Home |CDOF Responde | Cadastro de Usuários | Cadastro de Consultores|


 

Sex, 18/1/13 18:48

PERGUNTAS E RESPOSTAS ANTERIORES AO CDOF RESPONDE
CONSULTORIA GRATUITA CDOF

Obs: para procurar pelo tema utilize o sistema de busca

74. Benefícios da Aerobahia - 29/08/00
Caros amigos, Estou precisando da ajuda de vocês, pois queria saber alguns benefícios que a prática da aerobahia pode trazer para o aluno. Eu, e meu grupo, vamos fazer uma apresentação no dia 2.09.00 e pretendo citar alguns benefícios da dança, já que é um evento contra o tabaco. Desde já muito obrigado. Ander, aluno de educação fisíca do 2° semestre - Brasília - DF
   Olá Ander, a aerobahia é uma aula de dança brasileira, coreografada, com acompanhamento de rítmos animados, geralmente brasileiros desenvolvidos por bandas do momento. Na verdade ,seu objetivo é o mesmo de uma aula de aeróbica de baixo-impacto comum, ou seja, desenvolver a resistência cárdio-vascular, coordenação, rítmo, agilidade , além de ser uma grande aliada no combate ao excesso de gordura ; embora sua proposta de trabalho seja diferente e bem mais divertida.
   Ao contrário da uma aula de aeróbica comum, a aerobahia, é composta por movimentos bem brasileiros desenvolvidos pelo povo ao longo de sua cultura,vale de tudo ! Há quem diga que o rítmo bahiano veio da mistura do samba com movimentos africanos e americanos (street beat,Cárdio-funk, etc).
   Nesta aula o que importa é a alegria de se soltar, exigindo de cada professor sua própria criatividade. Assim, "qualquer um pode praticar ",por não exigir muita perfeição , pelo contrário, seus movimentos são simples e de fácil execução.
   Mas lêmbre-se , sendo uma atividade aeróbia é importânte que o professor ,durante as aulas, faça a monitorização da frequência Cardíaca (não é fácil nos aulões públicos) e obedeça o mesmo formato de uma aula comum, aquecimento, desenvolvimento, resfriamento . Boa Sorte e parabéns pela oportunidade de participar de uma campanha tão bonita como esta ! Um abraço.

75. Arco Reflexo - 30/08/00
Estou fazendo um trabalho e gostaria de saber o que é arco reflexo e reflexo. desde já muito obrigada - Vera - Estudante.
   Segundo o Livro Fisiologia do Exercício - Enegia ,Nutrição e Desempenho Humano, 1992 , o autor nos esclarece que o influxo sensorial é transmitido a partir de receptor por nervos sensoriais (aferentes) que penetram na medula espinhal através da raiz dorsal ou sensorial. Tais nervos fazem sinapse na medula através de interneurônios que funcionam como estações de retransmissão com o intuito de distribuiir a informação aos vários níveis da medula. A seguir o impulso atravessa a via da raiz motora através dos motoneurônios anteriores para o órgão efetor , que são os músculos. O funcionamento do arco reflexo se exemplifica quando se toca involuntariamente um objeto quente. Os receptores da dor existentes nos dedos são estimulados e enviam informação sensorial rapidamente através das fibras aferentes para a medula espinhal , onde as fibras aferentes ou motoras são ativadas para produzirem a resposta muscular apropriada , e a mão é retirada do local. Simultaneamente , o sinal é transmitido através da medula para as áreas sensoriais no cérebro, onde a sensação de dor é percebida. Esses vários níveis de operação para o influxo sensorial, o processamento e a ação motora, incluindo a ação reflexa que descrevemos, são responsáveis pelo fato da mão ser removida do objeto quente antes da dor ser realmente percebida. Muitas ações são controladas por ações reflexas na medula espinhal e em outras áreas subconscientes do sistema nervoso central. Boa sorte !

76. Informática e Educação Física - 30/08/00
Gostaria de ver algo sobre atuação da informática na educação fisica - Hilda - Supervisora de Vendas
Olá Hilda, consultamos o prof. Laércio Elias Pereira , coordenador de outro site e Prof. da Universidade Federal de Brasília e ele diz o seguinte:
Para informática e esporte sugiro o livro do Túlio (que eu escrevi o pré-fácil eheheh!): http://www.efdeportes.com/libro/iyd.htm . E Ainda tem uma lista de discussão sobre informática e esporte no CEV ( http://www.cev.org.br/listas/index.html ), o site que ele coordena. Todo mundo que trata do assunto está la´. Talvez valha a pena entrar na lista ,olhar as perguntas e conhecer o pessoal. Abração. Laércio

77. Modelo de Projeto - 31/08/00
Como eu faço/monto um projeto para dar aulas de ed.Física/recreativas em um condôminio? Por favor me mandem exemplos ok? Para que eu possa entender e que seja +- fácil ok? Desde já agradeço sua atenção. Flávio L. Manfio.
Olá Flávio, vamos descrever um modelo simples de projeto, depois é só usar da criatividade para preenchê-lo ok?
1. Capa: Entra o nome do seu projeto e nome do autor ;
2. Introdução: Você vai colocar aqui seus motivos , o que pensa, alguma teoria sobre o tema do projeto para que a pessoa responsável em avaliá-lo compreenda e seja convencida da importância do mesmo para o estabelecimento;
3. Sumário: Caso seja um projeto grande, utilize-o. É como se fosse um índice com os ítens e páginas respectivas;
4. Local e data do início do projeto;
5. Período e dias da semana escolhidos para o projeto;
6. Responsabilidade Técnico-Administrativa:quem vai ser o responsável pela execução do projeto
7. Patrocinadores: se tiver;
8. Apoio: alguma empresa ou órgão do governo que te apoiar no projeto;
9. Objetivo do Projeto: qual a finalidade do projeto;
10. Instalações e Materiais: materiais que serão utilizados no seu projeto, onde será feito e o que for necessário para que tudo saia bem, inclusive pessoal encarregado para auxiliá-lo;
11. Programação ou conteúdo: aqui você descreve tudo que vai ser ministrado ou executado em seu evento ou projeto. Descreva passo à passo discriminando atividades e eventos que serão propostos por você .
12. Proposta Salarial ou Gastos Gerais: aqui você vai fazer um levantamento do gasto, citando ítem por ítem e seus valores prováveis de custo e ainda sua proposta de mensalidade para os alunos individualmente ou para a administração como um pacote junto ao condomínio. Deve ao final discriminar o valor total do projeto para que seja analisado pela direção.
13. Disponibilidade de horários dos professores: para que seja observado junto aos condôminos a possibilidade dos horários serem aceitos pelos mesmos;
14. Informações pessoais do responsável para contato;
15. Agradecimentos: ítem opcional, caso queira agradecer patrocinadores ou alguém em especial.

OBS: Lêmbre-se, a apresentação do projeto é muito importante! Se possível, faça no computador em papel limpo evitando erros de português ou qualquer outra categoria. Não se esqueça que você estará vendendo o que escrever, então evite florear demais, fazendo apenas promessas que poderá cumprir no futuro ! Um abraço e boa sorte !

78. Ginástica Laboral Compensatória - 31/08/00
Gostaria de saber nomes de sites e de livros para pesquisar sobre ginática laboral. Lara de Marchi - E.F e Fisioterapia
http://www.supporte.ind.br/index2.htm
http://www.symmetria.com.br/main.htm
http://br.geocities.com/bommedconsultoria/index.htm
http://www.maratonaqv.com.br/
http://www.geocities.com/Eureka/Plaza/6036/index.html

79. Musculação x Adolescentes - 4/09/00
Preciso fazer um trabalho com 3 referências bibliográficas referente MUSCULAÇÃO X ADOLESCENTES. Gostaria que me indicassem livros, ou se tiverem, algum artigo sobre o assunto. Obrigada. Andréa Caseiro - estudante
Andréa, você poderá encontrar livros de musculação clicando nos banners de nossas livrarias na página principal
e ainda poderá encontrar um Livro em Inglês:
www.humankinetics.com/products/fitness_center.cfm?code=0ST
www.sportsparents.com/medical/sportsrx.html (Artigo em inglês)

e alguns artigos em português:
Artigo sobre Exercícios com Pesos
www.saudetotal.com/saude/musvida/exfiscca.htm
www.efdeportes.com/efd14b/crian.htm

80. Avaliação Física - 12/09/00
Fui convidada para fazer avaliações físicas numa academia de musculação. Gostaria de saber como proceder,se tem algum modelo básico de avaliação fisica para ser feito ou algum livro que eu possa me basear. Desde já agradeço a colaboração - Fabiana - Educadora Física.
   Olá Fabiana, Geralmente, quando vamos trabalhar em uma academia , como no seu caso foi convidada, já nos deparamos com todo um sistema montado para que isso seja feito. Provavelmente você encontrará uma sala própria com um computador e nele já instalado um programa específico para tal . Dependendo do software que encontrar, caso não seja muito arcáico, já terá inserido os testes básicos para fazer a avaliação do cliente. Eles , geralmente, vêm com os campos de dados para a avaliação corporal {vai precisar de plicômetro (exceto no caso de medida por biopedância) - para o percentual de gordura, uma balança adequadamente aferida e fita métrica } e Capacidade Cárdiorespiratória {Bicicleta ergométrica -não eletrônica ou esteira, tabela de Percepção do Esforço (borg), 1 frequencímetro e um esfignomamômetro (aparelho de medir pressão) .
   Geralmente, o cliente já vem pra você com uma passagem pelo fisioterapeuta, o qual, vai testar sua postura, flexibilidade e outros. Ainda na avaliação funcional , você vai testar a composição corporal de seu cliente, medindo as circunferências de seus principais pontos do corpo, peso, altura,e ainda seu percentual de gordura (dobras cutâneas) . Em seguida você fará uma avaliação da capacidade cardio-respiratória de seu cliente através de testes específicos de acordo com o tipo dele . Para isso , deve se inteirar bem dos vários tipos de testes que devem ser usados . Existem diversos métodos para se medir direto ou indiretamente o indivíduo, um atleta (teste máximo) e o sedentário (submáximo). O mais utilizado é o astrand (na bicicleta).
   Para que você possa testar adequadamente seu cliente, você precisa saber muito bem os protocolos para usar na academia e ainda praticá-los diversas vezes antes de trabalhar pra valer. Aconselhamos a você, para ganhar mais segurança, procurar um amigo que já esteja na área para acompanhá-lo em seus trabalhos. Pois , existem muitos detalhes importantes que somente vai adquirir com a prática.
   O resultado dos testes são digitados, por você, no computador,que ao final será impresso cada qual no seu lugar em forma de apostila. Geralmente, o teste é entregue ao cliente para que ele leia e compreenda, após sua explicação dos resultados. Existem academias que gostam de guardá-los para garantir que o material não vá se perder com o tempo ou que esteja à mão quando necessário.
  

ACSM - Teste de esforço e Prescrição de Exercício
Paulo E. Carnaval - Medidas e Avaliação em Ciências do Esporte
Pinto Guedes- Exercício Físico na Promoção da Saúde
Roberto - Avaliação em E.F
   Caso queira, dê uma olhadinha no setor de avaliação de nossa página, existem várias matérias interessantes.
Boa sorte !Que possa ser uma boa profissional.

81. Periodização Na Musculação-16/09/00
Gostaria de saber sobre periodização de treino na musculação. Se possível indicar referências bibliográficas sites. Lara O. Marchi - E.F e fisioterapeuta

Dê uma olhadinha em nossa sessão de musculação para maiores informações: clique aqui.

82. Aptidão física Infantil - 19/09/00
Gostaria de receber algum material que fale a respeito de aptidão física para criança . Sem mais, obrigado pela atenção. Roseilton De Santana Lopes - Estudante E.F
Oi Roseilton,como não especificou muito sobre o aspecto da aptidão física, selecionamos uma série de artigos que falam sobre a atividade física para criança. Esperamos que eles possam lhe ajudar em algo. Um abraço.
http://www.efdeportes.com/efd15/natacao.htm (natação e objetivos)
http://www.saudetotal.com/saude/musvida/exfiscca.htm (força para criança)
http://www.ms-se.com/ (entre neste site click search depois coloque a palavra children para ver uma série de pesquisas sobre crianças)
http://www.fitnesslink.com/wellness/physkid.shtml (inglês)
http://www.fitnesslink.com/wellness/kidsfit.shtml (inglês)
http://www.fitnesslink.com/women/family.shtml (Atividades em família - inglês)
http://www.fitnesslink.com/women/jogjr.shtml (correr com uma criança - inglês)

83. Jogos eletrônicos e seus prejuízos - 19/08/00
Gostaria de receber referências bibliográficas a respeito dos prejuízos causados pelos jogos eletrônicos na recreação e lazer, pois este é o tema de nossa monografia sem mais e agradeço desde já. Roseilton De Santana Lopes - Estudante E.F
   Oi Roseilton, nossa equipe procurou bastante pela net e livros sobre seu tema mas nada tão específico. Demoramos muito para encontrar mas aqui listamos alguns artigos, infelizmente em espanhol. Um abraço.
www.efdeportes.com/efd20/tlibre1.htm (tempo gasto na televisão)
www.efdeportes.com/efd13/jogos.htm (jogos cooperativos)
www.efdeportes.com/efd14b/tlivre.htm (tempo livre)
www.efdeportes.com/efd14/juegos.htm (jogos perigosos)
www.efdeportes.com/efd14/jugar.htm (jogos)

84. Referências sobre obesidade na adolescência, hipertensos e outros - 20/03/00
Necessito de materiais bibliográficos para monografia nos seguintes temas: obesidade na adolescência; hipertensos; nutrição para terceira idade; hidroginástica. O material pode ser através de endereços de sites, obras literárias, cd's, entre outros. Desde já, grata. Leila - autônoma
Obesidade na adolescência: Por favor dê uma olhada nas referências conseguidas por nossa equipe para outra usuária:
www.cdof.com.br/consult10.htm#79
Outros artigos:
www.epub.org.br/nutriweb/n0201/obesinfancia.htm
www.fitnesslink.com/wellness/lunch.shtml
www.fitnesslink.com/nutrition/underfit.shtml
www.fitnesslink.com/wellness/growchild2.shtml
www.ms-se.com/ e clica em search e coloca essas palavras: "kids obesity"para obter mais pesquisas em inglês.
www3.healthgate.com/default.asp?docid=/healthy/parenting/1998/teenfood/index

Livros:
Exercicio na Saúde e na Doença: Avaliação e Prescrição de Exercícios
Guedes, Dartagnan P. Exercício na Promoção da Saúde - Londrina. Midiograf, 1994.
Cyrino, Edilson S. Júnior, Nelson N. Subsídios para a Prevenção e Controle da Obesidade. Revista Brasileira da Atividade Física e Saúde. V 1. 1996.
Nutrition For Fitness and Sport. Ed. Brown & Benchamar, Chicago, 1995.

hipertensos
Artigos:
www.epub.org.br/nutriweb/n0202/hipertenso.htm
www3.healthgate.com/article.asp?docId=/hic/hypertension/index&docType=4
www3.healthgate.com/article.asp?docId=/healthy/aging/2000/hbp/index&docType=4
www3.healthgate.com/article.asp?docId=/healthy/alternative/2000/qanda
/hypertension&docType=4

www3.healthgate.com/article.asp?docId=/hic/wcon/wcon-14&docType=4

Livros:
Exercicio na Saúde e na Doença: Avaliação e Prescrição de Exercícios
Fisiologia do Exercício - Energia Nutrição e Desempenho Físico Humano- Katch e Mcardle

Nutrição para terceira idade:

Artigos:
www.epub.org.br/nutriweb/n0202/recomend.htm
www.epub.org.br/nutriweb/n0203/idosos.htm
www.aoa.dhhs.gov/aoa/eldractn/foodfact.html
seniors-site.com/nutritio/
www.crha-health.ab.ca/hlthconn/items/nut-oa.htm

Livros:
Hidroginástica na Terceira idade
Clique aqui para consultar diversos livros sobre terceira idade:

Sobre a hidroginástica poderá consultar nossa página mesmo em hidroginástica e
ainda na página de consultoria, escolhendo temas sobre a hidro

Livros:
Exercícios Aquáticos Terapêuticos
Hidroginástica
Hidro 1000 Exercícios
Hidroginástica na Terceira idade

Boa sorte !

85. L-CARNITINA - 11/10/00
Gostaria de saber o que faz a L-carnitina no organismo humano - Lara O. Marchi - E.F
   Olá Lara, A atividade muscular do nosso corpo depende da habilidade de corverter gordura em energia.
A Carnitina é um aminoácido essencial nesta conversão. Uma alimentação normal contém em média de 5-100 mg de carnitina. E ela pode ser produzida tanto no fígado, como nos rins do organismo humano e é armazenada nos músculos e coração. Algumas quantidades de carnitina podem ser também encontradas no esperma do homem e cérebro.
Alguns indivíduos não conseguem ingerir quantidades necessárias desse aminoácido na alimentação normal diária ou têm certa deficiência da substância no organismo. Assim, abrem oportunidades de desenvolvimento de doenças do coração, fraqueza muscular e ainda baixa taxa de açúcar no sangue.
Caso o indivíduo apresente essa deficiência no organismo, geralmente , o médico responsável recomenda o uso do supplemento Levocarnitina ou L-Carnitina. A utilização desse suplemento oferece uma variedade de utilidades terapêuticas relacionados ao coração, ou seja, prevenindo doenças cardiovasculares e melhorando suas funções . O suplemento é prescrito para tais pacientes após um ataque cardíaco, a fim de reduzir dores de angina e arritimia cardíaca, sem que sejam afetadas a pressão arterial, os triglicérides, o nível de colesterol no sangue, e ao mesmo tempo aumentando o HDL (bom colesterol).
   O L- Carnitina também é recomendada para diagnósticos como : AIDS (para prevenir os efeitos colaterais da droga AZT) , Alcoolismo, Doença de Alzheimer, Anoroxia nervosa crônica, Diabetes, Síndrome de Down, Epilepsia, infertilidade masculina e ainda em tratamentos sérios de perda de peso.
   Na alimentação as maiores fontes naturais da L-Carnitina estão nas carnes vermelhas e em seguida nos peixes, aves e produtos derivados do leite. Podendo ser encontrada nos alimentos feitos de farinhas integrais, soja e a fruta abacate.
   É importante lembrar,que a compra da L- Carnitina é aprovada somente através de prescrição médica. Produtos encontrados no mercado não devem ser utilizados para curar deficiências da Carnitina sem que seja detectado um uso correto para ela . E devem ser ingeridas de acordo com a dosagem recomendada pelo médico para tratamento da doença específica a fim de prevenir efeitos colaterais diversos.

86. Menstruação e Desânimo - 11/10/00
Gostaria de saber qual a causa do desânimo para realizar exercícios físicos, em algumas mulheres , quando estão menstruadas. Lara O. Marchi - E.F
   Boa Pergunta Lara ! Este parece ser um problema comum entre as mulheres e muitas sentem tamanho cansaço que até perdem a vontade da praticar atividades físicas .
    De acordo com Weineck, J. no Livro: Biologia do Esporte, na maioria das mulheres, o desempenho ideal é alcançado na fase pós-menstrual, e imagina-se que seja causado pela crescente taxa de estrógeno e a ativação do córtex da supra-renal, que ocorre paralelamente , provocando maior secreção de noradrenalina. Além disso, a posição inicial favorável ainda é estimulada pela colocação parassimpática do sistema nervoso vegetativo.
Enquanto isso, a fase pré-menstrual é considerada uma fase de reduzida capacidade de desempenho pela influência do progesterona (aumento do hormônio) , especialmente nos dias imediatamente antes da menstruação. Neste período, há uma reduzida capacidade de concentração , assim como , fadiga muscular e nervosa mais rápida. Certos autores como Keul et al, 1974 e Pernoll et al, 1979, citam a hiperventilação com piora do equivalente respiratório como sendo provocada pelo efeito do progesterona sobre o centro respiratório.
   Noecker,1980, observou em suas pesquisas que na menstruação 70% das mulheres alcançaram um desempenho igual ou até mesmo melhor nesta fase e 30% ocorreu uma diminuição no desempenho, mesmo que em proporções reduzidas. Mas, essa redução de desempenho se referiu a atividades de LONGA DURAÇÃO (aeróbicas) . O que não foi observado em atividades de velocidade (anaeróbicas), pelo contrário, por observar-se uma melhora atribuída a maior sensibilidade do sistema nervosovegetativo neste período frente aos estímulos.
   Segundo Pahlke e Smitka, 1977, o desânimo observado nesta fase, tem parâmetros psicológicos , uma vez que o sangramento é percebido geralmente como inibidor do desempenho, embora a perda de sangue durante a menstruação não tenha influência sobre a capacidade da mulher exercitar-se.
   Segundo Bausenwein, 1960 e Thomas 1983, diversas mulheres alcançaram récordes mundiais nas mais diversas modalidades esportivas em todos os momentos do ciclo mestrual , supondo que nas esportistas, o ciclo menstrual não exerce influência sobre o desempenho motor esportivo.
    A influência do esporte sobre a menstruação depende do tipo de treinamento, de sua intensidade e do grau de prática da atividade esportiva. Mulheres que praticam regularmente uma atividade física, queixam-se menos de distúrbios que as que não praticam.
   Um fator que parece influenciar negativamente a prática de atividades físicas no período menstrual parece ser o surgimento de dores em algumas mulheres. As cólicas fazem diminuir o desempenho das mulheres sendo aconselhado tomar cuidado ou mesmo limitar a carga da atividade, principalmente nos primeiros dias do período menstrual (Findeisen/Linke/Pickenhain 1980). Obrigado por trazer um tema tão importante Lara. Um abraço.

87. Plano de Aula de Futsal - 12/10/00
Estou cursando o 2º período de Educação Física em BH. Tenho que fazer um trabalho de Futsal e o professor pediu para colocarmos no trabalho 8 planos de aula de Futsal, por favor, gostaria que me ajudassem, pois não tenho muito conhecimento na área de Futsal . Obrigada . Juliana Soares Reis.
    Olá Juliana, fazer um plano de aula é bem simples.
Primeiro, devemos que ter em mente o que queremos ensinar. Por exemplo, no futsal como outros esportes o objetivo na fase de aprendizado fica em torno dos principais fundamentos. Assim, você pode focalizar sua aula em: DRIBLE/FINTA,RECEPÇÃO,CONDUÇÃO, CHUTE . E cada um desses fundamentos tem subdivisões próprias que podem ser tema de uma de suas aulas.
   Exemplo : caso você venha fazer uma aula sobre chute pode elaborar atividades visando a BOLA (parada, em movimento) , o EXECUTANTE (parado e em movimento), TIPO (simples, bate-pronto, voleio,bicicleta), TRAJETÓRIA (rasteira, alta, meia altura), TOQUE (com face interna do pé, externa do pé, anterior interna do pé,calcanhar,dorso do pé, ponta do pé, de cabeça, de coxa, de peito, com a sola do pé ).
   Dentro de uma mesma aula você poderá dar ênfase para um dos temas citados acima ou sub-ítem, dependendo do que vai priorizar no treinamento.
   Para saber melhor sobre os diversos fundamentos você terá que pesquisar na biblioteca de sua faculade. Caso não tenha procure a E.F da UFMG , lá poderá encontrar diversos livros que tratam desse tema, inclusive com sugestão de atividades para o aprendizado dos mesmos.

Para montar um plano de aula deve seguir um modelo básico:

1 - Cabeçalho: nome do professor que vai ministrar a aula, turma da escola (ou equipe) que vai ser aplicado a aula, faixa etária, grau de aprendizado (ex: iniciantes), duração da aula, local e material utilizado em sua aula.
2 - Objetivo: Aqui você vai descrever o objetivo central da aula, ou seja, o que você quer atingir ao final desta;
3 - Conteúdo: O que você vai trabalhar na sua aula resumidamente, cada ítem. (ex: Toque - especificando quais) e
como vai ser ministrada a aula;
4 - Desenvolvimento : Nesta parte vai descrever cada passo da aula .
a. Introdução: Como você vai começar a aula, se é com explicação do conteúdo para os alunos, se é com um vídeo, com exemplificação por fotos, jogador demonstrando, etc..
b. Aquecimento: sempre uma aula começa com aquecimento. No caso do futebol por exemplo pode dependendo da turma começar com um pegador, uma atividade 2x2, como queira.
c. Parte Principal : Aqui você vai separar por tópicos o que você vai ensinar para os alunos. Deve descrever passo a passo cada exercício que será dado durante a aula e como ele deve ser feito para que você ao final tenha atingido seu objetivo descrito no início do plano de aula;
d. Relaxamento: Essa parte da aula vai dar uma atividade de volta a calma ,ou uma conversa simplesmente em roda sobre os próximos dias de aula, avaliação da aula, falar de temas como campeonatos, avisos etc..Você vai criar este momento. O importante é que os alunos voltem ao seu estado normal físico e mental .


Futsal, Iniciação - Ricardo Lucena
Futsal 1000 exercícios - Rogério Melo
Manual do Futsal - José Laudier
Futsal, Aprimoramento Técnico e Tático - Maurílio Menezes

Sugestão de atividades lúdicas no futsal ,clique aqui.

Boa sorte Juliana !

88. Aulas de Hidroginástica para Grávidas- 20/11/00
Gostaria de saber quais as academias/clínicas na capital de São Paulo, que têm aulas de hidroginástica para gestantes. Aguardo Atenciosamente, Obrigada!
Olá Luciana, Na verdade não temos essa informação para lhe ajudar, você teria que dar uma olhada no catálogo telefônico e ir fazendo uma pesquisa. Se quiser pesquisar pela internet e entrar em contato com as academias dê uma acessada: http://www.cade.com.br/espacadsp.htm
    Hidroginástica é encontrada em várias academias em São Paulo, mas acreditamos que vá encontrar turmas específicas para seu caso, mas é preciso pesquisar. Na maioria delas a aula é mista. A aula de hidroginástica para grávidas pode ser a mesma para pessoas comuns, a única diferença parece ser nos cuidados que elas precisam ter durante a aula e com alguns parâmetros para que tudo ocorra da melhor maneira possível. O professor deve lhe instruir antes de iniciar suas aulas ou durante os exercícios ministrados na aula, para que se abstenha de alguns exercícios prejudiciais.
    Mesmo podendo fazer a mesma aula que as outras pessoas, você deve ter cautela com movimentos excessivamente vigorosos, principalmente saltos para fora da água (obedeça seus limites); após o quinto mês evite movimentos de rotação de tronco (principalmente aquelas com diástase abdominal) e em supinação (barriga para cima), excesso de alongamentos (podem gerar cãibras e extiramentos excessivos visto que neste período devido ao hormônio relaxina que faz com que a gestante afrouxe as articulações e tendões para facilitar a passagem do bebê pelos quadris); exercícios demasiados de bruço com extensão de lombar (provocam grande pressão na barriga, perto da virilha em algumas gestantes, principalmente nos últimos meses), evitar bater os joelhos na barriga e mudanças bruscas de direção. É preciso ficar atenta também quanto a velocidade e intensidade dos exercícíos, pois pela baixa hemoglobina neste período a grávida se cansa facilmente e fica em débito cardíaco com facilidade. Procure se exercitar em faixa cardíaca segura e com os ombros mais em imersão para evitar que essa frequência suba muito e também evitar a manobra de valsalva (ficar em apnéia por longo período).
    Segundo o Colégio Americano de Ginecologia e Obstetrícia as gestantes não devem ultrapassar 140 bpms durante as atividades aeróbicas e para a água devemos reduzir em média 17 bpms, segundo a Profa. Mônica Marques em congresso ministrado em Belo Horizonte (II Fitness BH), ou seja, manter em faixa segura de 123 bpms, seu treinamento. Mas claro, tudo vai depender do condicionamento da gestante e passado atlético da mesma, pois mulheres que já se exercitavam aerobicamente antes da gravidez apresentam melhor débito cardíaco que as sedentárias podendo haver uma maior tolerância ao exercício intenso. Outra preocupação importante é com relação a temperatura da água. A troca de calor é muito importante durante o exercício então águas acima de 31º devem ser evitadas podendo gerar risco para o aumento da frequência cardíaca e temperatura interna do bebê, já que ele não tem como trocar calor facilmente com o meio externo. Boa sorte ! Profa. Diana Primo.
    Caso queira adquirir literaturas indicamos: Exercícios Aquáticos na Gravidez - Jane katz , poderá adquirí-lo através de nossa página. Boa sorte !

89. Jogos e atividades de Expressão Corporal - 23/10
Caros amigos, queria um "help" de vc's de jogos para se trabalhar com crianças de 9 a 14 anos expressão corporal, e ainda, sugestão de cd's para tal atividade. Anderson.

Olá Anderson, dê uma olhadinha nesses endereços, pode ser que você não saiba algum desses jogos e atividades :
Estátua
Mímica Teatral
Espelho
Estória Seriada

Orquestra

Ainda sugerimos livros como: Expressão corporal na Pré-Escola de Stoke e 268 jogos infantis de Nicanor.
Para adquirí-los vá em nossa Página Principal e acesse nossas livrarias. Nelas também , se quiser, poderá escolher diversos cd's infantis para acompanhar suas atividades. Um abraço e boa sorte!

90. Salário Médio do Prof. de E.F - 24/10/00
Gostaria de saber qual o salário médio de um professor de educação física nos dias de hoje, já que houve um grande crescimento na área e na procura desses profissionais. Desde já grata - Renata
    Olá Renata, Tudo bem? Esta pergunta é um pouco difícil de ser respondida , principalmente porque a nossa área tem sido a cada dia mais explorada , assim, diversos campos de atuação vem surgindo no mercado de trabalho, mas vamos tentar ajudá-la.
    Geralmente, o salário varia de acordo com a região. Um Professor, por exemplo nas grandes cidades tem uma realidade de salário diferente dos outros que vão trabalhar no interior. Varia também segundo a atividade exercida nas academias, atividades em sala de aula pagam melhor de R$ 15,00 - 25,00 reais hora/aula, musculação de R$ 4,00 -15,00 reais hora/aula e assim por diante, ou de acordo com o porte da academia que vá trabalhar.
    Nas escolas, o salário do Professor de Educação Fisica pode variar de pouco mais de 5 salários em escolas públicas em jornada de 8 horas de trabalho até salários maiores nas escolas particulares .
    Quando vamos pra faculdade, Renata , acabamos tendenciando nossos trabalhos para as oportunidades que nos vêm a mão ou para aquilo que temos mais habilidades, sendo que, em qualquer setor o salário pode variar, depende de nós e das tais oportunidades .
    A média de pagamento por hora aula para um Professor com conhecimento em treinamento e que vá trabalhar com Personal Training varia em torno de R$ 25,00 - 40,00 , claro, de região para região. Embora a realidade do Brasil seja essa, poucas pessoas têm condições de solicitar um trabalho individualizado. Seria mais ou menos o que um Fisioterapeuta ganha com serviços personalizados.
    Existem outras pessoas que tendo um capital melhor têm a chance de montar seu próprio negócio, academia, escola de esportes, etc.. sendo mais fácil conseguir um bom lucro. Ah! não devemos esquecer os salários exorbitantes de um técnico de futebol ou outro esporte, que são a minoria.
    Para obter melhores informações Renata, sugerimos que entre em contato com www.confef.org.br que é o orgão de registro dos Professores de E.F do país, Conselho Federal de Educação Física.

Obs: Esses valores não são precisos, portanto, aceitamos maiores informações de nossos usuários da área, obrigado !

Boa sorte !

91. Artigos sobre Frequência Cardíaca - 2/11/00
Gostaria de receber artigos relacionando frequência cardíaca e intensidade do exercício - Varley - E.F.
Oi Valey ! Poderá pesquisar em nossa própria página clicando em:
Como medir sua pulsação e calcular sua Zona Alvo de Treinamento
Como medir a intensidade do esforço no exercício.
Gasto Energético na Atividade Física
Níveis de intensidades na atividade física

e outros endereços pela internet, clique para navegar:

http://www.saudetotal.com/saude/musvida/ercardio.htm (português)
http://www.efit.com/servlet/article/cardio/6021.html (inglês) http://www.efit.com/servlet/article/health/9916.html (inglês) http://www.heartofthematter.org/HTML/healthnews/heartrate.html (inglês)

Fique ligado para mais artigos no futuro ! Um abraço.

92. Enrigecimento do Seios - 01/11/00
Olá! Gostaria de saber de vocês quais exercícios são indicados para enrijecimento dos seios.Tenho 21 anos, mas devido ao problema de escoliose e por ter seios fartos, acabei por tê-los não tão levantados quanto gostaria.Vocês podem me ajudar indicando exercícios ou não existe exercícios que levantem os seios, só mesmo a cirurgia plástica? Desde já agradeço. Beijos Adriana.

Olá Adriana, Você nos pergunta sobre exercícios para fortalecer os seios. Infelizmente os seios propriamente ditos não podem ser fortalecidos. Isso ocorre pelos simples fato de que são feitos de glândulas e gordura corporal e não de músculos como muita gente pensa.

Mas não fique triste ! Podemos fortalecer partes do corpo que sejam feitas de músculos. Então, sugerimos que você minimize seu problema, fazendo alguns exercícios para fortalecimento dos músculos que ficam na parte posterior dos seios, embaixo da pele subcutânea que são: o peitoral maior, o serrátil anterior e o Oblíquo externo. Tais músculos sustentam essa região podendo, de acordo com o grau de flacidez, criar um efeito positivo na queda dos seios, quando fortalecidos. É difícil dizer sem lhe conhecer, mas caso tenha os seios já bastante modificados pela flacidez e que tendenciam para baixo, o que ocorre frequentemente com mulheres que foram obesas e ficam magras, conseguirá um bom resultado somente através de cirurgia plástica. Mas primeiro aconselhamos tentar exercícios com sobrecarga na Ginástica Localizada ou Musculação e se não puder, tente em casa você mesma (clique: Sugestões de Exercícios para Peitoral e Abdômem ), antes de tomar alguma atitude radical.
Um abraço . Boa sorte !

 

|::::  Cooperativa do Fitness - Todos os direitos reservados - BH - MG - Na internet desde 05/12/1999 ::::|