Home |CDOF Responde | Cadastro de Usuários | Cadastro de Consultores|


 

Dom, 6/12/09 18:26

PERGUNTAS E RESPOSTAS ANTERIORES AO CDOF RESPONDE
CONSULTORIA GRATUITA CDOF

Obs: para procurar pelo tema utilize o sistema de busca

1583. Os suplementos alimentares são anabolizantes ? - 27/04/2005
Eles causam mal a saúde? Rei
Rei, a Nut. Msda. Patrícia Lovatel Acioly (currículo) esclarece:
    Olá Rei, os suplementos alimentares são produtos utilizados com a finalidade de otimizar a performance atlética, ou seja, melhorar os resultados esportivos. Os suplementos alimentares são indicados para aqueles atletas que não conseguem atingir sua necessidade energético-proteica através de uma alimentação balanceada, devido a densidade calórica elevada, o volume alimentar e/ou período de treinamento. Para que o atleta obtenha o resultado esperado e nenhum efeito indesejável, a suplementação deve ser bem orientada e para isso é importante que procure um nutricionista. Abraços, Nut. Patrícia Acioly
Leia mais:
Suplementos e quando ingerí-los

1584. O que faço para uma queima de gordura mais rápida? - 27/04/2005
O que faço para uma queima de gordura mais rápida? Tomar vinagre funciona mesmo? kaquinho
Kaquinho, a Nut. Msda. Patrícia Lovatel Acioly (currículo) gentilmente lhe responde:
    Olá Kaquinho. Para melhorar a “queima de gordura” você deve conversar com seu professor de musculação para que este prescreva além dos exercícios de resistência muscular também os exercícios aeróbios (caminhar, pedalar, correr, dançar entre outros) que ajudam na oxidação das gorduras corporais. Outro ponto de fundamental importância é o tipo de alimentação que você adota. Sempre que houver déficit calórico você ira utilizar a gordura (reserva), portando evite alimentos ricos em gordura (frituras, embutidos, molhos) e em açúcar (sorvete, chocolate entre outros) que possuem alta densidade energética; evite bebidas alcoólicas (calorias vazias). Inclua carboidratos complexos (cereais integrais); consuma frutas e verduras com regularidade; prefira carnes magras (assadas ou grelhadas); e procure ingerir água, pelo menos 2 litros ao dia. Abraços, Nut. Patrícia Acioly

1585. Tabela de composição de alimentos - 27/04/2005
Gostaria de saber se existe uma tabela com classificação dos alimentos bem como sua divisão em carboidratos e proteínas e a porção em gramas com valor calórico. Obrigado. Sidnei
Sidnei, temos uma tabela de calorias apenas que pode ser que lhe ajude em TABELA de CALORIAS DOS ALIMENTOS .
Nossa coordenadora de Nutrição Nut. Msda. Patrícia Lovatel Acioly (currículo) lhe indica o seguinte:
   Olá Sidnei. Existem inúmeras tabelas sobre a composição dos alimentos, até mesmo na internet você acha. Procure em sites de busca com o termo “composição dos alimentos”. Abraços, Nut. Patrícia Acioly

1586. Várias tentativas de emagrecer me deixaram deprimido, o que fazer?- 27/04/2005
GOSTARIA DE PEDIR AOS CONSULTORES O QUE UM GORDINHO COMO EU DEVE FAZER QUANDO VAI AO ARMÁRIO E VÊ PILHAS E PILHAS DE ROUPAS MAS NENHUMA CERVE, TENTEI VÁRIAS DIETAS MAS SEM RESULTADO, ESTE PAPO DE NUTRICIONISTA QUE VEM COM DIETAS PRONTAS PARA TODAS AS PESSOAS QUE A PROCURAM NÃO ESTÁ COM NADA, ANTES DE TENTAR EMAGRECER PRECISO DE MOTIVAÇÃO, ONDE POSSO BUSCAR ISSO? JÁ QUE VÁRIAS TENTATIVAS ME DEIXARAM DEPRIMIDO? - O USO DE FLORAIS, PODE AJUDAR A EMAGRECER? COMO ELES AGEM NO ORGANISMO? NÃO ESTOU QUESTIONANDO UMA OU OUTRA MARCA, MAS SIM O EFEITO DELES NO ORGANISMO. Everton
Everton, a Nut. Msda. Patrícia Lovatel Acioly (currículo) retorna o seguinte:
   Olá, EVERTON. Sua angustia é compartilhada por muitas pessoas que buscam perder peso. Gostaria de esclarecer que as Nutricionistas não vêm com dietas prontas, como você afirmou. Nós orientamos para que os clientes (magros ou com excesso de peso) adotem uma alimentação saudável e também que o ganho de peso não ocorreu de um dia para o outro, e sim durante muitos meses ou até anos de hábitos alimentares não muito adequados. Portanto, é importante que você saiba que a perda de peso é lenta e gradual, e exige que você mude alguns hábitos de vida. Procure fazer exercícios físicos e adote uma alimentação saudável. Quanto ao uso de florais, ele pode ser benéfico se bem orientado (procure um especialista). Abraços, Nut. Patrícia Acioly

1587. O que significa políticas públicas de lazer ? - 27/04/2005
Gostaria de saber o que vem a ser políticas públicas de lazer ? Ariadne Ribeiro
Olá , o Prof. Drdo. Jefferson Campos Lopes(currículo) esclarece:
   São as formas de como o lazer está numa esfera de importante significação na vida em sociedade, vendo-o como um momento em que os trabalhadores também se constroem histórica, social e culturalmente, pelo seu conteúdo, pelos valores que são experimentados, pelas atitudes vividas e, fundamentalmente, pela relação cidadã que pode ser estabelecida com esse (STIGGER, 1998, p.87).
Leia este livro: políticas públicas setorias de lazer - Nelson Carvalho Marcelino

1588. A criança e os brinquedos populares - 27/04/2005
Gostaria que enviasse para mim algum artigo para ler sobre o tema : A criança e os brinquedos populares. Obrigado!! Carlos Victor
Olá Carlos, veja o que nos trazem os colegas:
Prof. Maurício leandro (Choquito) sugere:
    Olá Carlos Victor! Aproveite a resposta do Profº Drdo. Jefferson e veja também este texto muito interessante da psicóloga de Campinas Maria do Rosário S. de Souza que trata deste assunto que solicita. Ele pode ser encontrado no site do Tio Bill: www.tiobill.com.br !
Grato pela participação e aguardo novas questões! Boa Sorte! Profº Mauricio "Choquito"

Prof. Drdo. Jefferson Campos Lopes(currículo) sugere os seguintes sites:
    Procure nos sites da fundação Joaquim Nabuco e na ABRINQ.

Leia mais:
Brincadeiras Populares - LAB. DE BRINQUEDOS E MATERIAIS PEDAGÓGICOS - USP

1589. Pára-quedas grande e colorido - 27/04/2005
Gostaria de obter informações sobre aquele Pára-quedas grande e colorido, usado na recreação, tais como medidas, material utilizado na confecção do mesmo, etc. Desde já obrigado. João Viana
Olá João, o Prof. Drdo. Jefferson Campos Lopes(currículo) sugere:
   Aqueles pára-quedas foram muito utilizados na segunda grande guerra mundial - Você deve conseguir algumas informações junto aos grupos que fazem paraquedismo ou escolas desse gênero.

1590. Recreação na praia- 27/04/2005
Nos atuais trabalhos de recreação, existe algo sobre "recreação na praia"? Celle
Olá Celle, o Prof. Drdo. Jefferson Campos Lopes(currículo) lhe retorna o seguinte:
   Este tipo de recreação não é nova, é uma adaptação das atividades ao meio natural que é a praia com suas atividades de esportes, caminhadas, eventos e shows...é preciso realizar um bom planejamento para tal.


1591. Qual e a relação entre recreação e lazer sob contexto educacional ?- 27/04/2005
Meu tcc na universidade de sorocaba é a respeito de lazer e recreação. Tenho as definições sobre os principais sociólogos a respeito de lazer, mas sobre recreação me vem muitas dúvidas. Qual e a relação entre eles, e quais as diferenças no contexto educacional. Janine Sampaio
Olá Janine, o Prof. Drdo. Jefferson Campos Lopes(currículo) pensa o seguinte:
   Bem acho um pouco complicado você só buscar esta relação através dos sociólogos, pois os mesmos estudam a sociedade como forma de evolução. Partindo assim que o lazer é um estado de espírito individual ou grupal e recreação é o meio para atingir este fim. No contexto educacional a maior diferença deve ser como eles serão conduzidos no processo de ensino-aprendizagem, ou seja, realizar uma atividade lúdica sem um objetivo final é fazer que com esta ferramenta seja perdida para simplesmente deixar as crianças felizes. Leia um pouco este livro: Desporto e tramas sociais - ângelo vargas e Esporte - historia e sociedade - Marcelo Proni

1592. Qual a importância e classificação dos jogos recreativos ?- 27/04/2005
Eu gostaria de uma definição de qual a importância dos jogos recreativos. E qual a classificação dos jogos? William Pantolfi
Olá William, os consultores gentilmente retornam a você o seguinte:
Prof. Maurício leandro (Choquito):
Olá Willian!
    A importância dos jogos recreativos está descrita neste site no início da página de Recreação, onde descreve quais são os objetivos da Recreação. A recreação se torna importante a partir dos objetivos que ela se propõe alcançar e o faz! Com relação à classificação dos jogos, você pode ler :
- PIMENTEL, Giuliano. Lazer, fundamentos, estratégias e atuação profissional. Jundiaí. Fontoura, 2003, que está bem descrito. Há outros autores que falam sobre isto de uma maneira mais sucinta, mas este livro que indico é uma ótima pesquisa. Grato pela participação e aguardo novas questões! Boa Sorte! Profº Mauricio "Choquito"

Prof. Drdo. Jefferson Campos Lopes(currículo) esclarece:
   A sua importância deve-se ao fato de que os jogos recreativos fazem um papel de um estado de lazer onde este processo possa gerar um bem-estar físico e mental para o indivíduo. Na minha classificação os jogos são: JOGOS DE EXPERIMENTAÇÃO, FUNÇÕES, SENSORIAIS, MOTORES, AFETIVOS, INTELECTUAIS, IMAGINAÇÃO, INDIVIDUAIS, COLETIVOS e cooperativos.

1593. Recreação com deficientes físicos e mentais - 27/04/2005
Preciso de auxílio para realização de um trabalho sobre recreação com deficientes físicos e mentais. Paula Elizângela
Olá Paula, o Prof. Drdo. Jefferson Campos Lopes(currículo) sugere:
   Seria interessante você entender mais um pouco sobre o assunto. Faça as leituras desses autores para começar: Elisabeth Becker e Reinaldo Soler

1594. Em caso de acidente, há obrigatoriedade da permanência de um fisioterapeuta no local ?- 29/04/2005
Gostaria de saber da obrigatoriedade (ou não) da permanência de um fisioterapeuta em uma grande academia, numa companhia e em caso de acidente como quebrar um dedo qual o atendimento devido. Obrigado. Jucy
Jucy, vamos ver o que nos retorna o Prof. Fernando Barreiro (currículo):
    Olá Jucy. Vamos primeiramente vamos explicar algumas coisas:
1 - não existe tal lei.
2 - o fisioterapeuta certamente não é o profissional adequado para a eventualidade de um acidente, até porque a maioria das faculdades de fisioterapia nem oferecem a disciplina Primeiros Socorros como obrigatória no currículo.
3 - se alguém tem que prestar o primeiro atendimento à vítima, que seja o profissonal de Educação Física presente.
4 - quem te disse isso sobre obrigatoriedade?
Atenciosamente. Fernando Barreiro

1595. O curso de primeiros socorros, de acordo com o COREM-PB, é um curso livre e de utilidade pública?- 29/04/2005
Tenho uma empresa de prestação de serviços na área de primeiros socorros em shows e eventos e de cursos. Estamos ministrando cursos de primeiros socorros só que no momento estamos parados por que nos foi dito que tinhamos que ter uma autorização do MEC para emitir os certificados. Pergunto: O curso de primeiros socorros de acordo com o COREM-PB é um curso livre e de utilidade pública? (...) Sou técnico de enfermagem e acadêmico de enfermagem. grato! Brasileiro
Brasileiro, o Prof. Fernando Barreiro (currículo) lhe informa o seguinte:
   Não conheço qualquer impedimento sobre isso. Inclusive sou proprietário de uma empresa de ensino e treinamento e não conheço tal determinação do MEC, exatamente pelo motivo que você alega, ou seja, é um curso livre.
Fernando

1596. O profissional paramédico, na França, precisa ser portador de diploma de nível superior? - 29/04/2005
Estou no último ano da graduação em enfermagem em SP e de partida para a França, a trabalho em janeiro, mas não como enfermeiro. Soube, através de uma entrevista na net que o profissional paramédico, na França, precisa ser portador de diploma de nível superior. Sei que devo validar meu diploma naquele país, a dúvida é: como devo proceder para atuar como paramédico na França? Uma médica me disse que no último congresso de UTI que participou, um paramédico relatou que há um curso equivalente a uma graduação de 5 anos, específico para formação de paramédico, não é medicina e não é enfermagem, essa informação procede?Anderson Spindola
Anderson, em atenção a sua questão o Prof. Fernando Barreiro (currículo) lhe informa o seguinte:
    Bem, vamos ver se posso te ajudar. Existem praticamente dois sistemas de atendimento de emergência pré-hospitalar no mundo. O modelo americano, que utiliza pessoas que fazem o Curso de Formação de Paramédicos, que é o meu caso e o sistema Francês, que somente utiliza enfermeiros e médicos, os quais são obrigados a fazer um curso de atendimento de emergência pré-hospitalar, que é praticamente a mesma coisa num e noutro. O que pode variar é legislação pertinente à cada país. Detalhes sobre esse curso eu não tenho porquê minha formação é a do modelo americano, mas sei que para validar seu certificado, aliás, isso serve para qualquer situação de viagem exterior, você precisa primeiramente de um tradutor juramentado, que irá colocar seu certificado de enfermagem em francês para que possa ser aceito.
    Creio que o consulado da França em sua cidade ou talvez em SP capital possa lhe orientar. Pode ser também pela internet, se você dominar o francês e puder consultar a embaixada da França em Brasília. Creio que assim você conseguirá alguma informação. Espero ter colaborado. Atenciosamente
Fernando Barreiro

1597. Alternativas de premiações nas escolas / Diversificação no enfoque das gincanas escolares - 29/04/2005
Gostaria de saber como vocês fazem com premiações para os alunos, as vezes a escola não dispõe de recursos para premiá-los, e também qual o enfoque que vocês dão as gincanas de um ano para o outro para que não fiquem repetitivas. Gostei muito de site. Um abraço, desde já agradeço. Professor Chico Cref 001096-MG
Olá Prof. Chico, o Dr. Eduardo Vela Lombardi de Moraes(currículo) contribui respondendo o seguinte:
    Meu caro amigo Francisco, algumas alternativas tem dado resultado quanto à questão da premiação, alertando para o fato, que a premiação poderá ser realizada não só para o produto final mais também para o processo, sempre atento para a faixa etária em questão. Podemos ter como alternativa a premiação com certificados (com a mudança da cor ou não para as diferentes posições no torneio ou para outros objetivos). Poderá ser elaborado com os alunos alguns materiais que servirão de premiação na troca com outros companheiros ou ainda ser cobrado um valor mínimo (dependendo da política da escola e da idade dos alunos), para que se possa comprar algum tipo de premiação.
   Em relação à segunda pergunta uma maneira de diversificar as gincanas é elaborar atividades temáticas, Ex: gincana do índio, do dia do trânsito, da saúde, do meio ambiente, entre outras sempre caracterizando o ambiente e a própria gincana.

1598. Como montar uma escola de esportes- 29/04/2005
Sou professora do ensino fundamental I e gostaria de saber como montar uma escola de esportes e o projeto propriamente dito; existe algum livro ou site para pesquisa? Rosana
Olá Rosana, o Dr. Eduardo Vela Lombardi de Moraes(currículo) lhe traz o seguinte:
   Rosana o conceito de escola de esportes é bastante discutido, pois dependendo da faixa etária podemos trabalhar o esporte como um meio para se desenvolver a psicomotricidade da criança ou um fim, com técnicas, estratégias e movimentos específicos. O que te proponho é dividir suas turmas da seguinte forma:
4/6 anos- turma um, com um trabalho diferenciado voltado a psicomotricidade enfatizando o lúdico, tendo o esporte como um meio, diversificando entre atividade individuais (atletismo, tênis, natação, capoeira...) e coletivas (futsal, voleibol...).
7/ 9 anos - turma dois, com um trabalho ainda lúdico, com uma ênfase um pouco mais esportivista e generalista, no sentido de iniciar uma elaboração mais refinada dos movimentos, mais sem perder de vista o desenvolvimento global da criança.
10/ 12 anos - uma maior refinada nos movimentos, relacionamentos e na esfera cognitiva, no que diz respeito ao entendimento de estratégias e táticas e uma maior orientação ou direcionamento quanto a uma modalidade específica.
Leia mais:
Modelo de Projeto

SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS:
Iniciação Esportiva Universal- Grecco, Pablo Juan e também os livros em nossa seção ESCOLA

1599. O que fazer quando alunos não participam das aulas de esportes ?- 29/04/2005
Gostaria de saber como fazer com que o aluno se interesse pelas aulas de esportes coletivos e porque é necessário trabalhar somente handebol, futebol, voleibol etc. no 1° e 2° grau ? O que fazer quando alunos não participam das aulas? Aguardo respostas. Grata, Rachel T. Silva
Olá Raquel, o Dr. Eduardo Vela Lombardi de Moraes(currículo) sugere:
   Rachel em primeiro lugar não é necessário que trabalhemos somente com handebol, futebol, até porque o conteúdo Educação Física descrita nos PCNs descreve como sendo Esportes, jogos, lutas, ginástica, expressão corporal, atividades rítmicas e conhecimento sobre o corpo, sendo ainda não só no âmbito de execução dos movimentos, mas também do entendimento sócio-político-histórico destes elementos. Tendo como referências estes conteúdos mais os temas transversais, uma maneira de incluir mais os alunos nas diversas atividades seria abrir os campos de atuação propondo atividade rítmicas, expressivas, discussões quanto à mídia e o esporte, semana da saúde, organização de campeonatos e eventos, entre outras.
Leia mais:
Competição Infantil

1600. Interferências psicológicas que a competição esportiva escolar acarreta na criança - 29/04/2005
Gostaria de saber quais as interferências psicológicas que a competição esportiva escolar acarreta no desenvolvimento da criança. Também gostaria de saber como trabalhar psicopedagogicamente estes fatores. Obrigada. Thalita Santos
Olá Thalita, o Dr. Eduardo Vela Lombardi de Moraes(currículo) gentilmente responde:
   Thalita, vários são os fatores que poderíamos dissertar sobre estas questões, assim como, qual idade está falando, que tipo de competição, qual a ênfase dada pela competição, qual a ênfase dada pela escola e pelos demais professores, pelas diversas formas de ver este mesmo assunto. As consequências psicológicas podem ser traumatizantes ou pedagógicas. Talvez uma maneira psicopedagógica de lidar com estes problemas é não dar tanta ênfase ao produto final, ou melhor, a vitória, mais sim ao processo e tudo o que aconteceu durante o período das competições e tentar envolver um grande número de alunos neste evento, mesmo que não sejam o participantes diretamente, mas poderão participar fazendo scalting, relatório dos jogos, filmando, registrando em forma de arte, entre outras coisas na medida do possível.
Leia mais:
Treinamento para crianças e jovens
Veja também artigos e perguntas da seção ESCOLA

1601. Criança que não gosta de exercício físico, o que fazer ? 29/04/2005
Tenho uma sobrinha de 10 anos e ela está acima do peso. Geneticamente ela tem tendência a engordar, devido aos pais também estarem acima do peso ideal e não terem qualquer afinidade com atividade física. Bem, eu tenho uma academia de médio porte e gostaria de acompanhar minha sobrinha lá, pois já tentamos diversos tipos de esportes, mas ela nunca deu sequência. Gostaria de saber se é recomendável e que tipos de exercícios poderiam ser utilizados sem prejudicar o desenvolvimento da criança. Grato pela atenção, aguardo retorno. Marcus Vinícius
Olá Marcus, quem retorna é o nosso consultor Dr. Eduardo Vela Lombardi de Moraes(currículo) :
   Uma primeira questão a ser colocada é descobrir porque sua sobrinha nunca deu seqüência a nenhuma prática esportiva. Para esta questão o ideal é procurar uma atividade que ela goste e tentar em um primeiro momento atividades individuais, como natação, artes marciais, em um segundo momento conversar com os pais para obtenção de hábitos saudáveis que irão influenciar positivamente a criança. Em relação ao trabalho concreto, uma atividade multidisciplinar seria o ideal ( nutricionista...).

1602. Jogos e atividades para trabalhar lateralidade, esquema corporal - 30/04/2005
Estou atuando com crianças de 6 a 7 anos numa escola pública municipal na minha cidade. Estou alfabetizando a minha turminha e junto à alfabetização trabalho bastante com recreação e psicomotricidade. Gostaria de receber alguma sugestões de jogos e atividades para trabalhar lateralidade, esquema corporal entre outros. Muito obrigado. Janete
Oi Janete, nosso coordenador da área o Prof. Maurício leandro (Choquito) lhe responde:
    Olá Janete! Temos neste site algumas ótimas ferramentas para desenvolvimento psicomotor. Todos os "pega-pegas" são boas atividades para trabalharmos lateralidade. Analise algumas atividade que cito nesse link: www.cdof.com.br/recrea11.htm#2 . São elas: Gato e Rato, Pac-Man, Gruda Aranha, entre outras. Em todas estas atividades trabalhamos lateralidade. Grato pela participação e aguardo novas questões!
Boa Sorte! Profº Mauricio "Choquito"
Leia mais:
Brincadeiras para desenvolvimento motor e da lateralidade

1603. Dicas para Iniciante em recreação - 30/04/2005
Gostaria de obter material ou site sobre, como ser recreadora iniciante. Gostaria muito de aprender ou fazer um curso, pois adoro crianças e estou tentando fazer vestibular para E. F., e enquanto não consigo passar quero aprender a recrear . Eu sei que não é difícil ! Se puder me ajudar agradeço a atenção. Grata Adriana.
Oi Adriana, o Prof. Maurício leandro (Choquito) lhe responde o seguinte:
    Olá Adriana! Que bom que está escolhendo essa profissão tão boa e prazerosa. Existem boas literaturas básicas para iniciantes e as cito aqui para sua aquisição. Veja em Bibliografia no link www.cdof.com.br/recrea10.htm e procure o livro Trabalhando com Recreação do Vinícius Ricardo Cavallari.
   Com relação a cursos, é muito importante fazer cursos nessa área pois ela necessita de atualizações periódicas e sendo assim, tem sempre atividades novas surgindo e novas formas de encarar e pensar a Recreação.
Grato pela participação e aguardo novas questões! Boa Sorte!
Profº Mauricio "Choquito"

1604. Recreação para crianças de 7 a 12 anos - 30/04/2005
Gostaria de uma orientação com relação à recreação de crianças de 7 a 12 anos, pois faço parte do programa Escola da Família e preciso entretê-los. Muito obrigado. Neil Rodrigues
Oi Neil, veja o retorno de nosso coordenador Prof. Maurício leandro (Choquito):
   Olá Neil! Aqui na Cooperativa temos diversos jogos voltados para esta faixa etária!
Veja o link www.cdof.com.br/recrea11.htm#2 e sirva-se com estas ferramentas de trabalho!
Grato pela participação e aguardo novas questões! Boa Sorte! Profº Mauricio "Choquito"

1605. CD's de músicas recreativas- 30/04/2005
Gostaria de saber se há algum material como fitas ou vídeo, das músicas encontradas neste site. Luciane
Oi Luciane, quem lhe informa é o nosso coordenador Prof. Maurício leandro (Choquito) :
    Olá Luciane! não somos um site de comercialização de materiais específicos das áreas da atuação profissional. O site costuma indicar os materiais que são aprovados e conceituados. Indico dois sites que vendem cds com músicas recreativas se for do seu interesse: www.hani.pro.br / www.marcosrogerio.com.br .
Boa Sorte! Profº Mauricio "Choquito"

1606. Jogos pré-desportivos - 30/04/2005
Ministro aulas de basquetebol num projeto para crianças carentes da cidade. E procuro brincadeiras diferentes de aquecimento para passar as crianças e tornar a aula mais gostosa. Será que o senhor poderia me ajudar, me enviando algumas brincadeiras diferentes e que podemos utilizar como aquecimento? Izabela Ramalho Alberti
Oi Izabela, o Prof. Maurício leandro (Choquito) cita e sugere :
   Olá Izabela! Veja o link www.cdof.com.br/recrea14.htm#1 que além de ter atividade próprias para aquecê-los, mostra também jogos pré-desportivos, que você poderá trabalhar o desporto de forma lúdica estimulando o aluno à prática do Basquetebol. Grato pela participação e aguardo novas questões! Boa Sorte! Profº Mauricio "Choquito"

1607. Jogos ao ar livre - 30/04/2005
Gostaria de saber como faço para conseguir jogos ao ar livre para que eu possa aplicar no grupo de escoteiros, o qual faço parte. Ildejan de Sousa Ferreira
Oi Ildejan, veja as sugestões do Prof. Maurício leandro (Choquito):
   Olá Ildejan! Acesse o link www.cdof.com.br/recrea11.htm#2 e sirva-se com as atividades que estão disponibilizadas. Estão divididas em categorias e você poderá escolher quais servirão ao seu grupo de escoteiros. Grato pela participação e aguardo novas questões! Boa Sorte! Profº Mauricio "Choquito"

1608. Atividade recreativa para alunos do ensino médio - 30/04/2005
Sou estudante acadêmico do curso de Turismo aqui em Sta. Catarina, e foi nos passado para desenvolver uma atividade recreativa para alunos do ensino médio, aqui da faculdade. Que tipos de atividades você nos sugere para que possamos fazer para esses alunos. Um abraço e espero por uma resposta. Anderson
Oi Anderson, veja o que gentilmente nosso coordenador Prof. Maurício leandro (Choquito) lhes sugere:
   Olá Anderson! Vai depender muito da infra-estrutura que você terá para executar as atividades. No link www.cdof.com.br/recrea11.htm#2 há várias atividades bem interessantes onde você poderá escolher a que mais lhe agradar para ser realizada. Veja em jogos de quadra e pré - desportivos pois são as atividades que são mais adequadas a essa faixa etária. Grato pela participação e aguardo novas questões! Boa Sorte! Profº Mauricio "Choquito"

1609. Brincadeiras para idades de 1-5 anos em festas - 30/04/2005
Gostaria de receber algumas sugestões de brincadeiras para crianças de faixa etária entre 1 aos 5 anos, para ser realizada em festas! Obrigada. Cíntia
Oi Cíntia, o Prof. Maurício leandro (Choquito) lhes sugere:
   Olá Cíntia! Qualquer atividade que seja usada em quadra servirá para festas infantis. Caberá uma adaptação caso você não tenha a mesma infra-estrutura. Devido aos espaços para aplicação serem restritos, em sua maioria buffets, sugiro também que você veja em atividades para salão ou dias de chuva. Veja o link www.cdof.com.br/recrea11.htm#2 e sirva-se!
Grato pela participação e aguardo novas questões! Boa Sorte! Profº Mauricio "Choquito"

 

|::::  Cooperativa do Fitness - Todos os direitos reservados - BH - MG - Na internet desde 05/12/1999 ::::|