1 RJ 3529

Leia mais:
Redução de gordura através dos exercícios aeróbios abdominais
Que tipo de abdominal dá melhor resultado?
Trabalho de íliopsoas nos abdominais
Será possível ainda eliminar a tão indesejada barriga?
Quais os efeitos (positivos e negativos) dos exercícios abdominais sobre a coluna ?


994. O Catabolismo e o Anabolismo - 06/04/2004
GOSTARIA DE SABER, COM DETALHES, COMO REALMENTE OCORRE O CATABOLISMO E O ANABOLISMO. EM ESPECIAL , NA MUSCULAÇÃO. ESPERO A RESPOSTA DE VOCÊS. MUITO OBRIGADO. *ESPERO QUE ESSE SITE CONTINUE POR MUITO TEMPO FAZENDO SUCESSO ! Afranio Dias
Oi Afranio agradecemos pelas boas energias para nosso site. Quem lhe retorna é nosso prezado colega Prof. Luiz Carlos de Moraes (currículo), veja o que ele diz:
   Prezado leitor.
Catabolismo - Processo metabólico destrutivo, por meio do qual células do organismo transformam substâncias complexas em outras mais simples.
Anabolismo - Conjunto de fenômenos bioquímicos que se processam no organismo vivo, destinados a regenerar, a partir de substâncias simples, a matéria viva que se gasta durante a fase catabólica do metabolismo, através das queimas respiratórias intracelulares. É por intermédio destas últimas que o organismo obtém a energia necessária ao seu funcionamento. O organismo se encontra num estado constante de síntese e degradação protéica chamado de turnover ou ciclo de proteínas. Grande parte desses aminoácidos gerados pela degradação são reaproveitados na síntese de novas proteínas mas o reaproveitamento não é de 100 %, e por isso, precisamos ingerir proteínas de forma exógena (alimentação). Nossa preocupação deve ser a de evitar um estado chamado de balanço nitrogenado negativo, que estaria associado a uma queda nos níveis de rendimento. Esse cuidado se daria não só pela ingestão protéica mas também de uma grande ingestão de carboidratos, reduzindo a participação protéica no fornecimento de energia a um mínimo. Na prática, o pessoal da musculação, ligado na hipertrofia, precisa aplicar a carga certa no momento certo e com descanso certo. Por assim dizer, ao aplicarmos uma carga provocamos um catabolismo para que o corpo no período de descanso reaja com uma supercompensação anabolizando o músculo. Existem duas formas, mesmo assim não totalmente confiáveis, de se ter a idéia aproximada da aplicação da nova carga: Uma é a avaliação subjetiva dor muscular tardia. Logo após o período agudo da dor, algumas horas depois uma nova carga pode ser aplicada. A outra forma é a medição de nitrogênio uréico em coleta de urina durante 24 horas. É de fácil aplicação mas claro, dá trabalho. A medição se baseia nesse processo de balanço nitrogenado, se for negativo identifica perda de proteínas não recuperada em função de uma carga mais forte, catabolismo. Se for positivo é sinal que houve o anabolismo. O catabolismo pode ocorrer em decorrência dos erros de treinamento. As situações de estresse, sejam físicas ou emocionais, liberam o cortisol, um hormônio das glândulas supra renais que contribui para a degradação do tecido muscular e desidratação dos músculos durante os exercícios.
   Bom, em linhas gerais é isso. Esse é um capítulo longo, muito amplo e para conhecimento mais aprofundado você tem que recorrer mesmo à literatura. Aí vai:

1) MCARDLE, William D., Katch I. Frank & Katch L. Victor. Fisiologia do Exercício - Energia, Nutrição e Desempenho humano - Ed. Guanabara Koogan S. A. - 4ª edição - Rio de Janeiro R.J. 1998.
2) WEINECK, Jürgen. - Biologia do Esporte. Ed. Manole Ltda. S.P. 1991.
3) ZATSIORSKY, Vladimir M. - Ciência e Prática do Treinamento de Força - São Paulo S.P. - Phorte Editora Ltda, 1999.
4) Espero que a resposta atenda.
Um grande abraço.

Leia mais:
Processo Bioquímico da Síntese Protéica no músculos após a musculação


995. Hipertrofia uma vez por semana, é válido?- 06/04/2004
Oi Tiago, para facilitar o entendimento vamos colocar abaixo de cada questão as respostas do Prof. Luiz Carlos de Moraes (currículo),
Posso obter resultados de hipertrofia muscular treinando (o músculo) uma vez por semana, ao invés de duas? Ex.: Peitoral só na segunda. Ao invés de segunda e quinta?
   Prezado leitor! Um é pouco, dois pode ser bom, três é bom, quatro pode ou não ser muito, cinco é muito e seis é demais em se tratando de pessoas comuns objetivando na musculação a qualidade de vida e atividades funcionais. De qualquer forma, a elaboração de um programa de musculação depende do resultado das avaliações funcionais, para quem é qual o objetivo do cliente.
Qual é a posição dos pés no exercicio "Leg press"? Paralelos ou abduzidos (respeitando o ângulo de torção do tornozelo) ?
Qual a angulação correta para exercícios abdominais, preservando a coluna? Tiago Moraes Mello
   Quanto a posição dos pés no "Leg Press", em princípio todo exercício deve partir considerando a posição anatômica. Qualquer variação seja de angulação ou posicionamento de segmento corporal, deve ter um princípio e um fundamento para quem é e o porquê. O mesmo vale para os abdominais. O tradicional visando fortalecimento da parte superior do abdome (supra umbilical), deve ser feito com as pernas flexionadas anulando a ajuda dos flexores de quadril, coluna lombar apoiada no solo e a flexão do tronco não deve passar dos 30º a 45º. Qualquer outra forma de abdominal deve respeitar o fundamento e a necessidade. Por exemplo. Atletas de luta podem ter a necessidade de fazer outros abdominais não tradicionais assim como iatistas. Enfim, depende para quem é e para que.
Espero que a resposta atenda. Um grande abraço.

Leia mais:
Quais os efeitos (positivos e negativos) dos exercícios abdominais sobre a coluna ?
Que tipo de abdominal dá melhor resultado?
Trabalho de ìliopsoas nos abdominais
Leg Press e Leg Master
Treinar uma vez por semana na musculação
O máximo de séries no treinamento de um grupo muscular por dia

996. Agachamento provoca lombalgias ?- 07/04/2004
O exercício de agachamento seja feito corretamente ou nao provoca lombalgias? Léo
Oi Léo, quem lhe traz esclarecimentos é o nosso Consultor Prof. Luiz Carlos de Moraes (currículo):
   Prezado Leitor! Você já deu a resposta. Corretamente não provoca lombalgias. Ou seja, todas as curvaturas naturais da coluna devem ser mantidas a fim de evitar aumento da pressão intradiscal. A retificação de qualquer uma das curvaturas da coluna pode representar uma diminuição da capacidade de dissipar forças verticais em até 50% (kapandj 2000).    Infelizmente, ainda existe em algumas academias, uma história de encaixa quadril que nada mais é do que uma mania pra tudo de fazer uma retroversão do quadril. Isso é aplicado somente para quem tem hiperlordose lombar. Assim mesmo, não significa retificar a coluna, e sim levá-la a uma posição que seria anatômica.

Fundamentação dos Ítens de Segurança na Execução do Agachamento
1) A carga deve estar devidamente ajustada ao cliente de tal forma que ele possa executar o movimento sem desequilíbrio e sobrecargas articulares.
2) Deve ser observado a flexão máxima do joelho até 90º evitando a projeção da tíbia sobre os ligamentos do joelho como resultado das forças vetoriais e do próprio fato dos pés, estando fixos no chão (cadeia cinética fechada) não facilitarem a rotação normal. (Rach / Burke 1977
3) Outro fato que justifica, é que essa articulação do joelho não executa um movimento de dobradiça pura e simples. O fêmur rola, desliza e gira sobre a tíbia (Lehmkuhl / Smth 1989).
4) Na fase negativa, flexão dos joelhos, deve-se evitar a projeção do joelho à frente aumentando o braço de alavanca. A força muscular do quadríceps a 90º é de 2,6 vezes o peso corporal podendo ser multiplicada na medida do aumento do braço de alavanca. (Wirhess 1986).
   Bom, na minha opinião particular o agachamento é um dos melhores exercícios, simplesmente por ser um dos gestos funcionais mais comuns a todos: sentar e levantar de uma cadeira.
Aí vai sugestão de literatura:
1) BRUNNSTROM, Signe - Cinesiologia Clínica - Ed. Manole Ltda. - 4ª edição - São Paulo
2) CAMPOS, Maurício de Arruda - Biomecânica da Musculação. Ed Sprint RJ 20
3) DELAVIER, Frédéric - Guia dos Movimentos de Musculação - Abordagem Anatômica. Ed. Manole 1ª Edição Brasileira, S.P. 2000.
4) FLECK Steven J. Fundamentos do Treinamento de Força Muscular - 2ª edição - Porto Alegre - R.S. - Editora Artes Médicas Sul Ltda - 1999.
5) KAPANDJI, A. I. (Ibrahim Adalbert) - Fisiologia Articular, 5ª edição - São Paulo Ed. Panamericana, R J, ed. Guanabara Koogan, 2000.
6) KENDALL, Florence Peterson e Elizabeth K. Mc Creary - Músculos Provas e Funções. Ed. Manole Ltda. 3ª edição, 1987.
7) ZATSIORSKY, Vladimir M. - Ciência e Prática do Treinamento de Força - São Paulo - S.P. - Phorte Editora Ltda, 1999.
8) Site www.noticiasdocorpo.com.br/ano1n019/materia.htm

Espero que a resposta atenda. Um grande abraço.

997. Aparelho Remo - 07/04/2004
Gostaria de saber quais os benefícios do aparelho doméstico chamado Remo e se o seu uso combinado com caminhadas e corridas pode ser considerado um bom exercício? Marilda Silva
Oi Marilda, quem lhe esclarece a dúvida é o Prof. Luiz Carlos de Moraes (currículo), veja o que ele nos explica:
   Prezada leitora! O remo é um ótimo exercício para os músculos das costas e cintura escapular. Por si só não é completo. O antagônico a ele são os destinados ao peito e deltóide porção anterior tais como o crucifixo, supino, voador e etc. Entretanto, combinado com caminhadas e corridas é muito bem-vindo. Procure incluir mais exercícios da ginástica localizada no seu programa.
Espero que a resposta atenda. Um grande abraço.

998. Flexão de braço - 07/04/2004
Gostaria de saber se as flexões de braço são exercícios eficientes para definição da musculatura dos membros superiores? Qual a postura correta para esse tipo de exercício? É um exercício saudável ou tem algum efeito negativo sobre a musculatura, ossos ou ligações? Ale
Oi Alê, quem lhe esclarece a dúvida é o nosso caro Prof. Luiz Carlos de Moraes (currículo), trazendo o seguinte:
Prezado leitor Flexão de braço é um ótimo exercício para o peitoral, deltóide anterior, tríceps e bíceps. Por si só não é completo e você precisaria incluir outros no seu programa. Espero que a resposta atenda.
Um grande abraço.

Leia mais:
Teste de R.M.L para Membros Superiores

999. Puxada alta por trás está condenada ?- 07/04/2004
Gostaria de melhores esclarecimentos sobre a coordenação da puxada alta por trás. É realmente condenável? E quem já o faz há cinco anos, por exemplo? Bruno Leonardo
Oi Bruno, veja o que diz o Prof. Luiz Carlos de Moraes (currículo):
   Prezado leitor! Não existe exercício inadequado. E sim pessoas que não podem fazer esse ou aquele exercício por ter limitações e ou lesões. A puxada por trás tem sido indevidamente condenada e acusada de ser responsável pela síndrome do impacto. Na maioria das vezes a lesão ocorre por prescrição da carga incoerente com o cliente e a não observância da prescrição de exercícios compensatórios tais como as remadas e suas variações destinadas principalmente a fortalecer os músculos do manguito rotator que entre as suas funções, uma, é de manter a cabeça do úmero girando corretamente dentro da cavidade glenóide. Para melhores esclarecimentos acesse:
www.noticiasdocorpo.com.br/ano2n016/materia.htm
Espero que a resposta atenda. Um grande abraço.

1000. Treinamento excêntrico na musculação- 07/04/2004
Hoje, existe um movimento em prol da utilização de métodos de treinamento com enfâse na fase excêntrica em exercícios de musculação (treinamento resistido).Qual a melhor fase para incluir esses métodos, como por exemplo o superslow? Quanto tempo devemos utilizar o método? E qual a melhor divisão de trabalho para esse tipo de treinamento? Marcelo Medeiros Martins
Oi Marcelo, vamos ver a opinião do nosso consultor Prof. Luiz Carlos de Moraes (currículo):
Prezado Educador! O método superlow é um dos que só devem ser aplicados em alunos avançados e como tantos, por si só não é completo. Dê uma olhada em:
www.noticiasdocorpo.com.br/ano1n001/materia.htm
www.noticiasdocorpo.com.br/ano1n013/materia.htm
www.noticiasdocorpo.com.br/ano1n019/materia.htm
www.noticiasdocorpo.com.br/ano3n006/materia.htm

Literatura:
1. DELAVIER, Frédéric - Guia dos Movimentos de Musculação - Abordagem Anatômica. Ed. Manole 1ª Edição Brasileira, S.P. 2000.
2. FLECK Steven J. Fundamentos do Treinamento de Força Muscular - 2ª edição - Porto Alegre - R.S. - Editora Artes Médicas Sul Ltda - 1999.
3. ZATSIORSKY, Vladimir M. - Ciência e Prática do Treinamento de Força - São Paulo - S.P. - Phorte Editora Ltda, 1999.
Espero que a resposta atenda. Um grande abraço.

CDOF: Segundo o Prof. Eder Lima, do Curso de Pós-graduação em Musculação da Universidade Veiga de Almeida, o trabalho excêntrico é extremamente desgastante e só pode ser aplicado em alunos avançadíssimos em nível competitivo e mesmo assim uma vez e só repetido após 5 ou 6 meses.

1001. Vegetariana com dificuldade de ganhar massa magra - 07/04/2004
Apesar de ter uma estrutura física legal, estatura acima da média, cintura fina, e pouca gordura abdominal, não tenho muita facilidade em definir e ganhar músculos(1.74, 65kg). Será pelo fato de eu ser vegetariana? Caso a resposta seja sim, gostaria de saber se deveria fazer uso de algum suplemento, por exemplo creatina, ou um outro qualquer, já que meu consumo de proteína é baixo. Apesar da mistura arroz e feijão já fornecer proteína, não sei se é suficiente, no meu caso parece não ser! Sem mais, obrigada pela atenção. Feline
Oi Feline, veja o que o Prof. Luiz Carlos de Moraes (currículo) lhe aconselha:
   Prezada leitora! Facilidade de ganhar mais ou menos músculos não está relacionada à alimentação, e sim a fatores genéticos. Quanto a sua dieta, o mais correto, já que você é vegetariana e pratica exercícios, é consultar um profissional de nutrição. Particularmente, sou de opinião que, pessoas normais que visam qualidade de vida nada substitui uma boa feira. Espero que a resposta atenda. Um grande abraço.
Leia mais:
A vantagem das carnes
O consumo de proteína na dieta de vegetarianos é suficiente para hipertrofia?
Vegetarianismo X Atividades físicas
Papel da proteína na nossa alimentação
Quantidade de proteína de alguns alimentos
Aprenda a calcular sua necessidade de proteínas
Dieta para ganhar peso
Quero ganhar peso !

1002. Exercícios livres x Máquinas - 07/04/2004
Queria saber se os exercícios feitos com barra livre, por exemplo o supino, e os exercicios feitos com máquinas, exemplo supino com alavancas, têm a mesma intensidade? Qual é o melhor para a hipertrofia muscular? Leon souza
Oi Leon, veja a opinião do nosso Consultor Prof. Luiz Carlos de Moraes (currículo):
   Prezado leitor! As máquinas de musculação oferecem basicamente duas grandes vantagem em relação ao peso livre: em primeiro lugar pode-se isolar com mais segurança um grupo muscular que se deseja trabalhar, inclusive com melhores posturas. As máquinas mais modernas, através de roldanas elípticas e ou contra-pesos, ajustam a resistência oferecida em cada ângulo articular em determinados exercícios. Isso porque hoje em dia os fabricantes se preocupam em projetar as máquinas baseado em estudos biomecânicos. Ou seja, não são só engenheiros que participam dos projetos e
sim profissionais especialistas em biomecânica, anatomia, ergonomia e, etc.
   Em segundo lugar, as máquinas possibilitam cargas muito maiores atendendo melhor os objetivos da hipertrofia. Os pesos livres oferecem a vantagem de recrutar, em determinados exercícios, grupos musculares menores para auxiliar, estabilizar e/ou equilibrar o movimento principal proporcionando harmonia muscular com menos tempo, desde que, a execução seja bem orientada. Na diferença de resultado, os dois tipos de treinamento cumprem bem os objetivos tanto de aumento de massa muscular como de Resistência Muscular Localizada. A diferença básica é que, quando se deseja hipertrofia máxima as máquinas são mais seguras. Com pesos livres esse objetivo fica limitado.
Dê uma olhada em: http://www.noticiasdocorpo.com.br/ano1n015/materia.htm
Espero que a resposta atenda. Um grande abraço.


1003. Aplicação do Watsu em atletas- 09/04/2004
Gostaria de saber se há alguma pesquisa realizada no qual eu possa consultar em relação a aplicação do watsu em atletas . Leandro (teco)
Oi Leandro, veja o que diz nosso consultor de Watsu Vinicius Ferreira Fracassio (currículo):
   Prezado Leandro, Desde da sua criação em 1980, os terapeutas em Watsu, vem buscando as adaptações e resultados para os diversos tratamentos e grupos de pessoas. Por síntese, posso falar que o Watsu estará facilitando todos os trabalhos terapêuticos que podem ser associado a água, já que através dos movimentos, atenção integral ao praticante e com a temperatura da água de 34ºC, o Watsu faz com que o ritmo da pessoa diminua pelo relaxamento muscular, facilitando uma organização mental e corporal. Mental através da "viagem" que as pessoas costumam relatar e corporal, através dos movimentos que o terapeuta aplica, obtendo o relaxamento muscular do praticante.
   Com relação a aplicação do Watsu em atletas, os resultados são ótimos, já que com uma série de sessões em associação com o preparo físico e com desenvolvimento do esporte realizado, o atleta terá um relaxamento profundo, permitindo ao corpo um momento de estruturação e organização de sua estrutura física (músculos e outros), o que por conseqüência faz com que o atleta venha ter um melhor preparo físico, como por exemplo: o fortalecimento, a tonificação muscular, o aumento de flexibilidade, aumento de amplitude de movimento que passam a ser mais efetivo (ganho de extensibilidade muscular) e desenvolvimento e ajuste do sistema e respiratório.
   O Watsu também obtém sucesso na reabilitação de pacientes com uma variedade de distúrbios neuromusculares e musculoesqueléticos, fibromialgia, tendinite, problemas posturais e enxaqueca.
   Além de todo beneficio físico obtido pelo o atleta durante e após as sessões, o Watsu estará trabalhando a mente do atleta permitindo que este venha ter um controle maior de suas ações mentais, controlando ansiedades, estresse, enxaquecas e auxiliando nas questões psicológicas que geralmente é feito em associação de um psicólogo.
   A respeito da existência de alguma pesquisa da aplicação do watsu em atletas, eu já não tenho essa fonte direcionada, fiz algumas buscas, pelo banco de dados dos artigos publicados na WABA (instituição de formação e publicação de assuntos referentes ao WATSU), e nada mais do que lhe informei acima, foi publicado em termos de pesquisa. Temos poucos Watsuterapeutas interessados em publicar pesquisas, então o recurso que poderia estar utilizando para realizar esse estudo é realizar uma pesquisas no livros e publicações sobre o WATSU (realização e benefícios ), associando com o material sobre o desenvolvimento do atleta, publicado pelas cadeiras de Educação Física e Fisioterapia, e associado a um terapeuta em Watsu, desenvolver esse estudo.
   Eu particularmente, tenho grande interesse no desenvolvimento do WATSU, em atletas, seja como mais um suporte de seu desenvolvimento físico e mental, como também em sua reabilitação.
Vinicius F. Fracassio

Veja o ponto de vista de nosso consultor Prof. Esp. Marcelo Roque(currículo):
    Prezado Leandro, Não existe nenhuma evidência científica de que Watsu possa ser trabalhado a nível físico com atletas trazendo algum benefício neste sentido, principalmente atletas de nível competitivo. Pelo contrário, apesar de se falar muito em alongamentos em Watsu na prática o que evidenciamos é um encurtamento muscular devido à falta de gravidade, principalmente na musculatura de postura. .Porém, após uma sessão de Watsu é mais fácil de se trabalhar o alongamento em solo. O que acontece provavelmente apesar de empírico é uma atuação em nível neurológico nos receptores de extenssibilidade (OTG).
    Existem estudos sendo feito com Watsu e dor tardia. Trata-se das dores causadas por micro lesões pós atividade física que tem sua maior intensidade entre as 24 e 72 horas iniciais (Artigo - Mecanismo envolvidos na etiologia da dor tardia – Valmor Tricoli). No entanto não existe nada comprovado.
    Watsu é uma atividade muito recente que necessita de muitas pesquisas, já que é indubitável os benefícios que traz.
    Por outro lado atuando na parte psíquica, o trabalho é interessante para traumas emocionais, diminuição do nível de ansiedade e tensão muscular. Logicamente com o acompanhamento de profissionais especializados (psicólogos) o que provavelmente irá melhorar o desempenho.
    Artigos sobre Watsu podem ser visualizados no link: http://www.aquabrasil.info/artigos.html
Watsu é trabalhado basicamente com temperaturas elevadas de água chegando até 36 graus em termas e spas, no entanto devemos lembrar que para atletas o calor excessivo prejudica o rendimento, sendo assim, trabalha-se a uma temperatura considerada termo-neutra, onde não se perde calor nem tenha a necessidade de gerar calor. Sabemos que nosso organismo gasta 80% de nossa energia apenas produzindo calor. Esta temperatura deve ser amena e compatível a temperatura ambiente.
    Falar sobre temperatura em Trabalhos Aquáticos é muito contraditório. Se falamos em 34 graus em um dia frio no Rio Grande do Sul estamos falando em uma sessão terapêutica com água " fria" se falarmos nesta temperatura em um dia de verão no Rio Grande do Norte, estamos falando em muito calor. Por isto falamos em uma temperatura termo-neutra, sem especificarmos a temperatura.
    Lembramos que as terapias corporais aquáticas e Hidroterapia são muito utilizadas em reabilitação de lesões em atletas e ai sim podemos constatar os benefícios que elas trazem.
   Espero que tenha ajudado e caso tenha alguma dúvida não hesite perguntar. Abraço. Marcelo Roque


1004. Informações sobre o desenvolvimento do watsu- 09/04/2004
Estou iniciando um trabalho com Watsu e gostaria de receber informações sobre seu desenvolvimento com este tipo de trabalho. E se você possui material interessante que possa ser remetido para troca de informações. Antecipadamente agradeço. Márcia E. Bertini
Olá Márcia, vamos ver o que o Prof.Vinicius Ferreira Fracassio (currículo) nos retorna:
   Prof. Márcia E. Bertini, Atualmente estou trabalhando com OFICINAS DE WATSU. Nessas oficinas os terapeutas oferecem a comunidade, sessões de watsu, pelo o custo da sessão.
   A OFICINA, é um bom momento para que as energias, conhecimentos e experiências sejam trocadas entre os terapeutas em watsu, por isso reservamos algumas horas para uma atividade entre os mesmos. Após esses momentos, os atendimentos serão feitos. E após os atendimentos é comum a realização de alguma atividade com o grupo de pessoas que fizeram parte da OFICINA. Resumidamente este é o projeto que estou desenvolvendo, inicialmente aqui em Florianópolis, mas com visões para outras localidades. Além das oficinas realizo os atendimentos particulares.
   Quanto ao material. Acredito que inicialmente tudo que está publicado na página do watsu na CDOF é de grande valor, pois trata-se de uma redação e reunião dos dados mais importantes para o entendimento do trabalho com o WATSU, caso seja necessário outras informações sobre, você poderá obter o que procura, nas referências bibliográficas que deixei na própria página.
   Desejando obter ou trocar informações sobre a OFICINA DE WATSU, podes entrar em contato comigo, pelo E-mail: vini.watsuterapeuta@uol.com.br. Vinicius F. Fracassio

 

 

|::::  Cooperativa do Fitness - Todos os direitos reservados - BH - MG - Na internet desde 05/12/1999 ::::|