Home |CDOF Responde | Cadastro de Usuários | Cadastro de Consultores|


 

Dom, 6/12/09 18:38

PERGUNTAS E RESPOSTAS ANTERIORES AO CDOF RESPONDE
CONSULTORIA GRATUITA CDOF

Obs: para procurar pelo tema utilize o sistema de busca

1328. Como montar um projeto para crianças com câncer - 25/11/2004
Sou estudante de E. F. daqui de Aracaju, recentemente fiz um curso de Recreação, a partir dai surgiu a idéia de fazer um projeto para o GACC (Grupo de Apoio as Crianças com Câncer) e também para idosos em asilos, gostaria que o senhor me desse uma idéia de como montar este projeto, quais as atividades a serem trabalhadas? Obrigado. Lúcio Marques
Olá Lúcio, o Prof. Maurício Leandro (Choquito), gentilmente lhe sugere o seguinte:
CARO LÚCIO,
    Sempre que montamos projetos, devemos evidenciar claramente os objetivos, a duração do trabalho a ser executado, o números de profissionais, se ele é voluntário ou haverá algum custo, a localização exata onde trabalhará, deve citar algo sobre as restrições, pois sendo para o GACC, com certeza eles terão horários a cumprir. Quais serão os materiais utilizados e de quem será o custo disso. Deve evidenciar, principalmente o BENEFÍCIO que trará para as crianças o referido trabalho.
   Aqui mesmo no site, você encontra algumas atividades como sugestões, basta você adaptá-las ao tipo de público que você trabalhará. Sugiro que você não utilize atividades com muita movimentação quando for realizar seu trabalho dentro de hospital, mesmo porque será proibido. Existem atividades calmas e próprias para tal projeto e você pode encontrá-las nesse site. Sucesso! Qualquer dúvida basta escrever novamente. Um Abração!
Profº Maurício Choquito
   Projetos são montados da mesma maneira como projetos normais. Procuro sempre incluir nos projetos os seguintes itens: Apresentação, onde você deve escrever um texto contextualizando o tema com os dias e fatos de hoje em dia. Objetivos, onde você descreve quais são seus objetivos a alcançar com a inclusão do projeto. A metodologia, descreve a forma que desenvolverá o projeto, dias, horas, quantidade de profissionais, e tudo o que for necessário. E principalmente a planilha de custos, para que a empresa, ou os patrocinadores visualizem quanto terão que investir. É aqui que inclui o seu valor. Com relação as atividades a serem desenvolvidas, procure trabalhar com atividades de pouca movimentação pois eles precisam de energia para o tratamento. Veja atividades no link: http://www.cdof.com.br/recrea10.htm.
Grato pela participação e aguardamos novas questões!
Boa Sorte!
Profº Mauricio "Choquito"

Leia mais:
Atividades para melhor idade
Modelo de Projeto


1329. CD's de músicas recreativas - 25/11/2004
Gostaria de saber se é possível conseguir as músicas recreativas deste site gravadas, pois conheço algumas, mas desconheço outras. Ademias Costa Ferreira
Olá Ademias, o Prof. Maurício Leandro (Choquito), lhe retorna o seguinte:
    Caro ADEMIAS, Alguns profissionais do Lazer e Recreação lançaram cds com músicas infantis. Procure em lojas de cd o "BRINQUEDO" do Edinho Paraguaçu. Como você é de São Luís, talvez seja apropriado fazer contato com o Profº Pedroca, proprietário da Cia Lazer em Porto de Galinhas. Pode ser que ele tenha também algum material para auxiliá-lo.
Espero que dê certo.
Temos dois professores que vendem cds pelos seus sites. Indicarei para possível contato: www.hani.pro.br / www.marcosrogerio.com.br . Ambos têm cds a venda com músicas de recreação e do folclore brasileiro. Grato pela participação e aguardamos novas questões! Qualquer dúvida basta escrever novamente. Um Abração! Profº Maurício Choquito
Sugestão CDOF: www.jogoscantadosbahia.com/# (Cd's de músicas para aulas de natação, dentre outras)


1330. Bibliografia para musculação feminina - 25/11/2004
Gostaria que vocês me indicassem um bom livro de musculação para mulheres (crescimento de massa muscular). Me indicaram o livro de Frederic Delavier - Guia de Movimentos de Musculação para Mulheres. Seria este um bom livro ou vocês me indicariam outro? Obrigada! Carlinhas
Olá Carlinha, veja o que o Prof. Msdo. Mauriti Marcos Cardoso Junior(currículo) gentilmente sugere:
    Nos últimos anos é crescente o número de publicações na área da "musculação,"embora seja escassa no que se refere a obras destinadas ao sexo feminino. Podemos citar dois livros: Musculação Feminina do Professor Carlos Eduardo Conssenza (1992) & Musculação Estética e Saúde Feminina do Professor Dilmar Pinto Guedes (2003). Em relação ao livro citado por você, desde que aborde o assunto de maneira séria e contenha várias citações pode ser considerado um bom livro.


1331. Manchas roxas na perna e espinhas é normal no treinamento de musculação ?- 25/11/2004
Tenho treinado musculação há 2 meses, e tem aparecido leves manchas roxas nas pernas, gostaria de saber se é normal. Outra pergunta é a respeito do surgimento de espinhas na pele. Agradeço e aguardo ansiosa. Lis
Olá Lis, vamos ver o retorno de nosso consultor Prof. Msdo. Mauriti Marcos Cardoso Junior(currículo):
    Lis o surgimento de manchas roxas nas pernas ou qualquer outra parte de seu corpo bem como de espinhas não é um efeito esperado do TRP "musculação". No que se refere ao aparecimento de manchas roxas é preciso saber de que forma está sendo conduzido seu treinamento, principalmente no que se refere ao número de repetições, séries, intervalo recuperativo, sobrecarga e nível de treinamento que você está inserida. Quanto ao surgimento das espinhas, caso você tenha alterado sua alimentação esteja utilizando suplementos alimentares o aparecimento destas pode ser uma conseqüência, outra observação é em relação à higiene da academia, todos os alunos devem utilizar toalha, bem como se possível a academia deve fornecer material para a higienização dos aparelhos, exemplo álcool. Aconselho que você procure um médico dermatologista que poderá diagnosticar a real causa do aparecimento destas "espinhas".


1332. Marcas entre a trave e o escanteio - 25/11/2004
Gostaria de saber para que servem as marcas que ficam entre a trave e o escanteio dos dois lados do campo. É uma marca perependicular à linha de fundo e riscada para fora do campo. Grato, Márcio.
Olá Márcio, veja o que o Prof. Ms. Fabio Aires da Cunha(currículo) lhe retorna:
    Caro Márcio. Essa marca a que você se refere, é a indicação da distância de 9,15 metros que o jogador de defesa deve ficar da cobrança do tiro de canto, tão somente isso. Como se fosse a distância da barreira.


1333. Dor na virilha - 25/11/2004
Gostaria de tirar uma dúvida sobre uma dor entre suave e moderada na área da virilha direita (Quando pratico a ação de Chutar) que se estendeu um pouco mais acima depois de um jogo. Fiz uma pesquisa sobre PUBALGIA e fiz a MANOBRA de GRAVA, senti uma pequena dor quando fiz uma abdominal apenas ao levantar o tronco. Quando espirro sinto uma pequena dor nessa área também. Veja professor, eu estava parado de correr há exatamente 1 mês, quando joguei uma partida na praia sem sequer fazer um alongamento após uns 30 min senti uma fisgada na virilha mas continuei jogando. Após 3 semanas apenas com uma dor bem pequena que só sinto ao correr, joguei uma partida de dois tempos de 35 min e ao final do jogo essa dor se estendeu um pouco subindo pela virilha em direção ao abdomem mas na parte inferior uns 8 dedos abaixo do umbigo do lado direito.O que o Sr. poderia me dizer sobre esse fato e oque o Sr. me indica, vamos dizer, como cura para essa dor...Desde já agradeço pela atenção dispensada. Obrigado.
Henrique
Olá Henrique, o Prof. Ms. Fabio Aires da Cunha (currículo) lhe retorna:
   Henrique. Esse seu problema parece uma coisa séria e pode se tornar crônico, ou seja, a dor irá sempre voltar prejudicando a sua prática esportiva. Não posso fazer um diagnóstico, pois não sou médico, estaria exercendo ilegalmente uma profissão. Você deve procurar o mais rápido possível um ortopedista, de preferência um médico especialista em medicina esportiva. Ele pedirá uma série de exames e poderá lhe dar o diagnóstico mais preciso e o tratamento mais eficaz. Estimo melhoras. Uma abraço, Prof. Fabio Cunha.


1334. Como se tornar um massagista desportivo - 27/11/2004
Gostaria de saber quais os cursos que preciso fazer para me tornar um massagista desportivo e aplicar massagens em nossos atletas em jogos regionais de várias modalidades . Mariza Miranda
Olá Mariza, vamos ver a dica do Prof. Ms. Fabio Aires da Cunha (currículo):
    Mariza, existem diversos cursos de massagem e outros mais direcionados para a prática esportiva. Não existe ainda um curso que seja ideal ou necessário para quem trabalha com esporte. Você deve pensar no seu objetivo em primeiro lugar, com que modalidade esportiva pretende trabalhar? Qual categoria? Profissional ou amador? Após definir esses objetivos corra atrás dos cursos que mais lhe convier, tanto no aspecto financeiro, como no aspecto teórico-prático.
Procure sempre no nosso site e no site do CREF/SP (www.crefsp.org.br), informações sobre cursos. As faculdades também oferecem cursos nessa área, além dos congressos de educação física que se ocorrem o ano todo.
Abaixo vão algumas dicas:
http://www.cbfisio.com.br
http://www.fmu.br/cppg/htmls/ext_saude.htm
Boa sorte, Prof. fabio Cunha.


1335. Como faço para montar equipe para disputa cearense - 27/11/2004
Não sou profissional de Futebol, apenas faço um trabalho na liga de minha Cidade aqui em Maracanau (CE) onde já ganhei três títulos municipais como técnico. Estou com uma idéia de montar uma equipe para tentar a disputar o certame cearense sub-20 em 2005. Vou tentar patrocínio para alguma ajuda que possa da uma chance a bola, leva de materia prima que está se perdendo aqui em Fortaleza e adjacências, pois aqui pode ter muitos Dudus Cearenses perdidos...e gostaria de uma melhor orientação por parte dos professores. Emílio Bernardo
Olá Emílio, vamos ver o retorno do Prof. Ms. Fabio Aires da Cunha (currículo) para sua questão:
    Caro amigo Emílio, realmente, este tipo de empreitada não é fácil, mas parabéns pela iniciativa e por tentar descobrir e ajudar jovens atletas. Antes de começar esse trabalho você deve procurar junto a Federação de seu Estado todas as informações necessárias para a disputa de tal campeonato, como: se necessita ou não de filiação, se necessita ou não pagar taxa de filiação, taxa de arbitragem, criação de clube e outras.
    Depois de obter essas informações, você precisa se preocupar com as condições médicas, fisiológicas e físicas dos atletas. Necessita de profissionais especializados nessa área para realizar testes e exames e, também para conduzir os trabalhos, como arranjar um praparador físico formado e com conhecimento da modalidade.
    Busque também constante aperfeiçoamento profissional para realizar os treinamentos sempre dentro dos padrões científicos atuais. Boa sorte, Fabio Cunha.

Federação Cearense de Futebol (clique)
PABX - 3281.4566 - 3281.2610 - 3281.4618
Presidência - 3243.6953
Secretaria - fone-fax - 3214.5853
Depto. Registros/transferências - fone-fax - 3243.4803
Superintêndencia/ouvidoria - fone-fax - 3214.5735
Comissão de Arbitragem - fone-fax - 3281.3473

1336. Primeiros socorros num jogo de futsal - 27/11/2004
Gostaria de saber se há algum site ou artigos que falem sobre os primeiros socorros num jogo de futsal. Renata
Oi Renata, veja o retorno do Prof. Ms. Fabio Aires da Cunha (currículo):
    Renata, dificilmente você encontrará algo muito específico, mas os primeiros socorros, de um modo geral, como o próprio nome diz, são básicos independente da modalidade esportiva. Abaixo segue uma relação de sites que ensinam e orientam como fazer os primeiros socorros:
http://www.cdof.com.br/socorros.htm
http://www.bombeirosemergencia.com.br/primeirossocorros.htm
http://manole.locaweb.com.br/livros.php?id=918

1337. Treinamento Alemão - 27/11/2004
Gostaria da descrição do "treinamento alemão" e a confirmação se ele pode ser utilizado para provocar o condicionamento aeróbio e redução do % de gordura dos atletas. Muito obrigado. Claudio de Oliveira
Olá Claudio, vamos ver a opinião do nosso coordenador de futebol Prof. Ms. Fabio Aires da Cunha (currículo):
    Prezado Claudio, o treinamento alemão consiste de: 3 equipes. Duas equipes se defrontam na metade de um campo oficial, enquanto a outra espera na outra metade. Um time tenta fazer gol na baliza original, enquanto o outro se defende e procura ultrapassar a linha central do campo, nos intervalos dos cones colocados na linha central, como se demarcassem dois pequenos gols. Quando uma das duas coisas acontece, o jogo se repete na outra metade do campo entre o vencedor do jogo anterior e o time que estava esperando. As condições de equipes que defendem e atacam vão se alternando durante o treinamento que tem um tempo de duração ótimo entre 40 e 50 minutos. Neste jogo podem ocorrem variações dependendo da criatividade dos treinadores.
    Esse treinamento pode auxiliar no condicionamento aeróbico sim. A intensidade é alta e como tem uma certa duração poderá auxiliar nesse quisito. Todo treinamento pode provocar a redução de gordura, até mesmo o trabalho na sala de musculação. O ideal para reduzir a gordura, se essa for a preocupação principal, seria uma atividade de longa duração com baixa intensidade, mas a atividade física de um modo geral auxilia na perda de gordura.
Espero ter esclarecido sua dúvida. Um abraço, Fabio Cunha.

1338. Por que o método estrutural de aprendizagem ao invés do global ou parcial ?- 27/11/2004
Minha dúvida se diz respeito ao método de aprendizagem usado em desportos coletivos atualmente. Percebo que muito autores, principalmente os alemães, tem adotado método estrutural, trabalhando muito pouco o método global e parcial, tudo isso referente as modalidades de iniciação nos desportos coletivos. Por que a escola brasileira não se engloba neste contexto mundial de aprendizagem estrutural, ao invés de se intreter nos demais métodos, que segundo protocolos, obtém piores resultados? Existe alguma explicação histórico-cultural para tal fato? Rafael Braga
Oi Rafael, vamos ver se o Prof. Ms. Fabio Aires da Cunha (currículo) tem a mesma visão que você:
    Caro Rafael, em primeiro lugar você deveria pensar, qual é a escola brasileira? Temos alguma? Ou copiamos o que é feito na Europa e Estados Unidos, sem adaptarmos a realidade da nossa população? Infelizmente é isso que acontece. Pouco se estuda no Brasil na área de educação física. Existe um conceito que beira ao ridículo em nosso país que consiste no fato que teóricos e acadêmicos não se dão bem na prática, principalmente no futebol. Com isso, existem poucos profissionais realmente gabaritados cientificamente que estão aplcando esses conhecimentos na prática e consequentemente pouco estudo é feito com crianças, jovens e adultos. Quantos estudos você conhece com equipes de alto nível no Brasil? São raros.
    Quanto ao método de aprendizagem estrutural. No Brasil não se aplica esse método, porque a maioria não aplica método nenhum. Conduz os treinamentos de forma empírica, emprega o que vem na cabeça na hora, não existe planejamento, muito menos estruturação de aulas ou trenamentos. Infelizmente, perdemos muitos talentos nas mais diversas modalidades por incompetência, preguiça e falta de conhecimento científico.
Espero ter lhe ajudado. Obrigado pelo contato. Um abraço, Fabio Cunha.

1339. Teste de corrida de vai e vem (jonhson e nelson)- 27/11/2004
Gostaria que você me desse uma justificativa porque fizemos o teste de corrida de vai e vem (jonhson e nelson) com criança de 10 a 13 anos e todos abaixaram o tempo? O nosso método foi antes marcar o tempo, fizemos um trabalho de aquecimento, fundamentos e treino de 25 minutos, depois eles beberam água e fizeram um trabalho de velocidade com piques de 15m, 20m, 25m. Todos os piques com 3 séries de 3. Muito obrigado. Um grande abraço e continuer sendo essa pessoa que se disponabiliza a todos . Neno
Oi Neno, vamos ver o Prof. Ms. Fabio Aires da Cunha (currículo) que o gentilmente lhe retorna:
    Caro Neno, Obrigado por consultar o nosso site e nos escrever. Estaria sendo leviano se mandasse uma explicação exata para o que aconteceu. É necessário saber uma série de fatores para explicar tal fato. É necessário saber o nível de condicionamento dos garotos, como e quanto eles treinam, qual a temperatura ambiente, se o treinamento nesse dia foi ou não muito intenso? Caro amigo, o que acontece é que muita vezes os alunos podem estar mais preparados após o treinamento do que se você realizar o teste após o aquecimento, óbvio que isso irá depender da intensidade do treinamento aplicado. Portanto, uma série de fatores podem influenciar no desempenho durante um teste físico. Idade, sexo, temperatura ambiente, nível de condicionamento, hora do dia, superfíce na qual o teste será realizado, humidade relativa do ar, aquecimento, hidratação, alimentação.
    Tome cuidado ao ministrar um teste, pois o reteste deverá ser feito o mais próximo das condições do primeiro teste. Se você for fazer o reteste agora, deverá reproduzir o que fez no primeiro. Mesmo local, mesma hora e mesmo treinamento anterior, se não a comparação entre os dois fica prejudicada. O ideal é aquecer bem e depois realizar os testes, nunca após um treinamento. Espero ter esclarecido sua dúvida. Estamos sempre a disposição para suas dúvidas. Um abraço, Fabio Cunha.

1340. Como aplicar a iniciação de um sistema para uma equipe de futsal? - 27/11/2004
Marcelo Luis de Souza

Oi Marcelo, vamos ver isso com o Prof. Ms. Fabio Aires da Cunha (currículo):
    Caro Marcelo, em primeiro lugar você deve observar para qual categoria vai aplicar esse sistema. Para crianças de 8 anos é completamente diferente para as de 14 e para os adultos. Parece uma informação básica e óbvia, mas é de fundamental importância sabermos quais as características fisiológicas, comportamentais, maturacionias e psicológicas em cada faixa etária.
     Depois de analisar esses dados, você deve estabelecer qual o nível de exigência da sua equipe: escolar, recreacional, competitiva, profissional. Novamnete, para cada tipo de exigência você deverá dotar uma prática.
     Parta sempre dos métodos mais simples para os mais complexos, principalmente se trabalhar com crianças. Nunca exija demais das mesmas, as crianças tem pouca facilidade em manter a atenção, então não forneça muita informação ou dificuldade, como disse comece com exercícios e explicações bem simples.
     Você deve começar com o posicionamento e movimentação básica do sistema, depois vai se aprofundando com o desenvolvimento dos atletas. Normalmente, o ensino de um sistema novo é um processo lento, gradual que exige paciência do técnico. Espero ter esclarecido sua dúvida. Boa sorte. Um abraço, Fabio.
Procure mais informações em:
Futsal: aprenda a ensinar. Florianópolis: Bookstore; COSTA, CF (2003).
Futsal e a iniciação. Ricardo Lucena Ferreira . 2a ed. Rio de Janeiro: Sprint, 1994.
Futsal: da iniciação ao alto nível. 2ª ed. São Paulo: Phorte.MUTTI, D (2003).
Futsal, futebol de salão, futsal-base: artes e segredos. 2ª ed. São Paulo: Hemus. MUTTI, D (1994).
Futsal: metodologia da participação. 2ª impressão. Londrina: Lido. SANTANA, WC (2001).
Futsal: metodologia do ensino. Caxias do Sul: EDUCS ; FONSECA,GM (1997).
Futsal: metodologia e planejamento na infância e adolescência. Londrina: Midiograf.GOMES, AC, MACHADO, JA (2001).
Futsal: iniciação técnica e tática: sugestões para organizar a sua equipe. Santa Maria: Ed. da UFSM. SAAD, M (1997).

Recebemos também a colaboração do nosso consultor Prof. Marcelo de Araújo Caetano (currículo) que sugere o seguinte:
    Em primeiro lugar, quero deixar claro que não devemos ter no período de iniciação grandes preocupações com o aprendizado tático, neste período o professor deve se preocupar com o lúdico, deve fazer a criança gostar de futsal.
    Santana(2004), cita que o desenvolvimento das habilidades técnicas e físicas e um maior equilíbrio emocional, são indícios de que nossos atletas estão preparados para um avanço do ponto de vista tático. Assim, quanto maior for a condição técnica do nosso atleta maiores as possibilidades táticas que o mesmo se insere.
    Lucena (2000), afirma que "no aprendizado de sistemas, seria importante sequenciar as informações de forma a facilitar o entendimento, e a execução das ações por parte dos alunos, começando com uma exposição teórica dos sistemas e manobras a serem ministradas, utilizando recursos como vídeos, slides, transparências, gráficos e outros, para em seguida chegar ao ambiente da prática. A nível de iniciação todos os recursos citados acima são válidos, devendo o professor, saber adequar a faixa etária e a condição de aprendizagem do grupo aquela que trará maoires vantagens.
    Devemos em primeiro lugar, ensinar nossos meninos a "correr", ou seja, só devemos ter em nosso plano de trabalho um conteúdo baseado em sistemas táticos se nosso atleta sabe para onde ir e em que tempo dentro de quadra. Para isso nosso tema principal em nossos treinamentos a partir de 13 anos devem ser os fundamentos de ataque e defesa, que são base do jogador de futsal, pois estes nos trarão a condição para ter um padrão de jogo em nossa equipe com inclusão dos sistemas táticos.
    Tendo nossa equipe a condição de se estruturar em um sistema de jogo, penso que os jogos táticos são a melhor forma de treinar estas situações, um exemplo disso é o jogo dos setores, que pode ser utilizado com qualquer sistema, desde que respeitando as áreas, ou seja:
a) 2x2: dois só jogam na defesa e dois só no ataque.
b) 3x1: um na defesa e três no ataque.
c) 2x1x1: dois na defesa um no meio e um no ataque.
d) 5x0: uma área livre para o goleiro, dois nas alas, próximo a linha central e dois nas alas próximo ao escanteio.

    A condição técnica e cognitiva aliadas a idade dos atletas serão a referência que guiará o professor para este ou aquele sistema , mas lembre-se que o melhor sempre será aquele que conseguimos realizar em nossa equipe.
Enfim, amigo Marcelo, devemos fazer nossos atletas refletirem sobre o jogo, temos que fazer-los pensar sobre a parte tática, pois assim estaremos fazendo o grande atleta de futsal e o aprendizado dos sistemas ficará cada vez mais fácil.
Referências Bibliográficas:
FERREIRA, R. L. Futsal e a iniciação. 2a ed. Rio de Janeiro: Sprint, 1994.
SANTANA,W.C. Futsal: Metodologia da participação.2a ed. Londrina: Mido, 2000.

Espero ter esclarecido a sua dúvida, um abraço. Prof. Marcelo Caetano

1341. Média da freqüência cardíaca de jogadores de futebol- 27/11/2004
Já foi medida a média da freqüência cardíaca de jogadores de futebol durante os noventas minutos de uma partida? Será que o treinamento leva em conta a intensidade real do jogo? Mário L. P. Braga
Oi Mário, vamos ver se o Prof. Ms. Fabio Aires da Cunha (currículo) tem essa resposta:
    Mário, muitos estudos já mediram a freqüência cardíaca durante jogos de futebol, a distância percorrida, os tipos de movimento e ações durante o jogo, dados antropométricos, limiar aneróbico, VO2 máx. e outros. O batimento cardíaco fica em torno de 170 bpm, mas isso vai depender de atleta para atleta e da participação no jogo.
   Com relação ao treinamento, isso vai depender da comissão técnica. Os treinamentos deveriam se aproximar ao máximo do real, tanto em intensidade como em ações. Profissionais que buscam conhecimento contínuo e se preocupam com o desenvolvimento dos atletas e equipes, buscam utilizar esses dados para conduzir seus treinamentos. Infelizmnete hoje, muitos profissionais do futebol não possuem conhecimento e ministram seus treinamentos de forma empírica e sem embasamento científico. Procure mais informações nas sugestões bibliográficas de nosso site: http://www.cdof.com.br/futebol3.htm

1342. Não consigo ganhar peso - 27/11/2004
O meu IMC está abaixo do intervalo considerado ideal. Isso significa que eu preciso ganha peso mas não consigo. Podem me ajudar?Ana Paula Leal
Olá Ana, quem lhe responde é o nosso consultor Prof. Rafael Vezzoso Pádua (currículo):
   Ana Paula, O trabalho de ganho de peso, consiste no aumento de massa muscular (hipertrofia). Geneticamente, existem pessoas que possuem mais facilidade em adquirir mais massa muscular do que outras. Dependendo do tempo que você já está treinando, sugiro que procure um endocrinologista. É importante observar que o fato de estar abaixo do peso, não quer dizer necessariamente que você precise obter mais alguns quilos. Estar feliz consigo mesma também é uma questão de auto-estima.
Leia mais:
Ectomorfo ganhando massa e perdendo excesso de gordura
Melhor programa de hipertrofia para ectomorfo
Fator genético e hipertrofia muscular


1343. Como deve ser feita a musculação apenas para emagrecimento ?- 27/11/2004
Como deve ser feita a musculação apenas para emagrecimento e definição? Pois, não quero ganhar massa gorda, pois já sou cheinha em cima. Fernanda Soares
Oi Fernanda, quem lhe responde é o nosso consultor Prof. Rafael Vezzoso Pádua (currículo):
    Fernanda Soares, No seu caso, recomendo que você faça um trabalho de resistência muscular localizada. O treino a ser feito é este: 15 - 25 repetições / 55 -65% de 1 Repetição máxima / 1 - 3 séries / velocidade moderada / intervalos de 45 segundos entre as séries. O trabalho de emagrecimento deve ser feito sempre trabalhando essas duas variáveis: Atividade física e alimentação. Se você ingere por exemplo 1000 calorias em um dia e gasta somente 800, irão sobrar 200 calorias. É ai que você começa a engordar. Para emagrecer, deve-se no final do dia, estar "devendo" 200 calorias e não sobrando. Faça a atividade física que seja mais agradável para você, porém não esqueça que o importante é trabalhar a relação consumo /gasto calórico.
Leia mais:
Qual o melhor método para definição muscular ?
Treino para definição

1344. Como atuar na área de personal training ?- 27/11/2004
Gostaria de atuar na área de personal, pois estou terminando o curso de E.F. Vocês poderiam indicar algum curso em que possa fazer e onde? Como extensão, se contratado como personal, qual o material que devo ter sempre comigo? Se o aluno já tem uma academia como funciona isso tenho que me tornar sócio também? Obrigado pela atenção. Marcelo
Oi Marcelo, quem atende a sua pergunta lhe passando algumas dicas é o Prof. Rafael Vezzoso Pádua (currículo), veja:
   Marcelo, exitem diversos cursos de Extensão e Pós-graduação em Personal Training. Entre nos sites das faculdades de Educação Física ou no próprio site do CREF4- SP. Os materiais que você deverá ter em mãos são as planilhas de treinamento, colchonetes, monitor de FC cardíaca e instrumentos para fazer a avaliação física (caso seja você mesmo o avaliador). Nunca esquecer de verificar com antecedência a condição de uso dos aparelhos em condomínios e flats. Quanto ao vínculo com a academia, você terá que preencher somente um cadastro e deixar um curriculum vitae na recepção.

CDOF: em algumas academias, Marcelo, pelo menos aqui em BH, o grupo é bem fechado "panela" mesmo ! Você muitas vezes tem que ser funcionário da academia para ter direito à trabalhar nela como personal, mas já outras terá que ir direto ao gerente de posse de seu currículo, como bem mencionado pelo Prof. Rafael, e conversar direto com o dono ou o gerente administrativo. Em algumas academias aqui em BH, cobram uma luva por aluno e por mês. Outras, raras, não cobram, apenas a mensalidade do aluno, mas continuam dando prioridade para quem tem maior conhecimento e melhor currículo na área. Boa sorte !
Leia mais:
Nossa área de Personal Training

1345. Obsessão por Musculação - 27/11/2004
Tenho um irmão que é viciado em academia, ele quer ficar grande de qualquer jeito e nunca se bombou e também espero que nunca chegue perto desse tipo de coisa. Mas, todas as pessoas ligadas a ele estão preocupadas com esse vício que ele tem de querer fica cada vez maior. Ninguém mais sabe o que fazer para tentar convencer ele a parar com isso. Então, resolvi fazer uma pesquisa sobre os malefícios (se é que existem) da musculação em excesso. Mateus
Olá Mateus, vamos ver o que o Prof. Rafael Vezzoso Pádua (currículo), gentilmente lhe aconselha:
    Mateus, entre no site da Moviment. Nesse site, você encontrará um artigo falando exatamente sobre os excessos da atividade física. Geneticamente, todo ser humano tem um determinado "potencial genético" a ser desenvolvido, a partir do momento que ele alcançar esse potencial, não existe muita coisa a ser feita. Por mais que a pessoa tome suplementação e varie as técnicas de treinamento, ela não consiguirá aumentar mais a sua massa muscular. É a partir desse ponto que as pessoas começam a usar anabolizantes.
Leia mais:
Se uma pessoa não consegue parar de se exercitar é viciada?

1346. Emagrecimento rápido e exagerado x flacidez - 27/11/2004
Estou muito fora do meu peso. Recentemente, comecei a fazer dieta e exercícios. Gostaria de saber se há riscos de flacidez após a perda do peso que tenho em meta, 40 kilos. A musculação ajuda nesse caso para que não haja flacidez do tecido? Existe algum remédio que ajuda nesse caso? Cápsulas de gelatina e colágeno funcionam? Obrigado pela atenção. Flávio
Oi Flávio, vamos ver o que nos retorna o Prof. Rafael Vezzoso Pádua (currículo), para seu caso:
    Flávio, Sim, há riscos de flacidez quando se perde um grande volume de peso bruscamente. O ideal é fazer essa redução ao poucos (1 a 1,5kg / semana) e juntamente realizar um trabalho de musculação para obter um novo tônus muscular. Ainda não existe um consenso se tais remédios relamente funcionam. Emagrecer gradativamente e fazendo atividade física ainda é a melhor alternativa.
Leia mais:
A gelatina vem do colágeno?
A gelatina e sua proteína

Retorno: Queridos amigos. Muito obrigado por terem me esclarecido essa dúvida. Com certeza vou seguir as orientações recomendadas pelo Prof. Rafael Vezzoso Pádua. Aproveito para dar o parabéns pelo belissimo trabalho que vocês desenvolvem, auxiliando as pessoas a terem boa saude. Quando tiver dúvidas ou necessitar de esclarecimentos já
sei onde recorrer. Mais uma vez o meu obrigado. Atenciosamente . Flávio Lombardi


1347. Percentual de gordura em torno de 3% é prejudicial ?- 27/11/2004
Tenho 18 anos, 1,62m e peso 51Kg. Por incrível que pareça eu fiz o teste de % de gordura na minha escola (aquele que você segura um aparelho para ele mostrar seu percentual de gordura) e adivinhe o resultado...eu fui o único na escola que consegui ter a menor taxa de gordura, entre 0% e 3%. Na verdade o aparelho nem conseguiu medir, ele mostrava uns códigos que no manual aparecia escrito: níveis insuficientes para a medição. E o mais incrível é que eu não pratico esporte algum, só aquele futebol de vez enquando. Vou umas 3 vezes no banheiro todos os dias, meu metabolísmo é quase instantâneo. Minha aperência física é mórbida, ou seja, tenho músculos bem definidos de dar inveja. Meus amigos falam que eu tomo bomba(risos), mas na verdade vou da escola pra casa e de casa pra escola todos os dias. Minha pergunta é a seguinte: Isso traz algum problema? Como poderia ganhar mais massa muscular?O que comer? Que esporte praticar para aproveitar o baixo índice de gordura? Atenciosamente. Jesse Douglas
Olá Jesse, vamos ver o que lhe retorna o Prof. Rafael Vezzoso Pádua (currículo):
    Jesse Douglas, primeiramente peço que você faça uma avaliação física completa em uma academia. Quanto aos resultados, os valores podem variar de acordo com o avaliador e o tipo de instrumento que está sendo utilizado. Com relação ao seu metabolismo, recomendo que procure um endocrinologista. Ele sim poderá fazer uma avaliação mais detalhada sobre o seu metabolismo. No trabalho de musculação, faça de 2 a 6 séries de 6 a 12 repetições com 70 a 85% de 1RM, descanse de um a dois minutos entre as séries. Qual esporte poderia praticar? Todos! A não ser que queira ser profissional em alguma modalidade específica, pois ai, alguns requisitos deverão ser preenchidos.

1348. Existe programa de emagrecimento globalizado e com rápido resultado? - 27/11/2004
Elza

Oi Elza, vejamos o que o Prof. Rafael Vezzoso Pádua (currículo) nos traz:
    Não, todo programa de emagrecimento deve ser realizado com planejamento e a médio e longo prazo. Quando uma grande quantidade de peso é perdido rapidamente, a musculatura acaba ficando flácida. O segredo é conciliar uma boa alimentação com um programa de atividade física. Existem técnicas que algumas clínicas utilizam que somente "quebram" as gorduras, mais elas acabam não sendo utilizadas pelo nosso organismo (com o tempo elas voltam ao mesmo lugar). A atividade física quebrará essas gorduras e as utilizará como fonte de energia. Não existem soluções milagrosas.

Obs. CDOF: Elza, todo programa de emagrecimento deve ser individualizado tanto em alimentação quanto em treinamento. E antes de qualquer início de programa o indivíduo deve passar por uma avaliações específicas para adequadar ao máximo o que for designado ao seu perfil, para se obter mais sucesso, com maior segurança.

1349. Tudo bem tomar anabolizantes esteróides ?- 29/11/2004
Recentemente li o livro ANABOLISMO TOTAL, e lá o autor dá ênfase no uso de Anabolizantes esteróides. Bem , ele diz entre outras coisas que se o indivíduo que quiser usar este tipo de subterfúgio para crescer não haveria problema algum. E que se por acaso aparecesse algum efeito colateral que prejudicasse o indivíduo, este poderia interromper o ciclo ou parar de usar a droga e conversar com um médico. Gostaria de saber até que ponto ele está certo. Obrigado Max Fabrini - UNITAU
Olá Max, veja a opinião de nosso Consultor Prof. Drdo. Fernando Vitor Lima (currículo):
ESSE É UM ASSUNTO QUE NÃO PODE SER DISCUTIDO DE MANEIRA TÃO SIMPLISTA COMO ESSE AUTOR PROPÕE. ESTAMOS FALANDO DO ABUSO DE UMA SUBSTÂNCIA QUE JAMAIS PODERÁ SER REDUZIDO AO "NÃO TEM PROBLEMA ALGUM". DA MESMA FORMA NÃO PODEMOS JUSTIFICAR PRÁTICAS DE ALTO RISCO, ESPECIALMENTE EMBASADAS EM REDUZIDOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS (SOMENTE AUTO-EXPERIMENTAÇÃO) DIZENDO QUE BASTA PARAR SE APARECER ALGUM PROBLEMA, E MUITO MENOS INCENTIVAR O USO E JOGAR RESPONSABILIDADE DEPOIS PARA OS MÉDICOS.
Leia Mais:
Como faço para hipertrofiar sem esteróides ?
Mistura de anabolizantes pode causar algum dano ?
Esteróides Anabolizantes
Hormônios Esteróides

 

 

|::::  Cooperativa do Fitness - Todos os direitos reservados - BH - MG - Na internet desde 05/12/1999 ::::|