Home |CDOF Responde | Cadastro de Usuários | Cadastro de Consultores|


 

Seg, 23/11/09 20:05

PERGUNTAS E RESPOSTAS ANTERIORES AO CDOF RESPONDE
CONSULTORIA GRATUITA CDOF

Obs: para procurar pelo tema utilize o sistema de busca

181. Melhor rendimento no final da atividade- 26/04/01
Na academia onde estagio tem um aluno que ao começa a pe
dalar, ou a andar na esteira, cansa rapidamente, só conseguindo uma melhor rendimento no final da atividade. Segundo ele quando jogava Futebol se cansava muito no primeiro tempo só conseguindo um bom desempenho no segundo. Gostaria de saber se tem uma explicação fisiologica para que isso ? Louise Cecília - Estudante de E.F.

Olá Louise, tentamos pesquisar sua dúvida e parece ser uma incógnita ainda não esclarecida pela literatura, no entanto convidamos a todos os usuários que contribuam com esta pergunta, caso encontrem fonte de pesquisa.
Levamos seu caso para um de nossos consultores que gentilmente tenta lhe esclarecer a dúvida, vejamos:
Prof. Luiz Carlos de Moraes, Educador Físico, há 26 anos no Mercado do Fitness e Esportes e Consultor de alguns jornais na área de Fisiologia do Exercício:

Amigo estudante e do CDOF! Esse é assunto, eu ainda não consegui chegar a uma conclusão. Suponho que essa situação pode estar ligada ao tipo de treinamento (treinamento de intensidade em determinado percentual do Limiar anaeróbio), mesmo assim existem organismos que respondem e outros não.
Pode estar ligado ao limite de aumento do número de mitocôndrias, ao percentual genético de fibras tipo I e tipo II e muitos outros fatores associados. Pode também estar ligado ao chamado "segundo fôlego" que varia de indivíduo para indivíduo. De qualquer forma, se o aluno não for um atleta que precise de uma boa capacidade anaeróbia e ou agilidade, não há com que se preocupar. Deve apenas respeitar os seus limites fisiológicos, talvez determinados geneticamente.

Apenas para ilustrar. Tenho um caso desse em casa. Minha mulher é atleta fundista. Fundista exatamente porque corre menos de 8 quilômetros e é um verdadeiro suplício. Ela só consegue desenvolver muito bem após 10 quilômetros. Dessa vez posso não ter respondido a sua dúvida, mas o grande "barato" da Fisiologia é justamente isso. Sabemos muito pouco sobre os mistérios do nosso próprio corpo. Que bom. Só assim a gente não pára de estudar, né? Um grande abraço Moraes CREF/1 RJ 003529
Nosso abraço.

182. Recreação em Clubes - 13/05/01
Que tipo de atividades podemos elaborar para trabalhar em clubes a fim de que saiam do tradicional e despertem o interesse do associado, para que a sua frequência dentro do clube seja maior ? E como atender as expectativas da Terceira Idade, sendo que a literatura que nós temos na área de recreação apenas nos mostram atividades adaptadas para o idoso ? Thaís Santiago - Recreadora.

Oi Thais, geralmente, o associado busca o clube para o lazer e relaxamento do dia-a-dia estressante da escola, trabalho e obrigações em geral, e cada um diverte da sua maneira. Cada indivíduo tem seus motivos próprios e atividades preferidas, podendo variar de acordo com a faixa etária e também com a experiência pessoal e satisfação dentro daquela atividade.
Existem uma infinidade de atividades recreacionais para cada faixa etária e também específicas para cada espaço físico, o que não deve ser novidade para você, mas o associado fica esperando que a idéia parta da direção do clube e uma vez bem incentivados não têm muita relutância em aderir.

Não há muito como fugir do tradicional, mas poderá transformar as atividades costumeiras em outras diferentes, tendo até a participação dos adultos. Como por exemplo:
*Torneios internos diversos para todas as idades de brincadeiras populares: ex: queimadas, bent-altas, rouba bandeira,etc...
*Torneios de jogos de mesa: baralho (truco, buraco, mexe-mexe, pôquer,etc), sinuca, dardo, totó, imagem e ação e similares;
*Campeonatos Esportivos: peteca de 4, voleibol na água, polo aquático com sustentação em espaguetes, ping-pong tira-tira, futsal misto com regras especiais favorecendo as mulheres, basquete de duplas,etc...(Jogos recreativos entre equipes, atividades de sociabilização e integração);
*Gincanas de habilidades físicas,Gincanas culturais,Gincana das famílias,etc...
*Hidroginástica (macroginástica com atividades recreativas na água, etc...)
*Caminhadas em grupo em volta do clube ou em locais arborizados por perto (por alguma causa especial, com camisas, cartilhas-sobre a importância da caminhada, vestuário,prevenção de doenças etc..)
*Para terceira idade, principalmente, desfiles de moda,concursos de beleza, oficinas de artesanato de reciclados de garrafas, de papel marchê, de aproveitamento do papel para confecção de novas folhas, horta e plantio de plantas medicinais, palestras ligadas a saúde, culinária, danças de salão, danças folclóricas; Coral (músicas de serestas), viagens em grupo, Happy Hours (horas dançantes) e palestras com temas importantes sobre a saúde, prevenção de doenças, cuidados com a beleza, sexualidade, etc...

O importante é manter o associado ativo e feliz por estar participando de alguma atividade que não seja obrigatória.
Se por acaso seu clube não tem costume de oferecer atividades diversas com a participação de todos, terá um pouco de dificuldades no início de juntar um bom número de participantes, mas aos poucos conseguirá maiores adesões.

Sites interessantes:
Carnaval dos idosos
Atividades e programas pra terceira idade
Eventos para terceira idade

Livros:
A recreação na terceira idade - C. Raúl Lorda - Sprint (atividades de salão, colônias de férias, e critérios para montar atividades físicas para eles)

Jogos Recreativos - Hector Civitate (jogos para clubes, academias , hotéis acampamentos, etc...)

Um grande abraço e boa sorte !

183. Principais Lesões no Voleibol - 14/05/01
Estou fazendo um trabalho de fisioterapia e necessito saber as principais lesões nos atletas de voleibol profissional. No aguardo e muito obrigado - Juan - Auxiliar de Almoxarifado.

Olá Juan, de acordo com o livro Manual de Medicina do Esporte, Sociedade Brasileira de Medicina Esportiva Comissão Científica, em pesquisa executada de 1972-1992, as principais lesões são:

Segmentos Corpóreos
%
Joelho............
Tornozelo.......
Coluna...........
Mão...............
Ombro...........
Coxa.............
Pé.................
Punho............
Perna.............
Antebraço.....
Cotovelo........
Bacia.............
Braço............
Outros ..........
26,7
19,5
13,5
13,3
7,9
5,2
3,7
3,5
3,1
1,3
0,9
0,7
0,4
0,4


Um abraço.

184. Obesidade e Qualidade de Vida - 15/05/01
Estou desenvolvendo uma monografia sobre "obesidade e qualidade de vida" gostaria que vocês me indicassem sites relacionados ao tema e referências bibliograficas. Obrigada, Cintia.

Oi Cíntia, temos alguns textos aqui no CDOF que você pode dar uma olhadinha:
Exercícios para obesos, diabéticos e hipertensos
Exercício na Promoção da Saúde
Referências sobre obesidade na adolescência, hipertensos e outros
A importância da Atividade Física para Pessoas Sedentárias
Qualidade de Vida
Exercícios em jejum mobilizam mais gordura?

Algumas fontes de Teses e Monografias:
Teses sobre obesidade
Qualidade de vida
Clique aqui e entre com a palavra qualidade de vida pra ver mais de 1000 pesquisas
Obesidade (em espanhol)
Clique aqui e entre com a palavra obesity
Fatores de risco para o coração
Textos sobre obesidade
Clique aqui e entre com a palavra obesidade
Coloque a palavra obesidade e mande pesquisar
Site do American Heart association - Muitas pesquisas em inglês

Livros:
!.ACSM's Resource Manual for Guidelines for Exercise Testing and Prescription, 2000 (Guia para Prescrição de Exercícios do Colegio Americano de Medicina Esportiva.
2.Exercicio na Saúde e na Doenca: Avaliação e Prescrição de Exercícios
3.Fisiologia do Exercício - Energia, Nutrição e Desempenho humano
4.Obesidade & Atividade Física - Luiz Antônio D. Filho - Ed.Aratebi
5.Exercício Físico na Promoção da Saúde - Dartagnan Guedes
6.Subsídios Para a Prevenção e Controle da Obesidade - CYRINO, Edilson e JUNIOR, Nelson N.
7.Nutrition For Fitness and Sport - WILLIAMS, M.H.

Boa Sorte !

185. Tabela de gasto calórico confiável - 16/05/01
Gostaria de saber onde posso encontrar uma tabela completa do gasto calórico confiável de cada exercício físico. Muito obrigada pela atenção. Mirella

Oi Mirella, temos uma tabela aqui no CDOF que foi retirada de uma fonte bastante confiável utilizada pelos fisiologistas pesquisadores: Compendium of Physical Activities: Classification of energy costs of human Physical activities - Barbara E. e col. , 1993. Infelizmente não temos disponibilizado as atividades em Mets para download.
Encontramos também uma boa tabela no Livro: Nutrition For Fitness and Sport - WILLIAMS, Melvin.H. - Ed. Brown & Benchmark .

Pedimos esclarecimentos também alguns consultores e o Prof. Luiz Carlos de Moraes, Educador Físico, há 26 anos no Mercado do Fitness e Esportes e Consultor de alguns jornais na área de Fisiologia do Exercício retorna o seguinte:
Olá amigos do CDOF e amiga leitora! Não sei se resolve, mas dê uma olhada no livro:
POLLOCK, Michael L. - Exercício na Saúde e na Doença. Ed. Medsi, 2ª edição, R.J. 1993. Na página 381 e 389 . Não sei se na nova edição foi repetida.
Também têm alguns sites que podem ajudar:
http://www.sirius.on.ca/running/bmr.html

http://www.epub.org.br/nutriweb/n0102/get.htm

Comentários - Na minha opinião essas tabelas servem apenas como uma orientação aproximada, pois nosso corpo tem muitos mistérios ainda não desvendados. Sendo assim, duas pessoas de mesmo peso, mesmo sexo, mesma altura e mesma idade, fazendo a mesma atividade física, uma pode emagrecer e a outra não. Acho até que os próprios estudiosos pensam dessa ou quase dessa forma. Tanto que, as novas edições não trazem mais tantas tabelas assim. De qualquer forma espero ter ajudado. Um grande abraço Moraes CREF/1 003529

Prof.Fábio Venturim, graduado em E.F. pela UFES e pós-graduado em Fisiologia do Esforço e E.F.Escolar e recomenda:
Olá, Posso indicar como uma das melhores tabelas de que tenho conhecimento a do livro "NUTRIÇÃO, EXERCÍCIO E SAÚDE",quarta edição de Katch e McArdle, 1996, ed.MEDSI, R.J. espero que faça um bom proveito. Fábio Venturim.

Boa Sorte!

186. Basquete x Mascar Chicletes - 20/05/01
Sempre observei nos jogos de basquete principalmente na nba todos os jogadores mascam chicletes, existe algum fundamento ou seria só mania dos atletas. Pode fazer mal mascar chiclete durante a atividade fisica -Jefferson Estudante-E.F.
Olá Jefferson, Nossa equipe tentou conseguir artigos que tratassem especificamente deste assunto, mas apenas encontramos teses e artigos relacionados a saúde dos dentes. A goma de mascar é associada ao açucar que para a odontologia não é recomendada em qualquer situação. Mas sua dúvida é voltada para o basquete. Pelo que já buscamos, a prática de mascar chicletes durante os jogos parece ser mais um hábito cultural, com refléxos psicológicos que um benefício em si. Coisas que passam de um para os outros como mascar fumo ou coisa parecida em determinadas atividades. Mas infelizmente ela não pode ser classificada como um hábito salutar, visto que mascar chicletes em qualquer atividade física, natação, ginástica, etc...pode ser ainda perigoso por poder causar acidentes como a asfixia - se o atleta engolir e se engasgar com ele, morder a língua, gengiva e se desconcentrar entre um passe e outro. Esperamos ter ajudado.

Nilson Calasans / RJ /Especialista em Periodontia: Prezado Jefferson: Odontologicamente, as gomas de mascar sem açúcar são as mais indicadas. Os gastroenterologistas, entretanto, contra-indicam qualquer goma de mascar usada com excessiva freqüência, em função de se evitar agressões à mucosa do estõmago, produzidas pela produção de ácido clorídrico, a partir do estímulo oral. Grato.

Alguns sites interessantes:
http://www.aboprev.org.br/revista10.htm
http://www.saudegratuita.com.br/saudebucal/dentes.asp

Nosso abraço.

187. Quais os efeitos psicológicos na musculação? - 20/05/01-
Fernando Dalla Valle - Operador de Sistemas

Olá Fernando,
Sua pergunta ficou muito generalizada para nossa equipe tentar lhe esclarecer.
No entando, buscamos a Web e encontramos alguns artigos interessantes que podem ajudá-lo. Boa sorte!

http://www.psych.org/pnews/98-02-06/body2.html (efeitos psicológicos do excesso de treinamento em Inglês) http://brasil2.salutia.com/salutia.php?id0=inicio&id1=home&id2=nota&id3=
456&PHPSESSID=93b929a535057b1c8e5d023fdf22d74f
(atividade física pode virar um vício) http://www.cyberpump.com/arthur/bulletin2/bul2ch11.html (psicologia dos atletas (ingles), ótimo!) http://www.cyberpump.com/roam/sean002.html (Visão realista do treinamento (ingles)

Um abraço.

188. Treinamento para Hipertensos - 20/05/01
Meu trabalho de conclusão de curso e sobre Analise dos efeitos do treinamento contra resistência em indivíduos hipertensos. Gostaria de saber qual a opinião de vocês a respeito do tema e se poderião me indicar artigos. Obrigado seu site é demais! Juliano Rubeiro Bueno - Estudante E.F.

Oi Juliano,
Já temos algumas matérias editadas, que você poderá entrar e pesquisar em uma pergunta dentro do mesmo gênero. CLIQUE AQUI

Outras pesquisas:
Hipertensão Arterial e Musculação
Nuteses
Scielo (entrar com hipertensão e no quadradinho embaixo Exercícios)
American Heart Association (ótimas pesquisas em inglês)

Um abraço.

189. Relaxamento e Alongamento significam a mesma coisa?-20/05/01
Gostaria de saber se uma aula de relaxamento e de alongamento são a mesma coisa. Desde já, agradeço a atenção e deixo meus parabéns pelo site, pois além de ser fácil de navegar, tem todas as informações importantes sobre atividade física. Juliana - E.F.

Olá Juliana,
Segundo Andrea Norm e Bates Hanson, o Relaxamento é a busca da diminuição da tensão muscular através de esforço consciente e pensamento. Ele pode ser dividido em três categorias:

Auto-sugestão sobre relaxamento;
Meditação em um foco (como o yoga);
Meditação sobre qualidades abstratas.

Objetivos:
Diminuir a tensão e facilitar o relaxamento muscular;
Reduzir o estresse e a ansiedade;
Reconhecer tensão muscular prolongada e inibí-la com exercícios terapêuticos;
Maximizar os efeitos terapêuticos dos exercícios, aumentando a circulação , reduzindo a sensiblidade à dor e aumentando o relaxamento muscular;
Quebrar o ciclo da dor.

Indicações:
Quando há uma hipertensão aguda ou crônica;
Quando há distúrbios do sono;
Quando a musculatura tensa restringe a movimentação ou função articular;
Após um acometimento causando fadiga"overuse" ou exaustão;
Quando a ansiedade e o estresse produzem indisposição fisiológica, tais como úlcera péptica;
Em várias condições pré e pós-cirúrgicas.
Leia ainda: Relaxamento Consciente

Para pesquisar sobre conceito de alongamento e tirar sua própria conclusão

Um abraço do

190. Lesões Ligamentares e Meniscais - 22/05/01
Sou estudante de fisioterapia e preciso de material para um seminário, o assunto é sobre lesões ligamentares e meniscais (joelho). Têm muito sites citando, mas nada especifico que possa ajudar na pesquisa agradecendo a atenção fico no aguardo. Cleide

Oi Cleide, selecionamos alguns sites relacionados ao seu tema, esperamos que eles possam lhe ajudar:

Pesquisas:
Entre em http://www.bireme.br/iah/link/P/link.htm e coloque palavras-chave : Problemas de joelho, lesões de joelho, lesões de menisco e receberá algumas pesquisas.

Pesquisas em Inglês :
Lesões no joelho
Ligamentos

Alguns artigos interessantes:
Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia
http://www.cto.med.br/especialidades.htm
http://www.alphasonic.com.br/alp70400.htm
Lesões em geral

Perguntas e respostas:
http://www.laguna.com.br/cfraturas/faq.htm

Um abraço do

 

|::::  Cooperativa do Fitness - Todos os direitos reservados - BH - MG - Na internet desde 05/12/1999 ::::|