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Dom, 21/12/08 10:04

PERGUNTAS E RESPOSTAS ANTERIORES AO CDOF RESPONDE
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1512. Exercícios para desenvolvimento do passe de peito - 25/03/2005
Gostaria de saber quais atividades poderia desenvolver o passe de peito, tanto no handebol quanto no basquetebol? Lais Moraes Nascimento
Olá Laís, vamos ver o que nos traz nosso consultor Prof. Romu Farias (currículo):
     Prezada Lais. Antes de passar uma receita de atividades, gostaria de lhe passar algumas informações que jugo importante para você utilizar como estratégia de ensino na hora de ensinar o passe de peito ou outros fundamentos no basquetebol.
As dicas são:
- busque a execução correta desde o início, a "reaprendizagem" é sempre muito mais difícil;
- ensine primeiro como segurar e receber a bola;
- dê e respeite uma seqüência pedagógica evolutiva para os movimentos;
- trabalhe para ampliar o "repertório motor" das crianças;
- estimule o desenvolvimento dos dois lados do corpo desde o inicio;
- só utilize dois ou mais fundamentos em um mesmo exercício quando ambos estiverem bem fixados;
- não abuse de diretivas orais, dependendo da faixa etária o visual tem uma importância muito maior;
- fundamentos simples utilize método sintético;
- fundamentos nos quais a velocidade é essencial insistir precocemente na velocidade;
- fundamentos nos quais tanto velocidade e quanto precisão são importantes insistir nas duas simultaneamente.
     Quanto às atividades você pode criar uma série de exercícios utilizando formações em círculos, colunas e filas. Parado e em movimento. Utilizando no início uma bola e depois com o passar do tempo aumentando o grau de dificuldade acrescentando mais bolas e outros matérias. Como por exemplo: efetuar passe na parede, tentando acertar um alvo ou uma marca. Dependendo de seu objetivo e da clientela com quem esta trabalhando você pode utilizar bola de "medicinebol" de 1kg e 2kg, na realização do passe, que dá um bom resultado. Para atletas mais avançados você pode utilizar exercício para fortalecimento de membros superiores com exercícios de lançamento da "medicinebol" como na figura 01. Referente aos exercícios você poderá encontrar modelos animados e em esquema nos sítios abaixo relacionados. Destes sítios o melhor é o da Federação Espanhola de Basquetebol, pois trás uma série de exercício animados em flash para iniciantes sobre: lateralidade, domínio do corpo, percepção espacial e outros, que você poderá acessar e estudar.
Espero que tenha contribuído e respondido suas dúvidas, caso queira mais informação entre em contato.

http://agilson.alves.sites.uol.com.br/index.html
http://www.baloncestoformativo.com.ar/
http://www.bolar.com.br/
http://www.databasket.com.br/default.asp
http://www.eurobasket.com/coach1.asp
http://www.feb.es/basketv/frontend/code/app/index_FEB_section/1,8349,14-11,00.html

Prof. Romu Farias







1513. Prioridade no atendimento- 28/03/2005
Prof. Fernando Barreiro, gostaria de saber se existe uma prioridade no atendimento de emergência. Ex: Uma mulher grávida de 8 meses e seu marido hemofílico sofrem um acidente e ambos possuem um sangramento importante. Qual deverá ser atendido primeiro? Existe alguma lei priorizando o atendimento a um deles? Obrigado.Eduardo Dagios Neto
Olá Eduardo, vamos ver o que nos retorna o Prof. Fernando Barreiro (currículo):
    Prezado Eduardo, você inicia perguntando se existe uma prioridade no atendimento de emergência. Sim, existe uma regra de prioridades, que obviamente depende da cena, do nº de socorristas e de vítimas. Mas em relação ao caso descrito, eu pergunto: o socorrista sabia que o homem era hemofílico? Por que hemofilia só se resolve no hospital.
Como estava a gestante clinicamente? O melhor atendimento a ser dado ao bebê é tentar salvar a mãe. Quem informou os 8 meses de gestação? Hemorragias são sempre uma preocupaçào e a segunda prioridade, só perdendo para a PCR.
Ou seja, dependerá de vários fatores, mas se as vítimas estão conscientes, já ajuda bastante.
Atenciosamente. Fernando
Leia mais:
ROTEIRO DE PRIORIDADES NO ATENDIMENTO

1514. Capacitação para ministrar cursos e emitir diplomas de emergência/resgate- 29/03/2005
Gostaria de me especializar em emergências/resgates, ter capacitação para ministrar cursos e emitir diplomas. Como poso conseguir isso? Ursula S Pinheiro
Olá Ursula, veja o que lhe aconselha nosso coordenador o Prof. Fernando Barreiro (currículo):
    Prezada Ursula, vamos por partes. Não sei se você se refere à ser enfermeira considerando o curso de nível superior ou o técnico. De qualquer forma, uma coisa é você ter acesso aos cursos na área de emergência como aluna, outra é você ministrar cursos, pois além de ter o conhecimento, você necessita de formação pedagógica, para então, como professora poder ministrar aulas.
    Mesmo assim, como autônoma você não poderá emitir certificados com validade reconhecida. Mas se pertencer ou for proprietária de uma empresa de ensino, ai sim haverá uma possibilidade. Digo haverá, porque Enfermagem é um curso que não forma licenciados (ou seja, professores) e pela ausência de disciplinas de cunho didático-pedagógico, os enfermeiros não são reconhecidos como professores. Atenciosamente . Fernando Barreiro


1515. A temperatura ambiente alta durante o exercício pode prejudicar o feto ?- 29/03/2005
Estou grávida de 7 meses e pratico musculação desde do início da gravidez. A academia faz calor e isso pode vir a prejudicar meu filho? Maria Salete
Olá Maria, quem responde a sua questão é a nossa consultora Diana Primo, cujo tema de monografia de pós-graduação aborda sua dúvida(currículo):
    Olá Maria, segundo ARTAL, R; et alii. Intrapartum fetal heart rate responses to maternal exercise: case reports. J Perinatal Med 22, 1994, a temperatura basal é mais alta durante a gravidez na ocorrência do exercício. Há evidências em animais de que temperaturas aumentadas podem induzir defeitos do tubo neural e malformação do feto, se ocorrerem no primeiro trimestre. A gestante deve ser orientada a não realizar exercícios se estiver com febre ou se o clima for muito quente e úmido. A atividade física vigorosa e a desidratação pela transpiração podem provocar aumento da temperatura corpórea central. Isso ocorre em qualquer pessoa que se exercita, mas é significante para a mulher grávida devido a relação da elevação da temperatura com o feto. O feto não possui mecanismo do tipo transpiração ou respiração, por onde possa dissipar calor. Assim, um aumento na temperatura da mãe de mais de 39° C; e segundo Matsudo, V.K.R. e Matsudo, S. M.M. 2000, mais de 38,5º C como resultado de exercício, pode produzir um aumento prejudicial na temperatura central do feto. Portanto, Maria, tente observar seu exercício se não está sendo demasiadamente intenso, pois pode elevar exageradamente a sua temperatura corporal e também observe se o calor é real dentro da academia (converse na direção), se for, tente se exercitar mais perto da entrada de ar e hidratar-se antes, durante e depois do exercício. E se for ao ar livre evite o sol, use chapéu e filtro solar.

1516. Aparelho ortodôntico - 31/03/2005
Tenho 35/36 anos meus dentes superiores são muito para frente(dentuça) um deles está bem mais baixo do que o outro(dente da frente), tenho dúvida se o aparelho pode mudar a estética. Já não consigo mais sorrir naturalmente fico envergonhada. Outro problema é não ter condições para manter um tratamento destes. Gostaria de saber se existe alguma instituição que eu possa utilizar. Fui ao SESC mas a fila é muito grande. Gostaria muito de receber alguma informação a respeito. Obrigada desde já. Eliane Amaro
Olá Elaine, veja o que os consultores retornaram:
Prof. Ms. Werner Harumiti Shintaku (currículo) lhe aconselha:
    Prezada Eliane, Pelo que você me contou, o tratamento indicado para tentar corrigir a sua protrusão (dentuça) e o desnivelamento dental parece ser o ortodôntico(aparelho), mas seria conveniente visitar um profissional para que este lhe diagnostique com mais detalhes. Eu te aconselho a procurar as instituições educacionais da sua cidade para
tentar o tratamento. Abaixo seguem algumas dessas instituições.
-UFRJ: Av. Brigadeiro Trompowsky, s/n - Cidade Universitária - CEP: 21941-590 - Rio de Janeiro - RJ Tel.: (0xx21) 2598-2012
- Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro - Rua Araújo Porto Alegre 70, 3º (Biblioteca), 4º e 5 andar
Castelo - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20030015 Tel: (21) 2533-7173
- UNIGRANRIO - Campus I - Duque de Caxias -Rua Professor José de Sousa Herdy, 1160 - Bairro 25 de Agosto Duque de Caxias, RJ CEP: 25071-200 - Tel. (21) 2672-7777 Fax: (21) 2671-4248
- Campus II - Rio de Janeiro - Barra - Avenida Ayrton Senna, 3383 - Bloco 2 - Barra da Tijuca
Rio de Janeiro, RJ - Tel. 0800 2820007
-Universidade Estácio de Sá - Av. Alfredo Baltazar da Silveira, 580 - cobertura - (Shopping Barra World) - Barra da Tijuca
CEP: 22790-701 - Tel.: (21) 3984-2200
-Universidade Gama Filho - Rua Manoel Vitorino, 553 - Piedade - RJ - CEP 20748-900 - Tel.: (21) 2599-7100
Werner Shintaku

Dr. Msd. Sérgio Eduardo Migliorini(currículo) lhe aconselha:
    Eliane, grato pelo questionamento. O que você descreve em sua pergunta sobre ¨ser dentuça* e com desalinhamemto dos dentes anteriores. Na verdade, uma melhor análise deveria ser executada pelo seu dentista clínico ou preferencialmente por um especialista em Ortodontia, onde a verificação seria executada em níveis de qual tipo de discrepância você possui, se Horizontal, Vertical, Transversa etc, se apenas o aparelho ortodôntico poderia corrigir sua dentição ou se seria necessário cirurgia ortognatica para tal.
    Além disso, seria necessário avaliar suas bases ósseas para determinar se o aparelho ortodôntico não causaria danos irreversíveis, como por exemplo, no caso de problemas periodontais severos que poderiam contra-indicar estes tratamentos com risco de perdas dentárias.
    Você também me pergunta se conheço algum local que possibilite seu tratamento com valores acessíiveis.... Infelizmente aí no Rj, não tenho conhecimento de tais locais, pois minha área de atuação está na cidade de Sao Paulo.
Espero que procure um especialista na área que possa lhe auxiliar, sendo que estarei ao seu dispor ao que necessitar.
Lembre-se, invista em seu sorriso, ele é precioso! Grato . SERGIO EDUARDO MIGLIORINI

1517. Watsu para desbloqueio físico e mental - 31/03/2005
Li algo sobre Watsu ser bom para pessoas que sofreram abuso sexual. Passei por isso em minha infância e gostaria de saber se de fato algum tipo de bloqueio que tenho em tocarem meu corpo poderia ser vencido no watsu. Essa impossibilidade de receber toques me prejudica demais nas relações afetivas. Já fiz terapias mas não consegui vencer a parte do bloqueio físico, estando resolvida a questão no nível do consciente. Agradeceria muito essa resposta pois busco alguma forma alternativa para vencer esse bloqueio. Não quero mais análise, etc, pois são processos muito longos e minha vida precisa ser vivida. Atenciosamente. Jalles
Prezado Jalles, em atenção a sua questão nosso coordenador Vinicius Ferreira Fracassio (currículo) lhe retorna:
    O Watsu é uma terapia com diversos caminhos, mas acredito que a grande história do Watsu é o fato dele conseguir desenvolver um conjunto de reações corporais e mentais. Não só o físico - devido ao contato próximo e o relaxamento - mas também o mental - como por exemplo a paz e liberdade de pensamentos que a terapia oferece - Com essa liberdade de ações e respostas, conseguimos direcionar o Watsu para situações onde o problema ou bloqueio é físico assim como conseguimos direcionar a parte do trabalho para as questões e bloqueios que podemos desenvolver em conseqüência das ações...
    Sendo agora mais específico, realmente o Watsu é uma terapia muito interessante para as pessoas que desenvolvem esse tipo de bloqueios e o medo fica muito vivo nessa confusão mental e corporal, então, é justamente neste ponto que entramos com o Watsu, que por ser uma atividade onde existe muita seriedade e paz, o terapeuta com muito cuidado e respeito poderá desenvolver essa melhor relação do interagente (paciente) com situações de toque, de proximidade, de intimidade sem que isso seja uma violência ou uma invasão do espaço, pois neste momento, apesar do interagente ter o papel de entrega, é ele quem fica analisando os movimentos e a forma de trabalho. Assim como o paciente deposita grande confiança em seu médico, o interagente que está disposto a desenvolver um trabalho de Watsu deverá buscar um Watsuterapeuta em que ele possa depositar muita confiança, deve existir uma afinidade de trabalho entre o interagente e terapeuta, para que a terapia se desenvolva de forma mais aberta, permitindo o surgir desses bloqueios, causando a reflexão e por conseqüência o respectivo desbloqueio (muitas vezes acompanhado de uma terapia com um psicólogo que está trabalhando em conjunto com o watsuterapeuta).
    Para ser um pouco mais esclarecedor, vou dizer em poucas palavras o porque do efeito benéfico do Watsu, no casa de uma pessoas que sofreu um abuso sexual e desenvolveu bloqueios e medos de manter um relacionamento aberto a toques e carinhos. Por ser uma terapia, onde dois corpos estão sempre em contato é de extrema necessidade que o local onde será realizada a sessão, tenha uma piscina desenvolvida para o trabalho, um ambiente especial, silencioso, de muito respeito e profissionalismo. Isso porque durante 1 hora de sessão, os dois corpos - terapeuta e interagente - estarão muito próximos e mesmo ocorrendo poucos toques, existe uma proximidade muito grande entre dois corpos. O que poderia ser um fato ruim deixa de ser desagradável, pois a temperatura da água, a intenção do terapeuta e do interagente, assim como toda a estrutura do local e uma consciência do direcionamento do trabalho, fará com quem os 60 minutos de Watsu se transformem em 60 minutos de exercícios mentais (reflexões) e corporais (flexões e permissão do toque) que ao longo de um trabalho intensivo, através de um grupo de sessões esses medos e sensações desagradáveis ao toque e a proximidade de dois corpos de pessoas estranhas, deixe de ser um problema, passando a ser algo normal, já que após o desenvolvimento desse trabalho irá acarretar uma certa consciência real dos fatos e da importância que essa proximidade e carinhos tem em nossa vida.
    O que vc disse: " Não quero mais análise, etc pois são processos muito longos e minha vida precisa ser vivida " é perfeito. Isso demonstra que já existe uma consciência do que você quer, do que você acha certo e errado e principalmente existe uma consciência real do que aconteceu e das conseqüências desse fato. Essa clareza de pensamentos, ações, reações e bloqueios é a chave para começar o seu desabrochar... pois o watsu irá apenas lhe fornecer o mapa e ajudas, porém será o teu ser que irá escolher os melhores caminhos diante das suas experiências de vida e principalmente pelos teus desejos e metas, que concerteza é de ter uma vida cada vez melhor, saudável e afetiva com aqueles que você ama e que te amam.
    Creio que a história seja essa mesmo. Não há dúvidas a respeito do que o Watsu pode ser útil nesse caminho, porém é necessário que seja realizado com muita confiança e dedicação. Atualmente estou morando em Florianópolis, portanto estou desenvolvendo meus trabalhos aqui e por mais que eu, as vezes, estou ai no Rio de Janeiro trabalhando com o WATSU eu não tenho uma estrutura fixa na região, nem algum contato de um bom Watsuterapeuta que eu poderia estar lhe indicando! Mas se for de seu interesse, por favor entre em contato comigo, pelo e irei lhe enviar algumas sugestões.

Obrigado... E boa sorte nessa trilha! Saúde e Paz. Atenciosamente, Vinicius F. Fracassio

1518. Watsu para fibromialgia - 31/03/2005
Estou no último ano de Fisioterapia pela UNIBAN aqui em SP e escolhi como TCC (trabalho de conclusão de curso) a utilização de Watsu na Fibromialgia. Já tenho o nível básico e o nível I de Watsu pela Acquaterapia. Gostaria de saber se o Sr. poderia me indicar alguns sites ou outros locais onde possa encontrar materiais científicos como referências bibliográficas e algumas informações práticas (se for possível) visto que farei estudo de um caso (prática). Desde já agradeço pela oportunidade! Abraços, Kauê Lima
Prezado Kauê, veja o que Vinicius Ferreira Fracassio (currículo) lhe aconselha:
    Olá Kauê, muitos alunos da fisioterapia, Ed. Física, Naturologia e profissionais liberais estão entrando em contato para buscar esses trabalhos. O que eu tenho a lhe dizer é que realmente você e muitos outros estão sendo os pioneiros em desenvolver uma pesquisa acadêmica, na qual o assunto seja o WASTU como terapia. Existem alguns trabalhos espalhados pela internet e nos arquivos de algumas faculdades pelo mundo, são resumos, análises, casos, TCC a questão é encontrá-los... Como não tenho nenhum em que eu possa depositar total confiança, não irei indicar.. ma procure trabalhos nos arquivos das faculdades de fisioterapia de São Paulo, no arquivo nacional de trabalhos relacionados a saúde, em arquivos das faculdades de países como Itália, Grécia e EUA. Terá que garimpar essas informações mesmo! peço até que me ajude a criar um bando de dados com dados onde os estudante possam encontrar trabalhos como o teu, enviando-me essas informações posteriormente! Sorte e bons estudos! Atenciosamente, Vinicius F. Fracassio

1519. O que fazer quando uma criança ou adulto se engasga?- 31/03/2005 - Andréa
Olá Andréa, vamos ver o retorno do Prof. Fernando Barreiro (currículo):
   Vamos lá. Seja quem for, lactentes(de 0 a 1 ano), crianças(de 1 a 8 anos) ou adultos(de 8 anos em diante), se a asfixia for por corpo estranho sólido, executar a Manobra de Heimlich, que é mais conhecida como "compressões abdominais", sendo que nos lactentes é sobre o externo, na linha mamilar e nas crianças e adultos é abaixo do processo xifóide (final do osso externo, onde é conhecido como "boca do estômago"). Fazer até conseguir liberação das vias aéreas. Em lactentes e crianças até 4 anos pode-se tentar também a manobra de Tapotagem, que é conhecida como "golpes nas costas", com a mão espalmada entre as escápulas, com a vítima levemente inclinada à frente.
Lembre que isso tudo é somente para os casos de asfixia por corpo estranho sólido!! Espero ter colaborado.
Se precisar de imagens, retorne o e-mail e tentarei te enviar algumas. Atenciosamente
Fnando Barreiro - resgate@terra.com.br

1520. Medicações utilizadas no veículo de resgate - 04/04/2005
Quais as medicações utilizadas no veículo de resgate "USA" . George reis
Olá George, veja o que retorna o Prof. Fernando Barreiro (currículo):
    Bem, isso dependerá de alguns fatores. Você. como enfermeiro deve saber que medicamentos só podem ser administrados por médicos ou sob orientação direta dos mesmos. Algumas situações caracterizam excessões, como nos casos de supervisão médica via rádio, que ocorrem nas ambulâncias básicas dos Bombeiros que não circulam com médicos, apenas com técnicos de enfermagem.
    O indispensável: SF / Ringer Lactato / Glicose Hipertônica 25% / Complexo "B" / Adrenalina / Agua destilada / Atropina / Bicarbonato de cálcio / Dopamina / Dobutamina / Cloreto de sódio / Atrovent / Digitálicos / Amiodarona / Isordil.
    Bem, você me questionou sobre medicamentos, mas vale lembrar das agulhas(jelcos, escalps), equipos, luvas de procedimentos, clamps, gaze, ataduras, e outros materiais que complementarão o suporte, dependendo da área e população atendida. Atenciosamente . Fernando Barreiro

1521. a)Fisiologia do alongamento - b)O gelo potencializa o alongamento ?- 08/04/2005
Sou estudante de fisioterapia, e gostaria de saber se o gelo pode potencializar de alguma forma o alongamento muscular. E se sim, se é mais efetivo antes ou depois do alongamento. Nathália de Sá
Olá Nathália, o Prof. Ms. Leonardo Duarte Picchi(currículo), gentilmente lhe retorna:
    Oi, Nathália! a) Esta é uma ótima pergunta, visto que existem várias controvérsias em relação a prática de crioterapia (terapia com frio). Primeiramente vamos falar um pouco sobre alongamento. Um alongamento efetivo depende do tempo de permanência de determinada região em tensão de alongamento, ou seja, quanto mais tempo o alongamento é mantido, mais alongamento haverá. O tecido conjuntivo é composto por um componente viscoso ou PLÁSTICO e outro componente ELÁSTICO. Qualquer alongamento atinge ambos componentes, sendo que o componente elástico, após cessar o estímulo de alongamento, retorna ao estado inicial, já o componente plástico se mantém após esse estímulo. Após um alongamento, resta um resíduo do estímulo realizado. A estrutura alongada fica maior do que o estado inicial, porém menor que o limite onde foi submetido. Ao longo do tempo, esse resíduo tende a voltar ao tamanho inicial se não houver mais estímulos de alongamento.
    Quanto ao gelo, a principal ação do gelo é a redução do metabolismo local e, secundariamente, uma ação analgésica. Como o gelo reduz o metabolismo local, se este for aplicado sobre o local previamente alongado, aquele resíduo que surge após o alongamento levará mais tempo para retornar ao tamanho inicial, desta forma, mantendo o ganho do alongamento por mais tempo. Se houver mais dúvidas é só nos "chamar", ok?!!
Leia mais:
Aplicação de gelo na distensão
Gelo como anti-inflamatório
Gelo pode curar por completo uma inflamação ?

1522. Tendinite e a Dor de Crescimento ou Síndrome de Osgood-Schwlater- 08/04/2005
Fui diagnosticado com tendinite patelar no joelho direito, tendão interno, fiz 20 seções de Fisioterapia (alongamento, fortalecimento, ultra-som e gelo), (anti-inflamatório " Diclofenaco Sódico ", em casa infra-vermelho e gelo) e fiquei bom (o ortopedista, supôs que minha tendinite possa ser por ter tido muitos problemas de garganta na infância ) e voltei a jogar basquete que é meu esporte. Joguei uma semana e meu joelho inflamou novamente, e minha garganta também. Estou tratando novamente e creio que meu joelho já está quase bom novamente, podem me dar alguma opinião sobre o assunto, dica para que eu possa me curar dessa tendinite? Agradeço desde já. Guilherme Sousa
Olá Guilherme, veja o que o Prof. Ms. Leonardo Duarte Picchi(currículo), lhe aconselha:
    Olha, Guilherme, eu nunca soube de nenhuma relação entre inflamações de garganta subsequentes na infância que pudessem causar tendinites na adolecência, mas em todo caso, vou procurar alguma relação. Bom... quanto ao tratamento dado ao seu joelho, não vi nada de errado, apenas aboliria o uso do infra-vermelho, pois este poderia aumentar o processo inflamatório no tendão por ser um calor superficial e o tendão estar localizado próximo à pele. Uma outra hipótese a ser pesquisada por você com seu médico ou outro ortopedista disponível, devido a sua idade, é a Dor de Crescimento ou Síndrome de Osgood-Schwlater. O nome é feio, mas não há nada de grave nisso. É muito comum ocorrer essa dor no período do "estirão" quando o jovem tem um pico de crescimento. Como o tecido ósseo cresce mais rápido que o tecido muscular isso pode causar uma tração dos músculos da coxa que se inserem na frente do joelho (tíbia) e causar um processo inflamatório. Caso seja esse o problema é uma questão de tempo e o melhor a fazer é ter um acompanhamento de um fisioterapeuta que possa diagnosticar e tratar dessa dor da melhor forma possível.
Se houver mais dúvidas nos escreva.

1523. Melhor procedimento fisioterápico para o reumatismo- 08/04/2005
Gostaria de saber qual procedimento possui melhor resultado para o Reumatismo, a crioterapia ou o calor? Pois, tive relatos de que não se pode usar o calor. Caroline Afonso C. Lira Bastos
Olá Caroline, vamos ver o que nos ensina o Prof. Ms. Leonardo Duarte Picchi(currículo):
    Caroline, as melhores condutas dependem muito do estado fisiopatológico do paciente. Um indivíduo pode ter uma osteoartrose, por exemplo, em joelhos, mas não sentir dores de ritmo inflamatório (calor, edema, vermelhidão e perda de função). Nesse caso o uso do gelo é contra-indicado, visto que há necessidade de aumentar o metabolismo articular para melhorar a nutrição da cartilagem que está em degeneração (no caso da osteoartrose). Já o calor pode ser de dois tipos: calor PROFUNDO e SUPERFICIAL. O calor profundo que é gerado através de aparelhos de Ondas Curtas Contínuo (ou pulsado a partir de 100Hz) e Microondas é totalmente contra-indicado em processos degenerativos como a Osteoartrose por estimular a produção de colagenase que é uma enzima que destrói fibras de colágeno, justamente o que não queremos ao tratar de um paciente vítima de osteoartrose. Por outro lado, o Infra-Vermelho ou a bolsa de água quente, recursos que geram calor apenas superficial, podem ser administrados a esses pacientes, pois causariam um bem estar ao paciente e melhorariam o metabolismo muscular o que facilitaria a movimentação articular.
Obrigado por nos escrever.

1524. Lesões articulares e o trabalho de força + flexibilidade - 08/04/2005
Gostaria de saber qual é a relação da melhoria de lesões articulares utilizando flexibilidade e trabalho de força juntos? Se é melhor utilizá-los juntos ou só um dos dois? Icaro Tristão Azevedo
Olá Ícaro, boa pergunta ! Vamos ver o que pensa nosso caro consultor Prof. Ms. Leonardo Duarte Picchi(currículo):
    Icaro, de modo geral, todo tratamento de lesões articulares devem objetivar a flexibilidade, resistência e força muscular e propriocepção. Após passado o período agudo e subagudo da lesão, pode ter início condutas para melhora da flexibilidade e resistência muscular. Com a evolução do tratamento, um trabalho de força e propriocepção se tornam muito importantes para a perfeita reabilitação do paciente. Profissionalmente não vejo nenhum problema em associar flexibilidade e força muscular juntos, desde que o paciente já esteja apto a realizar esta fase do tratamento.
Obrigado por nos escrever e qualquer dúvida pode contar conosco.

1525. Ombro que desloca com facilidade- 08/04/2005
Tenho a cavidade do ombro rasa, pois ele desloca com muita facilidade. Quais os tipos de exercícios de musculação e aparelhos que eu devo usar? Denilton Rocha
Olá Denilton, veja o conselho do Prof. Ms. Leonardo Duarte Picchi(currículo) para seu caso:
    Neste caso, Denilton, o que é preciso fazer é fortalecer os músculos responsáveis por realizar as rotações laterais e mediais do ombro, pois são eles que estabilizam a articulação do ombro. Na sua academia com certeza há um instrutor que pode lhe auxiliar nestes exercícios, ok?!
Obrigado.

1526. Atividade física para crianças portadoras de deficiência visual- 11/04/2005
Gostaria de saber onde encontrar textos sobre exercícios, treinamentos, programas de aprendizagem relacionados com crianças portadoras de deficiência visual. Cinara M.Alcantara
Oi Cinara, veja o que a Profª Ms. Érica Verderi(currículo) lhe sugere:
    Olá Cinara, Tenho algumas informações e espero que possa contribuir com seu trabalho.
SINTOMAS MAIS COMUNS DE DEFICIÊNCIA VISUAL:
1- Irritação crônica dos olhos, indicadas por olhos lacrimejantes ou pálpebras com as bordas avermelhadas, com crostas ou inchadas.
2- Náuseas, visão dupla ou embotamento visual durante ou após a leitura.
3- Esfregar os olhos, franzir o cenho ou contrair o rosto ao olhar para objetos distantes.
4- Cautela excessiva no andar, correr com pouca frequência e aos tropeços, sem razão aparente.
5- Desatenção anormal.
6- Queixas de embotamento visual e tentativas de afastar empecilhos visuais esfregando os olhos.
7- Inquietação, irritabilidade ou nervosismo excessivos após trabalho visual prolongado a curta distãncia.

IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS
1. Aumentar as dimensões dos objetos para alunos portadores de baixa acuidade visual.
2. Estar ciente quanto ao uso do espaço e obstáculos desnecessários no espaço.
3. Incluir materiais manipulativos e sonoros.
4. Proporcionar luminosidade adequada para os alunos portadores de baixa acuidade visual.
5. Manter a estrutura e a rotina da aula constantes.
6. Auxiliar o aluno, conduzindo-o através do movimento correto.
7. Mencionar o nome do aluno sempre que se dirigir a ele.

    As crianças que possuem deficiência visual severa não possuem controle corporal, equilíbrio estático, coordenação, agilidade e habilidades físicas no geral. Muitas, são superprotegidas pelos pais e professores, inibindo cada vez mais a possibilidade de estimulação destas funções. Estas crianças precisam explorar seu universo e o professor oferecer possibilidades de adquirir conceitos em relação ao corpo e espaço que as crianças normais adquirem em seu desenvolvimento.
    Embora a deficiência visual limita o desenvolvimento corporal da criança, ela não interfere sobre o desenvolvimento físico no que concerne à estatura e ao peso. As crianças cegas por efeito da fibroplasia retrolenticular podem ficar abaixo da média quanto a essas medidas. Atribuímos mais a prematuridade do que a incapacidade visual. O que falta a elas é o estímulo para a realização das atividades físicas, e como não pode aprender por imitação, fica impossibilitada de aprender e lhe falta pré-requisito para participar de todas a atividades que o comando seja somente visual. A fala do professor é muito importante na orientação dos gestos desses alunos e será fundamental para a participação do mesmo em toda e qualquer atividade física. Aprende tarde as formas básicas de movimento. Muitas vezes é necessário vencer primeiro o medo. Dessa maneira, por ter uma tendência a diminuir sua participação as atividades físicas, faz-se importante a atuação do professor em fornecer estímulos que facilitem a participação nas atividades não se esquecendo das Implicações pedagógicas que estarão contribuindo para sua atuação. A formação em roda, de mãos dadas ou com a utilização de uma corda circular é muito adequada e de fácil aplicabilidade, oferecendo inclusive segurança ao aluno. Os jogos com estafetas e adaptações de material e espaço, são possíveis e trazem grande participação. Não esqueça de trabalhar o rítmo, ele é muito importante no processo de aprendizagem.
    Você pode trabalhar, seguindo este conceitos com as seguintes atividades: Dança, GRD, Musculação, Recreação, Futebol de Salão, Ginástica Escolar, Ginástica Postural.
    Ofereça atividades que possibilite a identificação da imagem corporal, equilíbrio dinâmico e estático, exercícios para postura, mobilidade e marcha. Expressão corporal, facial, lateralidade e fortalecimento e alongamento dos músculos.
    Importante a mesclagem de alunos cegos com os de visão reduzida. Bem querida, o tema é muito extenso, mas espero ter ajudado. Érica Verderi
Leia mais:
Atividades físicas para deficientes visuais
Atividades Físicas para Deficientes Visuais e Terceira Idade

 

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