Home |CDOF Responde | Cadastro de Usuários | Cadastro de Consultores|


 

Qua, 7/1/09 6:47

PERGUNTAS E RESPOSTAS ANTERIORES AO CDOF RESPONDE
CONSULTORIA GRATUITA CDOF

Obs: para procurar pelo tema utilize o sistema de busca

2825. Cursos de recreação para idosos- 03/11/2006
Procuro cursos que ensinem recreação para idosos. Conhece algum? Bia
Olá Bia, vamos ver o que nos traz o consultor Prof. Volney Paulo Guaranha®(currículo):
    Ola Bia, geralmente os cursos de recreação abordam diversos assuntos. Mas o legal nessa área é a facilidade e o poder de adaptação da atividade para qualquer faixa etária. Existem alguns livros que mencionam recreação para a terceira idade. Veja a programação de alguns Sesc seria uma boa dica para você realizar um bom trabalho
Referências Bibliográficas: www.abre.com.br Prof. Volney Paulo Guaranha ®

2826. Diferença entre acampamento e acantonamento- 03/11/2006
Qual a diferença entre acampamento e acantonamento? Silvana
Olá Silvana, vamos ver o que nos traz o consultor Prof. Volney Paulo Guaranha®(currículo):
    Ola Silvana, a diferença está na terminologia adotada: Um acampamento é um local onde se realiza a hospedagem através de barracas e pouquíssima infra estrutura, já o acantonamento é um local bem mais apropriado com uma infra estrutura melhorada, como, alojamentos, refeitório, sistema de água e esgoto, áreas verdes, campos, quadras, piscinas. Hoje este termo está sendo bastante utilizado, mas ainda há associação de que acampamento possue as mesmas características de um acantonamento.
Referências Bibliográficas
Acampamento - Organização e atividades - Hector Civitati - Sprint
Acampando com a garotada. São Paulo. Ícone: 1999. LETTIERI, Flávio.
Acampamento de Férias. Campinas. Papirus: 1999. STOPPA, Edmur Antonio.
Prof. Volney Paulo Guaranha ®

2827. Como trabalhar com crianças carentes ?- 03/11/2006
Qual a melhor maneira de animar um dia das crianças numa instituição de crianças carentes, ex-crianças de rua. Não temos prática com animação, omas é que estamos envolvidos no projeto.
Aguardo ansioso pelas dicas! Abraço a todos.. Rafael!
Olá Rafael, infelizmente nosso retorno a você não chegou a tempo para ajudar em seu projeto, mas mesmo assim poderá utilizar a idéia para outras oportunidades. O consultor Prof. Volney Paulo Guaranha®(currículo) gentilmente sugere:

    Olá Rafael, para animar este grupo de crianças, primeiro você deverá esquecer do passado do seu público e deixar as atividades fluirem em seu evento. Atividades de bola são ótimas idéias e as de correria, como pega-pega. Aqui no site possuem algumas atividades que você pode pesquisar e aplicar em seu evento. Rodas Cantadas e gincanas também ajudariam no sucesso de seu evento. Parabéns pela oportunidade de estar aplicando a recreação para este perfil de público.
Referências Bibliográficas
A Criança em Movimento. Jogo, prazer e transformação. São Paulo. FTD. 1998. GALLARDO, Jorge Sergio Pérez.
Brincando com Sucatas - CICERO RODRIGUES
Recreação 1000 com Acessórios - Guilherme
Prof. Volney Paulo Guaranha ®

2828. Crianças que praticam recreação são mais extrovertidas ?- 03/11/2006
COMO A RECREAÇÃO PODE CONTRIBUIR PARA A INSERÇÃO SOCIAL? CRIANÇAS QUE PRATICAM AULAS DE RECREAÇÃO SÃO MAIS EXTROVERTIDAS? PRISCILLA PADELA
Priscilla, vamos ver o que nos traz o consultor Prof. Volney Paulo Guaranha®(currículo):
    Olá Priscilla Padela, a recreação e o lazer são dois conceitos que envolvem os interesses físicos, sociais, artísticos, manuais e intelectuais. A partir do momento em que um indivíduo está realizando uma atividade de recreação ou de lazer, está não só se conhecendo mas também com o mundo externo de suas capacidades e potencialidades. Atividades de integração agregam valor na inclusão social dos seres humanos. Quanto às crianças praticarem recreação, este conceito está associado ao lúdico, onde o fator primordial do lúdico é a diversão, entretenimento e alegria, fazendo com que ao receber uma atividades deste porte as crianças se tornem mais extrovertidas.
Referências Bibliográficas
Educação para o Lazer. São Paulo. Moderna: 1998. CAMARGO, Luiz O. Lima.
O que é lazer? - LUÍS OTÁVIO LIMA CAMARGO - Editora: BRASILIENSE
O lúdico na formação do educador: Santa Marli dos Santos - Petrópolis, RJ: vozes, 1997.
Prof. Volney Paulo Guaranha ®

2829. Recreação em comunidade indígena- 03/11/2006
Gostaria de saber quais os passos que devo utilizar para montar um projeto de recreação e Lazer em uma Comunidade Indígena. Pretendo atingir as crianças de 0 a 14 anos? o projeto será documentado e pretendo fazer uma pesquisa científica. Mas antes vou precisar apresentá-lo para a cordenação do curso. Como devo proceder! Ana Rita Zamberlan
Ana, vamos ver o que nos traz o consultor Prof. Volney Paulo Guaranha®(currículo):
    Olá Ana Rita, quando se monta um projeto deve-se deixar bem claro os objetivos de sua escolha e em seguida o desenvolvimento do mesmo. O modelo de um projeto segue as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas e Técnicas). Creio que deva iniciar seu projeto a partir dos 4 anos de idade. Publique todos os documentos que você conseguir realizar, o mercado necessita de iniciativas como esta.
Referências Bibliográficas
Organização das Atividades de Recreação - NICANOR MIRANDA - Editora: ITATIAIA
Lazer: fundamentos, estratégias e atuação profissional. Jundiaí, SP: Fontoura, PIMENTEL, GIULIANO
Fundamentos, Estratégias e Atuação Profissional.Jundiaí. Fontoura: 2003. PIMENTEL, Giuliano. Lazer:
Prof. Volney Paulo Guaranha

Leia mais:
Modelo de Projeto
Modelo de Projeto Social

2830. Como preparar para a recreação ?- 03/11/2006
ANTES DE COMEÇAR A RECREAÇÃO DEVO FAZER ALGUM TIPO DE SILENCIAMENTO, ALONGAMENTO COM AS CRIANÇAS? ADRIANA DANTAS DA SILVA
Adriana, o consultor Prof. Volney Paulo Guaranha®(currículo) opina o seguinte:
    Olá Adriana, existem alguns códigos de silêncio para fazer com que as crianças prestem atenção na explicação de um atividade, como por exemplo, pã pã rã rã pã ou Olha a Bomba, Estes códigos não seguem uma obrigatoriedade mas sim fazer com que eles participem, saibam que há alguém para dar uma explicação e devem se concentrar para receber esta explicação. Quanto ao alongamento é bom importante realizá-lo antes e após qualquer atividade física. Esta vai depender da atividade que você realizar.
Referências Bibliográficas
A Criança em Movimento. Jogo, prazer e transformação. São Paulo. FTD. 1998. GALLARDO, Jorge Sergio Pérez.
Brinquedos Cantados com 1 Fitas K-7 - Ione de Paiva
Brincando e Aprendendo com Jogos Sensoriais - Greicy Braz
Prof. Volney Paulo Guaranha ®
Leia mais:
Códigos do silêncio (técnicas de domínio de grupo)

2831. Déficit de atenção- 03/11/2006
No colégio onde eu faço estágio percebi que há alguns alunos que têm problemas com relação a atenção (creio eu que seja TDAH). Nesse colégio não tem psicóloga, queria saber o que posso fazer para ajudar essas crianças sem querer dar um de psicólogo. Francisco Celio Soares Marcs
Oi Francisco , o consultor Prof. Ms. Fabio Luiz Gouvea(currículo) lhe retorna o seguinte:
    Olá Francisco, é altamente recomendável a intervenção de um profissional de psicologia, pra que não haja risco de se arriscar sem o devido conhecimento sobre os fatos. Se tratando de crianças isso pode ser muito, muito arriscado.
Um professor pode intervir com sua especialidade: utilize muitas atividades com bola, pois a bola é um fator de atração, um objeto de desejo pra todos. Quando eu digo muitas atividades, significa muitas mesmo. E bem variadas, com duração mais curta. Assim você poderá gradualmente aplicá-las com uma duração maior daqui há algum tempo. Se isso ajudar, ótimo, senão, não há como dispensar ajuda especializada. Um abraço. Prof. Fabio.

Francisco, veja também o que lhe traz o consultor Prof. Murilo Hyppólito Barnabe(currículo):
    Existem técnicas de concentração que podem ajudar nesse seu caso. A concentração é um estado em que a atenção é direcionada apenas para um objeto e todos os outros pensamentos, desejos, objetivos são excluídos. Em uma delas, você pede para a(s) pessoa(s) se sentar numa cadeira que tenha encpsto reto, coloque os dois pés no chão e coloque as mãos relaxadas sobre o colo. Pede-se para fechar os olhos, inspirar profundamente e devagar expirar, começando a se sentir relaxado pela cabeça. Quando se sentir completamente relaxado, prestar atenção na respiração e contar cada período da respiração (inspiração e expiração=um período) sem perder o ritmo. Quando contar dez períodos, começar do período um novamente. Caso ocorra um erro na contagem, ou por engano contar além de 10 períodos, parar, pensar e tentar regressar ao pensamento que passou pela cabeça nesse instante. Então começar novamente no período um. Para um iniciante, 8 minutos são o suficiente para esse exercício. Outras técnicas em "Manual de Treinamento Psicológico para o Esporte" de Benno Becker Junior e Dietmar Samulski.

Também participa conosco a consultora Profa. Ms. Márcia Pilla do Valle(currículo):
    Olá, Francisco. As questões relacionadas a atenção estão cada vez mais frequentes no ambiente escolar, não? Seguem breves orientações. Espero ajudar!
    O professor pode desenvolver um sistema de sinais privados com a criança com TDAH para sinalizar quando ela está agindo de forma adequada ou inadequada, cuidando, contudo, para não estigmatizá-la diante da turma. O ideal é que a comunicação com crianças com TDAHI ocorra por meio de vocabulário preciso, com sentenças breves e fáceis de entender, em função das dificuldades de sustentação de atenção.
    Os portadores de TDAHI têm melhor desempenho em meios estruturados, com normas de conduta claramente especificadas e com limites claramente definidos. O professor deve manter uma rotina constante e previsível, que deixe sempre claro o que é esperado do aluno. Ambientes muito desinteressantes aumentam as dificuldades de sustentação da atenção e o comportamento hiperativo, enquanto lugares muito interessantes a tornam superestimulada. Assim, embora as rotinas sejam necessárias, é interessante introduzir, novidades eventualmente, desde que isto seja feito com preparo prévio.
    Deve-se solicitar a sua participação continuamente, fazendo perguntas e designando-lhes atribuições que aumentem a probabilidade de que ela permaneça interessada na tarefa. Um abraço, Márcia

2832. Tratamento estético contra celulite funciona ?- 03/11/2006
Vou fazer um tratamento estético numa clínica, contra celulite. Me disseram que durante o tratamento o ideal é que eu pare a musculação, pois ela endurece a gordura, que fica mais difícil de ser quebrada. Pediram que eu faça só aeróbios. Alguém confirma (ou não) esta informação?
O tratamento sera DLM, vácuo, ultrasom e modeladora. Obrigada! Gabriela
Olá Gabriela, veja a opnião da consultora Profa. Msda. Iara dos Santos da Cruz(currículo):
    Querida Gabriela, na verdade, o que não funcionam como prometem, só os tratamentos estéticos. Essa informação de que a gordura endurece, não é verdade. Todo mundo tem uma quantidade fixa de células adiposas (células de gordura) que aumentam de tamanho devido a um maior acúmulo, portanto, por isso que engordamos. Os tratamentos como os que você faz, somente reduzem a quantidade de líquido existente nas células (o que também ajuda a formar a celulite) a quantidade de gordura existente não modifica, porque a gordura não sai na urina como eles prometem.
   Eu sugiro que você utilize os tratamentos estéticos somente como complemento para amenizar a retenção hídrica e não pare a Musculação, pois o exercício serve também como uma drenagem linfática e quanto mais massa muscular você tiver, mais ativo ficar o seu metabolismo e assim emagrecer será mais fácil. Obrigada pela pergunta. Prof Iara Cruz.

2833. Calorias despendidas em caminhadas na esteira- 03/11/2006
Só ficou faltando informar quantitativo de calorias perdidas nas caminhadas em esteira. Manoel
Olá Manoel , veja a opnião da consultora Profa. Msda. Iara dos Santos da Cruz(currículo):
    Caro Manoel, Mensurar a quantidade de calorias gastas em um exercício, depende muito da modalidade, do peso e idade do indivíduo, do metabolismo basal e outro fatores. O que posso te dizer que a perda calórica da caminhada na
esteira é superior a feita na rua, pois a velocidade constante e o piso reto e firme garantindo um caminhar mais eficaz. Os valores estimados circulam entre 250 kcal e 350 kcal, dependendo da intensidade e da duração. Obrigada pela pergunta. Prof Iara Cruz.
Leia mais:
Onde posso perder mais calorias, caminhada na rua ou na esteira ?

2834. Existe pós-graduação em psicologia na europa?- 08/11/2006
Gostaria de saber onde posso fazer pós-graduação em psicologia esportiva na Europa. Moro atualmente na Austria mas aqui não existe o curso, e tenho encontrado dificuldade para receber esta informação, ja pesquisei em tudo quanto é lugar mas ainda não obtive sucesso. Agradeço desde já. Mark Thaler
Prezado Mark, o consultor Prof. Murilo Hyppólito Barnabe(currículo) sugere :
    Os países que são muito forte nessa área além do Brasil são a Espanha (Universidade de Barcelona, por exemplo), Alemanha (Universidade da Colônia).

Também participa conosco a consultora Profa. Ms. Márcia Pilla do Valle(currículo):
    Mark, há centros excelentes na Espanha e México. Sugiro que você entre em contato com as associações de psicologia do esporte destes países para informar-se. Boa sorte! Márcia

2835. Dente escuro - 08/11/2006
Vou colocar um aparelho ortodôntico, um dos dentes superiores apresenta uma cor algo mais escura do que os outros, o meu dentista esteve a observá-lo através de uma radiografia e disse-me que aparentemente este não possuía nenhuma lesão. Quais as razões que podem justificar a diferença de cor deste dente? Poderá este dente ser posto em risco sofrendo as movimentações necessárias ao tratamento ortodôntico? Desde já grata pela vossa atenção. Olga
Prezada Olga , Nosso consultor Prof. Ms. Werner Harumiti Shintaku:(currículo) responde o seguinte:
    Ola Olga, Dificil dar um parecer do seu caso somente com as informacoes que você me forneceu. Essa "cor mais escura" pode ser resultado de muitos fatores, como por exemplo, trauma que resulta em hemorragia interna e morte da polpa
dentaria, que por sua vez resulta em descoloramento por perda de vitalidade (mais provavel no seu caso), ou ate mesmo devido a manchas externas causadas por corantes e/ou fumo (menos provavel). Qual o proximo passo recomendado?
Mesmo nao havendo lesao, visitar seu dentista para avaliacao da vitalidade pulpar desse dente seria o mais recomendado. Quanto ao movimento ortodôntico, ele sempre ira causar um certo grau de trauma e inflamacao, que pode resultar em reabsorcao da raiz desse dente. Como controlar? Movimentos ortodônticos delicados e radiografias para avaliação periódica. Espero ter te ajudado. Werner H. Shintaku

2836. Corredora grávida e mudança de atividade durante a gestação- 08/11/2006
Estou com 05 semanas e parei toda a tividade física. Costumava correr 50Km por semana, spinning 3 vezes por semana e localizada. Que tipo de atividade posso fazer, já que estou me sentindo flácida e cheia de celulite? anna
Prezada Anna , Nossos consultores respondem o seguinte:
Profa. Cláudia Melem(currículo):
    Você pode e deve voltar a fazer atividade física sim, o ideal é que vc vá para a água ( natação e hidro ) com certeza, mas também pode ir para a sala de musculação e fazer séries montadas por um profissional que entenda de gestantes.

Prof. Esp. José Augusto Guimarães de Oliveira(currículo):
    Olá Anna, Diante da sua rotina de exercícios relatada posso imaginar a falta que você está sentindo. No entanto durante a gravidez esse volume de exercícios deve ser modificada. Uma razão é que os objetivos serem a alcançados por essa quantidade de exercícios, como o emagrecimento ou condicionamento físico, ficam inviáveis devido às modificações gestacionais. Aguarde até completar 12 semanas para reiniciar a prática de exercícios. Em relação à corrida e o spinning evite, muito impacto e intenso. A localizada troque pela hidroginástica, as propriedades da água irão prevenir algumas situações comuns durante a gestação (edemas e dores na coluna, por exemplo). A musculação também pode ser praticada com algumas adaptações (intensidade, volume - nº de séries e repetições - e algumas posições). Mantenha o controle de sua freqüência cardíaca, não ultrapasse 140 batimentos por minuto e procure um profissional especializado.
Qualquer dúvida entre em contato pelo e-mail: joseaugustorj@yahoo.com.br . Como você é do RJ, visite o site www.gestanteemmovimento.com e conheça uma proposta de atividade. Felicidades.

2837. Posso praticar RPM tentnado engravidar ?- 08/11/2006
Tenho 34 anos. Fiz musculação por 4 anos antes de engravidar pela primeira vez. Quando grávida, fiz hidroginástica. Depois de ter o bebê, que hoje está com 1 ano e 10 meses, fiz cerca de 1 ano de natação, e, em abril deste ano parei a natação e voltei para a musculação. Há alguns dias (mais especificamente 3 aulas) comecei a fazer RPM.Estou tentando engravidar novamente. Pelo que li neste site, parece que o rpm não é muito indicado no início da gestação, por causa da elevação da temperatura. Minha pergunta é: Posso continuar com o rpm enquanto tento engravidar? Tenho uma certa dúvida, porque, e se eu já estiver grávida sem saber? Isso poderia prejudicar o feto? Por outro lado, e se demorar muito tempo para eu engravidar, não posso fazer as aulas nesse período? Obrigada pela atenção! Luciane
Prezada Luciane , nossos consultores respondem o seguinte:
Profa. Cláudia Melem(currículo):
O grande problema é vc estar grávida sem saber, aí sim pode comprometer o feto sim, pois ele leva pelo menos 12 semanas para estar fixado na parede do endométrio, quanto ao fazer antes de engravidar eu não posso te esclarecer a respeito, é melhor vc falar com o médico que está fazendo o seu tratamento de fertilização.

Prof. Esp. José Augusto Guimarães de Oliveira(currículo):
    Olá Luciane, A atividade física no início da gravidez, mais especificamente antes das 12 semanas, pode trazer prejuízos. A temperatura do corpo, aumentada pelo exercício, pode interferir negativamente na formação inicial do bebê. Sobre a sua pergunta, é um risco que não precisamos correr. Já que há uma real tentativa de engravidar, prefira atividades menos intensas e esteja atenta aos sinais. Procure um acompanhamento especializado, continue a musculação (esta deverá ser orientada e tomando algumas precauções) e experimente a hidroginástica. Na verdade mude o foco da atividade, assim quando engravidar e voltar a fazer exercícios (após 12 semanas) não sentirá tanta a mudança, onde seus objetivos atuais deverão ser modificados por outros que priorizem seu bem-estar e sua consciência corporal.
Qualquer dúvida entre em contato pelo e-mail: joseaugustorj@yahoo.com.br . Boa sorte!

Leia mais:
Spinning na gravidez
Posso continuar pedalando bicicleta para o serviço grávida ?
Aulas de spinning e a frequência cardíaca permitida na gestação

2838. Alongamentos na gravidez - 08/11/2006
Gostaria de saber quais tipos de exercício posso fazer. Estou no 7º mês, 1ª gravidez. Tenho interesse por alongamento, gostaria de saber quais posições de alongamento são recomendáveis. Obrigada! Nick
Prezada Nick, nossos consultores respondem o seguinte: 
Profa. Cláudia Melem(currículo):

Prof. Esp. José Augusto Guimarães de Oliveira(currículo):
    Olá Nick, Informo a você que o exercício físico realizado com eficiência e segurança é aquele que possui o acompanhamento de um profissional habilitado de educação física. Atividade desacompanhada pode lhe trazer riscos. O fato ganha mais importância devido a sua gravidez, onde alguns cuidados serão fundamentais. Você deve buscar atividades de intensidade leve à moderada e de baixo impacto. A julgar pelo seu tempo de gestação a hidroginástica seria a mais indicada pela sua contribuição a sua circulação (prevenindo edemas - inchaços) e promover uma menor sensação de peso, sobrecarregando menos suas articulações. A quantidade de exercícios permitidos é grande, o melhor é obter esta informação com um professor de educação física, que selecionará os mais indicados para você. Vale à pena lembra sobre posições não recomendáveis. Deitada de "barriga para cima", deve ser evitada pois o útero pressionará grande vasos sanguíneos atrapalhando sua circulação. Evite também ficar muito tempo na posição (sentada ou em pé), varie sempre. Não adote posições que provoque grande força/ pressão abdominal.
Qualquer dúvida entre em contato pelo e-mail: joseaugustorj@yahoo.com.br . Boa sorte!

Leia mais:
Gestantes podem praticar jiu-jitsu, abdominais e alongamentos ?
Alongamento para gestantes

2839. Emergência em caso de hipotensão- 08/11/2006
Trabalho recentemente no ramo de home care e estou com um paciente idoso que frequentemente tem hipotensão, as vezes chegando a 80 x 60mmHg. Numa emergência dessas como devo proceder? Ronaldo de Paula
Prezado Ronaldo, nosso consultor Prof. Fernando Barreiro (currículo) gentilmente lhe retorna o seguinte:
    Prezado Ronaldo, não tenho como responder sua pergunta pois as variáveis são inúmeras. Veja bem: não sei a idade, peso nem altura do paciente / quais medicamentos faz uso / qual a PA considerada normal para ele especificamente / história pregressa. Enfim, se você é Técnico em Enfermagem, acredito que trabalhe com acompanhamento médico. No entanto, no momento da hipotensão, os diferenciais serão:
- está consciente ou não? se está consciente, passemos ao exame físico. Se ficou inconsciente, checagem dos sinais vitais.
- posição em que o paciente se encontra (pois no leito não há risco de queda e consequentes traumas).
- estando na vertical, se houve queda, exame de consciência e físico, para procurar lesões. Se não houve queda, evitá-la, colocando-o deitado, em decúbito dorsal.
- somente não faça uso de sal sublingual, pois essa prática é errada, por não haver liberação de calorias pelo sal. Se fosse o caso de administração de alguma substância, seria açúcar.
Se precisar, retone com outros questionamentos. Atenciosamente. Fernando
SATE - Serviço de Atendimento de Emergência
(0xx21) 2564-5899 / 9606-9153- resgate@terra.com.br

 

 

|::::  Cooperativa do Fitness - Todos os direitos reservados - BH - MG - Na internet desde 05/12/1999 ::::|