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Qui, 18/12/08 10:22

PERGUNTAS E RESPOSTAS ANTERIORES AO CDOF RESPONDE
CONSULTORIA GRATUITA CDOF

Obs: para procurar pelo tema utilize o sistema de busca

507. VO2 máx para deficiente físico - 24/01/03
Necessito de referências bibliográficas a respeito de VO2 máx para deficiente físico. Desde já agradeço. Mário

Olá Mário, enviamos sua pergunta para o Ms. Pedro Américo e então ele lhe aconselha o seguinte:

Tudo joia, Mário?
Procure, por exemplo, em:
FRONTERA, W.R., DAWSON, D.M. et SLOVIK, D.M. Exercício Físico e Reabilitação. Porto Alegre, Artmed 2001
Um abraço, Pedrinho.

508. Captação de novos alunos no setor aquático - 07/03/03
Estou começando a coordenar a Natação e Hidroginástica de uma academia de Campinas, gostaria de idéias e orientação para incentivar novos alunos e transformar minhas aulas mais produtivas, também quero saber como incluir aulas de Deep-water e Deep-running no quadro de horários da hidroginástica. Viviane Cristina Sampaio

Olá Viviane,
   O ideal, na minha opinião, seria você ficar atenta para cursos de administração e marketing em academias, oferecidos pelos grandes congressos de E.F. em todo o país. Citando como exemplo:
http://www.fitnessbrasil.com/eventos.html
http://www.eafferj.com.br
http://www.enaf.net/

Eles oferecem cursos e estratégias interessantes para esse tipo de trabalho.
Existe também uma bibliografia do ramo como:

» Academias: Estratégias para o sucesso
» Academia: Estrutura Técnica e Administrativa
» Academias e Companhias
» Marketing de Academia
» Administração e Marketing nas academias
» Aderência ao exercício físico em academias de ginástica - Saba , F.K.F., Editora Manole
(este último recém-lançado)

   E sobre a questão da inclusão das aulas de água profunda (Deep-water) em sua academia, acho muito boa idéia, porque além de inovar dando uma cara nova ao seu trabalho, vai atingir um público que gosta da área aquática, embora necessite de maior motivação. Mas, para que isso aconteça, você precisa de um planejamento adequado e organizado para tudo sair direitinho, como:
» Profissional treinado (pesquisa e prática);
» Material adequado (colete para flutuação e outros acessórios);
» Profundidade adequada (no mínimo 1,80 de profundidade na piscina - Manual do Profissional de Fitness Aquático - AEA - 2001)
» E, pelo menos, um horário que seja de boa aceitação para seu projeto já inicie vencendo.

   E lêmbre-se, que para atendermos melhor a satisfação de nossos clientes, nada como ir direto a fonte, ou seja, desenvolva algum projeto para captar opiniões desse grupo como uma enquete com os próprios participantes das aulas de natação e hidro, para saber até que ponto sua idéia será bem aceita. Seja de boca-a-boca professor/aluno, seja por escrito. E se tudo der certo, marque um aulão inaugural com festa e tudo para valorizar ainda mais esta nova modalidade.

Abraços. Diana Primo

Leia mais:
Marketing de Academia
Marketing de eventos - Uma estratégia eficaz para academia
Apresentando o database marketing para academias

509. Benefícios da prática da natação para gestantes - 11/03/03
Estou no último ano da faculdade de Educação Física, e minha monografia fala sobre os beneficios da prática da natação para gestantes, gostaria de uma ajuda de vocês, com artigo sobre este assunto. Grata . Adriana Guzzo

   Oi Adriana, temos alguns artigos citados por nossa página clique aqui .
Enviamos sua pergunta para a Profa. Claudia Melem, e ela nos informou de um projeto o qual participa, que você poderá visitar, se desejar. Além disso, ela está ministrando um curso sobre atividade física para gestantes e atividades aquáticas para bebês em maio no PROJETO ACQUA ( S.Paulo), a data provavelmente será dia 25 de maio, (domingo), aguarde a confirmação no setor de eventos de nossa página .

   Olá Adriana, faço um trabalho específico para gestantes de hidro, especificamente lá no PROJETO ACQUA e se desjar nos visitar, o endereço é Av. Nova Faria Lima 4440 - V. Olimpia. S.P - fone: (0xx11) 38490522.
Um abraço. Profa. Cláudia Melem

510. Condicionamento físico para pilotos de Motocross - 14/03/03
Olá pessoal da Cooperativa do Fitness. Eu visito frequentemente a página de vocês, e utilizo diversos materiais disponíveis na página. O que eu gostaría de saber de vocês, é se o vocês possuem algum artigo a respeito de condicionamento físico para pilotos de motocross, ou algo do gênero. Desde já agradeço a atenção prestada. Um grande abraço a toda a equipe da página. Rodrigo Milesi
   Olá Rodrigo Milesi, para ter sucesso em seu trabalho, que visa melhorar o condicionamento físico de seu amigo, no caso um piloto de motocross, sugerimos que pesquise também em livros sobre treinamento desportivo, pois existem muitos aspectos envolvidos e capacidades a serem desenvolvidas ou aprimoradas. Sugerimos alguns nomes:

» Manual de Treinamento Esportivo
» Teoria e prática do treinamento esportivo
» Treinamento Desportivo - Teoria e Metodologia
» O processo de Treinamento Desportivo - L. MATVEIV
» Ciência do Treinamento Desportivo - Andrei Zakharov
» A Prática da Preparação Física - Estélio H. M.Dantas

Encontramos algum material na net para que você tenha uma luz, veja:
www.motox.com.br/reportagens/preparacaofisica/2.asp
www.motox.com.br/reportagens/preparacaofisica/1.asp



511. Avaliação da Aptidão Física para crianças e adolescentes no Judô- 25/03/03
Sou estudande de Educação Física, trabalho com Judô (técnico) há 20 anos, fui convidado para
um grupo de pesquisas na Faculdade (centro de pesquisas multi-disciplinar), fazem parte dos estudos: Avaliações de Aptidão Física para crianças e adolescentes. Gostaria de saber qual protocolo poderia ser usado. Há algum teste apropriado ou adaptado?Agradeço atenção. Márcio Henrique da Silva

Prezado Márcio, para responder sua pergunta convidamos o Prof. Ms. Roberto F. Costa, quem nos retornou prontamente uma referência bibliográfica, veja:

Caro Márcio,
As respostas para as suas perguntas estão no livro: Judô: desempenho competitivo, de Emerson Franchini, Editora Manole, 2001. Um abraço, Roberto Costa


512. Ensino-aprendizagem da tática no futsal durante a adolescência - 25/03/03
Meu nome é Bruno e estou fazendo um trabalho sobre o ensino-aprendizagem da tática no futsal durante a adolescência, é uma monografia para concluir o curso de Educação Fisica que faço. Queria pedir a ajuda de vocês pois estou com um pouco de dificuldade de encontrar artigos sobre este tema. Desde já agradeço. Um abraço.

Olá Bruno, contamos com a ajuda do Prof. Walmor João da Luz Júnior para lhe dar uma luz. Veja o que ele diz:
Prezado amigo,
Acho muito interessante o seu tema de monografia, embora artigos cientificos sobre este assunto, talvez, sejam difíceis de se encontar, mas vou indicar dois livros no qual podem ajudar você na elaboração da sua monografia:

» O futsal e a escola - Autor: Rogério Da cunha Voser e João Gilberto Giusti
» Metodologia do ensino de Educaçao Física - Autor: Coletivo de autores

Esperto ter contribuído de maneira significativa para a sua pergunta. Walmor

Sugestão do CDOF: Página do Pablo Juan Greco: www.eef.ufmg.br/pablogreco


513. Atividade recreativa na ginástica laboral - 26/03/03
Num programa de Ginástica Laboral, quais os tipos de atividade recreativa que poderíamos aplicar, tanto para funcionários de escritório como para funcionários de área livre? Qual sua opinião para esse tipo de atividade em Ginástica Laboral? Daniella Rocco

Olá Daniella, vamos ver o que o Prof. Ronaldo Sola lhe sugere:
   Para escritório, acho muito importante elaborar atividades em duplas, pois o contato com outros colegas ajuda e muito na interação e na melhora do ambiente de trabalho, lembrando que sempre se deve procurar mudar as duplas para evitar as "panelinhas".
   Quanto a trabalhar atividades recreativas, acredito que vai depender muito da empresa, pois dependendo da atividade pode gerar brincadeiras entre os participantes e os "chefes" acharem que vai virar bagunça e que é uma brincadeira não entendendo o objetivo do exercício.
   Pode-se fazer um trabalho em duplas assentado, variando os exercícios nesta posição. Pode-se também aproveitar e trabalhar exercícios para coluna lombar, pois para funcionários do setor administrativo, nada melhor do que trabalhar exercícios para a coluna, tendo em vista os incômodos gerados por esta posição. O mesmo se aplica na produção, pois no "chão" de uma fábrica há maior liberdade para esse tipo de trabalho e pode sim ser utilizado, uma vez que já realizei essas atividades e todo tipo de variação nos exercícios é bem-vinda.

Espero ter ajudado a clarear um pouco mais sobre os assuntos propostos. Ronaldo Sola


514. Ginástica respiratória para o estresse - 26/03/03
Gostaria de saber que livros existem sobre ginástica respiratória para combater o estresse. Fátima.

Olá Fátima, veja o que o Prof. Ronaldo Sola lhe sugere:
Eu indicaria livros de Yoga para se trabalhar a respiração, pois a ela além de relaxar, faz com que as pessoas aprendam a respirar corretamente utilizando o diafragma, evitando-se utilizar a respiração intercostal.

Espero ter ajudado a clarear um pouco mais sobre os assuntos propostos. Ronaldo Sola




515. Aula sobre LER /DORT teórica para adolescentes - 26/03/03
Como explicar com uma linguagem fácil conceitos como, alongamento, atividade física, L.E.R., para alunos de 5a. a 8a. séries. Existe algum livro que eu poderia indicar para os alunos que não tenha só termos técnicos? Estou um pouco perdida pois comecei a lecionar agora e queria dar aulas teóricas também , se vocês puderem me ajudar serei eternamente grata. Milena

Olá Milena, sua pergunta recebeu uma resposta do Prof. Ronaldo Sola , ele não sugere a você livros mas lhe expôe seu ponto-de-vista, veja:
   Penso que a questão das Ler/Dort, deva ser tratada de forma a associar o uso indiscriminado e exagerado dos vídeo games, tendo em vista que hoje já temos muitos casos constatados desse tipo de lesões em crianças que passam muito tempo jogando em casa, adotando posturas inadequadas e com movimentos repetitivos em frente a TV.
   A questão da atividade física, pode ser tratada ligando outros fatores que você pretende mostrar como:
A importância da atividade física (prática de esportes em geral) no combate ao sedentarismo e a obesidade evitando ficar muito tempo em casa jogando video game (Ler/Dort). Nesse contexto todo você pode aproveitar e em sala de aula, preparar uma aula de alongamentos como ponto de partida para essa "campanha de combate ao sedentarismo", gostou da idéia??
Espero ter ajudado a clarear um pouco mais sobre os assuntos propostos. Ronaldo Sola

CDOF: sugerimos que dê uma olhada nos textos que disponibilizamos em: Ginástica Corretiva e Crianças e Adolescentes.

Abração e boa sorte !

516. RPG e Atuação do Profissional de E.F. na área - 26/03/03
Gostaria de saber um pouco mais sobre RPG na empresa, e como um profissional de E.F pode atuar nesta área? Luciana Mendes.
Olá Luciana, veja o que o Prof. Ronaldo Sola lhe retorna:

   Um profissional de Educação Física pode ser muito útil a uma empresa atuando PREVENTIVAMENTE a correção postural dos funcionários em seu respectivo posto de trabalho. Um trabalho de ginástica laboral com todos os seus benefícios aliado a um programa de ERGONOMIA certamente dá muito resultado, pois nada como um funcionário trabalhar com uma boa condição física, mental, em um ambiente agradável e também em um posto de trabalho que proporcione conforto e segurança a ele.
   O RPG deve ser trabalhado, em minha opinião, também de forma preventiva nas empresas, com manobras que possam ser adaptadas ao material disponível. A empresa pode proporcionar aos seus funcionários, um tratamento mais seguro e confortável em uma clínica especializada em RPG, certamente, por razões óbvias, não o fará em suas dependências, pois sempre que puder atuar preventivamente, não haverá razão para optar pela ação corretiva.
   Essa minha colocação, prende-se ao fato de desenvolver um trabalho de Qualidade de Vida, onde focamos principalmente a ação conjunta da G.L. com a ergonomia aliada a um trabalho do RPgista que muito nos ajuda no trabalho de "chão de fábrica", tendo em vista o conhecimento desse profissional.

Espero ter ajudado a clarear um pouco mais sobre os assuntos propostos. Ronaldo Sola
CDOF: Sugerimos ler a pergunta: O profissional de Educação Física x Reabilitação

Abração !

517. Esteróides Anabolizantes - 26/03/03
Gostaria de saber se, por exemplo, "tomar" algum esteróide durante um período (um mês) iria provocar algum efeito colateral? E terminado de tomar eu iria perder a massa muscular que ganhei? Tarso Beckner
   Prezado Tarso, essa é uma pergunta muito importante, que inclusive, agradecemos por entrar com o assunto, pois deve ser lida e compreendida por todos que praticam musculação na atualidade que buscam desenvolver a musculatura à curto prazo e com ótimos resultados.
A revista Oficial do CONFEF - Conselho Federal de Educação Física, publicou em setembro de 2002, uma matéria extraída do site CEBRID (Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas) que vale ser reproduzido por nós. Segue abaixo:

Esteróides Anabolizantes

   Os esteróides anabolizantes, mais conhecidos como anabolizantes, são drogas relacionadas ao hormônio masculino Testosterona. Eles têm a propriedade de aumentar os músculos e por esse motivo são muito procurados por atletas ou pessoas que querem melhorar a performance e a aparência física.
   Histórico - O primeiro uso não médico dos esteróides anabolizantes foi feito por soldados alemães na II guerra mundial, com o intuito de aumentar a agressividade. Os anos 50 marcaram o início do uso entre atletas competitivos. Mas só nos anos 70, pudemos observar o aumento progressivo do uso de EA entre atletas competitivos e o início do uso entre atletas recreativos, inclusive entre as mulheres. O ano de 1975 ficou marcado pela inclusão dos EA na lista de drogas consideradas "doping" pelo Comitê Olímpico Internacional, sendo o ano de 1988 um marco histórico dessa questão, pois foi quando o atleta Ben Johnson perdeu sua medalha Olímpica em Seul, devido ao uso de EA.
   Seu Uso - Os esteróides anabolizantes podem ser tomados na forma de comprimidos ou injeções e seu uso ilícito pode levar o usuário a utilizar centenas de doses a mais do que aquela recomendada pelo médico. Frequentemente, são combinados diferentes esteróides entre si para aumentar a sua efetividade. Outra forma de uso dessas drogas é tomá-las durante 6 a 12 semanas ou mais e depois parar por várias semanas e recomeçar novamente.
   Usuários -No Brasil, não se tem estimativa deste uso ilícito, mas sabe-se que o consumidor preferencial está entre 18 e 34 anos de idade e em geral do sexo masculino. No USA, em 1994, mais de um milhão de jovens já tinham feito o uso de esteróides anabolizantes.
   No Brail - No comércio brasileiro, existem vários medicamentos à base dessas drogas que são utilizados com fins ilícitos. Porém , além desses, existem dezenas de outros produtos que entram ilegalmente no país e são vendidos em academias e farmácias. Muitas das substâncias vendidas como anabolizantes são falsificadas e acondicionadas em ampolas não esterilizadas, ou misturadas a outras drogas. Alguns usuários chegam a utilizar produtos veterinários à base de esteróides, sobre os quais não se tem nenhuma idéia sobre os riscos do uso em humanos.
   EFEITOS - Alguns dos principais efeitos do abuso dos esteróides anabolizantes são: tremores, acne severa, retenção de líquidos, dores nas juntas, aumento da pressão sanguínea, HDL baixo (forma boa de colesterol), icterícia e tumores no fígado. Além desses, aqueles que se injetam ainda correm o perigo de compartilhar seringas e contaminar-se com o vírus da AIDS ou hepatite.
   Além dos efeitos mencionados, outros também graves podem ocorrer:
- No homem: os testículos diminuem de tamanho, a contagem de espermatozóide é reduzida, impotência, infertilidade, calvície, desenvolvimento de mamas, dificuldades ou dor para urinar e aumento da próstata.
- Na mulher: crescimento de pêlos faciais, alterações ou ausências de ciclo menstrual, aumento do clítoris, voz grossa, diminuição de seios.
- No adolescente: maturação esquelética prematura, puberdade acelerada levando a um crescimento raquítico.
   O abuso de anabolizantes pode causar ainda uma variação de humor, incluindo agressividade e raiva incontroláveis, que podem levar a episódios violentos . Esses efeitos são associados ao número de doses semanais utilizados pelos usuários.
   ABSTINÊNCIA - Usuários, frequentemente, tornam-se clinicamente deprimidos quando param de tomar a droga. Este é um sintoma de síndrome de abstinência que pode contribuir para a dependência.
   Ainda podem experimentar um ciúme patológico, extrema irritabilidade, ilusões podendo ter uma distorção de julgamento em relação a sentimetnos: invencibilidade, distração, confusão mental e esquecimentos.
   Devido a todos esses efeitos, o Comitê Olímpico Internacional colocou 20 esteróides anabolizantes e compostos relaciondos a eles, como drogas banidas, ficando o atleta que faz uso deles sujeito a duras penas.
   Principais esteróides anabolizantes são: oximetolona, metadriol, donazol, fluoximetil testosterona, mesterolona, metil-testosterona, sendo os mais utilizados no Brasil: testosterona e nandrolona.
   TEMPO DE AÇÃO - Segundo o Prof. Ney Pereira, citado no mesmo artigo, os anabólicos podem trazer benefícios estéticos, mas são uma espécie de maquiagem. Seus resultados físiológicos são passageiros e só funcionam enquanto se faz uso deles e se pratica atividades físicas exaustivamente, o que cria a dependência e danos à saúde que podem levar até à morte. E ainda acrescenta: " Ainda se observa profissionais que ensinam como ministrar e prescrevem esteróides anabolizantes para seus alunos. São como traficantes numa sala de aula ensinando crianças a usar drogas. "

Leia mais:
Musculação e Drogas Anabolizantes
Hormônios Esteróides
Esperamos que você possa fazer a escolha certa. Boa sorte !

518. Aparelhos de bioimpedância- 30/03/03
Os aparelhos de bioimpedância realmente nos trazem resultados reais? Existe alguma restrição em utilizá-los para definição do IMC? Márcia M B de Mello

Olá Márcia, convidamos alguns colegas para esclarecer sua dúvida e quem nos atendeu foi o Consultor Prof. Luiz Carlos de Moraes, veja:

   Olá Márcia! A bioimpedância é um método seguro para avaliação de percentual de gordura, IMC e etc. Mas, como qualquer outro, apresenta margens de erros e muitas variáveis. Além do resultado depender também da qualidade do aparelho, a retenção de líquidos no corpo do avaliado será um fator determinante. Por isso, treinar forte ou fraco, ingestão de alimentos salgados, no caso das mulheres o período menstrual e etc. são fatores que
irão influenciar nos resultados. Pela lógica, tudo isso, antes da primeira avaliação deve ser anotado numa anamnese para que na reavaliação as condições sejam as mesmas, se não, mais próximas da realidade podendo-se comparar "o que com que".
    Qualquer método de avaliação tem as suas variáveis e possibilidades de erros. Por exemplo. Na tradicional avaliação por dobras cutâneas, quem garante que a mola do mesmo plicômetro na reavaliação, dois meses depois,
tem a mesma pressão apresentando-se cansada?
   Visite o site da RJL SYSTEMS (www.rjlsystems.com), empresa pioneira no desenvolvimento de bioimpedanciômetros e o endereço do representante da RJL no Brasil (www.compcorp.com.br). Leia também os trabalhos de validação desta metodologia no site da RJL. O site é em inglês porém, para quem tem dificuldades com o idioma, os tradutores dos sites de busca como o do altavista quebra bem o galho. Cada aparelho de bioimpedância trás um manual com procedimentos a serem seguidos. Isso é básico. Espero que a resposta ajude!
Um grande abraço.
Luiz Carlos de Moraes CREF1 RJ 3529
www.noticiasdocorpo.com.br

519. Índice de Matsudo que classifica em níveis a capacidade funcional - 30/03/03
olá!! Sou estudante do sexto período de fisioterapia e estou fazendo meu projeto de conclusão de curso sobre avaliação da capacidade funcional de idosos. Gostaria de obter mais informações sobre o Indice de Matsudo que classifica em níveis a capacidade funcional, se vocês puderem enviar, estarei aguardando. Gostaria de saber sobre alguma bibliografia onde possa encontrar. Obrigada Luciane Laureano

Olá Luciane, convidamos alguns colegas para esclarecer sua dúvida e quem nos atendeu foi o Consultor Prof. Luiz Carlos de Moraes, veja o que ele diz:

Olá Luciane!
Entre no site de busca google e digite o seu objeto de pesquisa "avaliação da capacidade funcional de idosos"
Acesse o endereço saudeemmovimento.com.br
No próprio site http://www.saudeemmovimento.com.br digite "capacidade funcional de idosos" no link "Pesquisa nas Revistas". Você vai precisar de uma senha fornecida gratuitamente pelo site.
Bom, você já tem trabalho de casa e espero que a resposta ajude!

Um grande abraço.
Luiz Carlos de Moraes - CREF1 RJ 3529

520. Referência do Shutllerun e VO2 máx para crianças de 10 á 15 anos - 30/03/03
Valor de Referência do Shutllerun e VO2 máx para crianças de 10 á 15 anos. Marco Rodrigues

Olá Marco, o Consultor Prof. Luiz Carlos de Moraes, lhe traz o seguinte:

Olá Marco!
Não sei se ajuda. Entre no site de busca google e digite "VO2 para crianças"
Aqui mesmo no CDOF entre em http://www.cdof.com.br/protocolos1.htm

Um grande abraço
Luiz Carlos de Moraes - CREF1 RJ 3529


521. A importância do Prof. de E.F. no desenvolvimento psicomotor da criança - 30/03/03
ESTOU FAZENDO MINHA MONOGRAFIA EM EDUCAÇÃO INFANTIL E PRECISO DE REFERÊNCIAS SOBRE O TEMA QUE ENVOLVE A EDUCAÇÃO FISICA NO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DA CRIANÇA SENDO AS ATIVIDADES PASSADAS POR PROFISSIONAIS QUALIFICADOS E POR PROFESSORES DE SALA DE AULA, GOSTARIA DE UMA MAIOR ÊNFASE NA IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NESTE ASSUNTO. E AINDA GOSTARIA DE SABER SE EXISTE UMA LEI QUE A EDUCACAO FISICA NA EDUCACAO INFANTIL DEVE SER DADA PELO PROFISSIONAL QUALIFICADO E QUAL É A VISÃO DE CADA PROFISSIONAL. OBRIGADA PELA ATENÇÃO. CARMEM LUCIA QUINTANA.

Olá Carmem, sua pergunta recebeu a atenção do Prof. Luiz Carlos de Moraes, quem lhe traz o seguinte:
Olá Carmem!
   Entre no site de busca google.com e ao digitar "Educação física no desenvolvimento psicomotor da criança" vão aparecer muitos artigos. Use o bom senso para avaliar.
   Quanto às leis, a profissão de Educação Física foi regulamentada pela lei Nº 9.696, de 1º de setembro de 1998 estabelecendo inclusive o campo de atuação do profissional de Educação. Com isso, o profissional só pode
exercer a profissão se estiver habilitado e registrado no respectivo CREF da região onde reside ou exerce a profissão.
   Desde o dia 12 de dezembro de 2001, facultada apenas aos alunos dos cursos noturnos, a Educação Física é obrigatória nas escolas, Lei 10.328 de 12 de dezembro de 2001 sancionada pelo então presidente da república
Fernando Henrique Cardoso. A lei introduz o termo "obrigatório" após a palavra "curricular" no
artigo 26 do 3º parágrafo.
   Quem deve ministrar aulas de Educação Física, pela lógica, só pode ser profissional de Educação Física que estudou para isso e deve brigar por esse espaço legítimo. Alguém medica sem ser médico? Alguém advoga sem ser
advogado habilitado pela OAB? Não. Se for denunciado é preso por exercício ilegal da profissão. Por que só na Educação Física pessoas sem habilitação ainda ministram aulas?s
Por que ainda temos um Conselho fraco. O Conselho somos nós e o primeiro passo é filiar-se para depois cobrar atuação.
   Acesse http://www.confef.org.br/ e saiba mais sobre a profissão lendo, inclusive, todas as resoluções e portarias.

Espero que a resposta ajude de alguma forma
Luiz Carlos de Moraes CREF1 RJ 3529


522. O idoso pode ter um comprometimento da sua saúde após treinos de musculação ?- 30/03/03
Algumas teorias mostram que no processo de envelhecimento das proteínas sofrem alterações, podendo levar a formação de proteínas anormais. O idoso pode ter um comprometimento da sua saúde após treinos de musculação devido a necessidade da realização de síntese proteica? Luciano Assis Madeira.

Olá Luciano, sua pergunta recebeu a atenção do Prof. Luiz Carlos de Moraes, quem lhe traz o seguinte:
Olá Luciano!
   Algumas funções orgânicas diminuem a sua atuação com o avanço da idade e o exercício físico é a forma de atenuar essa queda ou mesmo impedir. A musculação, inclusive pesada, para o idoso, a grande maioria dos estudos
têm mostrado ser muito benéfica melhorando a Qualidade de Vida. É possível inclusive em alguns casos hipertrofiar a musculatura após os 60 anos. Infelizmente ainda existe um mito de que a musculação para o idoso é prejudicial. Dê uma olhada em Clique aqui.

Espero que a resposta satisfaça
Luiz Carlos de Moraes CREF1 RJ 3529

Leia mais:
A Musculação e os Idosos
A Musculação é Indicada Para Idosos e Reabilitação Cardíaca
Idosos e Musculação

523. Fazer atividade física com 4 horas de jejum estimula a produção de GH ?- 30/03/03
Assisti algumas entrevistas com médicos que disseram que fazer atividade física com 4 horas de jejum, estimularia a produção de GH. E uma das substância encontradas no complexo B é a Procarína que estimularia a produção do GH. Isso é verdade?Tiago Moraes Mello.

Olá Tiago, vamos ver o que o Consultor Prof. Luiz Carlos de Moraes, lhe traz :
Caro Tiago!
   Cuidado com as crendices. Sobre exercício em jejum acesse: aqui
   Sobre hormônio de crescimento também tem muita gente querendo achar uma fórmula mágica de hipertrofiar treinando pouco ou nada, ingerindo qualquer coisa. Entre no site de busca google e digite "efeito do treinamento físico e hormônio de crescimento GH" Vão aparecer muitos artigos bons e muita porcaria também. Use o bom senso para avaliar a informação.
   Em especial dê uma olhada nos artigos do Prof. Paulo Gentil e nos do Dr. Santarém ... e mais, entre aqui .
   Para completar a informação saiba mais sobre GH acessando aqui

Espero ter ajudado. Luiz Carlos de Moraes - CREF1 RJ3529

Leia mais:
Catabolização Muscular e Hormônio do Crescimento (GH)
Exercícios em jejum mobilizam mais gordura?
Alimentação nos exercícios prolongados e intensos
Dieta sem Carboidratos e do Ponto Z
O que comer antes da Musculação? =

 

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