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Dom, 21/12/08 9:35

PERGUNTAS E RESPOSTAS ANTERIORES AO CDOF RESPONDE
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1265. Como fazer as crianças prestarem atenção nas brincadeiras -11/10/2004 - Fernando
Oi Fernando, veja o retorno de nossos consultores:
Prof. Prof. Maurício Leandro (Choquito)(currículo):
    CARO AMIGO "FERNANDO", Existem técnicas para conseguir silêncio de uma turma de crianças, as quais chamamos de CÓDIGOS DO SILÊNCIO", e são muito utilizados durante as explicações das brincadeiras. Penso que você já deve ter ouvido um dos mais tradicionais: Pã pã rã rã pã! E as crianças respondem: Pã Pã! Até palhaços de circo utilizam isso, porém as crianças ao invés de responderem PÃ PÃ, fazem: ATCHIM! Como se estivessem espirrando. Temos mais alguns e a cada dia surgem novos.
    Você pode ver alguns Códigos do Silêncio aqui mesmo no site da Cooperativa do Fitness.
Durante a atividade, cabe ao monitor, ter uma certa destreza, domínio e bom senso para manter a turma atenta às explicações do monitor. Qualquer dúvida basta escrever novamente.
Um Abração! Profº Maurício Choquito

Quem participa também e inaugura sua participação conosco é o nosso Consultor Prof. Msdo. Ivan Eduardo de Abreu Arruda (currículo):
    Na verdade, não existe uma receita para fazer com que as crianças prestem atenção nas brincadeiras. O que deve ser considerado é a sensibilidade do recreacionista para perceber quando determinada brincadeira não está agradando e, rapidamente, propor outra atividade. A atenção das crianças está diretamente relacionada com o estímulo que a brincadeira proporciona.


1266. A influência da recreação na educação de um indivíduo- 11/10/2004
Sou estudante de Educação Física. Estou elaborando um seminário sobre a influência da recreação na educação de um indivíduo, ou seja, qual a sua importância na formação da educação em uma criança. E gostaria que tivesse alguma relação com a ética. Muito obrigada. Juliana Ribeiro
Olá Juliana, vejamos a participação de nossos consultores:
Prof. Prof. Maurício Leandro (Choquito)(currículo):
    CARÍSSIMA AMIGA "JUJU", Esse é um dos meus alvos de estudo e pesquisa também! Antes de afirmar qualquer fato, é preciso fazer um estudo sério e concreto objetivando encontrar evidências sobre a influência da Recreação na Educação. Por enquanto, eu acredito que seja muito significativa a influência que as Atividades Lúdico-Recreativas tenham sobre a Educação. Lendo "Eros e Civilização" do autor Herbert Macuse, nos são evidenciados os princípios de "realidade" e de "prazer". O Lazer e a Recreação estão inseridos no conceito dos princípios do Prazer. Logo, quem participa de uma atividade recreativa, está objetivando o prazer intrínseco, não se preocupando com o aprendizado. Nós condutores dessa atividade, aproveitamos o "prazer" do participante e as características que um indivíduo esboça quando está em busca desse prazer, e incluímos os objetivos do processo de Ensino-Aprendizagem. Por enquanto, em todos os casos que experimentamos, a aprendizagem foi significativa. Hoje em dia, se ensina matemática com atividades lúdicas. Parabéns pela pergunta! Vamos á frente com essa pesquisa! Qualquer dúvida basta escrever novamente.
Um Abração!
Profº Maurício Choquito

Prof. Msdo. Ivan Eduardo de Abreu Arruda (currículo):
    Juliana, essa é uma questão muito complexa, assim, passo à você duas bibliografias ótimas que auxiliarão no seu seminário.
- PIMENTEL, GIULIANO. Lazer: fundamentos, estratégias e atuação profissional. Jundiaí, SP: Fontoura, 2003.
- AWAD, HANI. Brinque, jogue, cante e encante com a recreação. Jundiaí, SP: Fontoura, 2004. www.editorafontoura.com.br


1267. O Watsu pode ser considerado uma técnica de relaxamento? - 11/10/2004
O Watsu pode ser considerado uma técnica de relaxamento? Quais outras técnicas também são para essa finalidade?Glau
Glau, vamos ver o que nos sugere nosso consultor da área Vinícius Ferreira Fracassio (currículo):
   Olá amiga, Glau. O Watsu possui um leque de atuações e algumas são principais, como por exemplo a reabilitação, tratamentos psicológicos e para o relaxamento. Realizando os movimentos de forma correta sendo a terapia realizada no ambiente propício, podemos atingir um estado de relaxamento profundo. E a temperatura da água um tanto elevada (34º)(obs: A temperatura do Watsu não é de 34 graus, esta temperatura em um dia frio nos rio grande do sul é baixa enquanto no rio grande do norte em um dia de verão é insuportável, sendo assim colocamos sempre temperatura thermoneutra) e com movimentos de alongamentos e alguns giros, doação de atenção, faz com que o interagente quem está recebendo a sessão não precise se preocupar com mais nada, por isso conseguimos com o WATSU atingir um relaxamento profundo e diferente do relaxamento adquirido das terapias em solo. Outras técnicas que chegam ao mesmo objetivo do WATSU mas com ações diferentes, são: Aquadinamic, healingdance, massagem ayurvedica, shiatsu e uma infinidades de terapias naturais.

1268. Importância de se ensinar primeiros socorros em sala de aula - 11/10/2004
Gostaria de saber se vocês podem me informar algum site que contenha artigos falando sobre a importância de se ensinar primeiros socorros em sala de aula. Tenho muito interesse nesse assunto! Marçal
Oi Marçal, veja o que gentilmente o Prof. Fernando Barreiro (currículo) nos retorna a respeito:
Prezado Marçal, por incrível que pareça, quem iniciou esse pensamento aqui no Rio de Janeiro fui eu, ao propor que esse assunto fosse matéria do currículo escolar. Em todas as monografias que já orientei e sobre todos os artigos que li, vi muitos comentários propondo isso, mas nada de concreto. Porém, vasculhando a legislação, encontrei uma "resolução" do governo municipal do Rio de Janeiro, portanto ainda não é uma lei, mas que foi proposta em março de 2002, e que ainda não foi posta em prática.
    Segue abaixo o documento oficial, que é uma iniciativa das Secretarias Municipais de Governo e de Educação.
A verdade é que esse assunto não é considerado uma prioridade para os governantes. Atenciosamente.
Fernando Barreiro

RESOLUÇÃO CONJUNTA SMG/SME Nº 006 DE 26 DE MARÇO DE 2002.

DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO CURSO BÁSICO DE SOCORRO DE URGÊNCIA PARA A COMUNIDADE ESCOLAR DAS UNIDADES DE ENSINO DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

OS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE GOVERNO E DE EDUCAÇÃO no uso das atribuições que lhes são conferidas pela legislação em vigor e considerando:
• o que é atribuição da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro prover o município de medidas que promovam a proteção de toda a população carioca;
• o que o Sistema Municipal de Defesa Civil é fortalecido quando todos os componentes interagem de modo a resultar na melhor qualidade de segurança para os cidadãos cariocas;
• o que a comunidade escolar das unidades de ensino da Rede Pública Municipal tem grande probabilidade de atuar em acidentes que ocorram no interior das escolas;
• o que cabe à Coordenação Geral do Sistema de Defesa Civil organizar e gerenciar medidas que aumentem a qualidade da Proteção Civil no Município do Rio de Janeiro;
• o que na doutrina técnica de Socorros de Urgência as medidas iniciais de Suporte à Vida têm grande relevância na melhoria do quadro de um acidentado;

RESOLVEM:
    Art. 1º - Criar o Curso Básico de Socorro de Urgência para a comunidade escolar das unidades da Rede Pública do Sistema Municipal de Ensino.
    Art. 2º - Caberá à Coordenação Geral do Sistema de Defesa Civil a coordenação, elaboração e execução do referido curso.
    Art. 3º - A montagem das turmas, a indicação dos locais de funcionamento do curso e o apoio administrativo para sua execução, ficarão sob a responsabilidade das Coordenadorias Regionais de Educação.
    Art. 4º - A Coordenação Geral do Sistema de Defesa Civil deverá, no prazo de 30 dias, apresentar as normas de funcionamento e programa do curso.
    Art. 5º - Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.


1269. O que é preciso para um Fisioterapeuta se tornar um Socorrista ?- 11/10/2004
Gostaria de saber como faço para me tornar uma socorrista? Que curso tenho que obter para o
mesmo? Sendo que sou fisioterapeuta formada! E onde posso realizar esses cursos? Ah... minha profissão atual ajuda em algo? Obrigada pela atenção. Priscila SP
Olá Priscila, quem participa conosco são dois de nossos consultores. Veja o que eles gentilmente nos trazem:

Ft. Prof. Msd. Leonardo Duarte Picchi(currículo):
    Priscila, você poderá encontrar vários cursos de primeiros socorros na cidade de São Paulo. Informe-se nos bombeiros de sua região, pois eles ministram cursos desse tipo periodicamente. Outra opção, no bairro do Jabaquara (SP), é o AGRC (Associação Grupamento de Resgate Civil). É um grupo de voluntários que se reúne todos os finais de semana para atender a várias ocorrências e trabalham em vários eventos como equipe de emergência (p.ex., GP Brasil de F1, Shows etc). Na cidade de Itatiba (SP) existe um grupo que ministra cursos de resgate em geral (terrestre, aquático...) reconhecidos pelo Serviço de Segurança Nacional dos EUA (seguem os mesmos modelos do National Safety Council-USA). O grupo se chama RTI (Rescue Trainning International).
    Quanto a "nossa" profissão de fisioterapeutas ajudar em alguma coisa, creio que os conhecimentos sobre anatomia e
fisiologia geral facilitem o aprendizado nos cursos, mas, na prática, o que conta mesmo é a calma e o domínio das técnicas de salvamento na hora de efetuar os procedimentos de emergência e o amor ao próximo, ok?!
Abraço e espero ter ajudado. Leonardo Picchi

Prof. Sergio Moreira (currículo):
    Cara Priscila, Parabéns pelo seu interesse, pois penso que na sua especialidade é importante sim, ter conhecimentos técnicos que te habilite a aplicar primeiros socorros, não só nos seus pacientes como para qualquer outra pessoa.
Existem algus cursos específicos para socoristas, mas em Barueri SP eu não conheço, porém vou passar o e-mail de um grande amigo de São Paulo, que além de Profissional de educação física, também é Guarda-Vidas do RJ, assim como eu. Caso ele não possa te atender me retorne para pensarmos juntos noutra solução. Ok? salvaquatico@aol.com e
ipogbaurusp@aol.com
O nome dele é Guaiano, fale que foi o Moreira que te passou. Saudações cariocas para você. Sergio Moreira

Prof. João Luís Gonzaga de Lima (currículo):
Prezada Priscila. Para você se tornar uma Socorrista a necessidade de inicialmente ter o curso de BLS - Suporte Básico de Vida como ponto de partida e base fundamental da inicialização no APH - Atendimento Pré Hospitalar, evidentemente ainda terá um caminho pela frente em outros cursos para efetivamente torna-se uma Socorrista. Mas, a princípio a base está no que foi citado acima. Existem várias certificadoras que ministram este(s) curso(s), principalmente em São Paulo, como por exemplo a RTI - Rescue Trainer International. E quanto sua área de atuação profissional, lhe ajudará sem dúvida no caminho, o qual, você deseja adentrar.
Espero ter lhe ajudado e fique avontade para qualquer dúvidas e/ou esclarecimentos. Um abraço.
Prof. João Luís.

1270. O que mais me assusta na gravidez são as varizes- 11/10/2004
Estou querendo esclarecer os problemas da microvarizes durante a gestação. Parei de tomar o remédio, tenho feito caminhada, porém uma das coisas que mais me assusta na gravidez são as varizes. Isso porque tenho tendência, já fiz aplicações e a cirurgia, o médico só recomenda depois de ter filhos. Como posso prevenir essas indesejáveis varizes? Na minha família (tanto paterna quanto materna) há casos horríveis, por isso tenho muito, mais muito medo. Estou aguardando uma resposta. Atenciosamente, Karla.
    Oi Karla, nossa consultora Profa. Fernanda Marques(currículo) inaugura sua participação sugerindo-lhe, gentilmente, o seguinte:
    Karla, além das caminhadas seria importante que você participasse de aulas de hidroginástica (preferencialmente em grupos para gestantes), pois devido às propriedades da água há uma facilitação do retorno venoso quando se está imersa, juntamente com o aumento da circulação sanguínea que ocorre quando se está praticando atividade física. Além disso, converse com seu médico em relação à utilização de meias de compressão. Profa. Fernanda Marques

    Na literatura médica científica, encontramos que as varizes na gestação são comuns, veja: segundo Assistência Pré-natal - manual de orientação,2000 , as varizes na gravidez são resultantes de predisposição congênita e intensificam quando a gestante fica muito tempo em pé. Na gravidez o quadro das varizes já existentes pode se agravar pelo aumento da pressão venosa e aumento do fluxo sanguíneo. Sintomas variam desde mancha leve até a dilatação mais intensa das veias. Podendo causar dores no local e membros inferiores com formação de edemas. O tratamento é profilático, elevando as pernas ou o uso de meias compressivas.
Leia também:
Varises e Exercícios
Diferença de varises e microvarises

1271. Fator genético e hipertrofia muscular- 12/10/2004
Gostaria de saber se um indivíduo que não tem uma genética apropriada para hipertrofiar seus músculos poderá conseguir isso através de um bom treinamento de musculação ou treinamentos que possam vir a oferecer um aumento da massa muscular ou esse indivíduo apenas poderá ganhar força sem nunca conseguir um aumento da massa? E nesse caso é demorada para os resultados aparecerem? Desde já agradeço. Arnaldo Elói Benvegnú Júnior
Olá Arnaldo, vamos ver o que nos responde o Prof. Marcus Paulo Santos de Brito(currículo):
    Caro Arnaldo, sem dúvida a predisposição genética é um fator bastante importante no processo de hipertrofia muscular, porém salvo em casos patológicos, qualquer indivíduo que se submeta ao um treinamento de musculação bem orientado onde, além do treino propriamente dito, fatores nutricionais sejam bem elaborados, poderá conseguir algum nível de hipertrofia muscular.
Quanto ao ganho de força esse se dará de modo semelhante, apenas os processos fisiológicos se diferem.
Abraços e bom treino. Prof. Maurício.

1272. Mistura de anabolizantes pode causar algum dano ?- 12/10/2004
Gostaria de saber se liposterol, winstrol e clembuterol usados juntos podem causar algum dano além dos que os mesmos podem causar. Claro tomando as devidos cuidados. Obrigada pela atenção Natália
Oi Natália, vamos ver o que lhe aconselha o Prof. Marcus Paulo Santos de Brito(currículo):
    Natália, os produtos citados sozinhos já são bastante perigosos, quando combinados aumentam bastante os riscos. Acredito que o único devido cuidado seja: boa alimentação, treino bem orientado e descanso.
Abraços. Prof. Maurício.
    Obs CDOF: Prezada Natália, advertimos que medicamentos apenas podem ser prescritos por médicos e individualmente. Sugerimos alguns artigos para leitura abaixo:
Musculação e Drogas Anabolizantes
Como faço para hipertrofiar sem esteróides ?
Esteróides Anabolizantes
Hormônios Esteróides
Estou pensando em tomar anabolizantes
Qual o melhor tipo esteróides para ganho de massa magra?
Alteração dos exercícios de força e hormônios anabólicos

1273. Quanto vale em calorias 1 kg de gordura? - 12/10/2004
Encontrei literaturas que variam, dizendo que para perder um kilo de peso (gordura) se gastam desde 3500 a 7400 Kcal... existe essa variação? ou é um valor fixo? Andrea Hartmann
Olá Andréa, realmente há alguma diferença entre uma literatura e outra quanto ao valor de calorias para a 1 molécula de gordura, mas não tanto assim, geralmente o valor encontrado é este sugerido pelo consultor abaixo. Vamos ver o que nos aconselha o Prof. Marcus Paulo Santos de Brito(currículo):
    Andréa, 0,5 KG de gordura equivale a +/- 3500 kcal, logo 1 kg = +/- 7000 kcal (Robert e Roberts, 2002) . Prof. Maurício.

1274. Qual o hormônio é liberado no cérebro na prática de esportes? - 12/10/2004
Queria saber qual o hormônio/proteina é liberado no cérebro na prática de esportes?Felipe Torres
Oi Felipe, o Prof. Marcus Paulo Santos de Brito(currículo): nos informa o seguinte:
    Felipe, Esses são alguns Hormônios liberados no cérebro quando praticamos atividade física:
· Hipófise anterior - ACTH, GH, Endorfinas
· Hipófise Posterior - ADH
Leia mais:
Hormônios e sua influência no exercício físico

1275. Aldosterona e seus efeitos no exercício moderado- 12/10/2004
Como e porque aumenta a aldosterona em exercício moderado? Obrigada pela ajuda e atenção!! Adriana Oppermann
Oi Adriana, veja o que nos informa o Prof. Marcus Paulo Santos de Brito(currículo):
    Adriana, segundo Robert e Robergs, a Aldosterona é categorizada como um mineralocoeticóide, assim como o cortisol e os outros hormônios liberados pelo córtex adrenal. Cada um desses hormônios possui uma função mínima na regulação do sódio e potássio no sangue, de onde vem seu nome categórico. A Aldosterona exerce sua função através da síntese de proteínas transportadoras de sódio pelas células epiteliais, eventualmente provocando um aumento na reabsorção de sódio e uma concomitante reabsorção osmótica de água. Como a aldosterona é um hormônio esteróide, a resposta celular a aldosterona aumentada é relativamente lenta e aproxima-se de 45 minutos. Conseqüentemente, a menos que a duração do exercício seja de pelo menos 2 horas, os efeitos biológicos da aldosterona seriam principalmente na recuperação.
Abraços. Prof. Maurício.

1276. Recreação para maternal e pré- 12/10/2004
Gostaria de saber sobre atividades de recreação para dar aulas para crianças pequenas, baby, Pré. Por ex. apresentação das alunas. Beth
Olá Beth, quem inaugura sua participação retornando a sua questão é o nosso nosso coordenador de recreação Prof. Prof. Maurício Leandro (Choquito)(currículo), veja o que ele sugere:
     CARA COLEGA "BETH", Antes de qualquer coisa, como vão o Barney, Vilma e Fred Flintstone? Nesse site da Cooperativa do Fitness você encontrará muitas dicas de jogos, brincadeiras e sites para que você possa fazer sua pesquisa. Vá até a página de recreação e desfrute à vontade. Como literatura específica, indico o livro do NICANOR MIRANDA, chamado 210 JOGOS INFANTIS. Editora: ITATIAIA.
Qualquer dúvida basta escrever novamente.
Um Abração!
Profº Maurício Choquito


1277. Jogos para noite e com lanternas - 12/10/2004
Gostaria de obter da conceituada empresa uma relação de jogos feitos a noite e com auxilio de lanternas. Se possível descrever os jogos. Abraço Cordial, Manuel Filho.
Olá Manuel, o nosso nosso coordenador de recreação Prof. Prof. Maurício Leandro (Choquito)(currículo), lhe sugere o seguinte:
    CARO COLEGA "MANÉ" (no bom sentido, é claro!), Indico que você acesse a página de Recreação da Cooperativa do Fitness e veja alguns jogos que possam ser utilizados por você. Lá, você encontrará também outros sites relacionados à atividades que acredito serem úteis aos seus objetivos.
    Te indico agora um dos mais completos para informações sobre Atividades de Recreação: www.tiobill.com.br
O Criador desse site é um amigão meu e o seu conteúdo está a contento.
Qualquer dúvida basta escrever novamente. Um Abração!
Profº Maurício Choquito


1278. Recreação para fumantes- 14/10/2004
Sou Estudante de Educação Fisica e me surgiu uma oportunidade inicial para trabalhar com fumantes, estive lendo alguma coisa aqui no site com recreação, mas nao achei qualquer coisa sobre fumante, gostaria de uma sujestão de dinâmicas e recreações. Obrigado Fábio Militão
Olá Fábio, quem participa conosco é o nosso consultor Prof. Drdo. Jefferson Campos Lopes(currículo):
    Fábio não existem brincadeiras ou dinâmicas que sejam feitas específicamente para fumantes...eles são pessoas
normais, talvez com pouca resistência respiratória. Seria interessante você fazer atividades que envolvam este grupo,
bem como os outros que venham a aparecer. Aqui vai um conselho...seria interessante você participar de alguns
cursos ou oficinas sobre o tema, pois a vivência é a melhor aprendizagem. Aqui vão alguns livros:
- JOGOS DIRIGIDOS, PARA GRUPOS, RECREAÇÃO E AULAS DE ED. FÍSICA - Silvino José Fritzen - Petrópolis-1987
- MANUAL DE JOGOS COOPERATIVOS - Jim Deacove - Projeto Cooperação- 2002


1279. Brincadeiras de Equipe - 14/10/2004
Preciso saber onde encontrar livros ou sites que tenham matérias ou brincadeiras em equipe. Viviane santos
Oi Viviane, veja a sugestão do Prof. Drdo. Jefferson Campos Lopes(currículo):
Livros:
100 JOGOS PARA GRUPOS - Ronaldo Yudi K. Yozo - Ágora - 1996
JOGOS E DIVERSÕES EM GRUPO - Volney J. Berkenbrock - Vozes - 2002.
DINÂMICA DE GRUPO - Balduíno A. Andreola - Vozes - 2003
SITES:
www.brincabrasil.com.br
www.canaltur.com.br


1280. História da Mulher na Judô - 14/10/2004
Gostaria de indicaçõs sobre a História da Mulher na Judô. Quando que começou seu ingresso e como foi sua evolução. Ana Christina
Ana, veja o que nos retorna o Prof. Drdo. Jefferson Campos Lopes(currículo):
    Olá Ana Cristina, não existem dados específicos sobre a história da mulher no judô. Como competição as datas são -
1988 - demonstração e 1992 - entrada oficial na olímpiada. Deixo aqui dois sites para pesquisa e contato -
www.judobrasil.com.br e www.fpj.com.br e dois nomes de Doutores que realizam pesquisa sobre o tema - Dr. Vagner
Castropil e Emerson Franchini - ambos tem artigos no site brasiljudo.


1281. Dinâmicas e atividades para serem usadas com idosos - 16/10/2004
Gostaria de sugestões de dinâmicas/atividades para serem usadas com idosos. Será q poderiam me ajudar? Muito obrigada! Carolina
Olá Carolina, veja o que os nossos consultores retornam:
Prof. Maurício Leandro (Choquito)lhe sugere:
    CARA AMIGA CAROL, Na lista de atividades deste site, existem atividades que são próprias para essa faixa etária.
Vale a pena ressaltar que devemos utilizar como ferramenta de trabalho a musicalidade que este público tanto gosta.
Como dica, utilize jogos com pouca movimentação ou que sejam movimentos fáceis de serem executados, com muita música e descontração. Procure agitar bastante com simpatia e alegria, pois essa faixa etária necessita de atenção assim como as crianças pequenas. Podemos utilizar a competitividade, mas ressaltando sempre que o intuito é brincarmos todos juntos. Brincadeiras com toque são bem aceitas, pois simbolizam carinho e promovem a integração. Qualquer dúvida basta escrever novamente. Um Abração! Profº Maurício Choquito

Prof. Drdo. Jefferson Campos Lopes (currículo):
    Bom dia, Carolina...vou indicar alguns livros para você ter material para este tema.
1. Lorda,c.raul, Recreação na 3a idade. RJ: 3 EDIÇÃO:SPRINT. 2001
2. DEACOVE, JIM. Manual de jogos cooperativos- santos:sp:projeto cooperação,2002.
3. Fritzen, Silvino José. Jogos dirigidos:para grupos, recreação e aulas de ef.-petropolis.vozes, 1987.

Leia mais:
Atividades para melhor idade
Recreação e dinâmicas para terceira idade
Recreação em Clubes
Dinâmicas para idosos

 

 

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